Fechar
Dicas

Cronograma Capilar: Posso usar produtos de supermercado?

supermercado
 Atenção: Esse post é voltado para cabelos quimicamente tratados, danificados e porosos. Se o seu cabelo tem danos leves ou não tem dano algum, as regras não valem para você.
A pergunta é: “Dá para montar um Cronograma com produtos de supermercado?”
Primeiramente, vamos definir as linhas mais comuns nos supermercados: TRESemmé, Garnier, Pantene, Elseve, Dove, Seda, Head & Shoulders, Wella Pro Series, Niely, Palmolive… 
A resposta a pergunta então seria sim e não. Observando as fases H/N/R eu posso dizer que: No supermercado você pode encontrar ótimas Hidratações e razoáveis Nutrições, mas um Reconstrução de verdade, dessas que levantam defunto… Só em sonho amigas. Isso porque Reconstrução é feita por uma máscara/produto que tem alta concentração de queratina hidrolisada. Muito dificilmente uma máscara de supermercado irá reconstruir um cabelo danificado, para não dizer que isso de fato nunca vai acontecer. Não precisa ser expert em cabelos para saber que a concentração desses produtos é mínima. Observem que algumas empresas que fabricam produtos de supermercados tem as suas linhas de salão: por exemplo L’Oreal e Wella.
 
Na fase de Hidratação tudo corre tranquilo, o que vai valer é a questão de afinidade dos seus fios com as marcas: Eu gosto de Pantene, Wella Pro Series e Head & Shoulders. Acho as hidratações perfeitas, deixam o cabelo mole e não tem parafinas, o que sempre será um ponto positivo para mim.
Chegando a fase de Nutrição, poderemos encontrar alguns produtos legais, que dão conta de fazer uma nutrição mediana nos fios. Eu digo que não me satisfaço totalmente porque muitas vezes as linhas comerciais lançam mão dos poderes da parafina/petrolato/ óleo mineral em excesso para dar peso ao cabelo. As únicas máscaras que eu identifiquei serem Nutrição foi a Pantene Fusão da Natureza e a Elseve 10x Nutrição com Geléia Real. Provavelmente a linha de Reposição de Massa da Seda também faz um bom serviço nesse campo, apesar da parafina.
Na fase de Reconstrução, para quem tem cabelo danificado e quer usar linhas comerciais há duas opções:

1.   Fazer tratamento no salão e ir fazendo a manutenção com produtos de supermercado;

2. Comprar um Reconstrutor profissional e ir fazendo manutenção com produtos de supermercado.

Seguindo esse critério, eu indico a linha da Seda SOS Reconstrução Estrutural, a linha Keratinology by Seda e Dove Reconstrução Completa. 
Essas são as minhas dicas para quem quer realmente recuperar os cabelos. Eu já usei todas as marcas de supermercado e não tenho preconceito com preços e marcas. Todos os lançamentos das linhas populares eu acompanho, pois sei que todo mundo gosta de produtos BBB. Mas como uma portadora de cabelos danificados eu digo que o cabelo fica necessitando de algo mais. 
O próximo post da série vai ser sobre produtos semi profissionais, aqueles que se compra principalmente em lojas de cosméticos e em algumas farmácias. Aí vocês verão que dá para ser feliz com pouco dinheiro. Rsrssr.
Beijo!!
Tags Cronograma CapilarDicas do HelpHidratação

44 Comentários

  1. Olá Diana.
    Gostaria de dar minha humilde opinião, de como eu faço meu cronograma capilar com produtos baratos.
    Bom, eu tenho luzes (descoloração pura) + tinta loiro médio por baixo das luzes.
    Eu uso as máscaras da Tressemé (Reconstrução e Força) na fase de reconstrução e uso a Cor Radiante na fase de hidratação. Já na fase de Nutrição, eu uso a Novex Óleo de Argan e a Óleo de Coco (que eu acho ótima).
    E logo depois de retocar as luzes eu faço uma umectação caprichada com azeite de oliva mesmo.
    Essa combinação tem dado super certo para mim. Meu cabelo não está nada danificado. Isso que antes da coloração e das luzes eu havia tingido meu cabelo 3 vezes e descolorido 3 vezes em 2 semanas, não caiu nada. Ressecou e ficou poroso, claro, mas fazendo o cronograma com esses produtos em 2 semanas meu cabelo estava normal, como se não tivesse feito nada.
    Então, eu acredito que dá sim para fazermos um cronograma com produtos de supermercado, só que vai demorar um pouco mais para recuperar.
    Beijos.

    1. Estela,

      Olha, concordo com você quando diz que até dá mais demora. Mas em um caso de emborrachamento, quebra e extrema porosidade, pense no tempo que a pessoa vai aguardar até chegar lá. E vou te contar: há produtos na mesma faixa etária e com muito mais eficácia.

      Bjo.

