Fechar
acidificante-como-usar

Muitas são as dúvidas surgem quando o tema em questão são os acidificantes, também chamados de estabilizadores de pH.

Todo mundo pode usar? Deve ser usando antes ou depois da máscara? Quanto tempo usar?

A primeira coisa a ser dita é: Se você não faz uso de nenhum tipo de química, não precisa de estabilizador de pH. Isso porque o cabelo só sofre a dilatação das cutículas quando processado quimicamente. Pode ser que um cabelo virgem fique danificado por fatores ambientais como sol, mar, piscina, vento, mas isso se resolve fácil com reposição de massa.

Deve ser usado imediatamente depois após a química: Químicas como alisamento, descoloração e coloração, elevam o pH do cabelo a um nível que fica difícil de segurar qualquer tratamento que possamos aplicar nos fios, o que resulta em porosidade. Você hidrata, reconstrói e etc, mas seu cabelo não consegue segurar o que lhe está sendo fornecido. A acidificação é feita então logo após o enxágue da química. Em caso de alisamentos, prefiro usá-lo depois do neutralizante.

Se eu usar antes da máscara de tratamento, ele não vai impedir dos ativos entrarem? É um pensamento lógico, mas não é correto. Como eu já disse acima, o cabelo com as cutículas dilatadas vão absorver minimamente um tratamento, quando você estabiliza o pH do fio, vai fazer com que tudo o que você aplique depois fixe mais facilmente fibra capilar. Além de que, todo o acidificante já conta com aminoácidos entre outros ativos em sua fórmula, ele não apenas estabiliza, mas também já está iniciando o tratamento dos fios.

De que formas posso usar? Os acidificantes são produtos que eu acho bem versáteis, mas ao mesmo tempo perigosos para pessoas que não entendem com o que estão lidando, por isso mesmo são indicados para o uso profissional. Ele é ótimo, mas não pode ser usado em todas as lavagens. Em cabelos muito danificados e porosos, indico o uso semanal por um período de um mês, espaçando-se depois para uso quinzenal, e depois mensal. Esse processo é chamado de Reconstrução Ácida, como eu já falei aqui e também pode ser adaptado, caso você tenha apenas o acidificante.

Como é essa adaptação? Você vai usar o produtos nessa ordem:

1 – Lavar com shampoo, de preferencia reconstrutor;

2 – Aplicar o acidificante e pausar pelo tempo indicado na embalagem do produto;

3 – Enxaguar e aplicar uma máscara de preferência reparadora, que são máscara de reconstrução mais leves.

4 – Enxague a máscara e finalize como desejar.

O acidificante é um shampoo ou um condicionador? Um acidificante está mais para um condicionador, embora ele seja mesmo um produto específico. Se você encontrar um shampoo acidificante, saiba que ele faz parte de uma linha para reconstrução ácida e deve ser usado em conjunto com essa linha para obter o resultado de pH balanceado.

Posso usá-lo como condicionador pós máscara? Sim e não. Você pode usá-lo caso ache que o cabelo ficou meio áspero mesmo depois de um tratamento, mas não pode fazer isso sempre. Nesse caso o acidificante vai proporcionar um selamento do tratamento aplicado. Nessa forma de uso indico aplicação imediata. Pausa máxima de 2 minutos. É uma boa forma de uso, mas acho desperdício de produto, caso veja que o seu cabelo está com dificuldade em reter tratamento, melhor mesmo é fazer a reconstrução ácida.

Curiosidade: A acidificação é tão importante no pós coloração que as empresas já lançaram a versão para cabelos loiros que já vai matizando os fios descoloridos.

Alguns posts onde já falei sobre acidificantes:

Combatendo o ressecamento pós coloração;

Reconstrutor pH Balancer Magique;

Como reverto o  ressecamento pós relaxamento.

Com certeza muitas dúvidas foram tiradas, mas caso você ainda tenha alguma é só perguntar nos comentários.

Bjo!

Tags Acidificanteestabilizador de pH

179 Comentários

  1. Diiiiiiiiii arrasou no pst muitas pessoas tem dúvidas mesmo acerca deste assunto e vc soube abordar muito bem gostei muito do post de hoje até e aprendi mais kkkkk….

      1. USEI O ACIDIFICANTE K PRO APOS RELAXAMENTO A RAIZ DO MEU CABELO FICOU ALTA PIOR DO QUE ESTAVA ANTES.ENTREI EM CONTATO COM A K PRO ELES DISSERAM QUE NAO SE DEVE USAR QUANDO SE FAZ RELAXAMENTO RECENTEMENTE .COMO ASSIM SE NA EMBALAGEM DIZ POS QUIMICO.QUANTO TEMPO ENTAO DEVO USAR O ACIDIFICANTE DEPOIS DE RELAXAR O CABELO?

  2. Ai ai! Graças a você e esse blog mara meus cabelos andam recebendo elogios (e eu ando feliz da vida com eles, que são extremamente cacheados e rebeldes).
    Estou com uma dúvida que veio no momento certo: Quero pintar meu cabelo essa semana, mas vou fazê-lo com um banho de brilho (pra evitar ressecar tanto a juba!). Nesse caso também é legal usar o acidificante? E outra, quais você indica? (a única química que tenho usado é tintura mesmo, a cada 2 meses + ou -).
    E por fim: São muito caros? (as vacas andam tão magras que estão indo trabalhar no SFW!).

    É isso por enquanto! Mas já vou agradecendo por tudo!!! MUI GRATA!

    =) bjos!

  3. Vc adivinhou meus pensamentos! Faz tempo que queria informações sobre acidificantes,eu vou usar com hidratações pelo menos uma vez ao mês…Adorei a resenha!!

