Fechar
diario-tio-color

O mais comum de se ver são pessoas com cabelos quimicamente tratados e curtos. Não acredito que isso seja coincidência ou preferência nacional, suspeito, para não dizer que tenho certeza, que a manutenção incorreta das químicas ou até a ausência dessa manutenção resulta em cabelos quebradiços, porosos e elásticos, daí o cabelo não cresce, pois há necessidade de corta-lo sempre.

Diante disso, resolvi compartilhar com vocês algumas dicas para ter o cabelo quimicamente tratado e longo.

Eu tenho o cabelo quimicamente tratado, hoje em dia faço uso de EP e coloração/ou tonalizante, mas já fiz uso das seguintes químicas:

– Tioglicolato+coloração;

– Sódio+Coloração;

– Tioglicolato+Escova Progressiva+Coloração;

– Sódio+Escova Progressiva+Coloração

Esse é o primeiro post do Diário da Manutenção dos Cabelos Quimicamente Tratados, onde eu vou falar sobre a manutenção ideal para cada tipo de química que eu já usei. Vamos lá?

Para uma compreensão mais clara das dicas a seguir, recomendo ver esse vídeo aqui onde falo sobre reconstrução.

Tioglicolato+Coloração

É a combinação mais comum, mas nem por isso é fácil de manter. O tioglicolato sempre ressecou muito os meus fios, mas depois que descobri a Reconstrução Ácida eu contornei esse problema, como pude mostrar para vocês aqui.

O cuidado deve ser tomado quanto a coloração, o mais seguro é pintar o cabelo até tons de 5.0, principalmente se a coloração usada for profissional. O intervalo mínimo de 15 dias entre as químicas deve ser respeitado, mas nada vai te eximir de um teste de mecha.

Foi com essa mistura que eu sofri 2 Cortes Químicos, por isso todo o cuidado é pouco na hora do retoque.

Manutenção: Essa parte tem que ser divida em três etapas: A Pré Química, a Pós Química e a Manutenção Diária.

Pré Química: Reconstrução Proteica Preventiva – Quando falo em reconstrução proteica, quero dizer que deve ser a base de queratina em forma líquida ou gel. Deve ser feita uma semana antes do alisamento com Tioglicolato.

Pós Química: Reconstrução Ácida – O cabelo aqui vai estar com o pH desestabilizado, então, após a neutralização deve ser feita a Reconstrução Ácida para estabilizar o pH e devolver nutrientes e massa ao fio.

Manutenção Diária: Cronograma -Muita Hidratação e principalmente nutrição para esse cabelo. Procure usar uma máscara de hidratação em todas as lavagens, sempre alternando entre produtos Hidratantes, Nutritivos e Reconstrutores. A reconstrução deve ser quinzenal, se ela for feita com máscaras reconstrutoras e mensal se ela for feita com um kit profissional.

E quanto a coloração? Procure encaixar a coloração sempre depois de uma reconstrução e após ela deve ser feita uma reconstrução ácida no cabelo com o mesmo objetivo de estabilizar o pH do fio. Tenha em mente que um cabelo quimicamente tratado tem as suas cutículas mais dilatadas que um cabelo virgem a luta sempre será para manter as cutículas dos fios seladas, impedindo assim que haja porosidade no cabelo.

Cronograma ideal (com duas lavagens semanais)

 1º Mês

 1ª Semana: Reconstrução Protéica (1ª Lavagem) – Nutrição (2ª Lavagem)

2ª Semana: Aplicação do Tioglicolato + Reconstrução Ácida (1ª Lavagem) – Nutrição (2ª lavagem)

3ª Semana: Hidratação (1ª lavagem) – Nutrição (2ª lavagem)

4ª Semana: Hidratação (1ª lavagem) – Reconstrução (2ª lavagem)

 2º Mês

 1ª Semana: Coloração + Reconstrução Ácida (1ª lavagem) – Nutrição (2ª lavagem)

2ª Semana: Hidratação (1ª lavagem) – Nutrição (2ª lavagem);

3ª Semana: Hidratação (1ª lavagem) – Reconstrução (2ª lavagem)

4ª Semana: Hidratação (1ª lavagem) – Nutrição (2ª lavagem)

Depois desses dois meses, você vai estar familiarizada com o Cronograma e vai poder adaptá-lo para o seu cabelo. Caso lave o cabelo mais de duas vezes na semana, adicione, entre as 1ª e 2ª lavagens do ciclo acima, mais hidratações ou nutrições.

 Ficou com duvida? Pergunte nos comentários que eu e as cabeletes te responderemos! Participe também do Grupo Cronograma Capilar no Facebook e tire suas dúvidas em tempo real.

 Até o próximo Capitulo do Diário da Manutenção dos Cabelos Quimicamente Tratados.

 Beijo! 

Tags ColoraçãoDiário do Cabelo Quimicamente TratadoReconstrução

129 Comentários

  1. é eu uso tioglicolato mas não faço coloração por enquanto ufa os branquinhos ainda não se manifestaram que dure uns 10 anos pra frente kkkk ..mas cuido muito de meus afrinhos por serem finos requer muito mais cuidados por serem quimicamente tratados.

  2. Ameeeei essa materia! O crono pre-pronto vai me ajudar bastante! Pois quero parar de vez com a progressiva começar a usar o tio como definitiva e depois soh retoque de raiz! A unica parte ruim é que uso tintura vermelha ultra clareadora, entao vou fazer um teste de mecha basico antes… Mas estou rezando pro cabelo aguentar rsrsrs

    1. Giulia,

      Foi legal já por uma prévia de cronograma não é? Como eu disse o mais seguro é não passar dos 5.0, mas isso não quer dizer que é proibido. O que pode mesmo ou não só o teste da mecha dirá.
      Fico feliz que tenha gostado do post.

