Fechar
Dicas

Cabelo longo: É só deixar crescer?

cabeloslongos1

A verdade é: 8 entre 10 mulheres preferem o cabelão. Podemos dividir o grupo entre as que tem o cabelão e as que sonham em ter o cabelão.

Nessa busca do cabelo longo tem de tudo: Shampoo bomba, suplemento, anticoncepcional dentro de shampoo… Fora as pessoas que, mesmo com as pontas do cabelo mortas, não cortam de jeito nenhum.

Eu nunca fui super encanada com cabelo longo não, minha atenção sempre esteve mais voltada para o aspecto do cabelo e sua saúde. Sempre entreguei o cabelo para que pudessem cortar a vontade. Ok… Nem sempre eu queria que o cabeleireiro tivesse cortado tanto, mas nunca foi algo que me doeu.

O que mais me incomodava mesmo era o fato de não acertarem meu corte no salão: era sempre o mais do mesmo, sabem? Como meu cabelo é crepo/cacheado/frizado (sim essa mistura mesmo), o corte que diziam que daria certo comigo era o “corte quadradro” e com esse bendito eu passei boa parte da minha vida. Depois evolui pro corte quadrado arredondado com franjão, até que agora eu mesmo corto o cabelo repicado como já falei aqui.

Meu cabelo não é dos maiores, está em um médio/longo, mas acho que posso compartilhar com vocês o que deu certo comigo:

Tratamento.  se você trata bem o seu cabelo ele cresce rápido. Isso porque o cabelo torna-se mais forte, não quebra com facilidade, então você vai percebendo o crescimento dele;

Reduza a química. Muita química no cabelo e com curto intervalo de tempo não é favorável para um cabelo longo.

Menos calor. Por mais que existam milhões de tratamento termoativados, o seu cabelo nunca vai conseguir crescer se você usa secador e chapinha todos os dias. Principalmente chapinha. Se você tem um cabelo virgem, ok, é possível usar secador todos os dias e ser feliz, mas se o cabelo é quimicamente tratado isso é quase impossível mesmo.

Olhem só, três diquinhas que comigo super funcionaram. E acredite, você consegue se reeducar capilarmente.

Bjo!

Tags crescimentoDicas do Help

61 Comentários

  1. Diana, você da quanto tempo de intervalo pra química? E acha que se eu fizer escova 1 vez por semana, meu cabelo pode ficar com o crescimento atrasado? Hidrato ele toda vez que tomo banho e uso protetor térmico. Beijo!

    1. Amanda,

      Eu uso EP num intervalo de 3 meses. Sobre a escova, pode relaxar, eu faço 2 vezes na semana e não senti o crescimento do meu cabelo ficar retardado. Você está em um ótimo caminho.

      Bjo!

  2. Diana, eu faço EP da Glamour Cadiveu. Fiz 2 vezes nos últimos 5 meses. E desde que comecei estou usando masc. Absolut Repair e masc. Force Vector todas as vezes que lavo alternando: 2 vezes absolut e 1 vez force vector. Depois que conheci o cronograma já comprei mais coisas. Comprei o RD e o leave in relaxima, máscara repair rescue, q10, moisture recovery e max baeuty neutralizante universal pra tirar a catinga da EP (tem cheiro de ração de cachorro). Faço umectação com azeite de mamona e alecrim ou com azeite de oliva. Comprei tb o CPR de 50ml (fiz sábado passado e amei, ficou oleoso mas depois que passei a q10 por cima ficou ótimo). Minha próxima aquisição será a relaxima pq tô sem nada de hidratação forte.
    Já que meu objetivo é ter cabelo longo queria saber se secar o cabeço e fazer chapinha 2 vezes na semana vai atrapalhar tanto assim meus planos?
    Preciso de mais algum produto alem desses?

    1. Erica,

      Vejo que você tem ótimos produtos e faz o crono. Já está bem encaminhada. Agora é ver a temperatura da prancha, caso a sua tenha termostato para evitar usar calor além do necessário. Chapinha duas vezes na semana é ainda aceitável, mas você tem mesmo essa necessidade mesmo fazendo EP? De produto você não precisa mais de nenhum, apenas ter cautela com a chapinha.

      Bjo!

  3. Oláaaa Diiii,

    Ah o tema de hoje vai agradar muitas, principalmente nossa querida Alê, que quer ter cabelo até o pé…kkkkkkk

    Olha, eu realmente sei que posso me considerar privilegiada pq meu cabelo sempre teve um crescimento fora do comum, é muito rápido, e até pelo menos meus 20 e muitos anos, usei ele até a cintura, bem grandão…hoje enjoei do trabalho que dá, prefiro do jeito que está – médio a longo/ no meio das costas, e mesmo assim ele cresce que vai…e corto de 3 em 3 meses pra manter o corte.