  4. Di,
    Tingi o cabelo ontem e usei o meu acidificante da k.pro pela primeira vez.
    Confesso que achei estranho.
    Pensei que por causa do ph baixíssimo (2,5), o cabelo fosse derreter. Mas não, parecia até que não tinha produto algum. Aumentei a dose e nada. Por que isso aconteceu?
    Como já estava tarde, eu precisava dormir, tive que usar o secador. Para isso usei o creme para pentear Dove spray proteção térmica, que comprei outro dia no mercado.
    Meu cabelo está muito seco e áspero. O que melhorou um pouco foi o Elixir (AMO MUITO) que passei hoje de manhã.
    Acho até que a culpa dele ter ficado assim foi do tal “leave in”, mas o K.pro não deveria derreter o cabelo?
    Usei esse spray porque o creme (creme mesmo) eu já havia usado antes, e gostava porque não pesava. Mas esse spray é completamente diferente do creme, ele resseca demais o cabelo.

    1. Duda,

      Você não finalizou com mais nada, não hidratou depois? Estranho. Eu sempre aplico o acidificante assim que retiro a tinta (não lavo o cabelo pós coloração), aí espero os minutos enxaguo e depois hidrato. Tem funcionado perfeitamente comigo.

  5. Diii, perfeitoooo! uma explicação clara, objetiva, aaaah eu adorei!

    Vc sabe que descobri os acidificantes com vc, muitos blogs agora estão comentando algo que vc disse faz tempo por aqui! Eu pretendo usar após a tintura, já tenho o da Kpro, mas a demora para experimentar é justamente pq faço tintura com um largo espaço de tempo, quase de 2 em 2 meses, então por isso ainda não usei. Vai ser essa semana ou na próxima, no máximo e te digo!!!

    Diii, estou nos testes do bain de terre. Depois falo melhor dele. Mas estava pensando aqui hj comigo: nossa, como é difícil largar completamente os sulfatos, né? será que um dia consigo? kkkk – dos silicones, vc sabe, nem tento. kkkk

    Melhorou da enxaqueca?

    Hj, aqui está um calor da peste. O dia vai terminar com uma dor de cabeça, já estou vendo isso. =/

    bjoooo

    1. Fefa,

      Fico feliz que você tenha gostado. Estou ansiosa pelo seu primeiro uso. Que demora!! kkk
      Sobre os shampoos sem sulfato, essa semana eu estava meio triste e disse: vou chutar o balde! Lavei o cabelo com o Force Vector da L’oreal. Me arrependi depois, lembrei que eu uso shampoo sem sulfato também porque ele previne descamação no meu couro cabeludo. kkk

      Estou bem melhor da enxaqueça, só um leve enjoo, mas nada demais. Espero que você fique bem e não tenha dor de cabeça, é o fim!

      Bjo!

  6. E DI, sabe aquele e-mail “Undelivered Mail Returned to Sender”? É ele que recebo quando tento enviar para a Amávia. E quando ligo pro SAC, não completa. Aff
    Será que é empresa de fundo de quintal?

  7. Di,

    Amei teu post, já fucei tudo no blogue, lendo teus posts, assim como comentários( porque já nos comentários, tu vais respondendo e já tiramos muitas dúvidas), mas nada de ter respondidas as minhas dúvidas, que felizmente, agora foram perfeitamente sanadas nesse posts, vejo que com certeza, deves ter anotado alguma coisa para futuro esclarecimento, deve ter percebido que era uma dúvida em comum de muuuiiiittttassss leitoras, e não deixastes passar em branco! Obrigada, tu és muito atenciosa e organizada!

    Bjs

    1. Oi, Estrela!

      Com certeza eu vou juntando as perguntas mais frequentes e faço um post, acho muito bom não apenas para as leitoras, mas também para mim, que a partir de agora já posso linkar esse post caso haja alguma pergunta.
      Muito obrigada pelo carinho.

      Bjo!

    1. Rebeca,

      O acidificante age regulando o pH dos fios, mas não elimina resíduos de químicas. A mascara neutralizante universal serve para neutralizar resíduos que, porventura, possa existir no fios em consequência de uma química mal neutralizada. Como tem pH baixo, a máscara neutralizante universal também auxilia no equilíbrio do pH, mas não é essa a sua função primordial.

      Bjo!

  8. Di e suas postagens perfeitas!!

    Eu tenho o acidificante da K.pro que só usei duas vezes e acho que do jeito errado, rs. E meu pensamento era esse mesmo, de usar o acidificante depois de um tratamento pra selar as cutículas. Agora vou tentar fazer certo!

    Que máscaras reparadoras você indica, Di?!

    Beeeeijos!!
    E beijos Feeefa!!

    1. Larissa,

      Sobre máscara reparadora, eu indico Reconstrução da Acquaflora, Vult Extreme Repair, Amand Hair Dru com queratina, Queravit da Bioextratus, Reposição de massa aroma do campos, entre outras.

  9. Sabe meninas eu ando agora pensando em me dar um presente de natal, então pensei, que tal um “Moroca” ou uma máscara macadamia oil deep…só pode um dos dois pq custa o olho da cara…

  10. Diiiiii,

    Então estávamos em sintonia pq eu estava mesmo pensando nos sulfatos. Como tenho raízes oleosas, noto que se eu simplesmente intercalar sulfato e não sulfato dá jeito e não descama, mas se eu lançar todo dia, coça muito. Aí por isso a dificuldade em largar.

    Menina, nem fiquei com dor de cabeça, sua torcida deu certo, amiga!!! *—* – vai ter uma prova para PE, estava aqui olhando o edital, preciso conversar coisinhas com vc em breve!!! =D *momento fofoca*.

