Fechar
Dicas

Diário do Cabelo Quimicamente Tratado – Parte 3

diario3

Então hoje vamos a mais um capítulo do Diário do Cabelo Quimicamente Tratado?  Essa é a vez da mistura: Tioglicolato + Escova Progressiva + Coloração. Se você ainda não leu, indico a leitura do Capítulo I sobre Tio + Coloração, pois esse post irá apenas complementá-lo.

Manter duas químicas no cabelo já difícil, e quando você inclui a Progressiva nesse meio a coisa fica pior ainda. Isso porque Progressiva tem seu lado bom, mas também tem duas complicações como eu falei no post Complicações da Progressiva.

Usar EP sozinha é uma coisa, usar com coloração e tio é outra totalmente diferente.

O mais comum, se você faz esse procedimento no salão é fazer o alisamento com tioglicolato e no mesmo dia jogar a EP por cima. A coloração fica a critério de alguns profissionais, uns optam por colorir o cabelo antes, pois é mais fácil de fixar, e outro depois, já que a maioria das progressivas desbotam os fios.

Eu já usei essa mistura de duas formas: Tio+EP no mesmo dia e Tio e depois de duas semanas EP. A coloração eu fazia sempre que os meus fios brancos apareciam e eu sempre gostei de tingir os fios antes, pois sempre que pintava o cabelo parecia que até o alisamento com tio saia. Ok, eu sei que o alisamento com tioglicolato é definitivo e não sai, mas o meu cabelo ficava tão ressecado e com a raiz super crespa que essa era a impressão que eu tinha.

 Procedimento

Pode fazer tudo no mesmo dia?

Tem gente que defende que sim, mas eu não aconselho submeter os fios a esses três procedimentos de uma só vez.

Se eu usar Tio e EP no mesmo dia, vou precisar fazer acidificação?

No caso de alisar o cabelo com o tioglicolato e depois fazer a Escova Progressiva no mesmo, fica desnecessário fazer a acidificação. Isso porque a Escova Progressiva já tem ácidos reguladores de pH dos fios e é por meio desses ácidos que ela age.

Qual é a melhor forma de combinar as 3 químicas?

Eu sempre gostei de dar um intervalo mínimo de uma semana entre esses três procedimentos. Isso porque dá para ver a real situação do cabelo, sem mascaramento nenhum. Muitas vezes o cabelo fica bastante danificado no procedimento de alisamento e não é correto jogar a EP por cima, pois ela vai apenas mascarar os fios e as conseqüências virão depois: quebra, cabelo espigado, porosidade…

Manutenção

Apesar de mais liso e prático, não dá para esquecer que o cabelo é quimicamente modificado e precisa de tratamento constante. Não caia nessa de que a EP tratou seu fio, eu considero EP como uma química que precisa de seus cuidados sim!

Existem linhas de manutenção dos fios para cada tipo de procedimento, mas qual escolher já que você faz uso de três?

Geralmente as linhas de manutenção são reparadoras, pois contém ativos que vão devolvendo aos fios o que foi perdido na química. Inclusive a maioria das linhas pós progressivas são super reparadoras, o que só reforça o que eu digo: EP é uma química sim! Com isso concluo que as linhas pós progressivas são as mais indicadas para quem faz o uso dos três tipos de químicas, mas acho necessário sempre:

 – Shampoo Sem sulfato;

– Leave-in com proteção UV (para proteger a cor dos fios);

– Máscara a base de ceramidas para reforçar sempre as cutículas.

 Até o próximo capítulo do Diário!

 Bjo!

Tags Diário do Cabelo Quimicamente TratadoDicas do Help

46 Comentários

  1. Oi Diana, desde que descobri seu blog estou seguindo suas orientações e já espalhei pra mulherada inteira lá no meu serviço. rs. todas adoraram!!
    Ai, vc já usou esse shampoo / tonico de crescimento (shampoo bomba) que está rolando na net !?
    Queria acelerar o crescimento do meu, que teve uma forte quebra pós definitiva / mechas /menopausa-precoce.
    bjs .*.*

    1. Leslye,

      Já ouvi falar bastante desses recursos para o cabelo crescer, mas nunca usei. Acho que funciona mais ir ao dermato para ele passar um suplemento tipo pill foof ou pantogar. Isso sim dá resultado.

