Fechar
Componentes do malParte I
Quando eu falei que estava evitando o uso de parafinas/ óleo mineral/ petrolato e silicones insolúveis, muitas meninas ficaram curiosas sobre o assunto. De início eu não pensei em fazer um post esclarecendo esse assunto pois já tem muita matéria sobre o isso por aí, mas como vi que muitas meninas ainda estão “viajando” (termo usado pelas próprias leitoras), hoje eu vou falar sobre esse assunto com vocês.
A pergunta é: Os derivados do petróleo (Parafina, óleo mineral, Petrolato e Vaselina) fazem mal para o cabelo?
A resposta é sim e não.

Porque não faz mal?

Primeiramente eu digo que não, pois esses componentes formam uma camada protetora no fio, dificultando a perda de matéria capilar assim como impedem também que água entre.

Muita gente lendo isso pode achar essa uma ação malígna, mas as nossas queridas hidratações e nutrições também atuam nas camadas mais externas dos fios reforçando, lubrificando e formando uma capa mesmo para proteger nossos cabelos das agressões externas, pois cabelo não absorve nutriente nenhum.
Já a reconstrução faz uso de proteínas semelhantes as dos fios, então quando reconstruímos os cabelos na verdade nós estamos colando no fio um tipo de material muito parecido com o natural dele, o que resulta em maior resistência. É por isso também que pra reconstruir tem que se usar shampoo anti resíduos, pois  as cutículas devem estar bastante abertas para que as proteínas possam ir para as camadas mais internas dos cabelos.

Existem muitos mitos a respeito de regeneração dos cabelos, produtos que prometem estimular os fios a regenerar a queratina natural, mas a verdade é que depois que sai do nosso couro cabeludo não há mais vida nos cabelos. Um cabelo quando é danificado nunca mais se regenera, todo o tratamento que fazemos é temporário e com o tempo temos que refazer de novo.

É por isso que quando a gente dá uma “relaxada” nas reconstruções, nutrições e hidratações o cabelo começa a ficar feio, na verdade ele está mostrando o que ele realmente é (lembrando que eu estou falando de um cabelo danificado, ok).
Para que vocês entendam melhor esse ponto, recomendo a leitura do blog Produtos de Beleza, mais especificamente esses links aqui e aqui.

Porque faz mal?

Para selar o cabelo os derivados do petróleo grudam nos fios, o que dificulta a eliminação deles, só sendo possível retirar com shampoo anti resíduos, ou seja, temos que usar um produto muito agressivo para os fios. Para um cabelo danificado ou quimicamente tratado esse tipo de agressão é fatal.

O mal mesmo é porque se submetermos um cabelo com esse tipo de componente ao calor ele literamente torra, pois os derivados do petróleo são instavéis em altas temperaturas. Então as adeptas de secador e chapinha tem que correr mesmo dele.

Vale salientar que não adianta eliminar os derivados do petróleo apenas dos leave-ins, como vimos, eles não saem com água (enxaguando), quem usa secador e chapinha deve evitá-los desde o shampoo até o termoprotetor #fiquemdeolho

Ah, e se você for amante da natureza, fique sabendo que os derivados do petróleo não são biodegradáveis ou sejam poluem o meio ambiente.

Como saber se o seu produto tem esse tipo de componente?

Procurem na composição por: petrolatum; mineral oil, parafinum liquid.

Por hoje eu fico por aqui, espero que voces tenham gostado das dicas. Em breve volto com o post sobre silicone.

Beijos.

Tags Dicas do Help

43 Comentários

  1. O difícil é encontrar produtos que não contenham estes componentes, os que vejo que não tem o óleo mineral percebo que tem o tal do silicone.

    Bjus

  2. Diana, no meu caso ñ seco o cabelo nunca, nem com secador nem chapinha, então creio q para mim ñ faz tanto mal usar produtos com silicone, tento evitar o óleo mineral, pois é mais fácil achar produtos sem ele, mas o danado do silicone está praticamente em todos os produtos, principalmente nos produtos de finalização.

    1. Diferentemente de parafinas, o silicone não torra os cabelos se exposto ao calor. Então se vc não seca nunca, pode usar até os derivados do petróleo, se não se importar, é claro.

      Bjo.