    Ei, Dudinha, bora colocar uma máscara depois do acidificante, seu cabelo gritou por ela!!! kkk

    bjoooo

    1. Fefa,

      Mas em mim há descamação quando eu uso sulfato e não quando não uso. Toda vez que uso shampoo com sulfato fica saindo tipo uma caspinha do meu couro.

      Opa, prova em PE? rsrsrs Será que vamos finalmente poder fazer compras conjuntas? kkkk

  11. Vale lembrar ainda que o tratamento a base de ácidos, realinha as escamas, reduzindo o volume e deixando sua fibra mais definida para o liso ou o cacheado, nos caso dos cachos.
    Muitas vezes, quem faz progressiva para reduzir volume, pode trocá-la por essa alternativa.
    =]

  12. Miguel,

    Adorei a observação e é o que eu preciso – controlar a juba (mas um certo volume eu gosto! rs)!!!

    Diiiiii,

    Marido vetou a empreitada ¬¬ – depois explico, maaaaaas isso não impede de fazer uma visitinha básica, né? quem sabe!!! rs

    1. Stefany,

      Shampoo Acidificante é um shampoo que faz parte de uma linha de reconstrução ácida, como eu falei no post.
      Shampoo Neutralizante na maioria das vezes é um termo usado para o Neutralizante mesmo. Ele é o responsável por fixar a nova forma dos fios pós alisamento/relaxamento.

      Bjo!

  13. Diana,meu cabelo é pouco e fino, eu faço poucas mechas no cabelo com descolorante sem titura de 6 em 6 meses, as vezes faço de 8 em 8 meses,e tenho só isso no cabelo, nada de progressiva, esse acidificante é indicado pro meu tipo de cabelo? outra pergunta o acidificante esta estabiliza o PH do cabelo, mais o condicionado de PH baixo ja ñ faz isso? eita duvida kkk, bjs

    1. Lívia,

      Você faz as mechas e sente que o cabelo está ok sem acidificação? Se sim, pode dispensar, mas se o seu cabelo demora a se recuperar do pós luzes, faça a acidificação. Você pode até pedir no salão mesmo para eles fazerem.
      Sim, condicionador serve para selar a cutícula e é recomendado para manter o cabelo sempre saudável, mas é uma analogia como a de uma máscara profissional e uma de supermercado sabe, o condicionador não chega até onde o acidificante chega.

      Bjo!

  14. nao sei se eu compro, pq foi como eu falei eu faço 2 vezes no ano as mechas, poucas vezes,qnd faço sinto ele ok, ate gosto do jeito que fica, parece que fica mais grosso, mais pesado,mas encorpado e eu gosto qnd fica assim, mas logo volta ao estado normal dele.Vc acha q no meu caso só com um condicionador de ph baixo ja da conta ou ñ?

  15. Olá Diana,

    Adorei o post, foi muito interessante e esclareceu muitas dúvidas minhas e de muita gente.
    Tempos atrás, eu havia comentado com você da tinta da Amend que comecei a usar, mas, que deixou meu cabelo muito ressecado. Mas, em uma loja especializada, uma vendedora disse que isso deve ter acontecido por conta da queratina na fórmula. Já voltei para Alfaparf, comprei e vou pintar amanhã. Meu cabelo é cacheado e sempre ficou lindo com Alfaparf. Já com Amend, a cor 7 ficou linda no meu cabelo, mas, acabou com meus cachos, está mais parecido com ninho de passarinho. Acho que nem o acidificante iria dar jeito. Mesmo assim, adorei o post. Beijos.

  16. Oi Diana, ótimo post! Muito esclarecedor.
    Eu fiz uma progressiva em novembro do ano passado mas não sabia que tinha química, depois de algum tempo é que fui ver o estrago que tinha causado no meu cabelo. Depois disso só tonalizei, não fiz mais escova nenhuma e venho tratando ele mas parece que nada penetra no meu cabelo. Aí que eu descobri o uso da máscara neutralizante (um pouco tarde demais), comprei ontem e estou esperando chegar. No caso do acidificante, faria alguma diferença no meu cabelo?
    Muito obrigada!

  17. Olá querida,

    Antes quero parabenizar pelo Help, que voce posta tudo muitíssimo bem explicado.
    Amo, adoro mesmo de paixao! Já passei por quase 80% das sua experiencias, e tenho me viciado também em alguns produtinhos, além de estar quase adepta a uma rígida rotina capilar. Depois de 5 anos de progressiva ainda ter cabelo na cintura, nao está sendo tao fácil quanto antes… rs.
    Entao, sobre este post, queria tirar uma dúvida. Gostaria de saber se o Affirm Reconstrutor da Avlon também pode ser considerado um acidificante, e se posso usar ele junto com uma Ampola Power Repair B, nao antes ou depois mas, junto, pode?

