Fechar
no thumb

Hoje eu venho falar de assunto bastante interessante para as adeptas das Escovas Progressivas, afinal, depois do procedimento o que se deve fazer? Muita gente diz que não precisa fazer mais nada, pois os fios já estão selados e não recebem mais tratamento nenhum. Há quem diga que basta apenas usar shampoo sem sal e ser feliz. Enfim, tratar ou não tratar? Eu respondo amiguinhas: tratar, sim. Mas de uma forma diferente da que você fazia antes de aderir a progressiva.
A idéia das escovas progressivas é proporcionar ao usuário cabelos lisos, tratados, sem frizz, o cabelos dos sonhos. Sabemos que há empresas que fazem isso a qualquer custo expondo as clientes a riscos de saúde. Esse post, no entanto, não vai tratar desse assunto, eu acho que esse debate já foi feito com maestria pela Carla do Eu ♥ Cabelo aqui, aqui aqui. Agora é a hora de lidar com um cabelo progressivado. Para isso, vamos separar o tratamento em 3 etapas para ficar melhor.

1ª Etapa (1ª e 2ª Semana pós progressiva)

A oleosidade dos fios aumenta consideravelmente. Quando eu fiz a Hidra.Trat, por exemplo, além de um óleo só, o meu cabelo ficou grudando um nos outros, passar os dedos entres ele era bem difícil. Passar dois dias sem lavar era um tormento.
O erro aqui é, ao perceber os fios fininhos, tentar recontruir quando o cabelo está precisando mesmo é de lubrificação. Nessa fase é mais indicado usar as máscaras mais baratinhas e acessíveis, afinal, o cabelo realmente não vai absorver praticamente nada do que está sendo depositado e quanto mais power for a sua máscara mais os seus cabelos vão ficar pesados e mais rápido você vai ter que lavar -los. Uma boa dica é usar produtos fortificantes como os a base de Jaborandi, Vitamina A e E, B5…

1. Ampola Arovitan: Se encontrar ela, já resolveu seus problemas. Isso porque vc pode misturá-la em máscaras, shampoo, usar como leave-in…;
2. Máscara Capilar A – Amend: Já fiz resenha dela aqui e é ótima para soltar os fios. Já me salvou quando passei por essa etapa;
3. Seda SOS Queda: A Seda não é boba nem nada e criou essa linha que contém pro retinol que nada mais é do que vitamina A;
4. Shampoo e Condicionador Arovitan – Aroma do Campo: Atenção especial para o shampoo. É fácil de achar e é ótimo porque limpa e já vai tratando;
5. Linha Jaborandi Bioextratus: Tem aquele cheirinho que eu adoro e combate a queda. Os extratos naturais dão uma controlada na oleosidade, tonificando os fios, além de tratarem o couro cabeludo.

2ª Fase ( 3ª e 4ª Semana)

Aqui a oleosidade já não é tanta quanto nas duas primeiras semanas, então já dá pra começar a inserir os tratamentos que vão até ajudar a manter a escova por mais tempo. É o melhor momento para usar máscaras a base de ceramidas e tudo o mais que se disser reestruturante.

1. Linha Elseve Reparação Total 5 Química: Criada exatamente para cabelos processados quimicamente, a linha Elseve além de ceramidas tem queratina;
2. Linha Liso e Solto – Natura: Promete prolongar o efeito liso dos cabelos. Tem resenha do Leave-in aqui;
3. Máscara Absolut Repair – Loreal Professionel: Ela está em todas as minhas indicações, afinal, não dá para viver sem ela. Perfeita pois tem alta concentração de ceramidas e agentes reparadores. Resenha aqui;
4. Linha Pós Progressiva -Vizcaya: Fórmula para o cuidado dos cabelos pós EP. Fiz resenha do passo 3 aqui.
5. Linha Crescimento – Tutanat: A linha age como um fortalecedor, favorecendo assim que o cabelo cresça.

3ª Fase (Um mês após a progressiva)

Com o tempo (e as lavagens), a escova progressiva vai saindo do cabelo e aos poucos vai revelando os fios que antes estavam encapados. Agora já é hora de incorporar tratamentos de reconstrução, afinal, os fios agora vão estar fragilizados pois enquanto estavam envoltos pela escova progressiva, os tratamentos não chegavam até ele. O meu cabelo, por exemplo começou a cair nessa fase, porque eu não estava atenta a esse fato. Nessa fase já dá para voltar ao esquema de Cronograma Capilar que eu já falei aqui, só que ele deve ser iniciado já com uma reconstrução.