      Bjo!

  2. Oláaa Diiii,

    Como vc bem disse, esse post “não é pra meu bico” kkkkk já que só faço tintura e já sofro com a agressividade dela. Na época que fiz EP não tinha cabelos brancos (aiii que saudade de não tê-los!!! lamentação mode ON kkk) então nunca aliei duas químicas, pura coisa do destino (culpa dos astros como diria a Érika? não sei…rs).

    Mas voltando ao cerne da questão, o que acho importante e que vc frisou bem no post é que a EP não é um tratamento, e acho que as pessoas ainda tendem a confundir isso. Não que ela não deva ser feita, acho que a pessoa deve ter em mente que precisa tratar o cabelo, cuidar mesmo e a progressiva não faz isso.

    Acredita que ainda existe muita gente falando que a EP trata os fios?

    Diii, mais um post da sua coleção: posts maravilhosos da Diana Lee!!! Bjooooo

  3. Agora que já comentei sobre o post Di, gostaria de pedir licença e manifestar minha indignação com minhas queridas meninas, cadê 1.1 comentando aqui? cadê Duda? cadê super Alê Rejuva da bolinha verde? Izabel? Tatiane St. Absolut? Liliane? Fabricia? Nathalia? e mais quem não consigo recordar agora? Ó, cortarei de mal com todas – presta atenção no dedinho!!! =P

    Carência de comentários? sim, trabalhamos com…kkkkk

    Bjs em vcs, suas sumidas.

  4. Di,

    To amando ler os posts do ” Diário de cabelos quimicamente tratados”, tem tanta coisa que vc esclarece, são aquelas pequeninas dúvidas que vão se acumulando e que fazem uma confusão danada na nossa cabeça, dúvidas que nem sabemos que temos, quando sabemos esquecemos de perguntar, mas daí a gente lê e logo aprende!

    obrigada!
    Bjs

  5. Diana, uma dica que aprendi esses dias e me senti bobo por não ter percebido antes, por causa da obviedade, haha…
    Eu não aconsselho fazer tintura no mesmo dia que usar tioglicolato, a não ser uma tonalização, banho de brilho… enfim, sem amônia. O que neutraliza a ação do tioglicolato e transformar as ligações quebradas para dar a nova ao fio? O peróxido de hidrogênio. Pois então, ao invés de aplicar o neutralizante, vc pode simplesmente dar um banho de brilho que o peróxido de hidrogênio já vai realizar a neutralização, kkkkkkk. Vim aprender numa capacitação recente que eu fiz, ahsuahsuahsu.
    Mas ainda acho usar o neutralizante mais seguro, pois qdo ele aquece, indica que ainda há resíduos de tioglicolato no fio, daí é preciso enxaguar e neutralizar de novo. Com a tonalização, não é possível ter essa percepção, vc tem que ter a certeza que está completamente enxaguado.
    Tu usa qual creme alisante? Eu uso o Wellastrate, Opti.Smooth e X-tenso… são ótimos
    *-*

    1. Miguel,

      Sabe que quando usei o Color Touch Plus tinha na bula que ele poderia ser usado para finalizar o processo do tio, assim como vc falou, tonalizando e aproveitando para neutralizar a química. Mas estou com vc, acho o neutralizante muito mais seguro e lembro de que quando fazia relaxamento no salão, a cabeleireira ficava o tempo todo encostando a mão na minha cabeça na neutralização para ver se não esquentou senão tinha que enxaguar tudo de novo!
      Hoje em dia não uso mais nenhum alisante a base de tio, estou mantendo na EP. Mas já usei o Opti Smooth no salão e como alisa, mas só com um profissional mesmo ou é queda na certa!

      Obrigada pela visita!