    Olha o produto da Avlon aqui:
    http://www.plenitudecosmeticos.com.br/menu-de-marcas/avlon/avlon-affirm-5-in-1-reconstrutor-475ml.html

    Beijokas…
    Fica com Deus

  18. Olá Diana (de novo rsrssr)

    Voltei hoje para dizer que eu tinha perdido o fio da meada, ou isso ou foi o tico e o teco que viajou, cada um para um lugar diferente rsrssr. Brincadeirinha, o negócio é que li todos os seus posts falando sobre acidificante e apesar de já ter achado esse post muito interessante, lendo também o post “Combatendo o ressecamento pós coloração” é que entendi mesmo proposta do acidificante e que realmente o meu problema seja esse e não a queratina na tinta da Amend. Obrigada!!!
    Mas, além disso, queria dizer que fiquei extremamente decepcionada com a Alfaparf, pois, como comentei antes, achei que o problema fosse a queratina da Amend, e como eu passava alfaparf e ficava ótimo, lá fui eu… Me ferrei! A tinta mudou, até a cor 7 mudou (e eu não gostei nada do resultado), mas, o pior é que tentei falar com o SAC da Alfaparf para saber o que havia acontecido e ninguém atende! Fiquei tão chateada com o péssimo serviço de uma marca que é cara e tem fama no mercado de cosmético. Essa última parte do meu comentário é para as desavisadas, a Alfaparf tem o pós venda péssimo, enquanto a Amend (que eu já havia ligado) é ótima! Consegui falar facilmente com o SAC da Amend e fui muito bem atendida.
    Diana, desculpe o tamanho do comentário é que passei por isso e achei bom avisar para que outras não passem pelo mesmo, além disso, acho que estou precisando de um acidificante urgentemente! Vou já já tentar comprar o meu. Obrigada novamente. Beijos.

  19. Di…procurei na minha cidade e nw encontrei meu acidificante.Me ofereceram codicionador com ph baixo, só.

    Vc sabe onde posso encontrar um acidificante??

    Ah…na beleza na web tem o Kpro, mas ta indisponivel.
    Ahh…de novo… encontrei a rigem antiga no site da Lojas Rede…vc acha confiável comprar nesse site???

  20. Diana, gostaria de tirar uma dúvida. Meus cabelos sempre foram daqueles loirinhos, finos e sem volume, eram cacheados e eu usava escova e chapinha todos os dias para alisá-los, para acabar com isso fiz a progressiva e hoje sou escrava dela. Fiz luzes nas pontas dos meus cabelos há uns 6 meses, pois segundo a cabeleireira isso daria impressão de liso com mais volume, e as pontas ficaram ressecadas e estão quebrando MUITO facilmente, quando faço H/N/R só fica bonito na hora, quando lavo com condicionador volta a ser seco e espigado. Retoco a progressiva de 3 em 3 meses e gostaria de saber se o acidificante me beneficiaria de alguma maneira. Gostaria de saber também se no caso de ser benéfico eu posso fazer a progressiva no salão normal e quando for lavar a primeira vez em casa usar o shampoo sem sal + acidificante + máscara pós progressiva. Ah, parabéns pelo blog … está em primeiro lugar nos meus favoritos e visito todos os dias em busca de posts novos!

    1. Karoline,

      Não recomendo o uso de acidificantes nas primeiras semanas em que é feita a progressiva, pois a EP já conta com ácidos reguladores de pH não sendo necessária a estabilização de pH dos fios.
      Eu recomendo acidificante para cabelos porosos, para pós colorações e para pós alisamentos químicos (tioglicolato, guanidina, hidróxidos).
      Sobre as pontas, você precisa fazer muita nutrição e reconstrução nelas, para que ganhem maleabilidade.

      Bjo!

  21. Oi Diana,

    Já encomendei o meu da K.Pro, mas, fiquei com uma dúvida: Vou fazer escova progressiva para dar uma acalmada no volume. Posso usar o acidificante no cabelo com escova progressiva? Não prejudica o efeito ou algo do tipo?
    Obrigada. Beijos.

    1. Paula,

      Não indico acidificação nas primeiras semanas pós progressiva, pois a própria EP já contém ácidos que regulam o pH dos fios. Uso o acidificante no pós colorações que é quando o fio vai estar precisando.

  22. Diana,
    Como eu disse em outro comentário, eu também pinto, mas, só retoco a raiz, com exceção dessa última experiência com a Alfaparf (que escureceu muito meu cabelo, odiei e nunca mais uso), e vou voltar para a Amend que a cor é linda, já até comprei a bisnaga, pois, a cor 7 da Amend é super difícil de achar.
    Vou retocar a raiz mais para o final desse mês, mas, a progressiva eu marquei para 4ª feira agora. Só estou meio a dúvida, em que ordem eu faço? Pois vou viajar dia 30 de novembro e da forma como pensei, faria na próxima semana a progressiva e mais para o fim do mês só o retoque na raiz com a tinta, aí já dá para usar o acidificante, ou é melhor não usar o acidificante nesse retoque de agora e esperar só para o próximo?
    Beijos e obrigada.

  23. Di, agora que vi esse post!! OMG…Como deixei ele escapar?
    Vc acha que dá pra misturar o acidificante Kpro com o Mask Blond, pra usar depois da coloração de tom 9.1 , já que não tenho um acidificante específico pra loiro? Bjs

  24. kkkkkkkkkkkkkkkk Eu já tinha lido esse post!! Afff amiga, repara não… é a idade chegando..sabe como é.. meio século quase, a memória vai ficando curta… mas pelo menos agora lendo 2 vezes é mais difícil de esquecer…rsrsrs…bjks

  25. Oi Diana, só mais uma perguntinha, porque sobre esse assunto fiquei bastante confusa. Se eu comprasse o acidificante da K Pro + Repositor de massa da Amend teria o mesmo efeito da linha Herbier? porque na Sulvalle Cosméticos só tem a opção de 1L e não gostei muito de preço rs.

    Obrigada, beeijos.
    Luana

  26. OI Diana, seu blog é maravilho e suas dicas são ótimas, parabéns pelo seu trabalho.
    Tenho uma duvida… tenho o cabelo fino e faço luzes, gostaria de saber depois de fazer a reconstrução acida quanto tempo devo esperar para fazer uma cauterização no meu cabelo com luzes?.