      Bjo!

  3. Oiiiiiiiii!

    DI, Minha Deusa Soberana de Todos os Cabelos Temperamentais,

    Alegria voltar aqui e poder ver seu brilhante e indefectível trabalho! PARABÉNS!!!

    Meninas, sintam-se todas beijadas!

    DI, para mim, a leiga cabelística, ficam dúvidas sim. Você diz que usou o tioglicolato e foi péssimo para seu cabelo. Mas isso é usado em EP, certo? E o que você usa na sua EP hoje?
    E sódio, o que é?
    Reconstrução ácida é shampoo acidificante?

    1. Oi, Duda!

      É normal ter dúvidas. Quando eu falo que o tio ressecou meu cabelo, estou me referindo a ele isoladamente mesmo. Esse post é apenas o primeiro e com a continuação você irá entendendo. Sobre Reconstrução Ácida, tem link onde explico o que é no post.

      Bjo!

    1. Sobre o crono, você não está mais lá, como assim? As vezes acontece isso, mas é sempre o usuário que sai sem querer. Quando alguém é banido do crono todos os moderadores ficam sabendo e também não tinha motivos para te tirarmos de lá.
      Solicite a participação novamente.

      Bjo!

  4. Caramba, que post dahora, Diana, ameeeeei!

    Agora me diz uma coisa, a reconstrução com as máscaras profissionais, tipo Joico, Alfaparf e Matrix devem ser feitas de 15 em 15 dias ou uma vez por mês?!

    Parabéns pelo post, gata!!
    Beijos!

  5. Olá Diana.
    Assim como vc tbm adoro o assunto cabelos, e ultimamente estou pensando em fazer um curso de Tricologia, porém aqui no meu estado (RN) não conheço nenhum lugar q ofereça esse curso. Vc saberia me informar algo a respeito?
    Bjos

  6. Oiiii Meninas!!! (consegui dar uma fugidinha pra cá, vício explica , rs!),

    Diii, sou fã dos seus posts sobre cabelos quimicamente tratados (dos demais temas tbm, mas vc arrasa muito nos conhecimentos de como tratar um cabelo com química, a prática faz o gênio! rs). Não canso de ler e só posso dizer: perfeito!

    Já usei EP, mas foi daquela das antigas (faz tempo) da época que eram carregadas no formol e saia um fumacê do inferno dos cabelos. Mas na época não pintava, logo os meus fios ressecaram muito por falta de tratamentos corretos (que hj aprendi, viva o Help! rs) mas não tinha branquinhos (saudade dessa época) por isso não usava tintura.

    Hj é só a tintura mesmo. E mesmo só com ela, a reconstrução se faz necessária com o tempo, mas nada tão drástico. No meu cabelo, consigo conviver com uma aplicação de queratina + uma máscara reconstrutora leve e uma reconstrutora profissional, isso de 15 em 15 dias. Tenho usado a queratina da Kpro e gosto muito dela, não enrijece os fios e dá brilho. Mas não abuso.

    É impressionante como a química vai retirando substâncias dos fios, por isso é muito importante tratá-los corretamente!!!

    Vou adorar esse diário!!! Acompanhando! =D

    ps.: Duda, beijinhos sua sumida!!! =D – vc viu que chegou o acidificante da Kpro na nikkey?
    ps²: Cabeletes Forever! =D
    ps³: bjos em todas!

    Off post: estou começando a me preocupar com as minhas caixinhas da feel e bb, tem gente que recebeu em 20 dias, as minhas farão 1 mês a partir de amanhã. Como lidar? ahahaha

    1. Fefa,

      Menina, estava sem inspiração para post desse tipo, mas de repente me surgiu esse. Eu adoro falar sobre cuidar dos cabelos quimicamente tratados. kkk Tem até o lado de bom de ter passado pelos trancos e barrancos capilares.
      Já usei dessa EP também nos tempos em que EP era novidade e fiquei um bom tempo com medo.
      Nunca vi essa Queratina da K.Pro, lembre-se de compartilha-la aqui conosco. rsrsr

      Sobre a Feel: A minha encomenda já está encaminhando para fazer 2 meses e todo mundo já recebeu, inclusive uma menina aqui de Recife que comprou depois de mim! MEDO.

      Bjo!

  7. Ps.: Diii, Carol adorou a menta-pimenta! Fiquei mais feliz ainda, pq vc e ela gostando só aumenta a credibilidade dela pra mim! =D acho que ela vai experimentar, espero que goste como eu! rs

  8. Ai, Di! Fico até com medo de ler esse post… Sei não, essas escovas me dão medo, mesmo!
    O que mais me fascina no seu cabelo é ele não ter aparência de “alisado”. Ele é lindo, parece que nasceu assim.

    Ontem lavei o cabelo, e a tinta foi toda pro ralo, literalmente, rsrsrs… lá se foi o vermelho, e voltou o castanho, com um tom avermelhado!

    Que raiva!

    Beijão ;*

    1. 1.1

      Sem medo, amiga, só tem dica aqui. kkk Eu implico muito com o cabelo com aparência de alisado e, apesar de tudo o que falam, a EP no meu cabelo é o que alisa sem deixar nesse aspecto.

      Como assim tua tinta caiu? Que decepcionante, tudo bem que vermelho cai fácil, mas assim nunca vi.

      Bjo!

  9. DI,

    A EP a ser usada depende do tipo de cabelo? Acho que cheguei a comentar aqui que minha filha quer cortar a franja e será necessário então fazer uma EP, só que eu não sei o que é mais indicado para o tipo de cabelo dela (que é tipo o meu). Mesmo sendo feito por um profissional (você sabe, existem profissionais e profissionais) quero saber o que vai ser usado e se não irá fazer mal.