    Ah, sou como vc, sempre me incomodou mesmo os cortes errados que davam no meu cabelo, ficava um tufo, um cogumelo (“we are the champions, my frends” kkk) ou um poodle. Era triste, sabe…kkkkk Finalmente consegui encontrar o corte ideal e já uso faz tempo e não tenho vontade de mudar (arredondado atrás, mas reto, e picotado na parte da frente pra eu ficar rebelde…kkkkk). Posso dizer que sigo satisfeita.

    Essas dicas que vc deu acho que são as ideais…quem quer ter cabelo grande deve saber que não combina com muitas químicas, que deve cuidar e MUITO, não se pode ter tudo, não é? bj bj bj

    1. Fefa,

      Ah, já tive o prazer de ver seu cabelão por foto e era realmente enorme e lindo ainda mais.
      Olha, por enquanto vou o meu corte ideal repicado que eu mesmo faço, mas sonho em encontrar e ter como pagar um corte bem feito. rsrsr

      Bjo!

  4. oi diana, realmente, meu cabelo nunca cresceu tanto como eu desejava. as químicas retardam o crecimento. foi aí que fui no dermatologista e ele passou uns remedinhoos, que até o bichinho tá crescendo sabe? rsrsrs.
    segui meu blog né cabelete?

    rsrs adoro vc’s (fefa, diana e alê) #ainda devendo resenha no help das leitoras#… afff

    http://www.garotadachapinha.blogspot.com.br

  5. Oi! essas dicas são para mim,quero andar e varrer o chão da avenida Presidente Vargas com meu cabelo. Kkkkkkkkkkkkkkkk,agora serio,o que falou é uma ótima dica sabe Dí,se é para crescer,o cabelo não pode ficar sendo agredido,ou cresce todo espigado,igual o rabo do gato.Mas cortar pra mim é sofrível,da vontade de catar os tufinhos e colar na cabeça.Amei as dicas, e a minha chapinha esta confiscada,só uma vez no mês!!

    1. Alê,

      Nossa, amiga, você investe tanto do seu cabelo para varrer o chão com ele? Ah, usa Seda então e poupe seu bolso. kkkk
      Mas acho que é bem assim mesmo, tem que ter foco: Quer cabelo grande ou cabelo alisado, tingido e de EP tudo junto?

      BjO!

  6. Li o post hj de manhã rapidinho no serviço, mas nw deu tempo de comentar, mas de cara já imaginei q ia render mtos coments. Ótimo post Di!!!

    Já tive cabelo no meio das costas e resolvi cortar na altura do queixo. No começo estranhei pacas, agora q está na altura do ombro to gostando assim. Já faz tempo q nw passa desse comprimento. As vezes da vontade de deixar crescer um pouco mais,mas tenho q trabalhar de cabelo preso, e aqui é litoral, faz mto calor.

    Di, acho q meu cabelo cresceu mais rápido depois que comecei a seguir o crono (nem sempre consigo seguir a risca)..nw da pra reclamar nw..Tenho a raiz lisa, mas faço (fazia) definitiva e mesmo liso da pra notar a diferênça…daí da pra ver o qto cresceu.

    Ah, por enquanto to gostando do efeito da selagem. Diminuiu mto o frizz e escondeu bm os quebrados…ta com cara de hidratado..to até pensando em deixar de fazer definitiva. O único negativo é q aumentou ainda mais a aparência de oleoso.
    Como eu tinha dito, ultimamente algumas máscaras estão deixando assim, com cara de cabelo oleoso, sujo.

    Nossa…to igual a Fefa…escrevendo pacas!!!!

    Bj meninas!!!

    1. Li,

      Sobre a oleosidade, sabe que eu estava numa fase assim? Tudo gerava oleosidade, até fiquei usando apenas shampoo e condicionador para resolver meu problema. O jeito é conseguir um shampoo de limpeza ajudar a segurar esse óleo e diminuir o número de nutrições que tendem a pesar os fios.

      Bjo!

    2. Li

      kkkkkkkkkkkkkk, é mais forte que a gente, eu sei, eu sei…kkkkk – são muitas ideias ao mesmo tempo, temos que colocar pra fora, já, senão morremos absorvidas por tantas ideias juntas!! =D

    1. Eliane,

      Me intrometendo!!

      Não há problema em não cortar o cabelo, na verdade, “aparar” as pontas não ajuda a crescer, mas sim dá um up na aparência dos cabelos. Quando queria deixar os meus bem enormes, eu ficava de 6 a 8 meses sem cortar e teve época que ficava um ano mesmo, pq as pontas aguentavam (mas como disso lá embaixo, eu não usava química nenhuma), portanto, não tem problema deixar de cortar, só vai ficar sem corte, talvez as pontas maltratadas, mas hj tem mais produtos e opções para as pontas do que na época q deixei os meus, nem sonhava em ter óleo de argan por exemplo…kkkk

