Fechar
diario3

Dando prosseguimento ao Diário do Cabelo Quimicamente Tratado, hoje eu vou falar sobre a mistura que eu já fiz há muito tempo atrás: Hidróxido de Sódio + Coloração. No tempo em que eu fiz uso de Hidróxido de Sódio eu frequentava o salão semanalmente. Praticamente não lavava o cabelo em casa, tudo era no salão. Saia de lá com o cabelo escovado e com chapinha. Sempre.

Falando rapidinho sobre Hidróxido de Sódio:

É uma química que modifica os fios e tem o pH altíssimo, em torno de 13, por isso deve ser manuseado com muito cuidado e o mais importante, com rapidez. Não há um procedimento de neutralização como o do tioglicolato, por exemplo, mas é preciso usar um produto com baixo pH para estabilizar os fios, daí esse produto por vezes pode ser chamado de neutralizante. É indicada para cabelo muito crespos.

O meu cabelo não é o extremo do crespo, mas a cabeleireira fez o diagnóstico e o teste de mecha e resolveu que o Sódio seria a melhor opção para mim. Passei 2 anos usando o Sódio no salão, nunca me atrevi a aplicar em casa, até que sofri um Corte Químico e não quis mais aplicar. O mais chato é que o meu couro cabeludo ficava muito ferido a cada aplicação, pois ele arde e queima.

Eu usava, também no salão, coloração com ox de 20v. Não me perguntem como, isso deu certo por um bom tempo, eu pintava meu cabelo em tons mais escuros, como Violine (eu era apaixonada nessa cor).

O esquema que eu mostrarei a vocês, eu montei agora, pois no salão não tinha nada fixo, eu fazia o que a cabeleireira achava melhor para o cabelo.

Vamos a manutenção do cabelo com essas duas químicas.

Pré Química

Uma reconstrução preventiva nunca é demais. A escolha dos produtos a serem usados nessa reconstrução vai depender do estado dos seus fios. Se o cabelo estiver danificado, use algo concentrado, dei muitas opções no post sobre Produtos Semi Profissionais e também no post de Produtos Profissionais. Para cabelos saudáveis, há vários opções de Produtos no Supermercado.

Pós Química

Provavelmente, o profissional já vai fazer acidificação no seu cabelo após a química, já que, como eu disse antes, é necessário estabilizar o cabelo. Caso você faça em casa, coisa que não recomendo mesmo com hidróxido, ter um acidificante em mãos é imprescindível.

Manutenção Diária: Sempre indico e vou indicar o cronograma, mas com uma ênfase maior para a Nutrição. O hidróxido resseca bastante a fibra capilar, então é preciso estar repondo sempre a camada lipídica dos fios. Na reconstrução, o ideal é alternar entre reconstrução profissional e reposição de massa.

Dessa vez, não montarei um cronograma, já que eu não fazia nenhum na época, mas atenção:

Procure finalizar suas hidratações com um acidificante ou até mesmo condicionador, já quebra um galhinho;

Antes da química, reconstruir não é opção é regra;

Caso depois da química o cabelo ainda fique muito poroso, corra para a Reconstrução Ácida.

Respeite o intervalo mínimo de 15 entre a plicação de Sódio e a Coloração;

Nunca esqueça do teste de mecha.

E para finalizar, revirei o baú e encontrei algumas fotos do meu cabelo nos tempo em que eu alisava com sódio.

O que eu me lembro dessa experiência, é que tinha dias que o cabelo ficava lindo e brilhante, dependia da hidratação feita no salão, mas ele tendia muito a ficar ressecado e com as pontas espetadas. Era uma luta. Mas, como eu disse, eu não tinha todo um cuidado capilar, fazia algo no salão semanalmente e pronto, então não posso falar muito.

Espero que tenham gostado e até a próximo post do Diário que sai em breve! Não esqueçam de ler a parte 1!

Bjo!

