Fechar
Complicações da Progressiva
Que eu sou usuária de Escova Progressiva isso não é nenhuma novidade. Mas quem usa sabe que nem tudo são flores. Vou falar para vocês algumas coisas que eu percebi na prática (em mim).
Progressiva e coloração: A capa da EP interfere e muito no resultado da coloração. É muito mais fácil atingir um tom em cabelos sem EP, com certeza. Da última vez que eu fui retocar a coloração dos meus fios, eu tinha feito EP há poucas semanas e o resultado é que meio centímetro da raiz atingiu o tom desejado enquanto os outros 3 dedos de raiz que eu queria pintar ficaram mais escuros . Detalhe: a única química usada foi EP, não tinha outra tinta embaixo. Já fazia um bom tempo que eu não fazia EP e o retoque da coloração fluía de um jeito, depois que voltei para a EP as coisas mudaram, não obtenho o mesmo resultado.
Outro ponto é que a maiorias das Progressivas desbotam muito o cabelo. Por um lado eu acho bom a abertura de tom que ela proporciona, mas não dá para ficar sem um banho de brilho pelo menos, senão o cabelo fica com aspecto de queimado;
Progressiva e Relaxamento/Alisamento: Se tem uma coisa que eu aprendi na marra é que se a pessoa alisa e faz progressiva, o alisamento tem que ser feito primeiro. Não é caso de incompatibilidade, mas o cabelo com EP não responde da mesma forma que um natural. A capa promovida por ela interfere no processo de dilatação da cutícula ocasionada pelos alisantes o que resulta na quebra dos fios.
Vejo muita gente dizendo que vai manter a raiz do cabelo domada com Progressiva até atingir um tamanho mais seguro para alisar, mas o melhor mesmo é não usar EP antes. É bem melhor esperar usando produtos que promovem alisamento temporário sem químicas (como os produtos smoothing) até ter raiz suficiente para uma alisamento seguro;
Progressiva e tratamento dos fios: Tratar de um cabelo com progressiva pode parecer fácil, mas não é. Vai muito além de usar um shampoo sem sal.
No meu caso, as primeiras progressivas que eu dei deixaram o meu cabelo mais fino e consequentemente mais fraco, além de muito oleosos. Mas notei que as EP atuais não deixam mais meu cabelo fragilizado, pelo menos não a Sleek da Tutanat e a Escova Livre da Le Clique. Mas também varia muito do tipo de cabelo e do couro cabeludo da pessoa.
Depois de um mês de EP, se a pessoa não trata do cabelo, começa a ocorrer quebra. Não sei explicar o motivo, mas desconfio que quando a capa da EP sai, vai revelando um cabelo fragilizado, pois o tratamento não chegava até ele. Por isso aconselho: Fez EP? Redobre os cuidados! Hidratação, Nutrição e Reconstrução serão seus aliados sempre!

Progressiva e as pontas do cabelo: Não tem jeito! Quem faz EP sabe que as pontas sofrem demais. Há a técnica de, ao retocar a EP, proteger as pontas para que elas não fiquem esticadas. Isso é meio complicado, já que progressiva não é como um alisamento definitivo, ela vai saindo do cabelo inteiro, então em algum momento as pontas tem que ser retocadas também. Umectação e cortes periódicos são as soluções.

Bom, esses são os contras que eu encontrei em minha experiência. Alguém quer compartilhar mais coisas?
Bjo.
Tags Dicas do HelpEscova Progressiva

62 Comentários

  1. Oi Diana adorei a matéria, eu alisei meu cabelo com tioglicolato de amônia da marca tutanat ficou lisão e super natural e como ñ tenho a raiz mt cacheada, tô segurando só com a sleek, aplicada a cada seis meses, ñ penso em alisar a raiz novamente com o alisante definitivo (tio) só com a progressiva mesmo, já q ela tá dando conta e nem dá p perceber a diferença entre o cabelo alisado e o com progressiva, Mas as pontas realmente são o problema, sempre faço umectação e corto a cada 3 meses assim elas ficam mais legais. Sou adepta do cronograma capilar, mas tenho dúvida em relação a quantas vz devo fazer reconstrução, faço a cada 15 dias, intercalando queratina (Kit k-pro da joico) e outros princípios reconstrutores (creatina entre outros), será q é mt? Meu cabelo está bem saudável para um cabelo alisado, mas é bem fininho, parece cabelo de criança, tenho medo de exagerar na mão na reconstrução e ele ficar duro rsrs.

    Clézia

  2. Agora ficou uma dúvida, eu sou usuaria de hene e estara vindo pra mim este mês henes e 3 escova progessiva pra ajudar no processo de alisamento da raiz , isso significa que terei que alisar o máximo possivél a parte crescida com o hene antes da progressiva ? Agora deu um nó nos meus ticos e tecos 🙂 Amei o post muito útil !