    Quanto a reconstrução ácida, olhei o link indicado, mas ainda ficou uma pequena dúvida: é necessário que se use todo o kit para fazer a reconstrução ou o shampoo acidificante já é suficiente?

    1. Duda,

      Dê preferência a EP que sejam a base de Ácido Glicolixo, geralmente elas dizem que são a base de carbocisteína. Tenho usado e gostado das EP com essas bases.
      Sobre a Reconstrução Ácida, ela pode ser feita só com o acidificante combinado com uma máscara reconstrutora, mas não é um shampoo. Um acidificante é como um condicionador, tanto é que o da K.Pro que eu te recomendei é um condicionador.

      Bjo!

  10. Diana, acho que já te parabenizei antes pelo blog, mas né, nunca é demais: Parabéns!!! Seu blog é muito completo, muito querido por eu e várias outras pessoas! Adoro também a troca de ideias nos comentários, sou novata aqui, mas me sinto parte, sabe como? Você é muito educada, Fefa também dá dicas maras! Adoro muito tudo isso!!! Hoje encontrei e comprei a máscara da Metamorfose e já vim contar pra vocês. Haha. Muito louco isso, né? É o blog sobre cabelos que eu leio e não é entediante, a leitura é uma delícia *-* Foi minha melhor descoberta! Obrigada por tudo.

    Beijos!

    1. Izabel,

      Fico muito feliz em receber comentários como o seu. ^^
      Estamos todas aqui para trocar experiências e compartilhar, eu só faço puxar o assunto. kkk
      Comprou a Metamorfose laranja mesmo? Porque sei que tem de outras cores (vi no site da marca, rsrssr)
      Bjo!

  11. FEFA,

    Vi o Kpro sim! Só espero que não acabe antes do meu pedido! rsrs

    Nossa 1.1, sinto muito pelo o que aconteceu com seu vermelho… Você usou o acidificante?

  12. Diiiii,

    Com certeza certa essa queratina da Kpro será confraternizada aqui na nossa irmandade capilar! Ela está na fase de testes, posso dizer que gostei dela no primeiro uso, mas antes de me empolgar, vou dar mais uma analisada e descrevê-la aqui com todos os detalhes!!! =D

    Izabel Matos, aaaah obrigada, viu? eu aprendo aqui todo o dia, com a Di e com vcs, somos uma irmandade mesmo (viram que gostei dessa palavra hj né? ahaha). E sinta-se super em casa pq a nossa onda é tricotar! ahahah

    1.1, COMO ASSIM vc me indica um blog que eu leio todo dia? menina, temos MUITO em comum (as vezes certas coisas que acontecem/fazem com a Lola ainda me chocam e os guests posts, como pode né?). O gosto pelas músicas ultrapassadas e excêntricas, a impaciência (mas acho que vc é mais engraçada, juro! rs) e os gostos de leitura. E acabo de perceber mais uma: compartilhamos a mesma impressão sobre os personagens! Perfeita descrição. Mesmo com toda a burrice, na adolescencia eu quis ser Morgana das Fadas, mas hj vejo que malandra mesmo era a Morgause, com essa ng brincava não. ahahaha.

    1.1, não tenha medo das EP. A Diana está me fazendo compreender que o segredo é saber tratá-las, entendê-las e aplicar corretamente. Mas as de antigamente eram Baygon de Química total, simplesmente dava medo. Eu não curto mais EP pq assumi o volume, mas pra mim é fácil falar, tenho um cabelo mais domável, mesmo com volume. O da Di fica muito natural, brilhoso, eu gosto muito e combina demais com ela…acho que comigo não combina mesmo.

    Estou descobrindo tantas afinidades por aqui!!!

    Dudinha, esse acidificante é tipo coca-cola gelada no deserto, mas vai ter sim, vamos mentalizar.

    Diiiiii, eu tbm quero a minha caixa, será que até nisso seremos gêmeas? =D

  13. Di, melhorou da enxaqueca? e eu que estou com estafa devido a estresse? OMG!
    Qual a data do evento mais importante de outubro (seu niver)? – espalho logo. aahahaha

    Alessandra Rejuva e Esther, vcs só vêm mais tarde, eu sei, mas só pra vcs saberem que lembro de vcs, suas lindas! =D

    1. Ai, Fefa.

      Eu estou em crise, sabe. Sempre no fim do dia é pior.
      E relaxe, viu, dona Menta Pimenta. Nada de se estressar demais.
      Meu niver é terça que vem, dia 9! 25 anos! hohooh Ou 2.5 😛
      Saudades da Esther que desde ontem não aparece. A Ale mais tarde está aqui!

      Bjo!

  14. 1.1, nossa só li agora, como assim literalmente a tinta foi para o ralo? caraca, e vc passou neutralizante e tomou todos os cuidados. Como assim? =O
    Seria um tonalizante disfarçado de tinta? Isso pode, Arnaldo?

  15. Izabel Matos, vc está intimada a contar sobre a metamorfose, viu? que bom que encontrou (gente, sou maluca, hj estou comentando por partes! rs – toh bem não…rs). Vc tem razão, esse help não tem tédio não, eu fico aqui morrendo de rir, às vezes o fofoqueiro do marido vem até bisbilhotar e disse que nunca viu cabelo ter tanta graça…ahahahha

  16. Diiiiii, 2.5, idade linda. E dia 9 estamos aí! uhuuuuuu
    Menina, enxaqueca é sinistro mesmo. Juro que não me estresso mais, tbm ontem nem entrei muito aqui, não pratiquei meu hobby, aí deu nisso. ahahaha

    Ah, irmandade pra mim lembra sociedade mesmo, tipo a “irmandade/sociedade do anel” – dos livros do Tolken, O senhor dos Aneis, Frodo (chato O.o) e companhia – me lembra grupo unido fortemente para um objetivo. Mas td bem, tem essa roupagem espiritual que nem me liguei…ahahahaha deve ser pq não sou muito espiritual mesmo!!!