  2. Olá,Diana!
    Bem legal esse post! acho que vale a pena sim usar esses produtos “para grande público” e intercalar coms os profissionais. Desses aí eu uso Tresemmé,Pantene e Keratinology By seda, que foi uma linha que me surpreendeu bastante,até falei a respeito lá no grupo Cronograma Capilar quando alguém pediu opinião a respeito.Acho que quem quer testar a linha,é bom começar pela máscara (eu tenho o shampoo,cond. e máscara) que é muito boa,e com umas gotinhas de Argan fica ainda melhor. Confesso que morro de vontade de comprar essa linha seda reposição de massa,mas tenho medo de ser mais um produto que vá me decepcionar.E a máscara H&S já pensei também,mas quando leio anticaspa nele eu desisto!

    Bjo!

  3. Diana, muito legal.
    Concordo com vc, dá para usar muita coisa comercial na fase de hidratação, mas nas demais fases o cabelo vai sentir necessidade, ainda mais os com química (cabelos sem química acho que respondem melhor). Eu adorei as dicas e dessas que vc mencionou, eu gosto da pantene e elseve (algumas, com destaque para a colorvive).
    Atualmente, estou usando na fase h a máscara leite e mel da haskell, que não tem parafina, é bem levinha, eu gosto e tenho ficado satisfeita.
    Vou esperar as demais dicas!! bjs

  4. Amiga gostei da interpretação das mascaras e das escolhas, falou claro e objetivo, cabelo com progressiva realmente merece tratamento mais poderoso, no meu caso que só faço coloração, não uso chapinha e nem secador e faço uso de leave-in diariamente uma reconstrutora de mercado como esse da Seda talvez já funcione bem, é que essa eu não testei (Mais uma pra lista de mercado!rs)

    Beijos
    Lucy

  5. Olá Diana , gostei e me identifiquei muito com o post …. eu no momento estou lendo e pesquisando bastante sobre cabelos e produtos , e confesso que tinha um receio e até preconceito dos produtos de mercado…. agora toda vez que vou com tempo ao supermercado fico lendo rótulos , esta semana mesmo comprei um condicionador com alguns óleos da Garnier e o famoso Novex de azeite , vamos ver no que vai dar ….
    vc tem algum post que explica sobre estes parafina , sulfato , petrolatum ??? se danificam mesmo nosso cabelinho ???

    bjos

  6. Gostei do post, achei bem bacana falar dos produtos BBB, que eu adoro!
    O meu tava precisando de uma reconstrução power mesmo, sabe né, e só conferi isso, depois que passei a usar as profissionais. Ai vi, a diferença que tem entre as duas.

    Já consegui recuperar o cabelo com produtos de supermercado, mas que demorou horrores, isso demorou.rs!!!

    Bjokas

  7. Adorei o post…espero o próximo ansiosamente!!! Meu cabelo sempre foi mto difícil, e eu não tinha condições e tbém não sabia cuidar dele direito. Como não posso só usar profissional, eu dou uma intercalada entre produtos de mercado, semi e profissionais. E é claro q em um cabelo danificado dá pra sentir a diferença né.

    Minha briga agora é com pontas espigadas por causa da progressiva. Vou começar a fazer umectação e tbém vou testar o produto novo na Natura…quem sabe né? Ahhh, mas eu queria mesmo era ganhar o kit da Clairol rsrsrsr

    1. Oi, Fabiana.

      O ideal mesmo é intercalar. É possível até intercalar uma R forte com uma mais fraca, por exemplo, mas tem que ter um produto superior no meio. O cabelo danificado necessita.

      Cruze os dedos, quem sabe não é vc a vencedora do sorteio? Boa sorte!!

  8. Das marcas de supermercado adoro Pantene e Dove. A máscara Pantene Liso extremo é faz uma hidratação ótima, e a nutrição da Dove nutri-óleos me satisfaz, principalmente quando misturo algum óleo com ela 🙂

  9. Olá, essa seda reconstrução estrutural pode ser passada toda semana, ou pelo menos de 15 em 15 dias, ja que o efeito é progressivo e tem pouca quantidade de queratina? Comprei essa mascara, mas fiquei receosa de passar toda semana no cabelo… Beijos

  10. Oi Diana! Vou começar agora o cronograma e queria indicação de produtos para usar na fase da Reconstrução. Andei pesquisando e fiquei em dúvida entre a linha Anti Age, da Amend, a Keratinology da Seda e a Reconstrução Total, da Dove! Em qual você acha que devo investir? E precisaria dar uma turbinada na máscara com queratina?

    Ah, queria dizer que amei o seu blog, pude tirar todas as minhas dúvidas! Você é um amor!

  11. Oi Diana,meu cabelo está poroso e eu quero montar um cronograma capilar, meu cabelo é poroso e eu não tenho ideia de que produtos comprar para montar o cronograma. Me diga alguns nomes de produtos para cada etapa para eu montar meu cronograma? obrigada, beijos.

Comenta, cabelete ;)