  27. Bom dia Diana, há dois dias atrás fiz um ombré hair, onde foi necessário descolorir o cabelo (pois ainda tinha vestígios de tinta preta), e após o processo, me deram a opção de fazer uma blindagem ou cauterização, para prevenir a quebra. A cabeleireira recomendou a cauterização, pois sou meio sensível a químicas, e ela achou melhor não arriscar. O cabelo não quebrou nada, porém está bem ressecado, devido à descoloração e a matização. Gostaria de saber se o acidificante é indicado no meu caso, ou se apenas uma máscara daria conta. Curti muito a proposta do acidificante, mas como tecnicamente a cauterização deveria dar uma alinhada nas escamas, não sei se agora seria o melhor momento para usá-lo. Se não puder usar imediatamente, quanto tempo devo esperar para usá-lo?
    Parabéns pelo excelente post e pelo blog!

  28. Oi querida, estou começando agora a aprender sobre cabelos e os seus posts são maravilhosos!
    Tenho cabelos ondulados e agora tb danificados após químicas, não sei se é o caso ou são os produtos q tenho usado, mas tudo o q uso parece q não entra em meu cabelo, será q é devido ao ph deles?
    Estou tentando começar a seguir o cronograma capilar, mas até agora não consegui fazer uma lista p comprar de máscara s e dos outros produtos capilares em geral q sejam definidos como H, N e R. E nem de algum condicionador c pH realmente baixo. Vc poderia me indicar alguns exemplos q pudessem ser de marcas + acessíveis economicamente, pois já gastei taaaanto e sem nenhum resultado. Meus cabelos estão tão terríveis q às vezes nem quero me olhar no espelho…
    Desculpe o desabafo e muito obrigada pela atenção,
    Bjnhs,
    Beth.

    1. Beth,

      Acho que o maior investimento que você faz é na parte da reconstrução. Um acidificante bom e não tão caro é o pH Balancer da K.Pró e vale muito a pena investir nele e fazer um mês de reconstrução ácida semanal (alternando com nutrição) e depois que você volta a Reconstrução normal com queratina e usa ele mais espaçadamente.

      BjO!

      1. Oi querida, td bem? Obrigada pelas dicas, não pude entrar antes p responder… rs…

        Mas Diana, como estou começando agora estou cheia de dúvidas.
        Existe hidratação ou nutrição ácida, pois já percebi q toda vez q uso uma máscara ou até leave in c base reconstrutora (geralmentequeratina) meu cabelo detesta! não consigo fazer pois sei q vai ficar duro, áspero e meu cabelo não vai gostar, e então fico c um pouco de receio em fazer reconstrução. Já percebi tb q meu cabelo adora nutrição, qq coisa c óleo vegetal. Uma ideia: será q eu não poderia usar esse acidificante a após alguma máscara boa de nutrição, p fechar minhas cutículas no lugar dos condicionadores q geralmente não são bons (pelo menos os q eu uso… rs…)?
        Por gentileza, vc poderia me indicar algumas máscaras de H, N e R q fossem realmente boas mas não tão caras, será q existe?

        Muito obrigada pela atenção!
        Bjs, Beth.

      2. Oi querida, td bem? Obrigada pelas dicas, não pude entrar antes p responder… rs…

        Sabe Diana, como estou começando agora estou cheia de dúvidas…
        Por acaso existe hidratação ou nutrição ácida, pois já percebi q toda vez q uso uma máscara ou até leave in c base reconstrutora (geralmente queratina) meu cabelo detesta! P. ex. qdo usei Seda Regeneração Capilar Completa q tem queratina ou o defrizante terno protetor Seda Keratinology meu cabelo ficou duro, áspero; qdo usei tutano+aminoácidos vegetais+biopolimeros condicionamento da Tritano, meu cabelo tb ficou áspero e cheio de Frizz, desse modo ainda nem usei um concentrado de queratina da acquaflora q comprei, por isso tudo fico c um pouco de receio em fazer essa reconstrução ácida. Já percebi tb q meu cabelo adora nutrição, qq coisa c óleo vegetal. Uma ideia: será q eu não poderia usar esse acidificante antes ou após alguma máscara boa de nutrição, p fechar minhas cutículas no lugar dos condicionadores q geralmente não são bons (pelo menos os q eu uso… rs…)?
        Vc tb poderia me indicar algumas máscaras de H, N e R e condicionadores q sejam realmente bons mas não tão caros, será q isso existe?!… rs…

        Muito obrigada pela atenção!
        Bjs,
        Beth.

        1. Beth,

          Não conheço alguma nutrição ácida, mas existem algumas máscaras de reposição de massa que não usam queratina e fazem um trabalho semelhante.
          Como dito no post, acidificante é antes da máscara. Você pode usar depois, mas eu considero desperdício.

          Bjo!

          1. Ok Diana e vc podia me dar o nome de alguma máscara dessa de reposição (R) sem queratina? E tbm de algumas máscaras de H, N e um condicionador bons mas q sejam + acessíveis?
            Obrigada,
            Bjs,
            Beth.