    Sim, nossa diva Esther está sumida, deve estar na batalha dela de cada dia.

  17. Diana, muito útil esse post, sinto que essa série de posts que vc vai fazer será a bíblia dos “Quimicamente tratados“. Eu estava querendo faze rum post assim, mas não a experiência que vc tem com cabelo quimicamente tratados… Ainda bem que vc fez esse, já sei o que indicar quando me perguntarem! Beijos!!!!

    1. Carol,

      Você me fez rir agora com o termo bíblia, quem sou eu gente… E mais, acho que todo post nesse tema é bem vindo. Na verdade será muito útil para mim também, pois muitos e-mail perguntam esse tipo de coisa.

      Bjo!

  18. Gurias! Di, Fefa, Duda…

    Usei neutralizante sim! Tô de cara! Na própria página do neutr. fala assim “faça o teste da toalha branca”.

    Não é que minha toalha azul saiu toda laranjada?! Ai, gente, que coisa… Tudo bem, tudo bem… Tirei fotos da transformação, se quiserem, posso mostrar.

    E já estou preparando mais resenhas. Ahhh esse neutralizante… me paga!

    Bejos e desculpe a pressssssssaaaa gigante!!!

      1. Olha a metida aqui de novo: meu conhecimento é amador e acho isso estranho…a única coisa que consigo pensar é que na hora da mistura, tenha sido colocada mais a tinta fantasia do que a tinta base e por isso não tenha fixado. Não consigo pensar em outra coisa senão na qualidade da tinta x mistura. Ou talvez a ox não tenha sido aplicada no volume apropriado. Mas não acho que a culpa seja do neutralizante, será? rs

        1.1, Quero ver fotos sim, Diiii vai te mandar meu email! =D E VIVA! mais resenhas!!! rs. Essa ideia da coluna de loucuras é muito boa!!! kkk

  19. Diana, adorei esse post… como sempre vc arrasa, eu adoro o blog tem varias dicas legais e que sigo ao pé da letra, o meu cabelo também é alisado e estou trabalhando para que ele cresça, está com 09 meses que não faço a raiz, estou em duvida se continuo com os alisamentos ou fico só na escova e prancha, pq eu tenho muito medo de detonar o meu cabelo ele é bastante fino e agora os benditos fios brancos estão aparecendo e estou pensando em pintar ou fazer mechas ainda não sei. Mais estou sempre por aqui para aprender com vc. Bjão e melhoras, enxaqueca é o Ó.

  20. Meninas,
    Quem está lendo eu. Di e Izabel falando em “metamorfose”, não, a gente não virou borboleta, é sobre essa máscara super interessante que a Di resenhou aqui: http://www.helpdoscabelos.com/2012/03/creme-capilar-de-nutricao-profunda.html

    Fuçando, eu descobri que no site do produto tem loja on-line, facilita bastante (ô tentação, né?) – http://www.metamorfosecosmeticos.com.br

    Nunca comprei lá, e nem vou comprar agora (estou em rehab =/ rsrs) mas vou anotar na minha lista que mais parece um buraco negro! ahahahaha

  21. Legal, meninas os comentário sobre o tio. Eu usava ele no começo, mas agora de tanta EP e elas estão ficando cada vez melhores. Eu não faço mais relaxamento com Tio.
    Eu usava x-tenso e a linha home care pra ele. Sempre deu certo comigo.

    Beijos a todas(os)!!!

    1. Oi Liliane, eu lembro que vc comentou que usava essa lina da ex-tenso, até pesquisei pra ler pq achei interessante (embora eu não faça, uso td bagunçado rs). Eu achei uma ótima dica!

  22. Oi, boa noite meninas cabeletes! não adianta eu tenho um trauma de EP que não sai de mim nem com exorcismo..rsrs ri muito com o fumacê e se a Fefa perguntasse quem fez fumacê e ficou com olho vermelho e fungando 2 dias? eu diria:Eu, eu, eu aqui ó!Pior veio depois…descamação do couro cabeludo(parecia a caspinha da estrela) cabelo farelento ,se quebrando todo(Graças as dicas de Di, tudo mudou)então já viu:”cachorro mordido por cobra, tem medo até de FIO ELÉTRICO”!

  23. a proposito nessa época fatídica recorri a uma dermato que me indicou Dermavit(3 meses) e Pilexil(shampoo e loção)o pilexil(parece nome de shampoo de piolho) é o olho da cara, 80,0 lagrimas por 100ml,e a loção(na época 120!!)sofri duplamente e pior foi ouvir a dermato:”pare de fazer loucuras na cabeça ou fica careca…

  24. Diana: Comprei a laranja mesmo. Igualzinha a daqui do blog.
    Fefa: Quando eu experimentar, conto sim. Tô ansiosa, adorei o cheiro *-* (…) E homens, hein. Meu namorado já disse: Sei que se for pra escolher entre eu e todas essas coisas (incluindo as de rosto tbm), tu prefere “issaê”.

    Sou ciumenta com tudo, e vocês? Se deixam algo cair, fico #chatiada. Kkkkkkkk.

    Beijo, meninas!