    1. Jhoy, Henê age apenas na cutícula então acho que não fará muita diferença usar antes ou depois. Contanto que a EP seja compatível com o henê, você pode continuar usando.
      Eu sei que tem um prazo a ser respeitado para aplicar henê depois que fez progressiva.

      Bjo.

  3. Oi Diana usei por duas vezes E.P de carbocisteína notei isso mesmo que vc falou ela cria uma barreira uma especie de capa fica difícil penetrar qualquer coisa tinta e tratamentos como meu cabelo estava sensibilizado por relaxamentos e tintura…
    Achei melhor só relaxar a parte crescida, pintar pois tenho fios brancos, deixar a E.P só para quando eles tiverem mais saudáveis.

  4. Oi Diana eu também sou usuaria de escova progressiva, ultilizo a glamour rubi da cadiveu que diz não conter formol, porém já usei 4 vezes e não alisou meu cabelo, apenas reduziu o volume.Sinto que meu cabelo esta fragilizado, com pontas duplas mesmo cortando frequentemente elas sempre aparecem, não sei mais oque fazer…

  5. Oi Diana!
    Bem, qdo eu fiz, notei que meu cabelo, conforme foi saindo a EP foi ficando cada vez mais ressecado, é como se ficasse mais poroso…e nessa época eu não tingia e nunca deixei de hidratá-los…só não fazia o cronograma pq isso era lá pelos anos 2007/2008, ainda não tinha esse conhecimento. =D

  6. Diana, sinto meu cabelo um pouco ressecado. Ele é ondulado, não tem cachos, só a parte de trás, meio, é um pouco mais ondulada. Inventei de usar um progressiva no meu cabelo… só porque queria deixar de fazer touca. Estou tentando seguir o cronograma, mas ainda não sei bem como formá-lo. Eu não tenho um dia exato de lavar o cabelo como vc. Lavo quando acho que está sujo. Pode ser um dia depois, dois – não mais que três. Fazem dois meses que dei essa progressiva. De quanto em quanto tempo acha que eu deveria fazer reconstrução? Eu não uso um creme com queratina, só tenho o anti-age da amend…

  7. Oi Diana desde da ultima progressiva que fiz 12/2011 meus cabelos simplesmente começaram a emborrachar e quebrar ja fiz todos os tratamentos (reconstrução,nutrição,cauterização,blidagem termica,selagem termica entre outros,ha no dia da progressiva tambem fiz mechas.você pode me ajudar não sei mais o que fazer meu cabelo estava quase na cintura parecia uma india tive que cortar ate o ombro.Você faz progressiva no salão desde já muito obrigada adorei deu blog.

    1. Patty, na certa tentaram disfarçar os danos das mechas com progressiva. Não culpe apenas a EP. Eu já fiz EP no salão e em casa, em ambas as experiências as partes ruins estão nesse post.

      Bjo.

  8. Oi Diana acabei de conhecer seu blog e adorei essa matéria pois estou sofrendo muito com as complicações da EP já fiz 4 vezes e estava tudo perfeito mais a ultima que fiz foi uma derrota foi em 12/2011 no mesmo dia fiz mechas também e então após a 1 lavagem meus cabelos começaram a emborrachar e quebrar parecia que eu tinha chiclete na cabeça meus cabelos que estava quase na cintura parecia uma índia tive que cortar no ombro snif.ja fiz vários tratamentos (reconstrução,cauterização,nutrição,blidagem térmica,selagem térmica entre outros)e nada acontece esta ralo parece cabelo de boneca me ajuda por favor.

  9. oi daiana sou nova aqui e estou adorando as dicas,fiz progressiva a pouco tempo,mais as pontas estão horriveis ,o que faço nelas me de uma dica?e para recontrução queratina é legal como uso? fiz a progressiva da matrix e vou comprar o kit de tratamento(azul)é muito bom e eu gostei muito,obrigada,abraçoss

    1. Helo, o que você fez foi alisamento com Tioglicolato. A linha da MATRIX é a base de tio, chamam de progressiva, mas não é.
      Estou louca para testar a máscara opti Smooth, dizem que é ótima.
      Quanto as pontas, faz umectação, ajuda muitoo.

      Bjo.