Tags ColoraçãoDiário do Cabelo Quimicamente TratadoDicas do Help

65 Comentários

  1. Se cabelo “antigo” nw estava feio, mas agora está bm melhor, nw parece alisamento e as pontas são ótimas.

    Di eu tenho escova definitiva e to juntando coragem pra pintar há uns 03 meses (tenho meeedo.

    Acho que o o produto usado no alisamento foi tioglicolato, mas nw tenh certeza, daí o meu medo de pintar.

    Só pra registrar…sempre aprendendo com o Help!!!

    Bj.

  2. A terceira foto seu cabelo está muito lindinho, parece cabelinho de boneca :),pena que depois deu problema né, vai saber que os “cabeleleiros” passam na nossa cabeça, já sai tudo da bancada em tigelinhas…pode ser que tenha misturado marcas. Sou cismada com isso sabe, se na primeira vez alisou com marca x, na segunda a raiz deveria ser feita o o mesmo x…

  3. Diiii, que fotos fofas e vc com carinha de novinha que tem até hj!!! ahahahaha
    Sei lá, acho que prefiro seu cabelo com a EP, pq tem um peso, um caimento tão bonito e natural. Nas fotos ele parece bonito, mas não me pereceu ter o mesmo caimento de hj, pode ser tbm pela sua rotina de cuidados atuais. Mas e o post? perfeito, como sempre!!!

    Fofocando:
    – Larissa: somos as rainhas do argan, eu só falto beber todas as manhãs, junto com o café da manhã…kkkk

    – Alessandra: aiii, não acredito que vc falou do leave in da AMO – sabe que olhei a máscara e tbm constatei que não tem óleo mineral, parece muito boa, o Felipe Ursini fez uma resenha super positiva dela. Aí vem vc com esse parecer tentador do leave in, aiiiiii mão coçando!!! kkkk – eu estou louca por um leave in mais pesadinho para os dias de hidratação, fiquei tentada.

    Mas, posso falar? estou em testes com o finalizador/leave in da Bioextractus linha pós-progressiva e no meu cabelo tem sido tão bom…ontem passei nele molhado e adorei o efeito nas pontas: ficaram super seladinhas, nem usei o argan. Aí hj testei com o cabelo seco, passei um pouquinho, fiz um coque e agora pouquinho soltei, genteeee, fiquei surpreendida: muitas ondinhas, cabelo super definido, posso dizer que tem sido um ótimo leva in nutritivo, mais pesadinho, tem que usar pouco (quem tem cabelos mais finos). E o efeito nas pontas é realmente incrível, elas estão até agora lindinhas e seladinhas. Essa amostrinha veio a calhar, estou quase comprando o pote, estou tentadaaaaaa!!! aiiii tido por causa das pontas. Desculpa para o consumismo? (vamos lá, todas juntas) trabalhamos com…kkkkkk

    Ale, eu só tenho medo pq odiei tanto a linha OM da yenzah, mas essa AMO está parecendo tãaaao boa!!! kkkk

    – 1.1 – não tente fazer isso em casa, pergunte mesmo a Mandi, como a Di aconselhou pq tinta vermelha é uó para manchar. Estamos na torcida pela sua tese, depois conta como foi a defesa!

    – Duda: as minhas máscaras ficam em um cestinho fofo no quarto. Já os leave ins no banheiro com o shampoo e cond. O marido perdeu a noção, nem sabe dizer o que é novo e velho e nem vê td, mas faço isso pq não cabe td no banheiro…não pense que tenho muita coisa, nem é isso, o banheiro é que é pequeno para minha loucura incontrolável!!! kkkkk

    Meninas, beijoooooo

    1. Fefa,

      Pois é, o movimento hoje em dia é outro, com certeza! Não troco meu cabelo atual por esse não. kkk Não era sempre que ele ficava como na terceira foto.
      E Sim, eu falei junto o “trabalhamos com” kkkkk

  4. Ale Rejuva (assumidíssima, ri muito e amei) eu li isso viu? olha vc instigando ideias revolucionárias!!! kkkkk e Di apoiando, OMG. kkk

    Ale, quem dera que fossem à la Giselinha, estaria igual pinto no lixo kkkkkk. No momento estão mais volumosos, pq ô cabelo para crescer rápido, mas estou sem tempo de cortar…tenho volume, ondulações forçadas (pq amasso, pq uso leave in e rezo muito…kkkkk) ele é liso sem forma mas com tendência a ondular (é assim Di??? kkk).