    1. Izabel,

      Eu amei essa laranja. E meu namorado é igual ao seu. kkkkk
      Eu tenho um cuidado com as minhas coisas, mas não sou muito ciumenta não. Lá em casa minha irmã e mãe usam todas as minhas coisas capilares.

  25. Vou responder Alessandra e Li aqui, viu meninas?

    Alessandra –> não tenho esse leave in da Ecru não, mas li ótimas resenhas dele. É tipo um que está na minha lista, mas só quando um dos que tenho acabar, estou proibida por mim. rs. Eu acho a composição dele super interessante e sim, o óleo de jojoba é um atrativo. Ele tem na versão spray e creme, mas para amansar, o melhor é o creme, já que o spray é indicado para cabelos mais finos. Pelo que li, ele não pesa no cabelo. Sou mil vezes doida para experimentar (e nunca usei nenhum leave in que pesasse mais no cabelo como os da acquaflora e da yenzah, mas vejo onduladas que adoram). Tem na BNW, de repente vc aproveita uma promo (tem um cupom +DESC – não sei se está funcionando ainda). A composição é incrível e não tem petrolatos: http://www.belezanaweb.com.br/ecru-new-york/ecru-new-york-silk-nourishing-cream-condicionador-leavein-125ml/, tentador né? rs

    Li –> máscara com colágeno, tem a hidratação profunda da Acquaflora, mas não é muito concentrada, pois é só de hidratação. A máscara rigen da alfaparf na embalagem antiga (branca com tampa azul) tem colágeno (e é bem comcentrada!), a Q10 Time Restore da Bonacure Schwarzkopf e tbm em grande concentração. Tem as mais baratinhas: elseve colãgeno (a verdinha), Colágeno fios e pontas (aroma do campo) e Colágeno e elastina da Phytoervas. E recentemente a Bioderm lançou a linha kerafix kollagen, com o colágeno. Ah, não posso esquecer do condicionador acidificante (não pode ser usado sempre) da NPPE, o número 23, que tbm leva colágeno na fórmula. Como sei tudo isso? eu AMO colágeno, sou aloka do colágeno, o meu cabelo aceita muito bem produtos com ele. E eu estou sempre de olho! rs. Quanto a máscaras com aminoácidos, menina, agora fiquei sem ideias, alguém ajuda? vou pensar aqui Li e te falo! rs

  26. Li, esqueci de dar o pitaco, de todas que eu falei qual compraria por custo x benefício? depende de quanto vc está disposta a gastar, mas a Rigen é uma boa opção, pq embora vc encontre ela por +/- R$ 54,00 – na Lojas REDE tem ela na embalagem antiga, o que dói lá é o frete, se vc tem lugar físico para procurar é melhor) ela é um pote enorme mesmo e é certeza de sucesso, tem resenha da Di sobre ela: http://www.helpdoscabelos.com/2009/08/hello-girls.html (adoro essa resenha, é dos primórdios do blog!!). A Q10 é uma excelente opção tbm, mas o problema é o precinho salgado dela aqui no Brasil…se for comprar lá fora em obaminhas, acaba sendo mais em conta.

    Repórter Fefa intrometida em mais uma de suas mega reportagens! alô produção! rs

    1. Essa Resenha é mesmo dos primórdios, aliás ela é a primeira e reflete o meu primeiro contato com um produto profissional e minha alegria em ver que realmente era tudo aquilo que eu pensava. Vale a pena demais. #momentonostalgia kkkk

  27. Bom dia Diana, eu tenho uma duvida sofri um corte quimico recentemente e estou seguindo suas dicas para recuperar meu cabelo. Obrigada!
    Mas tenho uma dúvida, o motivo do meu corte quimico foi tioglicolato em cima de tioglicolato, um desastre, várias partes do meu cabelo ficaram com 1 cm de cabelo apenas. Agora ele já está crescendo e já tenho pelo menos uns 4 dedos de cabelo, posso aplicar o alisamento nessas partes? Pq tá tenso aturar o cabelo ao natural na raiz? rs
    Bjão

  28. Adorei o post e estou louca para ler os outros. As dicas foram ótimas.
    Eu fazia uso de Guanidina+EP+Coloração. Sempre tratei do cabelo, mas meu cabelo no icinio ficava muito bom, mas depois ficou fino, sem balanço e com as pontas horríveis. Decidi para de fazer quimica e estou a 8 meses sem fazer uso de Guanidia e EP. Estou seguindo o cronograma e meu aceblo está ótimo!!! Para baixar a raiz que está bem alta, faço escova em casa mesmo e estou surpresa como meu cabelo está bom sem quimica.

  29. Diana, pela primeira vez vou usar o Tio. MEDATOTAL. Meu cabelo tem uma ondinha no meio da cabeça e, por isso, vou fazer a escova definitiva da Loreal X Tenso. Pesquisei tuuuudo, em vários sites, desde euamocabelo, até chegar a vc. Ahhh tb estou lá no face da crono. A Carla, do euamocabelo, chama a EP de quimica suja e defende a quimica com Tio. Meu cabelo tem fios lisos, só no meio da cebeça cria essa onda insuportável. Mas antes de qq coisas, como eu disse, pesquisei muito e estou preparando meu cabelo com a crono. Meu cabelo está cheio de brilho, hidratado, nutrido e reconstruido. Vou fazer dia 13, assim da tmpo de fazer também os seus conselhos pré e pós quimica com o Tio. Preciso achar essa matéria sobre Reconstrução ácida.