  29. Diana querida,
    Passei novamente aqui,”refazendo” lição de casa de aprender sobre cabelo,rssssss.Comecei meu cronograma só em novembro do ano passado – parei a progressiva em agosto,quero encrespar novamente.Mas já viu cabelo indefinido,que não estica,não enrola e só fica bom no dia que lava?Mil fiozinhos crescendo/novos “aparecidos”,imagina?O meu.Fora que nasce branco(tenho 48 anos e 1/2) e não tem tinta que cubra;há cada quinze dias estamos lá eu,meu copinho dosador,um óleo,bepantol,tinta,ox e a paciência!!!
    Gostei demais dessa sua explicação e voltei pra ver mais,sobre a reconstrução ácida.R é a pior fase do cronograma e vc colocou para hidratar depois,já registrei,porque não fazia assim e o resultado não está me agradando.Tenho finalizado com leave in e mais alguma coisa.Usei um ativador de cachose meu cabelo ficou com aspecto de sujo/gorduroso,horror total.Talvez não esteja mais tão poroso/ressecado como antes do cronograma,masporque este aspecto/frizz?!?Socorro,
    Bjs,obrigada

    1. Eliana,

      Como nossos cabelos são complicados, não é? hahaah
      Olha, depois do cronograma os cabelos se tornam outros de verdade! Isso porque ele está recebendo tudo que nós necessitamos.
      Quando o meu cabelo está rejeitando as R, eu espaço mais elas. Em vez de usar algo bem potente eu uso uma máscara reparadora que faz uma R bem de leve e assim o cabelo vai se mantendo saudável.
      Sobre o leave-in, acho que não tem uma explicação mesmo, pois a busca pelo finalizador perfeito é longa. Ainda não cheguei ao fim da minha busca. kkk

      Bjo!

  30. Diana,
    já passei dos 50 anos e devido a enorme quantidade de fios brancos tenho que pintar minha raiz toda semana. Com isso meu cabelo tem ficado muito ressecado, com aquele aspecto palha, sobretudo na raiz. Adorei descobrir no seu blog sobre o acidificante, mas fiquei com uma dúvida: pelo fato de pintar toda semana eu posso usá-lo semanalmente?
    Obrigada.
    Beijos, Cris.

  31. OLA, DIANA ULTIMANTE VC TEM SIDO MINHA SALVAÇÃO SABIA? QUERIA TE PEDIR UMA AJUDA FLOR HELLLP MIM SOCORRA, POIS MEUS CABELOS SÃO MEUS XODOS, LEVEI ANOS PARA CONSEGUIR DEIXA ELE DO JEITO QUE EU REALMENTE, QUERIA E AGORA ESTOU SOFRENDO COM 2 PROBLEMAS, BOM MEU CABELO É CACHEADO E FINO, MAS USO ELE SEMPRE ESCOVANDO E COM PRANCHA USO GUANIDINA DA SALON LINE E MIM DOU SUPER BEM PORÉM EU PINTO MEUS CABELOS DE PRETOS E AGORA O QUE EU ESTOU OBSERVANDO É QUE MEU CABELO AGORA SEMPRE APÓS A GUARNIDINA E TAMBÉM APOS A TINTURA ESTA HAVENDO UM RESSECAMENTO E UMA FALTA DE BRILHO NO MEU CABELO, BOM COMO EU VOO UM POUCO NO ASUNTO, GOSTARIA SABER DE VC SE O CASO DO ACIDIFICANTE RESOLVERIA MEU CASO, AGORA QUERIA UM QUE NÃO FOSSE TÃO CARO, EXISTE ALGUM QUE SEJA DA MARCA ACQUA FLORA , BIOEXTRATUS, OU DA VITADERM. MIM DOU SUPER BEM COM ESSAS MARCAS, COMO POSSO SABER SE ELE TEM ESSE ACIDIFICANTE, SE VC SOUBER SE EXISTE ALGUM DESSAS 3 MARCAS VOCE PODE MIM ENVIAR POR E-MAIL A FOTO DA EMBALAGEM DIANA, POIS COMO TE FALEI SOU LEIGA NESSES ASSUNTOS E NÃO QUERIA COMPRAR POR ENGANO. BEIJOCAS FICA COM DEUS QUERIDA , OBRIGADA PELA ATENÇÃO!

  32. Oi Diana!Td bem? Acabei de comprar o KPro…Qual shampoo vc indica pra usar antes dele?Eu sempre tive muito cabelo, era cacheado (cachos largos,grandes) e bem escuro. Há 10 anos comecei a tingir, mechar e fazer progressivas com formol, achava que isso era tratamento. Com isso nunca fiz reconstrução e etc. Então há cerca de 3 anos venho notando queda contínua, tanto da raiz como do comprimento, bem como quebra em todo comprimento, alem de caspas e crescimento quase zero….hoje tenho menos 20 % da quantidade de cabelo, acredito que sofri diversos cortes químicos contínuos sem saber,as pontas estão bem ralas e tem muita quebra no comprimento, alem de estarem secos, opacos.
    Estou montando meu cronograma…Pensei em hidratar (1x por semana) com a aquela linha reconstrutora da seda, alternando com a linha de jaborandi da bio extratus, nutrir com a shitake da bio extratus (1x vez por semana) e reconstruir com essa linha da amend rmc azul e uma vez por semana durante um tempo usar o kpro, que vc acha?Também estou pensando em comprar aquelas ampolas de queratina da acquaflora…Heeelp!!Besos

    1. Pat,

      Você pretende lavar quantas vezes na semana? três? Se for assim, está ok o seu pensamento.
      Sobre o shampoo antes do pH balancer, não precisa ser nenhum específico não.
      Aconselho você a fazer um mês de reconstrução ácida semanal e depois você usar o pH Balancer apenas quinzenalmente.

      BjO!

  33. Oi gostei bastante das suas dicas! Quero fazer uma pergunta mais não sei se ela ja foi feita, pois não li todas! Quero saber o que vc acha das receitas com vinagre de maça que algumas pessoas tem falado. Ele funciona bem?