    Tenho vergonha de fotos, sabe como é…Se Esther estivesse aqui ia dizer que tenho rosto de boneca e fico de charme, mas não é isso, juro!!! kkkkkk

  5. Di — seu blog tá virando a hora do café pra mim, tô aqui me escondendo do trabalho (já encheu o saco!)

    Eu acho que você devia fazer uma coisa tipo um “parâmetro” pra gente avaliar quando for escrever o Help das Leitoras. Não entendo muito bem como “testar” máscaras, por exemplo.

    Se você fizesse uns tópicos pra gente colocar algo como “sim” ou “não”, seria mais fácil.. o que vc acha?

    Bjus!!

    1. 1.1

      Eu lembro quando fiz TCC, tem hora que esses trabalhos enchem o saco mesmo, mas ainda bem que sua tese está no fim.
      Você acha mesmo que preciso dar parâmetros? O legal era a leitora falar do produto do jeito dela, mas pode ser que eu crie um roteiro para as que não façam ideia do que abordar numa resenha.

      Bjo!

  6. Diana, toda semana no salão? Haja bolso, hahaha. Mas seu cabelo era bonito nessa época, assim como a Fefa prefiro o atual, a ep tem suas vantagens! Mais um super post para indicar para cabelos na UTI, parabens! Beijos Di!

    Meninas também to quereno muito a linha AMO, mas aqui perto de casa esta 40 reais a máscara e 30 reais o leave in, achei meio caro…vou ver se acho mais barato…Beijos

  7. Di,

    Atualmente uso o hidróxido de sódio e tonalizante (ox 10 vol) , e como vc falou passo por isso (ressecamento, ardência…etc) e como meu cabelo já tá meio detonado tenho medo de trocar a química por algo mais brando tipo o Tioglicolato, além de não saber se eu seria uma candidata a usar esse tipo de química. Gostaria de sugerir o tema de um post que seria a mudança de química ( de hidróxido para tioglicolato) e como saber qual relaxamento certo para cada tipo de cabelo.
    Adoro seu blog, ele tem me ajudado muito 🙂
    Bjs.

  8. Diana, você não tem ideia de como eu vibro quando eu entro aqui e vejo um post novo, haha! Sempre aprendo um monte de coisa, é maravilhoso!

    Eu nunca soube qual a substância que alisou meu cabelo nas primeiras vezes, mas quando você disse que o hidróxido machucava o couro cabeludo lembrei que comigo também era assim.. mas eu não cuidava nem em casa, nem no salão, acho que isso contribuiu muito pro desastre que veio depois.

    Amei o post, parabéns!
    Beijos!

    1. Larissa,

      Que bom que gostou do post! É incrível como a gente vai ao salão e fica sem saber o que realmente vai na nossa cabeça. Quando os profissionais começarem a trabalhar com transparência será bom para todo mundo.

  9. Di,

    A acidificação deve ser feita após a finalização de todo o processo da química (Neutralização, Condicionamento) e da reconstrução? ou após o processo de química e antes da reconstrução?

  10. Meninas,

    Pesquisando sobre a linha AMo da yenzah, vi que o leave-in tem Ph 3 e a máscara Ph 4, achei muito bom isso. Mas na hora pensei o mesmo que a Carol: os precinhos estão salgadinhos (vi na Nikkey e em farmácias aqui perto), a máscara por R$ 42,00 e o leave in R$ 30,00, sei não…tenho que ver o cheiro pq nunca me adapto com os cheiros da yenzah. De repente nas lojinhas do Saara encontro um preço mais amigo!!! Vou guardar para o dia do passeio por lá (quem sabe Carol não vai comigo nessa??Vou guardar para esse dia Carol!!! kkk). Di, não sei ainda se vou comprar esse, estou mais tentada com o leave-in da bio. kkkk