    1. Marluzia,

      O importante é você confiar no profissional que vai aplicar o tio, pois você já deve ter lido no Eu♥Cabelo que a técnica é tudo. Um teste de mecha prévio também, mesmo o seu cabelo sendo saudável, pois é necessário saber até onde o seu cabelo vai conseguir ir.
      Respeito o posicionamento da Carlinha quanto a EP, adoro o blog dela e ela é fera, mas eu faço uso sim, acho que as EP evoluíram e, sabendo usar, dá para ter o cabelo bonito e saudável. Mas nem todo mundo tem paciência de cuidar.
      O post da reconstrução ácida está linkado aí no post.

      Bjo!

  30. Diana, além da descoloração, não sei o que meu cabelo tem!Isso pq já alisei em 3 lugares diferentes, e nunca tinha atentado pra isso, até “conhecer” vc. Até pedi pra ler o rótulo do produto da última vez q fiz EI, mas não absorvi nada, não identifiquei…

  31. ai flor, me dá um aperto no coração, mas preciso lavar os cabelos todos os dias, vou p academia todo dia e meu cabelo é um pouquinho fino, pois tenho escova definitiva, aí não aguenta, fica mega oleoso!! como faço o cronograma? beijinhos. Adoro seu blog!

  32. Eu sinceramente antes de qualquer química no cabelo faço uma reconstrução para deixar os fios mais fortes e protegidos, falo com a Midollo di Bamboo da Alfaparf que é um tratamento de reconstrução e cauterização de três dimensões. Repara os danos mais profundos, regenerando a matéria interna do cabelo.
    Recarregado com os elementos necessários, mesmo os cabelos nas piores condições retornam ao estado ideal: PREENCHIDO e REFORÇADO, com uma aparência saudável e forte.

  33. oi,amei a matéria!!parabéns.eu sei que vç não faz uso do henê,mas confio em suas dicas de olhos fechados.e lendo essa matéria me veio uma duvida,o henê é uma quimica que fazemos uso dela toda semana principalmente no meu cabelo que é afro então a raiz é super dificil de chegar ao liso.como então seria meu crono??pois qual dos três encaixaria o meu henê,no dia da h,da n,ou da reconstruçaõ??me ajude por favor!!!!!!te love,beijosssssssss

  34. Di,que maravilha de explicação! Adoro temas sobre química capilar! Eu usei “tio” há uns 2 meses, e não estou com coloração nenhuma no momento (não sei até qdo..rs), mas estou pensando em fugir da tinta, e ficar só tonalizando… o que vc acha? Assim é até mais fácil pra ficar mudando de cor, coisa q eu amo fazer… não tem problema usar tonalizantes junto com tio não né? bjinhos
    http://clubedocabeloecia.blogspot.com.br/

    1. Erika,

      A tonalização é a melhor opção para quem usa Tio ou progressiva, o problema surge apenas quando se tem fios brancos, pois o tonalizante sai com o tempo. Se eu pudesse ficaria só na tonalização.

      Bjo!

  35. Tenho mechas, mas não sei qual a outra química, qual o ativo…
    Da última vez usaram um da Capi cosméticos, sobre a qual já pesquisei mas não descobri nada…

  36. Estou com Tricorrexe Nodosa, me parece que ela está bem avançada, por mais q eu hidrate, nada vale, o cabelo em si fica ótimo, mas a Tricorrexe é horrível, estou com medo de perde meus cabelos longos quase na cintura.
    Tem fios que chega a ter mais de 3 pontas.
    O que vc me recomenda fazer com urgência?
    algumas hidratações que tenho; Lanox, Pantene, Yellow da amarelinha, Vita Plant Da Natura, Maxiline de Macadamia, e uma outra que e otima, me esqueci o nome.
    Devo parar com tds
    Por favor, me indique algo.
    Bjs!!!.

    1. Elionai,

      Você deve tentar um corte costurado (ponta esse tema no google), ele retira a tricorrexe e não tira o comprimento. Indico o uso de um acidificante sim, ele ajuda a combater o tricorrexe.

      Bjo!

  37. Oie, querida estás de parabéns seu blog é um primor…
    Gostaria que tirasse uma dúvida minha, é o seguinte qual a marca de tintura que menos resseca os cabelos? Tenho Definitiva em parte do cabelo (ja não retoco faz 1 ano e 5 meses) quero sbandonar.. rssrsrs Eu não ligava muito pra tratamentos pré, pós e durante, e resultado meu cabelo ficou ressecando com pontas e pontinhos brancos, até que encontrei o cronograma e graças a Deus meu cabelo já é outro. Quero escurecer preto ou castanho escuro to decidindo… Ainda não pintei pq realmente to procurando uma tinta que resseque menos, e como sei que vc tem experiençia com tintura… Aguardo a resposta.. Bjus flor

    1. Silvia,

      Toda as tintas ressecam nossos cabelos quimicamente tratados. A que menos ressecou o meu cabelo foi a da Vitaderm. Mas o truque é usar acidificante, com ele a gente reverte o ressecamento do cabelo na hora.

      Bjo!

  38. Olá, Diana. =)

    Eu percebi que você já usou tioglicolato+progressiva+coloração. Por que você deixou de fazer a progressiva? Eu NÃO pinto o meu cabelo, mas uso tioglicolato e progressiva. Então gostaria de saber se isso poderia fazer mal aos cabelos. Faço a progressiva de 2 em 2 meses e o tioglicolato de 3 em 3, como a profissional que faz indica.