  34. Oi Diana, tudo bem?
    Descobri seu blog agora e estou adorando as dicas, só queria uma sugestão de máscara reparadora (me desculpe se já foi falado em outro post).
    Bjoss

  35. DIANA USO TONALIZANTE COLOR TOUCH MEU CABELO É MUITO RESSECADO COMO USO JA A MUITO TEMPO SERÁ QUE MEU CABELO É RESSECADO POR CAUSA DO TONALIZANTE.NÃO QUERO TROCAR DE MARCA COMPREI MASCARA DA LOWELLPARA CABELO QUIMICAMENTE DANIFICADO E O SHAMPOO HIDRATANTE COLOR POWER.POSSO USAR O ACIDIFICANTE COMO VOCÊ EXPLICA NO SEU BLOG ,SERÁ QUE EU ENCONTRO ESTE PRODUTO EM LOJA DE COSMETICO
    A CIDADE MAIS PROXIMA DA MINHA É BRGANÇA PAULISTA POIS NA MINHA CIDADE NÃO TEM .QUERO EXPERIMENTAR POIS ESTOU CANSADA DE USAR PRODUTOS CAROS E NÃO RESOLVEU NADA ATÉ AGORA FAÇO HIDRATAÇÕES QUANDO TERMINO MEU CABELO CONTINUA SECO .AGUARDO UMA RESPOSTA OBRIGADO

    1. Maria,

      Provavelmente você não vai achar em lojas de cosméticos, acho que vai ter que comprar na internet mesmo. Tem loja que tem frete grátis. E acho que esse produto resolveria seu caso, porque tonalizante dá sim uma ressecadinha nos fios, afinal é uma química mesmo sendo mais leve do que coloração permanente.

      Bjo!

  36. Olá Diana muito obrigado pelo esclarecimento você é uma pessoa iluminada que está nos ajudando a cuidar dos nossos cabelos Deus te Abençõe posso usar meu Shampoo da Lowell Color Power e a mascara para cabelo cabelo quimicamente danificado porque comprei estes dias que a cabelereira me indicou agora estou feliz porque conhecendo seu Blog ficou tudo esclarecido para mim.Desculpe te incomodar. mandarei noticias sobre meu tratamento Obrigado.Ah vou comprar Acidificante da K.PRO

  37. Olá Diana!Primeiro gostaria de parabenizar pelo blog que é muito esclarecedor para leigas no mundo cabelístico como eu, rsrsrs. Gostaria de tirar umas dúvidas com você por favor. Ontem eu fiz no meu cabelo balaiagem e notei que quando ele secou, estava muito ressecado. Ele é cacheado e eu gostaria de comprar produtos que eu possa usar para reverter essa situação. Desde o shampoo até a finalização. Eu estou tentando escolher algum produto que tenha um preço acessível e que supra as minhas necessidades mas quanto mais procuro, mas eu fico indecisa do produto certo a comprar. Você poderia me dar algumas dicas de produtos mais em conta que eu possa usar? Ficaria muito grata. Bjs!!!!

    1. Valéria,

      Eu indico produtos da marca Amend e Acquaflora, que são mais acessíveis e tratam mesmo os fios. A Alfaparf também é uma boa marca, é mais carinha que Amend e Acquaflora, mas é uma marca profissional das mais baratas do mercado.

      BjO!

  38. Olá Querida ..

    Eu aqui de novo .. rsrs

    Chegou hoje meu produto Acidificante da KPRO .. e estou mega curiosa pra usa-lo .. mas só vou alisar meu cabelo dia 27/08 .. meu cabelo está quebrando bastante .. e já estou meio que desesperada ..

    Gostaria de saber se já posso usa-lo (shampoo Loreal force vector + acidificante + repositor de massa aroma do campo) .. ou esperar pra usar com o alisamento (tioglicolato)?

  39. ola diana

    Pode usar o acidificante dessa maneira depois da quimica:
    na lavagem: neutralizante/shampoo/acidificante ou
    neutralizante/acidificante/shampoo?

    obrigada linda

  40. ola..amei suas dicas,estou descolorindo meu cabelo já faz um tempo e meu cabelo e difícil de abrir e por conta disso tive q escurecer um pouquinho e so hidratar por enquanto,ta danificado de mais,quebra facilmente e a porosidade ta de mais,, o q recuperou um pouco foi a queratina liquida..será q eu posso usar esse acidificante junto cm a queratina,,e vc pode me indicar uma mascara boa??preciso salvar meu cabelooooo..rsrsrr…obrigada…

  41. Oi, Diana!
    Descobri seu blog agora pois estava em dúvidas sobre o acidificante e então fui procurar e achei este post seu e foi ótimo!
    Mas queria esclarecer um detalhe: faço luzes de 03 em 03 meses, mais ou menos, intercalando raiz e o cabelo todo. Descobri o acidificante K.PRO e tenho usado para melhorar o cabelo e tem dado certo. Até usei hoje e passei o banho de creme tutano da Bioextratus para preparar o cabelo para as luzes que vou fazer amanhã. Será a primeira vez que vou usá-lo no pós luzes e queria saber se após as luzes, no salão, peço para lavar o cabelo primeiro e depois passar o acidificante ou o contrário?
    E outra dúvida, posso usar o banho de creme depois para amaciar? Estou sem uma máscara reconstrutora, sabe? Pedi na internet mas ainda não chegou, por isso estou usando este banho de creme, que eu sei não faz o mesmo efeito, né? Mas paciência!
    Sendo assim, minha principal dúvida também é se posso continuar usando o acidificante sem passar um reconstrutor depois, até chegar o meu?
    Obrigada,
    Carol.

  42. Oi Diana,
    O acidificante não teria a mesma função do neutralizante? pois uso neutralizante após a tintura. Li que ele sela as cutículas e não deixa desbotar a cor.
    Obrigada!
    Ana

  43. o acidificante que vc esta falando e o mesmo que o povo chama de matizador ou e um specifico? por que eu so sabia da parte que vc fala que lancaram matizadores pra loiras se nao for o mesmo produto qual a diferenca do uso de um pra outro?

