Fechar
Aleatoriedadescapilares

A informação é tudo, não é mesmo? Foi juntando muitas informações que eu fui aprendendo a mexer no meu cabelo, e assim, pude compartilhar tudo isso com vocês aqui no Help. Todos os dias, a medida em que dou minhas dicas, recebo muitas outras dicas de vocês e vou aprendendo também e isso é maravilhoso.

Mas tanta informação na internet afora pode ser tanto algo bom quanto algo ruim. Me posiciono no Help como uma usuária de produtos capilares, não sou cabeleireira, tricologista, química, nada disso. As dicas que eu passo são baseadas em minhas experiências, tanto no meu cabelo quanto no cabelo das mulheres da minha família, além de algumas amigas que as vezes me servem de cobaia capilar. kkkk O que eu digo é uma verdade absoluta? Logicamente que não. Saiba que no caminho da recuperação capilar você é sua melhor amiga ou amigo. Ninguém melhor do que você mesma para dizer se uma hidratação prestou ou não, se o cabelo está melhor ao toque ou não. Muitas dicas aqui funcionam bem, outras podem não servir, mas se você for uma pessoa que conhece o seu cabelo através de um simples diagnóstico capilar, as chances de você errar na aquisição de um produto reduzem bastante.

Ainda não postei sobre diagnóstico capilar aqui no blog, mas se você jogar no google, vai encontrar muita informação a respeito. Se quiserem que eu poste aqui, é só dizer nos comentários, ok?

Mas, ainda no campo da verdade absoluta, há uma nova tendência na internet: pessoas que só aceitam uma dica se ela tiver um embasamento teórico. E aí começou a chover pessoas com artigos sobre a ineficácia do silicone, a ineficácia da queratina, a ineficácia de todos os tratamento capilares pois o cabelo é um tecido morto e etc.

Teve gente até crucificando o cronograma capilar, dizendo que era tudo uma maneira de gastar. Quem está ligado no grupo cronograma Capilar no Facebook sabe que vivemos recebemos alfinetadas: pessoas propondo um novo cronograma revolucionário, pessoas apresentando uma alternativa mais eficaz ao cronograma e pessoas dizendo que esse negócio de cronograma é uma questão de ego. E essas pessoas são blogueiras, duas delas com alto número de vistas.

Engraçado é que estamos aqui quietos, dando a nossa dica, ajudando as pessoas. Quantos e-mails eu já recebi em que não recebi ao menos um obrigado por ter respondido? Embora nada do que eu diga por e-mail já não esteja em algum post aqui mesmo no Help.

É errado querer apenas dicas baseadas na Ciência?  Não. Mas saiba que tudo é um ponto de vista, científico ou não. E não estou falando besteira: não existe verdade absoluta e sim algo mais próximo da verdade e ainda assim depende muito do conceito de verdade considerado. Complicado? Mas Ciência não é fácil mesmo.

Tudo isso para dizer que: A melhor dica é aquela que funciona. Não adianta ler um artigo que diz que queratina não presta e usar uma máscara com ela e ter seu cabelo reparado e brilhante. Pesquise sim, conteste sim, mas compare com resultados reais, visíveis, pois nada adianta a teoria se na prática ela não te ajudar.

Bjo!

Tags Dicas do Help

41 Comentários

  1. Falou e disse. Sem mais. É tão simples né? A dica foi boa?Se joga; Não foi? Não faz, ora carambolas!E no mais fotos estão aí…imagens falam mais que mil palavras, olha sua foto de cabelo detonado e olha sua foto 3 meses depois tratando…Ta certa Di. Dica boa é a que funciona!( Meninas chegou meu elixir!Uia!!)

  2. Uau DI, matou a pau! É isso aí amiga, na prática a teoria é outra. rsrs

    Antigamente não se tinha muitas pesquisas e as pessoas se viravam com seus testes e as experiências dos mais velhos. Lembro uma vez, quando criança, que passei pasta de dente no cabelo todo. Descobri que era péssimo, nunca mais fiz. rsrs

    Acredito muito no cronograma. To começando agora e já percebo melhorias. Tanto que na minha N com a Absolut, o cabelo parece que ganhou vida! Também usei o óleo de coco e to adorando os resultados! Vejo também os resultados na minha filha que descoloriu e fez EP e o cabelo está bárbaro (tudo que faço em mim, faço nela também)!

    Não desista DI, amo o seu trabalho e sua honestidade em cada dica, cada resenha que faz! Serei eternamente grata à você!

    Bjo!

  3. Diana, falou e disse!!!
    Odeio gente que dá pitaco no que faço no meu cabelo.
    No meu cabelo cuido eu, destruo eu, hidrato eu.
    Então, quem quiser seguir as dicas, siga!!!
    Sempre vai haver correntes dizendo/defendo isso aqui e acolá. Então, de boa… vamos em frente.
    Cabelo não é regra, o que é bom pra um pode não ser para outro.