  6. Di,eu também acho que três químicas de uma vez só não faz bem para nenhum cabelo não, pode ficar lindo na hora, mas qd vai fazer o retoque…é queda livre na certa.Em tempo, já estou sabendo que vc adorou a Viatamino color,risos, essa eu não curti não 🙂 beijinhos

  7. Di…sempre arrasando nos post. Parabéns!!

    Meninas encontrei as fórmulas antigas da rigem e real cream na Lojas Rede. Minha encomenda chegou hj e realmente são as antigas (do pote branco e com colágeno). Nas compras acima de 100 reais o frete é gratis.

    1. Li,

      Que ótimo, vc vai adorar!!! Colágeno é vida! kkkk

      Me intrometendo aqui, as meninas do Rio vão encontrar a Rigen embalagem antiga na loja Rio-Bel Cosméticos (antiga Mania de Beleza), Rua Buenos Aires, 159 – Saara), vi o pote por R$ 58,00 e a validade do que peguei (eram alguns, não ia catar todos rs) estava para 2015, ótima oportunidade!

      Di, se vc estiver com muita vontade de renovar a sua a gente e quiser nosso velho esqueminha (só não sei o que vale mais a pena, comprar aqui e eu te mandar – que fica algo em torno de R$ 18,00 o frete – ou pelas Lojas Rede mesmo, mas tem a loja Sepha, que tbm está com o pote antigo e o frete é grátis – só tem que mandar e-mail ou ligar para o 0800 deles e perguntar a validade), enfim…ideias…quero todas com colágeno!!! kkkkkkkkkk

        1. Lendo melhor a descrição desse site, estou achando que a foto é antiga mas é o creme novo, pq está falando em proteínas do trigo, apenas. Meninas, confirmem antes de comprar lá!

      1. Fefa,

        Vou esperar um pouco, mesmo correndo o risco de não ter mais, pois apesar de estar acabando, eu não uso o Rigen com a frequência de antes. Mas acho que o esquema ainda sai mais barato que essa sepha.

        Bjo!

  8. Diana , tive um corte quimico há tres meses , estou tratando sempre e cortando também . minha riz esta enorme e grossa , sera que ja posso usar algo para reduzir a raiz , tipo escova progressiva ou relaxamento ?

  9. Olá Diana,
    Adorei esse post! Eu ia fazer a progressiva e preciso (de tempos em tempos retocar a cor da raiz), então foi ótimo.
    Acho que não vou fazer a progressiva ainda, vou esperar, mas, o post, ajudou muito. Beijos.

  10. Viu Di, espalhei sobre a vitamino, vc vai ter que me desculpar, é que me empolguei muitooooo com seu diagnóstico, acho que foi a notícia do ano!!! =D

    1. Eu vi! kkk Mas não acho isso um problema. Hoje mesmo uma menina falou mal do duo shampoo+máscara Lumino e lembrei de você. Ela disse que ressecou os fios del. Deve ser isso de que cada cabelo é uma história. Ainda bem que amei a Vitamino, eu estava merecendo algo bom, notei que ultimamente estou tendo algumas decepções capilares. kkkk

  11. Ale Rejuva,

    Acho que seu caso de amor cabelístico é com a Matrix, vc não ama a linha loreal professional…já eu estou começando a trair a Matrix e com a Loreal Prof., sabe como? kkkk acho que vou trocar de time, mas td bem, estamos no mesmo pool de empresas mesmo…nem é tão grave assim…kkkk

  12. Sabe Di e fefa, eu fui dar uma olhada nas resenhas mais antigas daqui do blog sobre a Absolut pra aprender uns truques para usa-la melhor e quando li a resenha eu concordei com o que a Di escreveu na época:”Parece que ela destaca mais as partes ruins do meu cabelo, embora o cabelo fique brilhante e macio”,e uma moça escreveu assim do shampoo:” Ele deixa um ‘ resíduo’ muito estranho nos fios…” é exatamente isso! não nego que fica macio, mas as pontas meio que “estufam,farofam”mas eu sei que é um tratamento poderoso, vou insistir. Adoro a Matrix, não dá pra negar, ate hj só não curti a Forte.Agora…ando amando a macadâmia(pena que tudo custe as lagrimas e mais os olhos da cara)…bjs…

  13. Ahhhh Di… puxa vida, eu não gostaria nenhum pouco de descolorir… Já passei a 666 com ox 30, e está muito discreto, ainda.