1. Plástica Capilar – Tutanat: Apesar de ser em seis passos, o processo é bem rapido. Ótimo para fazer em casa;
2. Linha Inter Resist- MIX USE: Já fiz resenha dessa linha aqui e os produtos são bastante power;
3. Máscara Anti-Age – Amend:  A creatina e a proteína do trigo promovem uma reconstrução potente nos cabelos fragilizados. Resenha aqui;
4. RMC-Amend: Esse kit é um clássivo, ajuda os cabelos em condições realmente difíceis.
Bjos e até a próxima!
Tags Dicas do Help

27 Comentários

  1. Rosangela e Detinha; Que bom que gostaram das dicas. Espero que voltem mais vezes por aqui. Visitei o blog de vocês. Bjo.

    Nikita,

    Medo de ficar careca? kkk! Mas do jeito que as EP estão é de dar medo mesmo. Eu faço de vez em quando e estou louca pra me jogar na Escova Livre Magique. rsrs. Bjo.

  2. Eu fiz uma progressiva há duas semanas ontem, acho que as dicas vão ser importantes, fiz mesmo depois de ter lido o “Eu ♥ Cabelo” que me deixou assustadinha, mas eu já tinha comprado, fiz.

    Obrigada, Xuxu! Sempre me ajuda, ler o help. Bjos!

  3. Ola querida! Achei muito interessante seu ponto de vista no pós escova, algumas coisas que falou não tinha visto, sobre usar produtos potentes na segunda semana.

    Muito legal.
    Passa la no blog que a técnica da inoar respondeu algumas perguntas sobre o anti-residuo da escova progressiva.

    Beijos
    Lu

  4. Para a segunda e terceira fase em sempre indico produtos que fortaleçam o cabelo, afinal ele recebeu química e precisa estar sempre forte. A mais indicada é a Midollo di Bamboo da Alfaparf que é infalível para cauterização e reconstrução profunda dos cabelos que estão extremamente danificados e enfraquecidos pelas químicas: Ela possui extratos botânicos do miolo de bambu associados às proteínas hidrolisadas em altíssimo percentual e preciosos óleos minerais que alcalçam as partes mais profundas do cabelo, garantindo uma reparação nas três dimensões da estrutura: Os danos são reparados, a coesão entre a cutícula e a camada interna do fio é restabelecida e a superfície capilar é reforçada dando elasticidade e brilho. Com essa linha até os cabelos nas piores condiçoes retornam a um ótimo estado: fortes e brilhantes com resultados desde a primeira aplicação. #ficaadica

  5. Amo seu blog… sempre com dicas maravilhosas… Mas queria tirar uma duvida… Ouvi falar muitíssimo bem da Selagem térmica da Elfex, mas queria sua opinião… bju e espero ansiosa…

    1. Oi, Karina. Dei uma olhadinha no site da Elfex e pela descrição é mais uma modalidade de escova redutora com base ácida. Infelizmente eu não posso te dar uma opnião concreta sobre o produto, pois nunca o usei.

      Bjo.

  6. To amando cada vez mais esse blog, muita dica boa mas será que vc sabe me falar uma marca de progressiva boa que eu possa comprar e levar pra cabeleireira fazer (mas essa le clique aqui na minha ciadade não tem).
    Obrigada

    1. Alessandra G.

      Eu não fiz uso de muitas progressivas, então não posso te indicar. Já que você vai ao salão, pergunte ao cabeleireiro porque eles são cheios de opções.
      PS.: A diferença entre uma EP e outra é muito pouca.

      Bjo!

  7. Adorei seu blog, principalmente este post, pois em todos outros lugares que pesquisei só diziam que não adianta tratar, porque o cabelo não absorve mais nada depois da progressiva, mas eu faço EP e queria continuar tratando dele. E eu sempre me perguntava: se o cabelo não absorve nada porque alguns produtos especificos pra manutençao e hidratação pra cabelos com EP dão resultados fantásticos?? (caso da linha da Viscaya – maravilhosa!!!!)
    Agradeço pelas dicas, isto é útilidade publica!!! rsrsrs

  8. oi…eu fiz luzes e progressiva,eu posso seguir o cronograma e fazer reconstrução ???primeiro fiz H amanha vo faze N e na sexta posso fazer R ?BJS

    1. Jéssica,

      Essa linha que a sua cabeleireira indicou parece ser boa, mais voltada para a manutenção dos fios e não para um SOS.
      Eu compraria o RMC sim e usaria de 15 em 15 dias. Mas só depois que passar um mês que fez a EP.

      Bjos!

Comenta, cabelete ;)