    1. Élen,

      Matizadores e acidificantes são produtos diferentes. A função do matizador é neutralizar amarelados dos fios, já o acidificante é regular o pH dos cabelos, conforme expliquei no post.

      Bjo!

  44. Oi, estou gostando muito de seus posts, estou querendo cuidar mais de meu cabelo sem abrir mão da química. Gostaria de saber se é indicado ou se seria melhor aplicar o Avlon 5 em 1 com o positive link antes ou depois do neutralizante/acidificante?

  45. Diana,

    Tenho uma dúvida e não sei se você pode me esclarecer. Um pouco mais de um semana atrás apliquei a escova semi di lino da Alta Moda, depois de uns 4 dias tonalizei (casting L’oreal) e fiz luzes (pó descolorante Igora e Ox de 40 tb da Schwarzkopf e tinta Diarichesse L’oreal profissional 9.01). Três dias depois fui lavar os cabelos e usei o RMC azul da Amend e antes da máscara apliquei o acidificante da K pro (embalagem prata). Algo deu errado que quando fui pentear os cabelos após a aplicação do leave in (tb RMC azul), os fios loiros começaram a partir, ficaram como um chiclete e estalando ao pentear… Fiquei apavorada. Não sei o que houve de errado. Como nunca havia usado antes, pensei que pudesse ter sido o acidificante, mas como ele é um selador de cutículas, deveria impedir esse choque nos fios. O que você acha que ocorreu? O que me aconselha agora? Estou com medo até de lavar os cabelos de novo.

    1. Luciana,

      Acredito que o choque ocorreu na aplicação da química e você só observou na hora de aplicar o leave-in. Mesmo o acidificante sendo feito para estabilizar o pH dos fios, ele não pode reverter esse quadro com tanta velocidade, é preciso mais aplicações. Se você desconfia dele, vale a pena suspender o uso e ver como o cabelo reage.

      Bjos!

  46. adoreiii ,mais gostaria de saber se esse acidificante pode misturar ele em alg creme reconstrutor pra fazer de 1 a 1 mes ,se pode passar ele depois de uma progressiva e depois escovar e pranchar os cabelos,posso passar ele somente lavar e escovar , bem essas sao minha duvidaaass ,lhe agradeço muitooo se me der algss dicass !!!

  47. Diana, eu estou em processo de hidratação pré-descoloração, ou seja, estou tratando meu cabelo antes de descolorir ele inteiro, daí gostaria de saber, se eu uso o ph balancer durante esse processo ou se espero para usar apenas após a descoloração. Pode me dar um help?!
    Bjokas!

  48. Oi, tudo bem?
    Gostaria de saber se esse acidificante é o mesmo que se usa na cauterização a frio. Como aquele redutor de ph do shake de reconstrução da REDKEN.
    Pode ser usado um acidificante desse que você falou na cauterização a frio?
    Obrigada!
    Cheguei até aqui através de um vídeo seu.

  49. Olá querida, comprei o Acidificante da K.pro o novo, sem parafina líquida . Comprei o Acidificante e o reconstrutor da K.pro também. Você teria alguma dica de uso? Pretendo usar assim, shampoo +Acidificante+reconstrutor+máscara de hidratação . Esta correto ? Beijos

  50. Diana, adorei o post!
    Mesmo assim fiquei com uma dúvida:

    Uma vez por semana faço a matização dos meu cabelos com o Magic Color e, mesmo ele sendo bem mais emoliente que shampoos matizadores, ainda sim sinto meu cabelo um pouco poroso e ressecado após o enxague e uso de condicionador. Um pouco frustrante, uma vez que cuido muito do cabelo durante a semana e não gosto de perder a textura maravilhosa que ele fica após tanta hidratação, reconstrução e umectação.

    Você acha que o uso do acidificante antes da aplicação do Magic Color poderá ajudar? Ou você acha perigoso usar, já que o matizador também é acidificante? Você recomendaria o uso antes ou depois da matização?

    Agradeceria muito se pudesse me ajudar.
    Beijo 🙂

  51. Oi Diana! Sou nova por aqui e tenho uma dúvida: uso o condicionador matizador da BIOCALE (ao menos na embalagem não diz nada sobre ser acidificante) e comprei o acidificante da K PRO pra começar a usar, meu cabelo é muito fino, ralo, sem forma e com luzes, que retoco de 3 em 3 meses.. posso utilizar o acidificante uma vez por semana e continuar usando o condicionador matizante normalmente? obrigadaaa! amando o blog!! beijoo

  52. Ola Diana.
    gostaria de dar os parabens pelo seu trabalho.
    Preciso da sua ajuda. Quero comprar um produto acidificante para usar no meu cabelo, mas vivo na inglaterra e aqui nao vendem a marca kpro. poderia me indicar uma marca de acidificante importada por favor?

  53. Meninas estou com um cabelo de uma amiga q estar com corte químico devido a um alisante de farmácia, já fiz 2 S.O.S e uma cauterização fria, será q se eu usar o neutralizante ou acidificante consigo parar esse corte químico dela ?

  54. Diana onde vc compra seus acidificantes? Se for pela internet me passe o endereço. Moro em Goiânia e fui em quatro lojas de cosméticos: duas da Inovar, shopping dos cosméticos e outra que esqueci o nome rsss. Enfim, eles nem sabem o que acidificantes e ficaram querendo me empurrar neutralizantes. Mas sei que não são a mesma coisa. Então onde comprar???

Comenta, cabelete ;)