    Sobre oas parâmetros Di, acho que entendi o que a 1.1 quis dizer (será??? rs), algo do tipo, um roteiro do que deve ser observado para fazer uma resenha, mas nada que seja uma regra certinha para não tirar a naturalidade da escrita de cada uma, sabe? acho que algumas meninas devem ter dificuldade do que escrever na resenha…seria isso??? -super intrometida- kkkk

    Não sei vocês mas eu ODEIO com todas as forças o horário de verão…aliás odeio td relacionado a verão, e aqui começou ontem esse inferno de horário de verão. Já estou torcendo para acabar. Mau humor explica. kkkk

    1. Fefa,

      Aqui o preço não está amigo também, dei uma olhada na farmácia e está igual ao que você falou. Que sonho, heim, um leave-in a R$ 16. 🙁
      Fefa, se você testou e gostou do da Bio acho válido comprar e continuar o uso, e o preço é em torno de R$ 17. Pelo menos aqui em Recife.
      Sobre os parâmetros, eu entendi também o que a 1.1 falou e vou disponibilizar algo para as meninas que precisem.
      Também ODEIO horário de verão por causa do meu namoro. kkkk Eu sempre estou atrasada uma hora.

  11. 1.1,

    Como assim essa textura??? simplesmente AMEI mais mil vezes essa máscara metamorfoseeeeee, eu querooooooo elaaaaaaa pra miiiimm.

    “querido Papai Noel, como eu fui uma boa menina o ano inteiro, quero uma metamorfose de presente. Brigada Tchau.” kkkkkk – aliás adoro essa palavra: metamorfose…me lembra o mestre-imortal-magnânimo Raul: “eu prefiro seeer êee essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”. Minha cara. kkkk

    Minha vontade de ter essa metamorfose só aumenta. ¬¬

    ahahaha

  12. Di, todos os posts estão rendendo mtos comentários…..eu fico vindo no blog td hora pra ver novos coments, aliás pelos coments deduzo (rsrs) q meu alisamento é tioglicolato msm.

    Todo mundo “namorando” a AMO da Yenzah, inclusive eu….depois da informação da Fefa sobre o PH…impossível nw comprar!!!

  13. HAUSHASUHUFDHUFH Ai, gente!!

    Ainda bem que vocês me entendem!! Depois que eu defender, vou ficar uma semana sem mexer no computador, viu!

    Di,é como a Fefa disse, meio que tópicos para gente saber o que tem que observar ao testar um produto. Eu ainda não entendo de cabelos, não vou saber se a máscara realmente nutriu e talz…

    Fefa, a textura é bem diferenciada, mesmo! Eu desisti de pintar os cabelos em casa, mesmo… melhor não arriscar, não entendo de tinturas e não tenho ninguém pra ajudar.

    Bjus proceis!!

  14. Diiiiiii ó pra vc: *—* kkkkkk

    Eu tbm acho melhor, se for para matar o desejo consumista de experimentar algo novo, investir no Bio, pq já deu certo a amostrinha, é garantia de sucesso. Normalmente o leave in da yenzah pesa no meu cabelo…sabe como é, ele tem vontade e desejos próprios. kkkkk

    Descobri um defeito para o Nogueira: o rótulo. kkkkk. Sério, como a embalagem é artesanal, o rótulo é de papel e conforme vc vai usando, ele vai molhando e prevejo a hora que vai esfarelar. Acho melhor vc fotografar os seus antes do uso, pelo menos o rótulo, pq pode ser que qdo for montar o post eles estejam pela hora da morte…kkkkk