    Tou contigo e não abro.

    Beijos!!!

  4. Diiiii, preciso dizer que seu post é excelente e vc tem toda razão?

    As pessoas devem aprender a sutileza de filtrar uma dica, uma informação aproveitando (ou não). Cada pessoa sabe sua realidade financeira, de estado de cabelo e disponibilidade de tempo para usar os produtos que são indicados. Tem muita coisa boa e muita porcaria aí na internet, ao acesso de todos, não podemos acreditar em tudo, não podemos duvidar de nada, deve ser usado o bom senso (que acho cada vez mais raro). É muita especulação e vontade de ser celebridade de blog misturados com o mais puro non sense, aí dá nisso.

    Tbm concordo que artigos científicos são bons, mas e as fontes? realmente está comprovado? como saber? No final, vale o que temos de experiência de vida. E a melhor dica é aquela que vc descobriu para o seu cabelo, prontofalei.

    Sobre as críticas ao crono eu tenho um nome pra isso: dor de cotovelo e pior, não tem cura. Dói até corroer a alma.

    Di, vc sabe que sou sua fã, amiga, companheira de consumismo, e adoro essa troca que vc sempre proporciona. E o que acho mais atraente aqui é essa visão de consumidora que vc nunca deixou de ter, mesmo com tantas experiências capilares. Mas daí responsabilizar vc por uma dica ou achar que vc tem a obrigação de responder e-mails, realmente, eu faço minhas as palavras de Raul Seixas: “pára o mundo que eu quero descer”. Tá tudo errado Raul, e ainda com ele termino dizendo: e quando acabar a maluca sou eu, né???

    Di beijos!!!

    1. Fefa,

      Na verdade esse post nem é mesmo uma revolta, é para a galera refletir. A moda agora é discriminar os blog, falar que a dica não é comprovada. Comoassim? Antes de indicar eu já usei e comprovei! As pessoas não sabem como funciona esse negócio de artigo científico, nós sabemos que é mesmo um ponto de vista e que outra pessoa pode defender o contrário. Aí leem algo isoladamente e acreditam. Bom, mas eu também acredito que quem está disposto a acreditar em qualquer coisa, vai acreditar.
      E sobre o crono é dor que não sara mesmo. kkkk E continuamos crescendo.
      Obrigada pelo apoio, Fefa! Lindona.

      Bjo!

  5. Diana,

    Suas dicas são ótimas, pra mim falem e muito, como você falou algumas mais outras menos, mas tudo que se aprende é válido. Não se importe de comentários negativos. lembre-se sempre da pergunta que o vaga-lume fez para cobra” Por que você vive me atacando? E a cobra respondeu: e por que eu não suporto ver você brilhar.” então lembre-se que seu blog vai ajudar sempre pessoas como eu que sofrem com cabelos crespos e já não suportam mais gastar em salão que muitas vezes só querem dinheiro e agem sem responsabilidades. bjs

  6. Off Post: Ale, queremos saber TUDO sobre o elixir!!! E Duda, fico feliz que o crono tenha dado certo, comigo tb dá e os resultados só não são melhores pq às vezes sou indisciplinada! rs

  7. Diana querida , palavras tem q serem ditas sempre q necessario e isso é o que faltava pra esses RECLAMOES ouvirem . Nossa q gente implicante q bota defeito em tudo . Eu te acompanho acho q uns 2 anos e estou SUPER FELIZ com tanta informação e ajuda q vc me proporcionou . O crono nossa como me ajudou e ajuda todos os dias , até ja dei uns pitacos por lá . Sempre contanto minhas experiencias capilares . ENTÃO AMIGA FICA AQUI MEU CARINHO POR VC E ADMIRAÇAÕ , POR QUE FAZER O Q VC FAZ NESSE BLOG É PURA AMIZADE E INTERESSE EM AJUDAR AOS OUTROS . E FALANDO DE BELEZA ESTARÁ NOS AJUDANDO A ESTARMOS DE BEM . BJS .

    1. Giselle,

      Obrigada pelo carinho, sei sim que você é leitora antiga. Obrigada por frequentar o Help! Antigamente eu me abalava mais com esse tipo de situação, mas percebi que pessoas para falar mão sempre existirão. Vamos que vamos!

      Bjo!

  8. Amei o post! Já li muito sobre que a queratina não traz benefício nenhum ao cabelo, pois ele é um tecido morto. Mas contra fatos não há argumentos, quando nós tratamos o cabelo ele fica muito mais bonito, com mais vida!