  10. Olha meninas eu sempre faço progressiva e tipo adoro muito meu cabelo fica macio, liso e bem mais facil de cuidar. E so saber fazer com um bom profissional. beijos*

  11. olá diana! Tô gostando mto das suas informações aki. Eu dei a progressiva sem formol da tutanat, soh que infelizmente ninguem avisou da questão de alisar antes, já que a raiz do meu cabelo é ondulada..ai o resultado foi que só reduziu o volume e alisou o meio e as pontas, mas a raiz ainda continua ondulada..=§ Eu gostaria de saber quanto tempo depois eu posso alisar a raiz do meu cabelo.. bju

  12. oi Diana..
    quero fazer uma escova progressiva? conheci o cronograma em setembro e desde lá tenho cuidado com afinco do meu cabelo pra poder faze-la e não da nada de errado,só que eu sei que vou ter que relaxar primeiro pois minha raiz é bem crespa,não relaxo desde julho.qual o intervalo para o fazer o relaxamento e a escova progressiva? bjs

  13. diana eu queria saber como a minha cabeleireira deve usar uma progressiva smooth?
    antes eu usava relaxamento antes das progressivas dai fiquei sabendo dessa e quiz experimentar
    só q a profissional naum sabia mto como aplicar mas seguiu o manual
    eu gostei do resultado mas tenho certeza q poderia ficar melhor…
    por favor me da uma dica

  14. Oi Daiana, fiz ep pela primeira vez em alguns meses, mesmo sem ter relaxado antes gostei do resultado. Em quanto tempo posso relaxar a raiz ou retocar a ep? :*

  15. Olá Diana, adoro suas dicas … parabéns pelo seu trabalho!
    Gostaria de uma dica , meu cabelo era virgem ( meu cabelo é crespo) em dezembro/2013 fiz a progressiva (relaxamento e EP no mesmo dia) o resultado foi bom , 4 meses depois (abril/2013) fiz novamente … só que o meu cabelo ficou poroso e muito ressecado . Mês que vem é quando teria q ir refazer , mais estou pensando em retocar só a raiz com EP ( e não fazer o relaxamento) … pois meu cabelo ainda continua seco,poroso e agora QUEBRADIÇO, será que assim eu evito uma maior fragilização ? Eu não entendo pois só fiz 2 vezes num intervalo longo ( no mínimo 4 meses), meu cabelo era virgem, e faço a manutenção (hidratação, etc) 1 vez por semana pelo menos. HELP !!!

    1. Ana,

      Seu problema está na manutenção dessas químicas que você está aplicando. Uma hidratação por mês é pouco. Trate melhor seu cabelo e ele aguentará os processos químicos. Não aconselho jogar progressiva em cabelo poroso.

      Bjo!

  16. Obg pelo conselho, estou na luta para contra o ressecamento e a queda devido a quebra.
    Então vou esperar meu cabelo ficar mais forte para passar a progressiva somente na raiz 🙂
    Gostaria de ver no seu blog um post sobre ampolas de vitaminas para cabelo,você as usa ?

    bjs

  17. Olá Diana. Olha eu mais uma vez aqui rsssss. Perguntinha:Meu cabelo é crespo e faço relaxamento com Tio e também faço progressiva. Nas lavagens depois do shampoo eu uso uma mascara hidrante ( me recomende se for assim mesmo)ou condicionador? Ou mascara hidratante e depois condicionador?
    Outra dúvida meu couro cabeludo está oleoso creio que é por causa da progressiva. Gostaria de saber se posso sempre usar o Shampoo da Eh orgãnico anti-oxidante e de vez em quando um shampoo de limpeza profunda( ele tira o efeito da progressiva?). Ou devo seguir as sugestões que vc deixou no link; Fiz progressva e agora? Aguardo anciosa por suas respostas. Bjos

    1. Aline,

      O eh antioxidante dá conta de limpar bem seus fios. E a ordem correta de tratamento dos fios é: lavar, máscara e depois condicionar. Condicionar ou não depois da máscara é opcional.

      BjO!

  18. Olá, Diana! Veja só, eu tinha o cabelo ondulado, com a raiz lisa, inventei de fazer uma progressiva (maldito dia) e enqto ela durou o cabelo estava ok mas qdo passou uns 4 meses, a raiz começou a ficar ondulada tb e agora meu cabelo está um horror! Ondulado na raiz e sem forma nas pontas. Não quero mais fazer EP, o q vc sugere p que a raiz volte ao normal? Será q volta? A mulher q fez disse q era marroquina…..

    1. Isadora,

      O certo é o cabelo voltar ao normal em 3 meses, mas nunca sabemos o que vai dentro dessas EPs aplicadas em salão.
      Eu aconselho você a fazer o cronograma capilar e também a comprar uma máscara Neutralizante Universal para usar em todos os tratamento para ver se rescolve.

      BjO!

  19. Olá,eu fiz a progressiva super lizz e amei o resultado mas eu não relaxei a raiz antes como sempre faço.qro saber com quanto tempo eu posso relaxar a raiz? na embalagem diz que ela é compatível com todas as químicas tem 2 semanas q fiz e minha raiz esta muito enrrolada!!!