    Diiiii e menina: usei minha Bomnacure Q10!!! Luxo, poder e sedução. kkkk – me senti tãaaao rica. kkkk Bem, para começar, eu andei lendo na blogosfera que ela seria de hidratação e não, comigo nem passou perto de hidratação, tem efeito de reconstrução, mas uma reconstrução mais leve, podemos dizer que é uma reparação, mas uma excelente reparação. Na hora de aplicar dá aquele susto comum entre os produtos bonacure: o cabelo absorve totalmente, parece que não tem produto, mas como eu já sabia disso, não exagerei na dose. Deixei 7 min (a embalagem diz para deixar entre 5-10, escolhi um meio termo) e ela não tem efeito desembaraçante, pelo contrário, parece que não vai dar certo, sabe? o cheiro é MUITO bom, um adocicado fraquinho. Não dá aquela derretida não, o cabelo fica encorpado. Qdo seca, não dá aquele efeito esvoaçante, o cabelo vai secando encorpado, parece até que vai ficar feio…mas parece que os fios ficaram mais fortes, sabe? Não é uma máscara para deixar o cabelo bonito, é uma máscara que vai deixar o seu cabelo alimentado, sabe? Gostei, mas não pode abusar!!! – ainda bem, pq o potinho só tem 200g, que acho que vai durar muiiitooo.

    Bjoooo

    1. Fefa,

      Imaginei que a embalagem da Multiervas fosses assim mesmo, vou seguir sua dica e fotografar logo que chegar. Ninguém merece resenha com foto de shampoo sem rótulo, neh. kkk
      Para tudo, nessa sua descrição da Q10″ :O
      Eu já tinha boas expectativas, mas achei maravilhosa a sua observação, eu acho que ela é meio como a Repair Rescue: O cabelo não fica aquela beleza, mas fica tratado, por isso eu misturo aquela ampola da Clairol na minha Rescue para o efeito final melhorar, mas não sei se funciona com as demais ampolas. Pela proposta, ela era mesmo para ser reparadora e não hidratante, ainda bem que ela cumpre sua função com louvor! Adicionada a lista interminável já! kkkk

      Bjo!

  15. meninas na Net a AMO está cara, mas o leave que comprei foi 16,00 a mascara aqui na farmacia estava 22 ou 26 coisa assim…cai dura de pedra qd vi os preços da internet….

  16. Não sei o pq,mas excerto a Loreal( que cobram mais caro que na net), e alguns produtos que realmente não tem na loja( tipo nppe, macadamia) a planeta cosméticos( da rede Big Ben)em Belém sempre cobram menos, a minha aqua comprei por 58, na net é 85! muita diferença…

  17. poxa fiquei triste,só eu eu que to achando produtinho bom de preço, vou mais nem falar pra depois não passar por Pinoquio…kkkkkkkk, a Big Bem não faz venda on line no site deles só tem endereços..:(

  18. Diana, é verdade! Eu ainda era super piveta e acreditava em tudo que o cabeleireiro falava. Tem muito “profissional” por aí que só quer saber do dinheiro mesmo, viu =/ Soube nesse fim de semana que um cabeleireiro de um salão super grande aqui em Fortaleza adiciona formol nos produtos, acredita? É um absurdo, viu.

    Diana, o shampoo da Pantene fusão da natureza é suficiente pra limpar direitinho o óleo mineral das máscaras?!

    Fefa, argan é a salvação, hauhahau! Até agora ele nunca deixou meu cabelo pesado, é uma beleza mesmo!! O melhor de tudo é a variedade de opções de uso que nós temos com ele, né?! Quero testar de novo na máscara e antes de escovar.

    Beijo, meninas!!

  19. Gente morro de rir com os comentários da Fefa, ela é d+ e a desculpa do consumismo investigativo AMEEEIII!Esse será meu novo ‘trabalho’, afinal trabalhamos com… gente tb tô desejando experimentar a linha OM da yenzah, mas os preços estão um absurdo, a linha nova da Bio extratos, é muito tentadora. Oh Di é tanto assunto que até esqueço de comentar as resenhas, mas eu já usei muita quimíca, sempre usava guanidina, depois EP, e agora me libertei, nadica meu cabelo é outro, responde bem melhor aos tratamentos agora.
    Eu também sou uma cabelete!!! =) posso ser a Tati Absolut, ou será Tati Mandioca Haskell (kkkkk) Ok! o nome mandioca ficou estranho, mas essas são as minhas mascaras preferidas da vida: Absolut Repair e Mandioca (versão normal, não a Afro), Di você já testou essa da Haskell?