  9. Tô aqui louca para vc resenhar logo sobre a máscara Joico Moisture Recovery. Estou usando o Deep e o Intense Hydrator Treatment nossa!! O efeito é maravilhoso! Melhora a textura, o brilho, diminui bastante o frizz. Nem Loreal Professionel fez com meu cabelo o que a joico faz.

    1. Meu Deus! Joico é vida.
      Estou pensando em usar o Deep com a Moisture, será que rola? OMG
      Já adianto que a Moisture é tudo de bom nessa vida, o cabelo fica tipo “glam” sabe. Puro glamour!

      Bjo!

  10. Di ja vi muita menina em blog, dizendo que usou tal produto que a consistencia e assim, etc…a cor, o cheiro..blablabla e eu vendo que eu tenho o produto e que nao é nada daquilo que esta descrevendo ..vai me dando uma revolta em ver tantas mentiras, ou ” blogueiras ” que copiam a resenha de outra pessoa e postam como sendo experiencias delas..enfim existe muita cilada e muita gente mal intencionada na net é verdade, mas em contrapartida muita gente honesta e etica como você, a Bia Mustein, a Lucy, Leticia, a Carla enfim…é so acompanhar os blogs que com o tempo vc percebe quem é quem..e em quem vc pode confiar..pq o mais importante de tudoo de um blog é a sinceridade/honestidade e isso eu ja percebi que voce tem..bjs…

    1. Jacque.

      Realmente existe muita má fé na net, e eu também sou leitora de blogs e já comprei algo que não fez efeito milagroso nenhum, é a vida. O bom é que a gente vai ficando mais seletivo.
      Obrigada pelas palavras.

      Bjo!

  11. Olá Diana, quero dizer que mesmo nunca tendo comentado acesso seu blog diariamente, juntamente com o testando, pois são blogs que nos passam muita sinceridade e sendo assim credibilidade. Gostaria de agradecer, pois depois que fiz um ombré, meu cabelo detonou, não me arrependo pois adorei o resultado, estava cansada da vida toda ter os cabelos pretos, mas o dano foi grande… e graças ao Cronograma meu cabelitcho se recuperou com glória! Gastei sim, mas com produtos que valeram a pena, graças as dicas que encontrei no cronograma e nos blogs. Mas a vida é assim mesmo, algumas pessoas não podem ver o sucesso alheio que se incomodam. Mas o importante é que o cronograma funciona sim, somos prova viva disso, o resto é inveja, mooorrram de inveja, nem ligo! rsrs
    Bjs.

  12. PARABENS!!!!!!!!!! Amei, engraçado que ontem eu li dois artigos que alguém postou no cronograma de um tricologista falando da queratina e do silicone, e vi seu comentário dizendo que aquilo era um ponto de vista, e vc está certa! Até mesmo nos estudos cientificos e na ciência existes diferentes pontos de vista, quantos estudos cientificos sérios que a gente lê e dizem coisas totalmente diferentes? Temos que escolher qual é verdade e qual é mentira? hahaha E ai entra exatamente o que vc falou: “não existe verdade absoluta e sim algo mais próximo da verdade e ainda assim depende muito do conceito de verdade considerado. Complicado”.

    Parabéns Diana, vc tocou num ponto importantíssimo, essas pessoas que julgam tão “cientistas” parecem não saber como a ciência funciona….Beijos!!!!

  13. Não tem nem o que comentar Diana, concordo com você em número, gênero e grau.

    O que acontece aqui vale pra tudo na vida: cada um com uma opinião, com uma experiência. A gente precisava aprender a respeitar né? Creme é que nem remédio meu, pra uns dá certo, pra outros não. E precisa de paciência também, nem todos fazem efeito do dia pra noite. Enfim, não fique chateada com comentários maldosos, você faz muito bem pra suas leitoras e pra nossas cabeleiras! (=

    Beijos, Diana!

  14. Êta post bom!

    Di, concordo contigo em tudo! Tem gente que só abre a boca para criticar e não acrescenta em nada. Falar é fácil né…mas fazer, sentir, comprovar e daí dar a dica são outros 500.

    Não faço cronograma ao pé da letra, me baseio apenas em alternar reconstruções com hidratações ou nutrições, mas faço isso baseado nos resultados do meu cabelo, que é fino e muito quebradiço e por isso responde melhor a reconstruções mais frequentes.

    Acho um saco esse história de dizer que ñ adianta tratar cabelo pq é matéria morta…quem diz isso nunca tive o cabelo bagaçado e sentiu o poder dos produtos para recuperar.

    Beijo!

