Fechar
Rec-acidas
No meio de tantos tipos de produtos destinados a reconstrução, é normal não saber qual é a reconstrução indicada para cada tipo de fio, mas acreditem: há diferença sim!
Eu já falei sobre Reconstrução Ácida aqui quando resenhei a linha Herbier da Le Cliqué, mas acho que ainda ficou alguma dúvida no ar.
A reconstrução ácida é necessária quando os cabelos não conseguem reter os tratamentos aplicados neles, isso porque as cutículas dos fios estão abertas de tal forma que nenhum tratamento consegue fixar na fibra, até mesmo as reconstruções mais powers. É por isso que muitas pessoas dizem que fizeram inúmeras reconstruções e não conseguiram recuperar os danos dos fios.
A Reconstrução Ácida vem nesse momento para regular o pH dos fios, selando as cutículas e restabelecendo um nível de saúde aos fios que irá proporcionar que os demais tratamentos consigam agir.
Há alguns kits de Reconstrução, como o K-PAK da Joico e o K.Pro que já vem com um passo de acidificação, preparando assim o fio para receber a proteína da Reconstrução no mesmo procedimento.
Outras marcas trabalham com dois tipos de Reconstrução: A ácida e a Protéica. O indicado (entre os profissionais) é sempre iniciar o tratamento dos fios com a Reconstrução Ácida, para que a Reconstrução Protéica seja mais eficiente.
Mas enfim, como diferenciar a Reconstrução Proteica da Ácida? Geralmente a Ácida tem como ativos principais aminoácidos e agentes estabilizantes de pH, já a Protéica usa a Queratina como ativo principal e geralmente vem com um passo de queratina líquida (ou em gel).
Esse tipo de produto é de uso Profissional.
Deu para entender, gente?

Beijo!

Tags Dicas do HelpReconstrução

78 Comentários

  1. Oiee, adoro seu blog e to sempre por aqui. Só uma dúvida, no caso eu gostaria de experimentar o kit da Joico. Se eu usar sempre a reconstrução dele que vc disse que tem acidificação, pode prejudicar os fios? Ou posso usar normalmente?

    Obrigada.

    Patricia

    1. Patricia.

      Toda reconstrução deve ser feita respeitando o intervalo, que deve se determinado pelo grau de dano dos fios. E não é diferente com esse kit da Joico, desde que seja respeitado a pausa para refazer o tratamento, tudo bem.

      Bjo.

  2. Oi Diana,

    Deu para entender sim. =D
    No meu caso, acho que só a reconstrução proteica tem dado bons resultados (bonito falar o nome técnico rs).

    E sobre o leave in, nossa, procurei tanto, cheguei a cogitar um da alfaparf da linha nutriseduction e outro da paul mitchell (com algas marinhas, adorei isso) mas acabei levando o de argan da Inoar, pq só leio coisas boas dele (vc e a Lucy me influenciaram!) mas anotei esses dois para futuras compras! rs

    bjs

  3. Oi Diana, deu pra entender sim não é atoa que passei a ver mais o resultados dos tratamentos depois que conheci seu blog vc entende e explica muito bem .Diana acho é o que ocorre com minha mãe ela sofreu a dois meses atras um corte químico severo e mesmo eu procedendo os mesmos tratamentos do meu ainda não cessou a quebra será que tem algum reconstrutor acido mais barato para que possa ajuda-la? bjão .

  4. Diana,

    Tô pensando em adquirir o acidificante da K-pro será q posso usar ele com o kit “domiciliar” (q ñ tem o acidificante)da Joico. Tenho o cabelo com química (alisado com tio) e acho q ajudaria a potencializar os resultados.

    Clézia

    1. Já procurei bastante esse kit da Lé Cliqué (de preferência de um tamanho menor), ele só vende em lojas físicas? Tava pensando em adquirir ele qnd meu kit da Joico acabar, mas fico com receio de trocar o reconstrutor e o hidratante da Joico (q são mtos bons)por outra marca.

    2. Olha, tem até um site na net que vende, mas não sei se é confiável, pois nunca comprei nele. Mas acho bem melhor vc ficar com o Joico e comprar o passo acidificante. Com o Herbier vc terá a necessidade de comprar outro kit para a reconstrução proteica, com o Joico não.

