Fechar
Componentes do mal- Parte II
Continuando a saga dos componentes do mal, hoje eu vim falar dos Silicones com vocês (já falei de silicone nesse post aqui também). Uma coisa praticamente impossível é você nunca ter feito uso do silicone, uma vez que ele está na maioria dos cosméticos em geral.
O que é?
Silicone, diferentemente do que dizem, não é um derivado do Petróleo. Ele deriva do Quartzo, que por sua vez é formado por Silício (Si), um elemento da tabela periódica.
Em cosméticos exercem funções como lubrificação, resistência à água e a altas temperaturas.
A partir dessa definição já podemos saber que o silicone, diferentemente do que muita gente pensa (e alguns cabeleireiros falam), não torra o cabelo. Na verdade ele serve exatamente para proteger os fios tanto do calor, quanto das baixas temperaturas. É por isso que ele é usado tanto em termoprotetores quanto em produtos anti umidade, pois ele lubrifica o fio e forma uma camada protetora.

Se o silicone é tão legal assim, porque se fala mal dele?

Existem duas explicações para isso:

1º Silicone não hidrata o cabelo
Antes de pesquisar sobre o assunto até eu tinha um certo preconceito com o silicone, achando que ele era um enganador, mas como eu disse no post da parafina, quase tudo que usamos age nas camadas mais externas dos fios. E o silicone também. A diferença é que ele não é algo que existe na composição natural dos nossos fios, como a queratina, os lipídeos e a água.
Na maioria das máscaras há a presença do silicone com a função de manter o ativos do tratamento dentro do fio fazendo assim a nossa hidratação durar mais tempo. Nas progressivas, por exemplo, é usado um polímero de silicone muito resistente a água, ou seja, que demora mais a sair, por isso o tratamento dura meses.
2º Pessoas que fazem fazem uso das Técnicas de No/Low Poo
Para quem não sabe, as técnicas No/low poo estão diretamente ligadas a lavagem dos cabelos. No no poo é proibido usar qualquer tipo de shampoo, então a higienização dos fios é feita a partir de produtos específicos. Já no low poo é liberado apenas o uso de shampoos sem sulfatos, pois eles tem detergentes menos agressivos para os cabelos (em breve vai ter o post sobre sulfato).
Como a maioria dos silicones existentes nos nossos produtos cosméticos são insolúveis em água, as pessoas que não fazem o uso do shampoo sofrem com o acúmulo do silicone nos fios. Mesmo usando um shampoo sem sulfatos ainda existe o problema, uma vez que ele não é tão eficaz quanto o sulfato de sódio para a remoção desses componentes dos fios.
Até quem não faz o uso dessas técnicas por muitas vezes sente o cabelo sem jeito, mesmo lavando o cabelo com shampoo normal, sendo necessário o uso do anti resíduos que promove uma limpeza mais agressiva, porém mais eficiente para a eliminação de substâncias como o silicone.

Silicone solúvel e silicone insolúvel
Há uma forma de usar o silicone e desfrutar apenas nos benefício dele: existem as versões hidrossolúveis! Pois é, existem tipos de silicones que são solúveis em água facilitando assim a sua remoção dos fios. Mas aí é que vem o problema: Para saber o tipo de silicone você tem que praticamente decorar os nomes dos silicones liberados ou não, o que é uma tarefa nada fácil (quem quiser saber a lista deles clica aqui).
A minha opnião
Bom, eu faço uso dos dois tipos de silicones, os hidrossolúveis e os hidrofóbicos (insolúvel em água). No início eu tentei me livrar dos hidrofóbicos, mas não dava para jogar os meus produtos fora. No entanto, ha algum tempo eu já venho dando preferência a produtos liberados nas minhas compras, pois acho que quanto menos eu usar shampoo anti resíduos melhor. Acho o papel do silicone importante para a aparência dos fios e muitos deles dão toque macio e sedoso aos cabelos, coisas que a gente ama.
Prometo a quem não faz uso dos hidrofóbicos que vou continuar postando as fórmulas nas resenhas dos produtos para que vocês saibam se eles são liberados ou não, pois o Help é para todos!
Então, qual é o seu estilo: Fica colado na fórmula procurando os silicones malígnos ou não está nem aí? Eu estou no meio termo, até segunda ordem.
Bjo.
 
