Fechar
no thumb

Tem muita gente que gosta, tem muita gente que abomina. Eu, particulamente, faço parte dos que gostam (e muito) desse líquido da discórdia. Mas também levanto a bandeira da disciplina e moderação, aliás, isso vale para tudo.
O silicone (também conhecido como serum, reparador de pontas, fluídos reparadores…) em nossos cabelos agem como protetor térmico, sela as cútilas e promovem brilho, isso porque ele forma uma barreira nos fios que impede até mesmo a entrada de água. Mas, em contrapartida, a maioria dos silicones são insolúveis em água ou seja são difíceis de serem retirados dos cabelos, mesmo se usarmos um shampoo anti resíduos. Para resolver esse problema foram formulados outros tipos de silicones que são solúveis em água, mas ainda não estão amplamente disseminados no mercado quando os insolúveis.
Uma coisa que deve ser deixado bem claro é que o silicone não hidrata o cabelo. Os cabelos ficam mais macios porque as cuticulas ficam seladinhas. Mas se não hidrata, ele protege até mesmo do sol. Tem muita gente que diz que passar silicone e ir para o sol queima o cabelo, mas não é verdade porque, como eu já disse, o silicone forma uma capa protetora deixando os cabelos protegidos. 99% das máscaras capilares do mercado utilizam silicone na sua fórmula para fazer com que os agentes condicionantes fixem nos fios já que ficarão envoltos pela capa impermeável de silicone. No entanto, muitas máscaras usam mais silicone que agentes condicionantes/hidratantes, e são essas máscaras que fazem o famoso “efeito maquiagem”.
Porém, tem mais um probleminha: alguns silicones nem sempre são apenas silicones, por isso tem uns que são bons e outros não. Muitos silicones vendidos no mercado não tem quase nada de silicone mesmo na fórmula, isso porque, acreditem, silicone mesmo, purinho não é barato não. Então as empresas enchem seu amado silicone de um monte de outras coisas que não são benéficas aos fios e não promovem proteção alguma.
A foto logo acima são dos meus silicones amados, porém todos são insolúveis. Vou apresentar da esquerda para a direita:

1. Super Skinny SerumLinha Smoothing da Paul Mitchell: Um silicone muito concentrado. Pode ser usado antes ou depois de secar os fios. Acreditem, um pingo já esta mais do que bom;

2. Liquid.Crystal Linha Styling Tools da MIX-USE: Dá um toque aveludado nos cabelos, é incrível. Protege de calor até 210° (não sei se Celsius ou Fahrenheit). É meu preferido no momento.

3. Brilho Gloss Seda: Já fiz resenha dele aqui. E continuo amando.

4. Fluido Ultra Restaurador de PontasLinha Advance Techniques da Avon: Sela bem as cutículas e tem creatina na fórmula.

5. Silicone Concentrado Recarga de Queratina Linha Fios&Pontas Salon da Aroma do Campo: Tem Queratina Hidrolisada na fórmula, adoro usar pra fazer escova depois da reconstrução. Tem resenha dele aqui.

XOXO

Tags FinalizadoresResenhas

10 Comentários

  1. Oi!Amei seu cantinho!Mais ainda que vc fala sobre cabelos!
    Gostaria de saber se o silicone da Seda e da Avon,são daqueles que dá pra usar na praia para a água e o sol n danificarem os cabelos?Uso essas marcas,mas ainda n experimentei estes em específico.Bjsss,querida!♥

  2. Os produtos da Seda e da Avon,são daqueles que protegem o cabelo (ainda mais o meu que é loiro) do sol e da água do mar?Adoro essas marcas,mas ainda n experimentei esses dois ainda.Amei seu site!Bjss♥

  3. oii, vc sabe de alguma loja virtual que venda esse silicone da Paul Mitchell? numa loja aqui da minha cidade ele custa R$ 103,00!
    e outra, ele é bom como protetor térmico? preciso de um potente, rs.
    beijoss

    1. Tem na Doce Beleza, no Beleza na Web, na Chic Mix…

      Já comprei em todas e são seguras.

      Não gosto de usar silicone como protetor porque fica sempre faltando uma hidratação a mais, mas se você procura apenas proteção mesmo ele serve sim!

      Bjo!

Comenta, cabelete ;)