  20. Ai , como minha avó diz , to num mato sem cachorro! botei na cabeça que queria parar com guanidina, já que uso ela junto com progressiva, queria uma EP que alisasse sem a guani. pesquisando vi uma que pelo you tube parecia tudo de bom, a 1ka steel, ácido glioxílico e acrilato. apostei achando que ia alisar minha raiz. O comprimento tá bom, mas a raiz continua enrolada e cada vez que lavo enrola mais. Agora to com medo de passar a guanidina( cheguei a conclusão que só isso da jeito na minha raiz). Oque você me sujere para que eu possa fazer a guanidina de modo um pouco mais seguro, tipo, quanto tempo posso passar, oque fazer pra tirar o resíduo mais rápido,…
    Outra coisa, que progressiva você me indicaria usar, que eu podesse usar depois de dois ou tres meses a guanidina sem muito
    risco. desde já agradeço, um abraço.

    1. Anik,

      O ruim é que as EP dizem que saem, mas sempre fica um resíduo no cabelo. Eu aconselho fazer teste de mecha em várias partes da cabeça para ver se o cabelo resiste, mas antes faça um tratamento intensivo no cabelo com várias reconstruções alternadas com nutrições.

      BjO!

  21. Olá.

    Eu gostaria de saber porque quando faço a progressiva meu cabelo, só alisa a raiz e as pontas ficam onduladas.
    Poderia me ajudar com isso?
    É a 2° vez que faço, mais alisa somente a raiz.

    1. Estefani,

      O problema é na chapinha. Se porque não é passada tantas vezes quanto é preciso ou seja porque a chapinha não é potente o suficiente. Agora é curioso isso, afinal a raiz é a parte mais chatinha de alisar.

      Bjos!

  22. ola eu usei a escova progressiva da tutanat sem formol, a uns 23 dias e to pesando em da outro tipo de progressiva e antes fazer um relaxamento com amonio sera que meu cabelo pode cair?

  23. fiz a progressiva fox gloss mas não alisou meu cabelo e crespo ela e compativel com todas as quimicas serra que posso relaxa meu cabelo co tio da salon line faz um mes que fiz a progressiva

  24. Diana, gostaria de saber se você já fez uso da máscara redutora de rubi da Y-kas ou se conhece através de alguém o produto. A vendedora me disse que funciona como escova progressiva, apesar de estar marcado que é um sistema redutor de volume.
    Obrigada

    Deus a abençoe

  25. Boa noite! Faço química desde sempre e nunca tinha tido problema até março do ano passado, quando fui retocara a raiz com definitiva e tocou na parte de baixo com luzes e meu cabelo quebrou bastante. Fiquei seis meses sem fazer nada e por sugestão de uma outra cabeleireira comecei a fazer alisamento e ep apenas na raiz. Fiz duas vezes com intervalo de 3 meses. Na primeira foi td perfeito, mas agora sinto q meu cabelo voltou a se partir e a cair tbm. Infelizmente minha raiz e resistente e so baixa ou com esse método ou com a definitiva. Vc tem alguma sugestão de produto que não agrida tanto o cabelo e que seja eficaz? Ahh e faço alisamento e progressiva no mesmo dia. Isso tbm faz mal? Desde ja agradeço! ! Adorei a página

  26. Oi Diana, muito legal seu post.
    Fiz uma aplicação de progressiva em fevereiro deste ano e refiz agora no mês de setembro, gosto muito do resultado. E como é Química sempre uso shampoo e máscaras com ph baixo, bepantol solução e corto as pontas de 3 em 3 meses, e o cabelo tem ficado lindo, contudo, temo em um dia ele ficar detonado e sem vida. Vc acha que isso pode acontecer mesmo com estes cuidados?

    Bjos

  27. OI BOA TARDE AMEI SEU BLOG, SUAS MATERIAS… VC PASSA O ASSUNTO PARA O LEITOR EM AUTO ESTILO RSRSR PARABÉNS . E ENFIM EU GOSTARIA DE SABER QUAL ALISAMENTO É COMPATIVEL COM A EP DA TUTANAT ,POIS ESTOU USANDO, E A RAIZ NÃO BAIXA , MEU CABELO E FINO MAIS A RAIZ É CRESPA E REBELDE RSRSRSR , QUERIA CONTINAR COM ELA PQ TIRANDO ESSE PONTO GOSTEI BASTANTE CABELOS SEM FRIZZ E HIDRATADOS , E SE CASO HOUVER ALGUMA COMO DEVO SEGUIR O PROCESSO ? BJSSS SUCESSO !!!!

Comenta, cabelete ;)