    1. Maressa,

      O cabelo pode ser até uma matéria morta, mas é tratável. É cada uma que aparece, não é Maressa? As pessoas querem por na nossa cabeça que o resultado que conseguimos com cosméticos é uma ilusão da nossa mente. Concordo com você, apenas quem não passou por um CQ e teve que fazer tratamento capilar diz essas coisas.
      Obrigada pela vista.

      Bjo!

  15. Engraçado neh, já faz tempo q acompanho seu blog e nunca vi vc dizendo pra comprarmos algum produto. Vc conta suas experiências (boas e ruins), aí trocamos informações.
    Di seu texto está bm feito e objetivo…ngm é obrigado a acatar nda q está aqui…..na minha humilde opinião, tem gte recalcado (a) por aí…aí nw tem o q falar fica inventando histórinha pra arruma assunto.

  16. Concordo com tudo o que você falou , realmente! “olha ” , te agradeço pelas dicas me ajudaram muito , meu cabelo tava acabado já passei tanta coisa nele , hoje ele está bem melhor graças a Deus ! Um cheiro :*

  17. Amigas, dizem que cabelo é célula morta; até aí tudo bem, pois não sentimos dor ao corta-lo.
    E que ele não se regenera, concordo em partes, pois com o melhor tratamento do mundo, ele nunca voltará a forma original (somente cortando), porém pode melhorar bastante…
    Comparar um fio de cabelo a um defunto, eu acho forte demais… pois ao limpar um cadaver a maquiagem vai sair, e ao lavar um cabelo, se o cronograma dele estiver sendo seguido a risca, ele se manterá saudável, mesmo se vc passar 1 semana sem faze-lo!
    Vocês já viram o comercial das maquiagens assepxia, que disfarçam imperfeições enquanto tratam?
    Acredito que nos nossos cabelos aconteça o mesmo… As máscaras fazem eles ficarem mais bonitos, enquanto tratam de alguma forma… imaginem uma pessoa que viaja por 1 mês, e só leva 1 shampoo 1 condicionador… se o seu cabelo continua bonito, o efeito não é pura maquiagem, mas sim um tratamento, então o cabelo é capaz sim de absorver algo…

    é claro que o fio de cabelo não absorve tudo que um máscara oferece, por isso a importância de um tratamento contínuo, mas o cronograma não é obrigatório, e esta aí para ser feito apenas por quem quiser… então quem não quiser fazer, por favor, fique quietinho…
    Uma coisa é vc não concordar e não fazer, outra bem diferente é vc não concordar, e criticar inutilmente outras pessoas que só querem ajudar!

    Bjs em todos!

    1. Flávia,

      Vejo que você é uma pessoa bem informada e sabe absorver as informações e tirar suas próprias conclusões e é assim que tem que ser. O primeiro passo mesmo é a pessoa saber lidar com o que lê/aprende.
      Obrigada pelo apoio.

      Bjo!

  18. Amiga, não sei se é permitido, mas vou deixar algumas fotos para ilustrar a vida capilar do meu cabelo.
    Na primeira foto eu já fazia fazia o cronograma, porém somente com produtos de farmácia…
    Como vcs podem ver, o resultado não era satisfatório, e eu gastei rios de dinheiro a toa!
    Então é importante que a pessoa tenha pelo menos 1 produto profissional para cada etapa.
    Quando eu digo prod. profissionais, não estou me referindo a kerastase, joico, porque infelizmente minhas condições não me permitem usar…
    Mas me refiro a inoar, alfaparf, loreal, matrix, schwarzkopf, e até algumas coisinhas da acquaflora.

    1ª foto – antes do cronograma com prod. profissionais (02/2012)
    http://images.orkut.com/orkut/photos/RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82sBsGfmSxeu1kg-6vSarhQUIadWfL3wRyQY4ggdgOzisQJw3-A8tnxmIaAVna2vK9WmJm8sf–bxiRzCQ64YVqcAJtU9VA-oKo43_LugEezoa8lcn7iyOzpFg.jpg
    .

    2ª foto – 5 meses após, cronograma com prod. profissionais (07/2012)
    http://images.orkut.com/orkut/photos/RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82uYeXx0y-EYLKxvx3FMvAwqT1zsRFa9twGVXJXCoRsTIIsdsmpAYeNj-6rA9qhW_kIS6lcJQVWWawiBF-a0zl0vAJtU9VAFS1HLTlbvhsjwzrspykdeqzdTcw.jpg
    .

    3 ª foto – meu cabelo hoje, outubro de 2012
    http://images.orkut.com/orkut/photos/RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82tDYRNRYzuYLEwObVM3_V2mR6dZIRMZ7cKNskizdLDz6exGn5HU3GzV_KB11v4TW_2FidoAp2NGq1hkoaWfc3_jAJtU9VCLyYeYCdLHYxhTZxWrEFNbGp-G6A.jpg

Comenta, cabelete ;)