  3. oi Diana, muito esclarecedor o post sobre parafina e tals, não estou mais “viajando” no assunto rs. Aliás muita coisa que você “fala” aqui é bastante interessante. bjs Gi

  4. Nossa ,gostei mto da materia…interessante.Eu dei uma olhada aqui os meus produtos e quase todos tem os componentes..tragico.O video vai rolar ne?bjos

  5. Oi Diana, gostaria de saber quais são os benefícios de usar produtos livres destes componentes e gostaria de pedir se for possível você fazer um post com uma lista de produtos que você conhece que são livres dos tais componentes, os que eu sei que não tem são os produtos da linha eco therapy da Amend. Bjin

  6. diana, no meu caso uso progressiva, a progressiva acho q tem isso tudo silicones e petrolatos.
    queria saber se adianta se eu começar a usar shampoo menos agressivos , tirar os petrolatos e silicones do tratamentos do meu cabelo, pois já fiz essa pergunta e disseram q meu cabelo já é encapado por esses componentes e nao adianta de nada.

    1. Adiante muito sim!! Não é porque usamos progressivas que não podemos fugir dele. No caso do shampoo é até recomendado usar um menos agressivo até para a progressiva durar mais.
      Eu uso progressiva e evito o máximo que eu posso esses componentes e vejo uma melhora.

      Bjo.

  7. Boa noite. E quando o óleo mineral vem no último passo da progressiva?
    Na escova de argan inoar, ele vem no último passo, que é um condicionador reconstrutor.
    Você usaria? A proposito, você já usou essa progressiva? E de quanto em quanto tempo você faz reconstrucao, para não haver excesso de queratina, por causa da escova? Obrigada

    1. Flávia,

      Não encane com isso, use o produto, afinal, você só vai estar usando de vez em quando. É bom evitar os petroquimicos, tpo, não usar todos os dias, mas de vez em quando não vejo problema.
      Nunca usei essa escova de argan da Inoar. Eu reconstruo depois de uns 15 dias, mas com uma reconstrução mais fraca, deixo as mais potentes para depois de um mês.

      Bj!

  8. Nossa eu estou aprendendo muita coisa com o seu blog!!!
    Depois destas dicas fui conferir os meus produtos e acabei
    encontrando, é o FLUID DEFENSE AGE SYSTEM é da marca Aneethun,
    você conhece??? Na composição dele encontra se o MINERAL OIL,
    e ainda ele fala que é um protetor térmico. Eu estou fazendo o
    conograma capilar por isto faço muitas pesquisas e acabei
    connhecendo seu blog você esta de PARABÉNS!!!!! Pois durante
    muito tempo eu estava fazendo tudo errado com o meu cabelo :(….
    Trato muito dele pois tive corte químico e ainda continua
    quebradiço. Sua sua Fã desde d Já….. Bju…

  9. Diana, C12-20 Isoparaffin é a mesma coisa que óleo mineral? Encontrei na composição da máscara nutrição celular da aquaflora. Estou um pouco confusa quanto a parafina, pois dizem que ela só faz maquiar o resultado, que não faz bem nem mal. Então, como o melhor reconstrutor do mundo k-pak da joico e o fiberceutic da loreal têm parafina? E a máscara nutrição celelar da aquaflora que é tão falada tbm tem? E agora?? rsrsrsrs…. Ps: Meus cabelos são outros depois que conhecerm esses produtos. Muito confusa!!!

    1. Patrícia,

      Isoparaffin é sim uma variação da parafina (descobri há pouco tempo).
      Quanto a esse dilema pense assim: uso o produto, fez mal? fez bem?
      Se faz bem, flor, não tem porque não usar. A parafina é algo desnecessário, mas que não é prejudicial. Até as melhores marcas tem porque ele é barato e rende mais lucros.
      Enfim, use seus produtos, sempre aliado a um shampoo de limpeza para que a parafina não sature nos fios. Só não recomendo o uso da parafina para quem usa shampoo sem sulfatos. E nos leave-ins também não recomendo.

      BjO!

  10. Oi Diana Lee! Boa tarde! Hoje tive o prazer de te conhecer atravéz do programa Bem Estar, e adorei pois estou tirando várias dúvidas q tinha sobre o meu cabelo kkkkkkk
    Infelizmente meu cabelo quebrou muito depois da troca de alizante e tb claro tintura.
    Nunca imaginei passar por este problema pois meu cabelo sempre foi muito forte.
    Vou começar hoje com alguns cuidados q vi nos seus comentários e espero ter resultados.
    Desde já agradeço com as novidades q posta aqui.

  11. Diana, muito esclarecedor o seu texto! Estava meio confusa e já cheguei ao ponto de trocar produtos por conter petrolatos e afins. Comprei e usei 1x a hidratação intensiva da Acquaflora e amei! Mas fiquei apreensiva por conter isoparafina. Tenho cabelos lisos, cheios e loiros com luzes! Como faço o cronograma, intercalo com outras máscaras. Não uso anti resíduos, uso transparente infantil ou extra brilho da pantene. Enfim… acho que tem funcionado. Parabéns pelo blog! Beijos e sucesso!

Comenta, cabelete ;)