    3. Diana, mt obrigada pelas dicas menina e pela atenção dada, vc nos tira do sufoco mesmo rsrs. Comprei ontem mesmo (de noite) meu acidificante da K-PRO, no beleza na web, tava em promoção e ainda com frete grátis o q é super bom, pois o frete aqui para o RN é um absurdo qnd é cobrado.
      Clézia

  5. Oi Adorei o post e o blog, tudo muito esclarecedor e você é uma fofa que responde todas as dúvidas. É minha primeira visita mas concerteza vou virar frequentadora ácidua :). Mas vamos a minha dúvida: é sobre o acidificante. Onde eu compro? qual marca você indica e qual kit de reconstrução é melhor na sua opinião? eu fiz duas reconstruções no salão que não foram muito boas, e na ultima meu cabelo quebrou muito. O que nunca aconteceu nem com quimica! Não queria deixar de reconstruir mas estou com um pouquinho de medo. Sei q são muitas perguntas, mas espero que vc possa me ajudar! bjos e fique cm Deus!

    1. Oi!

      Um acidificante que eu venho indicando muito é o da K.pro, pois o preço é bem acessível. Você encontra para vender em sites que vendem cosméticos, e dependendo de onde você mora, em lojas de produtos para cabelo.
      O melhor kit de reconstrução? Isso depende muito do bolso da pessoa. O da Joico é perfeito, mas o preço…
      Para que o cabelo não quebre, espace mais as reconstruções e faça muita nutrição nesse intervalo.

      Bjo.

  6. Diana, gostei muito do post, não sabia que tinha diferença. Tenho os 3 passos da joico, que intercalo com outras máscaras, mas ainda não conseguir driblar uma parte do cabelo super ressecada e porosa (já tentei de tudo), vai ver é o acidificante que está faltando. Vou atrás dele agora, mas é meio difícil de achar…
    Bjs, Manuela.

    1. Oi Diana, só voltei para agradecer a sua indicação.
      Comprei o acidificante da K.pro e gostei muuuito mesmo (nota 10). Já usei 3x. Senti que ele realmente potencializou demais a reconstrução e agora o meu cabelo retem mesmo a hidratação, além de estar muito sedoso (como nunca esteve antes) e com muuuito brilho (e olha que o meu cabelo é cacheado). Sei que o efeito é dele pq os outros produtos já uso há quase 1 ano e nunca obtive um resultado tão bom. Era o produto que faltava p/ mim!!!
      Adoro o blog!!
      Bjs, Manuela.

  7. Diana, já me falaram sobre usar vinagre de maçã como acidificante, logo apos o shampoo, antes de tratamentos reconstrutores. Você recomenda? E o acidificante deve ser usado antes de todas as reconstruções? Obrigada, beijo.

    1. Cammila,

      Já li sobre essa receita, mas um químico me disse que na água o vinagre perde a sua propriedade de baixo pH, pois a água tem um pH maior e acaba neutralizando o efeito.
      Ele indicou misturar na máscara, mas eu não testei, por isso não posso recomendar.
      Já vi relatos de meninas que testaram misturado com água e disseram que deu certo…

      O acidificante deve ser usado sempre que você notar que as reconstruções não estão fazendo com efeito.

      Bjo.

    2. Muito obrigada, Diana! Como não encontro o cuticle sealer, to pensando em comprar o da K-pro, mas li em um site a seguinte indicação de uso:”Para hidratação: Após lavar os cabelos, tire o excesso da umidade e aplique mecha a mecha. Massageie e penteie. Deixe agir por 3 minutos e enxague. Prossiga com o tratamento.”
      Mas fiquei em dúvida, como ele possui ph baixo, não vai selar as cuticulas do fio impedindo a máscara de agir???
      Vou fazer o Kerahermie, da kerastase, em casa, e antes de aplicar as ampolas pensei em utilizar o neutralizante, o que vc acha?
      Desculpa pela quantidade de perguntas!!!

  8. Oi Diana, vi ja aqui no blog q vc so tem o passo Deep pe… da joico, e faz adaptaçao com os seus produtos. Este que vc tem seria o acidificante? ou nao?

