Fechar
Dicas

Decifrando: Hidratação, Nutrição e Reconstrução

hnr
A teoria é muito simples:
Hidratação: Reposição Hídrica;
Nutrição: Reposição Lipídica;
Reconstrução: Reposição Proteica.
Para clarear mais ainda as idéias há a separação por ativos:
Hidratação: Aloe Vera, extrato de frutas, óleo de baixo peso…
Nutrição: Óleos, ceramidas, Tutano, Manteigas…
Reconstrução: Queratina, Colágeno e aminoácidos.
Apesar de tudo, ainda restam dúvidas, pois muitas vezes as máscaras não agem como está descrito na embalagem ou então o rótulo confunde a cabeça das pessoas pois descrevem varias funções.
Então aqui vai uma dica para você conseguir decifrar a real função de uma máscara, mas dessa vez você terá que realmente testar, o que na minha opinião é a única maneira de saber ao certo o que o produto faz:
Hidratação: Você sabe que uma máscara hidratou quando ela deixa os fios leves, com movimento, e até mesmo esvoaçantes. Hidratação não pesa os fios;
Nutrição: As máscaras de nutrição deixam o cabelo encorpado (sensação de que os fios estão mais grossos), com movimento e peso. Dependendo da Nutrição o cabelo pode ficar pesado;
Reconstrução: Essa é a mais fácil, pois geralmente deixa o fio mais liso, dá uma certa rigidez que vai depender muito da concentração de ativos reconstrutores, quanto mais rígido o cabelo ficar, mas potente é a máscara. Mas atenção, dependendo da situação do cabelo, a rigidez só será notada com mais de uma aplicação do produto.
Deu para entender? Mais uma dica para ajudar na hora de classificar nossos produtinhos!
Bjo!
Tags Cronograma CapilarDicas do Help

48 Comentários

  1. Oi Di parabéns pelo seu blog!gostaria da sua opinião qual danifica mais o cabelo,escovar o cabelo duas vezes na semana (todas as semanas do mês)ou pranchar o cabelo uma vez na semana(apenas duas semanas do mês)….aguardo sua resposta bjs minha fofa!

    1. Ai, Stefany… Do jeito que vc distribui ficou praticamente equivalente.
      O que eu posso dizer é que escovar danifica muito menos, depois que eu aposentei a chapinha meus cabelos ganharam mais movimento e são outros.

      Bjo, lindona!

  2. Olá, adorei o blog!
    Achei as dicas muito úteis e práticas.
    Estou seguindo já.

    Fiquei com uma dúvida, comprei uma máscara tem bastante colágeno vegetal, mas não achei que ele deixou meu cabelo rigido, como a máscara de queratina, pelo contrário, achei que ele ficou com bastante movimento e bem levinho… Então a minha máscara é mais para hidratação do que para reconstrução?

    Beijinhos.
    Nati.

  3. Eu tenho uma dica para cauterização e reconstrução profunda dos cabelos que estão extremamente danificados e enfraquecidos pelas químicas: A linha Midollo di Bamboo da Alfaparf, ela possui extratos botânicos do miolo de bambu associados às proteínas hidrolisadas em altíssimo percentual e preciosos óleos minerais que alcançam as partes mais profundas do cabelo, garantindo uma reparação nas três dimensões da estrutura: Os danos são reparados, a coesão entre a cutícula e a camada interna do fio é restabelecida e a superfície capilar é reforçada dando elasticidade e brilho. Com essa linha até os cabelos nas piores condiçoes retornam a um ótimo estado: fortes e brilhantes com resultados desde a primeira aplicação. #ficaadica

  4. boa noite, tudo bem? como vc classificaria a mascara matrix fortetherapie?

    Composição

    Aqua, Cetearyl Alcohol, Elaeis Guineensis, Palm Oil, Behentrimonium
    Chloride, Glycerin, Methylparaben, Stearamodopropyl Dimethylamine,
    Parfum, Mangifera Indica, Mango Seed Oil, Propilene Glycol, Citric Acid,
    Chlorhexidine Dhydrochloride, Limonene, Paullina Cupana Seed Extract,
    2-Oleamido-1, 3-Octadecaneidol, Bambusa Extract, Sorbitol.

    obrigada

  5. Olá,bem legais suas considerações,ajudam bastante…Gostaria que vc classificasse pra mim algumas das minhas máscaras, pois gostaria de montar um cronograma mas fiquei na dúvida:intense hydrator da joico,vital nutrition da keune e o moisture recovery treatment balm da joico tb.Ah tu já usaste a keratinology da seda?To gostando bastante…inclusive o tratamento noturno deixa o cabelo muito macio.Geralmente não compro seda, mas essa linha surpreendeu! E uma última coisa: meu alisamento era da truss e usava o force relax e amava…depois mudei para o alisamento da matrix e meu cabelo passou a ficar elastico na hora que aplico o shampoo force relax, não tenho nem coragem de tentar a mascara agindo…o q será q houve?alguma incompatibilidade q tu saiba?Obrigadão.Um grande achado isso aqui !!!

    1. Tha,

      Seguindo o cronograma, você diminui as chances do seu cabelo enrijecer com a reconstrução. Mas se ficar duro demais, tente primeiro fazer uma hidratação depois. Caso não funcione, é melhor deixar de usar mesmo.

      Bjo!

  6. oi, diana!

    agora deu pra entender bem!
    me diz, o colágeno vai ajudar a reconstruir mesmo? ele faz parte da composição natural do cabelo?
    tem uma máscara da bio extratus de aloe vera e colágeno que me interessei.. mas fiquei desconfiada desse colágeno.

    cheiro!

  7. Olá, Diana! Td bem? Parabéns pelo blog! Sou nova na questão do cronograma capilar e ainda tenho muitas dúvidas! Tenho apenas 2 máscaras, a Specific Mask da Truss e a Repair Inside da Matrix (q possui um cheiro muito bom). Primeiro vou falar sobre os efeitos q elas provocam no meu cabelo liso e encorpado (tipo Glória Pires). A máscara da Truss deixam os meus cabelos mais macios, mais brilhosos e levemente mais lisos. A da matrix reduz uns 30% do volume, alisou, deixou mais macios (as pontas ficam ótimas) e mais brilhosos q a da Truss. Não sinto q nenhuma das 2 pesou nos meus fios, como a famosa máscara Moisture Recovery, da Joico. Vou lhe passar a composição das 2… Truss: aqua, cetearyl alcohol, cetrimonium chloride, amodimethicone, C11-15 pareth-7, laureth-9, glycerin, trideceth-12, cyclopentasiloxane, dimethiconol, isopropyl myristate, paraffinum liquidum, phenyl trimethicone, ceteareth-20, parfum, hydrolyzed collagen, hydrolyzed keratin, panthenol, argania spinosa kemel oil, BHT, citric acid, hydroxycitronellal, D-limonene, geraniol, linalool, benzyl salicylate, butyphenyl methylpropional, methylchloisothiazolinone and methylisothiazolinone.
    Da Matrix:
    Aqua, cetearyl alcohol, glycine soja oil, behentrimonium chloride, Cl 19140, yellow 5, Cl 15985, yellow 6, Cl 17200, red33, hydroxypropyltrimonium hydrolyzed wheat protein, phenoxyethanol, arginine, limonene, benzoic acid, linalool, benzyl salicylate, benzyl alcohol, isopropyl alcohol, 2-oleamido-1-3-octadecanediol, caprylyl glycol, serine, BHT, glutamic acid, hexyl cinnamal, glycerin, parfum.
    Ufa!!!! Rs…
    Agradeço desde já!

Comenta, cabelete ;)