    Resumo da minha história esse ano: Eu descobri que a escova progressiva SEM formol que eu estava passando (e que estava deixando meus fios lindos) não é compatível com o tioglicolato. Só a progressiva COM formol é compatível. E nós sabemos que o formol detona o cabelo. Tanto que da última vez que eu fiz, meus fios ficaram lisos, mas elásticos. Sofri um corte químico no início do ano. Meu cabelo estava lindo e grande, mas por falta de atenção e ironia do destino acabaram passando hidróxido de sódio e eu utilizava guanidina. Uma mecha da frente do meu cabelo saiu na minha mão depois do banho. Fiquei desesperada, mas graças a Deus passou. Fiquei 6 meses sem usar nenhuma química e depois comecei a fazer a progressiva SEM formol (como eu disse no início). Depois disso passei o tioglicolato e descobri que ele havia deixado os fios fracos, pois não era compatível com a progressiva sem formol que eu usava. E agora estou com a progressiva COM formol no cabelo. Meu cabelo está liso (nas pontas) e com brilho, mas no banho eu percebo que ele ainda está bem elástico. Ele não está caindo e a parte da frente já cresceu e está de tamanho ótimo (abaixo do queixo). Estou pensando se eu devo mesmo passar o tioglicolato no mês que vem (que é a data pra passá-lo) ou se eu volto a fazer a progressiva sem formol e troco de química. Não sei se é a progressiva com formol que o deixou fraco ou se ele já estava fraco devido ao tioglicolato, que foi utilizado quando eu ainda usava a progressiva sem formol. Eu realmente não sei o que fazer.

    Como eu cortei no meio do ano, meu cabelo está curto (no ombro). Queria muito voltar a ter cabelos compridos, mas parece impossível, pois os fios estão fraquinhos.

    O seu blog foi uma benção, de verdade. Eu achei sem querer e é o melhor blog pra cabelos quimicamente tratados que eu encontrei. Seu cabelo é lindo e nem parece que você usa química. Queria muito conseguir alcançar o que você fez no seu cabelo. Agradeço muito se me der dicas quanto a situação que estou passando.

    E antes de tudo, parabéns pelo INCRÍVEL blog e pelos cabelo lindo que você tem!

    1. Antonella,

      Eu não deixei de fazer progressiva, eu deixei de fazer Tioglicolato. Agora só uso EP e coloração. Vou te dizer que depois que larguei o relaxamento o meu cabelo cresceu mais, me dei apenas com EP e não quero mais voltar.
      Que bom que curte o blog. Paciência no tratamento e muito crono que o seu cabelo cresce novamente.

      Bjo!

      1. Diana, obrigada pela resposta.

        A sua escova progressiva é com ou sem formol? Pois a escova progressiva com formol, como eu disse, deixou meus fios fracos. Além disso eu me senti no meio do inferno enquanto fazia a progressiva kkkkkkkkkk! Fumaça, olhos ardendo, nariz pingando. Depois cabeça coçando, descamando (parecia que eu tinha caspa). E os fios ainda ficaram elásticos. Oh God, why? rs. A escova progressiva sem formol não me traz problemas e alisa o meu cabelo. O problema é a raiz. A progressiva sem formol também alisa a raiz, mas não dura tanto quanto as pontas. Depois que eu faço a sem formol, minhas pontas ficam lisas mesmo após o banho e dura meses, só que com a raiz não é a mesma coisa. Então é por isso que eu decidi utilizar o tioglicolato (apenas na raiz).

        E quais são os produtos que você utiliza no crono de reconstrução, reconstrução protéica, ácida, nutrição e hidratação? Também gostaria de saber se a finalidade da reconstrução ácida seria para equilibrar o pH dos fios.

        Desculpe as mil perguntas. Eu procurei no seu blog os produtos antes de perguntar, mas são muitos. Fiz uma listinha e já tem mais de 10 e eu não sei qual é qual. Gostaria de fazer um crono pra mim, mas não sei quais os melhores produtos para utilizar. Agradeço muito se você puder me ajudar com esse cronograma.

        Obrigada!

        1. Antonella,

          Eu fiz um post sobre reconstrução ácida onde expliquei tudo. É só buscar no blog.
          A minha escova progressiva é sem formol, também falei sobre ela no post chamado ” Qual Escova Progressiva eu uso?”
          No vídeo SOS Corte Químico indico os produtos de reconstrução que uso. Não tenho uma Hidratação nem uma nutrição fixas, sempre mudo por causa do blog.

          Bjo!

  39. Diana,estou feliz em fazer parte de seu face,encontrei o HELP DOS CABELOS e nao vou largar mais.Recentemente tive que cortar meus cabelos abaixo do ombro para tentar deminuir o efeito de uma progressiva mal aplicada,meu cabelo ficou com as pontas parecendo que tinha passado no ferro.Amei as dicas para realizar a reconstrução capilar dentro de um cronograma.

  40. Oi!
    Estou começando a trabalhar como cabeleireira delivery… kkk é sério… começei há um ano fazer progressiva em minha casa e agora eu vou na casa da cliente… só que nesse caso ela tem que tomar banho pra lavar o cabelo com o shampoo próprio… hehehe
    Estou iniciando mechas e coloração, mas não posso fazer cursos pq nao tenho tempo, faço facul e trabalho o dia todo, sem contar o dindin neh.
    Por isso estou buscando o máximo de informações sobre tudo isso.
    Ja tinham me falado do tioglicolato, mas eu nunca usei em minhas clientes. Apenas o produto da progressiva.
    Gostaria que vc me desse algumas informações sobre isso (os links dos seus posts e tudo mais).
    Obrigada,

  41. Tenho uma duvida quanto a Reconstrução Proteica Preventiva, sera que posso fazer ela com CAT Extreme da Redken? Quero seguir as dicas certinho para que não volte a quebrar meu cabelo…

  42. QUE BLOG FODASTICO!!!!!!!!
    Só fiquei com uma dúvida: o que é alisamento por Tioglicolato? Me dá um nome mais popular?
    Sou nova nesse muito mas sou muito interessada em conhecer tudo
    Parabéns pelo blog. beijo

  43. Oi Dii,
    Leio seu blog há algum tempo e você está de parabéns, adimiro muito.
    O caso é que eu sofri um CQ no começo desse ano, eu uso Tio com óleo de Argan, essa foi a terceira aplicação e aconteceu esse desastre rsrs. É a única quimica que utilizo já que não tenho cabelos brancos ainda.
    Eu uso os produtos da Salon Line, o que você acha?
    Obs: Tô louca pra comprar o Tônico Capilar da Gota Dourada.
    Bjs.