  9. Oi Diana,comprei o acidificante da K Pro, devo utilizá-lo só após a reconstrução ou após as hidratações e nutrições também? Falando em nutrição e hidratação,qual máscara que vc me recomendaria? Bjs

    1. Karina,

      Na reconstrução Ácida você deve usa-lo da seguinte forma: Lavar o cabelo, passar o acidificante aguardando os minutos indicados na embalagem dele, enxaguar e usar uma máscara reconstrutora, enxaguar e passar o acidificante novamente, mas com pausa de 1 minuto apenas. E aí finalize como quiser.

      No dia a dia, você pode usá-lo depois das máscaras para dar uma seladinho nos fios, mas aí não deve ultrapassar pausa de 3 minutos.

      Sobre a recomendação de máscaras, sugiro que navegue entre as Categorias Hidratação e Nutrição que ficam logo aí no menu inicial do blog, tem várias opções e de vários preços.

      Bjo!

  10. Descobri o seu blog hoje, pois estou pesquisando produtos que transformem os meus cabelos. Estou adorando suas dicas. Parabéns!
    Ouvi falar da linha de produtos Herbier e comecei a pesquisar.
    Nunca usei escola progressiva com formol, só Aliso, Pinto os cabelos e sempre estou procurando uma hidratação nova (sempre mudo a hidratação: uso head & shoulders, Opti Smooth – Matrix etc). No início até que meu cabelo ficou legal, mas depois pareceu não fazer tanto efeito.
    Fiquei interessada sobre esses tratamentos da k.pro e da le clique.
    Meu cabelo está ressecado e sempre cai umas pontinhas quando vou pentear.
    Quais produtos você recomendaria? Como a maioria das mulheres, gostaria do meu cabelo com menos volume, mais brilhosos e soltos. Praticamente um milagre.kkk
    Como conheci seu blog hoje, não tive tempo de ler todas as matérias.
    Fiquei interessada nesta reconstrução ácida e depois fazer a reconstrução protéica?
    o que você acha?

    Obrigada – bjus.

    1. JINS,

      Eu recomendo sim reconstrução ácida, mas ela vai sanar seus problemas quando a estabilização do pH dos fios e reposição de massa. A Reconstrução proteica vira corrigindo a fissura dos seus fios. Mas não faça junto, ok. Tem que ter intervalo entre elas.
      Alie isso a muita nutrição, pois os produtos nutritivos dão esse aspectos que você tanto gosta: fios com menos volume, brilhoso e solto.

  11. Obrigada pelas dicas. Vou providenciar os produtos para começar.
    Qual marca vc indicaria para a reconstrução ácida e depois de um intervalo qual seria a melhor reconstrução protéica?

    Muito obrigada mesmo, já estou mais tranquila em saber que meu cabelo tem jeito e com produtos que posso comprar aqui em Recife/PE.

    Bjão.

    1. JINS,

      O intervalo mínimo é de uma semana, mas isso em cabelos muito danificados. Em cabelo normais deve-se fazer reconstrução quinzenal seja ela proteica ou ácida.
      Bom, as marcas que eu indico estão no post, a Le Clique eu gosto bastante e você pode adptar comprando apenas o pH Balancer para fazer a sua Reconstrução ácida.

  12. Olá Diana…… Estou com uma duvida e lendo apenas os comentários ainda não consegui entender!!! Veja bem, comprei o ph balancer e tambem o deep reconstrutor da k.pro…..pois li comentários dizendo serem bons, porém nao sei se devo usa-los no mesmo dia ou intercalar a cada 15 dias usar um……se possível, me esclareça essa duvida. Grata. Muito bacana as matérias…..parabéns!!!

  13. Ok, entendi….mas me explica outra coisa…..rsrs… Eu estou usando Matrix Biolage Hydrathérapie Máscara Hydra-Crème para hidratar, argan oil inoar junto com oleo de argan para nutrir e para reconstrução uso loreal absolut repair e x-tenso pro keratine também loreal. Se possível você poderia me sugerir em qual dos três tratamentos posso esta também usando os produtos da k.pro…..não se uso primeiro o reconstrutor ou o acidificaste ou a mascara…..me ajude por favor ; )
    Caso a forma como estou usando os cremes seja errada, me corrija e fique a vontade para me sugerir outros produtos ok.
    Desde já agradeço
    Bjs

    1. Juliana,

      Os produtos da K Pro devem ser usados como Reconstrução a parte, ou seja, vai ser mais uma dupla para você usar.
      Agora você poderia usar o pH balancer da K Pro para finalizar as hidratações e nutrições também. Poderia usar ele junto com a Máscara X Tenso também. Acho que você tem bons produtos, não precisa de mais para o momento, só saber alterna-los e usar.