FONTES
Tags Dicas do Help

26 Comentários

  1. Depois que comecei a fazer low poo tem sido mais complicado usar os produtos pq tenho que conferir na formula antes de comprar, e nem sempre isso é possivel em compras na internet, mas o mais dificil mesmo é achar um protetor térmico sem silicone insoluvel! Até agora so achei um que eu encontro facilmente aqui =/

    1. Paula, essa foi a minha primeira dificuldade também. Fui olhar os meus protetores térmicos e só achei um que era liberado. Foi por isso que desisti, uso shampoo sem sulfato e uso anti resíduos de 15 em 15 dias.

      Bjo.

  2. Ai, isso é tão chato. Imagina ficar procurando sempre por “silicones malígnos” em rótulos de produtos para cabelos. Ainda bem que existe listas para a gente poder ter uma noção do que pode ou não comprar. Eu estou na mesma que você. bjos

  3. eu ainda não pesquisei a fundo, mas uma vez vi um químico falando que o silicone além formar essa camada oclusiva sobre os fios evitando que percam rapidamente os ativos dos tratamentos, também faria toda a diferença no combate a quebra de cabelos quimicamente modificados devido a sua propriedade de alinhamento das cutículas. Inclusive ele chegou a dizer que grande parte da evolução do efeito dos cosméticos se devia justamente ao silicone. O interessante é que buscando no google não encontrei nada(olhando por cima é claro e fazendo busca em português).

    Mas eu particularmente evito silicones o máximo possível mesmo sem que eles me causem o “ressecamento do dia seguinte” que o óleo mineral sempre me presenteia após o seu uso. Então as máscaras que uso podem conter silicone, mas silicone nos shampoos está vetado por exemplo.

    Um grande beijo Diana. Adorei a caverinha do Ziggy Stardust! 😉

    1. Ellen G, que informação interessante! Pesquisei muito e pelo menos em português também não acho nada muito profundo sobre a relação dos silicones nos cosméticos capilares. Só posso falar da minha experiência, que no geral tem sido satisfatória. Também estou vetando eles no shampoo (estou usando shampoo sem sulfato tb) e estou gostando bastante.

      Bjo.

  4. Só estou evitando o óleo mineral, pois notei que ele resseca meu cabelo, agora o silicone já desisti de evitar pois é difícil achar produtos sem ele.

    Bjus

  5. Estou evitando os shampoos que contenha sulfatos,eu percebi q resseca muito meu cabelo,parafina,vaselina,petrolato,e oleo mineral estou tentando evitar mais a maioria dos meus produtos aqui tem.Eu ñ entendi direito o final,vc quiz dizeer que silicones hidrossolúveis e os hidrofóbicos os dois são soluveis em água?
    Bjoss

    1. Mariana, também estou usando shampoos sem sulfatos e evitando derivados do petróleo tb!

      Quanto a tua dúvida:

      Hidrossolúvel = Solúvel em água
      Hidrofóbicos = Não solúvel em água

      Bjo.

  6. Silicones hidrofóbicos são o que salvam meu cabelo. Explico: faço natação todos os dias e, para evitar que o cloro estrague meus cabelos, passo silicone no comprimento antes de entrar na água. Depois, lavo com xampu normalmente e uma vez por semana uso um anti-resíduos.

  7. Estou buscando eliminar os silicoones maleficos .. mas estou só na pesquisa os shampoo com sulffato já elimenei uma mistura de chás com bicarbonato de sódio semanalmente nas outras lavagens uso só os chás como tônicos

    agora tenho uma duvida o bicabornato consegue eliminar os silicones do mal???

    bjs

  8. Mas Diana….
    o silicone insolúvel faz ou não mal ao cabelo?
    produtos com derivados do petróleo eu já eliminei faz tempo, mas agora fiquei confusa com essa história de silicone… vi que o Moroccanoil possui Dimethicone, que é um silicone insolúvel, mas tanta gente usa o óleo e diz ser ótimo, então acredito nao ser maléfico…. eu não faço uso de low/no poo, então vc acha que pra mim poderia ter algum problema? tenho cabelos descoloridos e eu ia comprar o óleo e leave-in da moroccanoil e agora fiquei em dúvida por causa disso…

    1. Fernanda,

      Eles não fazem mal nenhum. Apenas quem faz o no/low deve usar com moderação, pois usam um tipo de shampoo (sulfate-free) que não são tão eficazes quanto os normais para a remoção deles dos fios.

      Bjo!

  9. Obrigada Diana! Muito esclarecedora sua resposta…. 🙂
    Eu vi que vc usa a máscara Absolut repair, vc usa com que frequencia e quanto tempo a deixa no cabelo?
    ah, queria saber também se vc já usou o protetor thermo da mesma linha?
    e também se já usou o shampoo e condicionador de argan da Inoar.
    obrigada =)))
    bjos

Comenta, cabelete ;)