    1. Tatiane,

      A tricotagem aqui é tanta que sai mesmo do assunto do post, mas tudo bem. Adoro tricotar aqui. A Fefa é ótima! Ela é repórter do Help aqui nos comentários! kkkkk
      Eu voto em Tati Absolut, é mais bonitinho. kkkk
      Da Haskell eu usei a máscara Mandioca Afro.

      Bjo!

  20. Adiantando os pedidos de Natal: “querido Papai Noel, como eu fui uma boa menina o ano inteiro, quero um cartão internacional sem limites todo pago até 2020. Pode ser de uso exclusivo em lojas de cosméticos. Brigada Tchau.” kkkkkk

  21. Seu cabelo já era muito bonito, agora mais ainda. Eu usava tioglicolato de amônia antes (meu cabelo quebrava muito com ele, mesmo tratando o cabelo, usando produtos profissionais etc), esperei 12 meses e mudei para a guanidina Force Relax da Loreal, gostei demais, o cabelo não quebra, super aprovo! Já vai completar um ano e meu cabelo tá ok com esse procedimento. Antes eu ia no salão para aplicar, entretanto ficava observando o modo como a cabeleireira fazia, aprendi, pesquisei e montei o meu kit para eu aplicar em casa mesmo, já que no salão custa R$ 120, 000 + 200, 000 da Escova Inteligente (que aprendi aplicar em casa).

    Beijo.

  22. A primeira vez que eu apliquei a guanidina em casa morri de medo, tremi na base. Agora tô mais tranquila.
    Se vc optar pela guanidina, teste a Force Relax da Loreal Professionel, ela é mara!!

  23. Diii, to adorando teu blog ( certeza de que conquistou mais uma leitora), principalmente essa parte do diario de cabelos quimicamente tratados. Confesso que nao vejo a hora de ler o de tioglicolato+progressiva+coloração. Posso deixar minha cuiosidade vir à tona?!?!? heehhe Uso garnier casting gloss, ele tem q ser tratada como uma coloração mesmo sendo so tonalizante?? E a reconstrução ácida, to looouca pra ir no Mundo do Cabeleireiro p comprar!!! Mas vou fazer retoque essa semana, qria saber se faço ele entre o relaxamento e a progressiva, ou apos as duas??

    bjoo

      1. então é mais indicado fazer o relaxamneto + reconstruçao acida e so dps a progressiva(qto tempo de intervalo??) ou relaxamento + progressiva(ja que ela sela as cuticulas mesmo)??

        1. Prii,

          Se você faz os dois no mesmo dia, não é necessário acidificar, a EP já tem ácido reguladores de pH em sua fórmula. Mas você pode usar acidificante quinzenalmente para ir mantendo as cutículas seladas e aumentar a durabilidade da sua EP.

          Bjo!

  24. Oi Diana, pesquisando sobre neutralização aqui no seu blog, achei esse post. Relaxo meu cabelo com sódio no salão e aqui vc fala que Não há um procedimento de neutralização como o do tioglicolato, por exemplo, mas é preciso usar um produto com baixo pH para estabilizar os fios. Em casa para tirar as dúvidas eu passar um neutralizante mesmo, tem algum problema? Obs: posso utilizar o neutralizante e depois o acidificante? são muitas dúvidas rsrs. bjs

  25. Olá para todos! Pesquisando na net sobre manutenção no sódio achei este post. Faço uso do sódio e nunca fiz neutralização, apenas hidratação quinzenal. Agora que meu cabelo está ‘chegando nos ombros’ estou um tanto incomodado, pois o liso da aplicação só aparece quando os fios estão úmidos. O que posso fazer para que fiquem um tanto mais soltos quando secos? Alguma sugestão?

    Bjs

  26. Vc pode dizer qual a marca da EP que vc usa. Queria muito sair do sódio, mas para o tioglicolato, entretanto vejo tantos cabelos linnndos com EP, que penso em mudar tambem. Fala a marca, plisssss!!!!!

Comenta, cabelete ;)