  14. Boa Noite Diana Primeiramente te desejar um 2013 cheio de saúde, paz e muitas realizações. Estou passando por um momento complicado com meu cabelo. Primeiramente um corte químico, ele estar acabado poroso e preciso recuperar meu cabelo e resolvi então encarar a transição e recuperar, fortalecer e deixar natural. já vi vários videos no you tube, vários blog e amei o seu me diz um passo a passo de como devo fazer, tenho cabelos crespo me indica os produtos de uso profissional. Um Grande abraço

  15. Oi!
    Tem problema usar o acidificante como potencializador de uma reconstrução como a midollo di bamboo, que pela descrição que você fez parece proteica, porque tem queratina e proteina vegetal?
    fiquei bem na dúvida agora.
    Beijão e obrigada!

  16. Gostei muito das suas dicas, estou apenas hidratando o meu cabelo, quero deixar crescer e parei de usar produtos para alisar. Estou dando um tempo, sei que vai ser difícil aguentar, mas o meu cabelo estava muito judiado. Vou procurar o alafaparf e o real cream hoje mesmo.
    obrigada

  17. Olá Diana!

    Sou visitante há muito tempo do seu blog, mas só agora tive coragem de escrever!

    Sofri um corte químico há um mês. Foi terrível. Quebrou meu cabelo embaixo, ficando só os pedacinhos e também caiu muito mesmo! Cheguei a pensar que ia ficar careca! Já usei muitas coisas no cabelo, já fui à dermatologista. Estou tomando pantogar há 1 mês e estou usando minoxidil 3% e alfaestradiol manipulados, dentre outras coisas. Acontece que estou com uma dúvida quanto aos tratamentos comésticos. Tenho a linha lé cliqué da herbier, o kit de 4 passos da Joico e também a RMC da Amend. Gostaria de saber a maneira correta de usar os três, e se devo usá-los alternando e também qual o intervalo entre um e outro. Lavo meu cabelo a cada dois dias. Por favor, me ajude…Ainda está caindo, mas também está partindo muito, principalmente quando lavo e o cabelo está molhado. Não posso nem pentear que o cabelo quebra…

    Desde já agradeço muito!!!

  18. Oi adoro seus posts e admiro mto seu trabalho como blogueira expert em cabelos! Li a respeito de vinagre e do limão sendo usados como acidificantes naturais, num post acima li que vc disse que como o vinagre é diluído em água acaba perdendo um ponto seu potencial ácido, no caso do limão li que deve ser aplicado o suco puro nesse caso a acidez ficaria mantida e ele seria um acidificante caseiro eficaz?

    1. Karla,

      Eu o suco de limão tem um pH 2,0. É bem possível que ele seja um bom acidificante, mas tem que ser usado rapidamente e logo enxaguado. Coisas ácidas demais também não são benéficas aos cabelos.

      BjO!

  19. Diana, ouvi falar que a acidificação serve para tirar o tom alaranjado de cabelos (o tom alaranjado é decorrente de escova progressiva a base de cisteína), é verdade? Considerando que a progressiva foi feita a uma semana, o processo dessa acificação poderia prejudicar o cabelo de alguma forma?

  20. Oi, Diana. Também comprei o reconstrutor K -Pro e O Ph balance. Fiz luzes e meu cabelo deve ficar detonado né você acha que esses 2 produtos , mais as hidrataçoes e nutrições que faço ajuda ? beijos Flor

  21. Oii Diana.
    Eu fiz relaxamento com hidróxido de sódio da salon line manga ontem e queria saber qual mascara de reconstrução que vc indica pra mim, rigen ou real cream, e depois de quantos dias tenho que aplicar a mascara no meu cabelo, se tipo aplico logo que tirar todo o relaxamento ou so no outro dia.bjs te adoro (meu cabelo é crespo e ele esta meio quebrado)

Comenta, cabelete ;)