  44. Por ter cabelos crespos fiz plástica de fios com produtos da Cadiveu, tenho cabelos bem finos e uso tonalizante Color Touch 7.0 e 6.3 misturados. Gostaria de usar tinta, pois a cor dura mais. Você poderia, por favor, me indicar nomes de tintas que não deixem meus fios elásticos no ato da tintura e nem quebradiços depois? Não se esqueça que meus cabelos têm a química da plástica de fios e são bem finos.
    Bjo!

    1. Marlene,

      Não posso te indicar uma tinta específica, porque apesar de você falar como é o seu cabelo, não sei o total histórico dele. Só sugiro que compre uma profissional, pois colore bem e algumas ainda tem ativos que ajudam a proteger os fios.

      Bjo!

  45. Dy me ajude.
    Já ñ entendo + nada, fiquei sabendo q a tricorrexe é causada pelo excesso d queratina n cabelo certo? morro de medo d usar queratina por esse fato, e tds os salões q chego e mostro meu cabelo tds dizem q tenho q fazer uma queratinização, mas, ñ sei o q fazer!
    Se ele está c excesso d queratina, cmo é q vou usar queratina? até meus produtos quando vou comprar olho na fórmula, se tiver queratina ñ compro!!!
    me responda por favor! Bjs.

    1. Elionai,

      Tricorrexe não é causada por excesso de queratina, isso é mito. Excesso de queratina deixa os fios mais rígidos e pode promover até quebra, mas tricorrexe não. Tem um post meu sobre ele aqui no blog.

      BjO!

  46. Diana Gostária de saber que produtos eu uso para fazer a Reconstrução Protéica e a Nutrição. Olhei o seu blog,mas ainda estou em dúvida em o quê usar. Faço relaxamento na raiz com Tioglicolato e também faço progressiva. Meu cabelo é crespo e está quebradiços e as pontas com aspecto de espetadas. me ajude por favor porque semana que vem vou fazer o processo químico novamente e quero muito seguir o cronograma. Lembrando que ví no seu blog a questão do azeite de oliva e gostaria de saber se posso usar ele na parte da nutrição? bjos

    1. Aline,

      Qual o tipo de produto que você tem condições de comprar? Profissionais, semi profissionais ou de supermercado. Assim dá para ter uma boa base para poder indicar.
      E sim, pode usar o azeite na nutrição.

      BjO!

  47. Diana não gosto muito dos produtos de supermercado por isso pode me indicar os semi profissionais. E quero seguir o cronograma certinho, porque meu cabelo está gritando por socorro rssss. Bjos

  48. Eu tenho 14 anos e queria saber se posso colocar produto quìmico,pra ser mais espeçifìca o nome do produto è “lanox systen hair guanidina” ?
    Ainda tenho muita duvida sobre a quimica

  49. Olá, acabei de conhecer seu site! Achei muito interessante. Parabéns!
    Meu cabelo possui EP, mas não sei qual é a base. Ele é muito fino, e quero deixá-lo comprido, porém com o tempo tenho que cortá-lo devido ao ressecamento, e pontas duplas.Gostei muito desse cronograma, e gostaria de seguir, mas não uso coloração! Posso segui-lo mesmo assim? mesmo não sabendo qual é a base da minha EP? Mais uma perguntinha: máscara hidratante em todas as lavagens, e reconstrutores a cada 15 dias?
    obrigada!! beijinhos

  50. Boa noite, Diana!!!
    Gostaria de te perguntar uma coisa: eu tenho luzes no cabelo (raiz na orelha já) e quero parar com a descoloração porque resseca muito meu cabelo. Estou pesquisando as tinturas e vi a Garnier Olia, que parece ser menos agressiva. Estou querendo usar a 7.1 (minha raiz é castanho claro), mas….. tem outra coisa: eu uso EP mais ou menos desde q ela surgiu, lá por 2004 e também quero abandoná-la e ir para o tioglicolato. Fui na cabeleireira q faz minhas luzes e ela recomendou pintar primeiro e, depois de uns 15 dias aplicar o tioglicolato (ela usa o MG3 da jooluy, conhece?). Confesso q fiquei meio preocupada, pois penso q pode alterar a cor do cabelo. o q vc acha?
    Beijos!

    1. Renata,

      Essa é uma situação delicada, acho que a parte que tem luzes vai ficar fragilizada se você usar tioglicolato nelas. Não deixe que nada seja feito sem o teste de mecha, isso lhe dará uma prévia de como o cabelo vai ficar.

      Bjos!

  51. Uma dúvida sobre alisamento com amônia, se eu pedir para meu cabeleireiro aplicar queratina liquida antes de neutralizar pode haver algum tipo de quebra por conta do endurecimento do fio ?

  52. oii, eu tenho algumas duvidas fiz permanente afro no cabelo faz 5 meses me arrependi muito pq relaxou meu cabelo e deixou ele sem vida, cortei a metade do cabelo mais ainda sim tem uma boa parte dele, estou passando mais uma vez por transição, e estou com muita vontade de pintar meu cabelo de vermelho, gostaria de saber será que ele vai perder os cachos ou danificar muito ou vou ter corte químico?

Comenta, cabelete ;)