    Acho que vou tentar a tinta da Altamoda (666 de novo, com a OX que vier na embalagem), e se eu continuar insatisfeita, acho que vou tentar uma (semi?) profissional, mas tá bem cara por aqui… =/

    Quem quer me dar um pastel? Tô morrendo de vontade de comer pastel…! (comentário altamente indispensável, que mudará a vida de quem ler)

  14. Diii,

    Entendo sobre a Rigen, depois de usar um potão enorme desses só sendo apaixonada por colágeno de forma LOKAAAA pra querer outro (leia-se Fefa, ALOKA do colágeno) kkkkk tem colágeno? tem Fefa. kkkk Mas, fica a dica. =D

    Ale,

    Entendo perfeitamente, acho que a absolut é mais isso mesmo, tratamento, mas não deixa o cabelo super hiper bonito, senti isso na primeira vez com a q10 (os testes continuam), mas essa macadâmia malvada compensa, imagino q deve deixar o cabelo lindo (quem sabe planos 2013? kkkk)ah, adoro a fase N…kkkkk

    bjoooo

    ps.: Duda q vai aparecer amanhã aqui: bjooo sua loira.

  15. 1.1 –> kkkkkkk pastel é bom e convenhamos, 666 é uma tinta cabalística, como fã de Iron Maiden, impossível não cantar junto (“666, the number of the beast” – cláaaassico). kkkkk Eu acho que essa tinta vai dar certo, com esse número, vai sim…kkk

    1. Priscila,

      Pois é, menina. Meu primeiros fios brancos apareceram desde os meus 15 anos, começaram com uns perdidos e agora já estão MUITO aparentes. É genética, meu pai tinha o cabelo grisalho desde os 17 anos, herdou do meu avô, mas das três filhas de meu pai, apenas eu herdei essa genética, que maravilha! kkk

      Bjo!

  16. Meninas… os comentários bombando e eu de fora (sem net)..buaaa!

    Então…a validade da Rigem e da Real Cream é 07/2015. Paguei 54 reais na rigen e 56 na real cream….como já disse, são as antigas, vi na fórmula colágeno nas 02.

    Usei ontem 02 medidas do rigem e 01 do real…achei q ficou meio estranho…mas passei no cabelo, deixei uns 40 minutos e enxaguei. Depois de seco o cabelo ficou mega macio e mto gostoso de passar a mão. O q achei mais legal é q fica macio,com cara de hidratado sem ficar mto esvoaçate….acho q vou virei mais uma fã. Quero usar a Rigem sozinha pra ver o efeito.

    Di…MTO O BRIGADA PELA ÓTIMA DICA….VC É XOUXOUXOU!!!!

  17. Oi Diana!
    Tenho certeza que você poderá me ajudar…
    Cai de para-quedas no seu blog porque estou desesperado com meu cabelo,não por um corte quimico,apesar de ele cair muito mesmo,mas porque sou adepta a progressiva e a tintura.Meus cabelos são naturalmente cacheados e depois de tantos anos usando progressiva ele está completamente liso e as pontas super esticadas,nem modelando com chapinha ondula mais,eu gosto dele com efeito ondulado.Ele está ressecado,sem brilho,se eu uso um prendedor ele fica logo marcado,tá esquisito e eu muito triste com isso.
    Moro em Israel então é impossivel achar essas marcas brasileiras aqui…
    Você poderia me indicar alguns produtos importados para eu comprar como um acidificante,se for no caso de eu ter que usar…
    Na verdade eu gostaria que você pudesse me indicar um tratamento com algum produto que eu pudesse achar por aqui…é isso acho que consegui me fazer entender rsrsrs…
    Por favor Diana,te agradeço de coração!
    Beijos e parabéns pelo blog.

Comenta, cabelete ;)