      E lembre-se que isso varia de pessoa pra pessoa, tem umas que possuem um crescimento bom de cabelo, outras mais vagaroso. Mas sempre bato na mesma tecla, o que ajuda é uma alimentação saudável, com legumes, proteínas, verduras, cereais integrais, isso vcs não imaginam como ajuda!!! bjs

  7. Olá Diana, então quando meu cabelo era cacheado crescia muiiiito, talvez porque eu nunca me preocupei com isso, mas depois da progressiva empaco, não sinto que cresce rápido,lavo duas vezes na semana, faço escova toda vez que lavo e prancha só quando vou sair ou seja de vez e nunca, tenho muitas máscaras de uso profissional, protetor térmico da joico, loreal, kerastase, da marca chi,saeled end, mesmo assim minhas pontas são secas não sei mais o que faço, fiz umectação com oléo extra virgem ficou um bagaço, ai socorro o que eu preciso fazer help, por favor.(obs, tenho tio+progressiva me diz se esse é o motivo.BEIJOS

    1. Roseni,

      Manter as pontas dignas depois de Tio e EP é mesmo um desafio, mas você está seguindo as dicas certas. Está usando um bom produto para tratar as pontas, usa bosn protetores térmicos. Como anda o seu cronograma?

      BjO!

  8. As dicas são ótimas e valiosas, meu cabelo nunca passou do ombro até que comecei a namorar e meu namorado não deixou eu cortar mais ele diz que não me quer ver “sururu” rs, tinha uns 2 anos que não cortava comecei a cuidar e partir dai o bixo cresceu horrores hoje ele ta no meio das costas, bom tava né até semana passada tive que cortar uns 3 dedos :/ rs

  9. Diii,

    Eu admiro cortar o próprio cabelo, mas eu não faço pq vai dar m***, sabe? sou desastrada, não rola mesmo, sei que vou me arrepender e feio. kkkkkkkkkkk

    Ainda sobre o meu cabelo enorme, obrigada! Acho que eram bonitos sim, mas eu lembro que para mantê-los saudáveis, bem fortes, naquele tamanho, eu não usava química nenhuma mesmo, inclusive a EP que fiz depois me obrigou a cortar as pontas, realmente a química começa a modificar a estrutura do fio, e quanto maior, mais complicado. Eu, pela experiência, recomendo que quem quer ter cabelo estilo rapunzel, deixe as químicas de lado, principalmente chapinha, isso acaba com o fio, e muito gás na alimentação, uma alimentação sadia, com vitaminas, natural, ajuda muito.

    Bjs

    1. Fefa,

      Eu corto porque foi a melhor opção que achei, mas juro que queria encontrar um cabeleireiro onde eu pudesse entregar meu cabelo e te rum bom resultado. Sorte sua que encontrou!
      Acho super válidas as suas indicações sobre alimentação, pois se o nosso organismo estiver deficiente, um dos primeiros lugares que ele negligencia é o nosso cabelo.

      Bjo!

  10. Meu cabelo é do tipo crespo e muito enrolado na raiz parecei de passar relaxamento na frente pq sempre quebrava, então so uso EP uso a plastica dos fios da cadivel.Ele esta bem grandão, do jeito que eu sempre quis.
    Faço o cronograma, tenho diversas marcas dentre elas as profissonais. Mas não sei o que acontece, meu cabelo esta super aspero (não uso queratina)e com aquela aparencia de cabelo duro, feio, quando passo a mao so falta arranhar
    Não sei mas o que faço, sou daquele tipo neurotica por cabelo, quero meu cabelo bonito, mas cada dia que passa ele fica mais feio.
    Socorooooooooo alguem me ajude…..Quero trocar de progressiva, e de prancha, vc me indica alguma. Tenho aquela nano titanium, mas com o uso continuo, acho q pode ser ela que faz mau aos meus fios, e outra confesso passo prancha todos os dias, pq quando acordo…..
    SOCORROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    1. Bia,

      Você faz o cronograma?
      Mesmo com EP você prancha o cabelo todos os dias?
      Você vai ter que buscar forças para se reeducar capilarmente, seguir um crono rígido e espaçar o uso da chapinha.
      Uma máscara neutralizante universal também é recomendada.

      Bjo!

  11. Compartilho do mesmo sonho q a Alê! Já tive cabelo na cintura, em 2005 nem me lembro como cuidava e não tinha quimica, acho q isso contribuiu. Depois q fiz EP meus cabelos não passam do ombro então agora q abandonei a Ep e fiz um corte generoso para tirar os “restos” das químicas vou deixar o bichinho crescer solto.Não gosto de cortar o cabelo com cabeleiros por 2 motivos: não achei um bom e confiável profissional; e é muito caro o preço que eles cobram =(

  12. Pensei nisso Di, mas eu gosto de passar máscaras no cabelo, do comecei a fazer crono adorava ver o cabelo pesado depois da nutrição…o problema é ta pesando mto…como eu disse, ta ficando com cara de sujo.

    Di.. sobre a hidratação acho q vou de acquaflora.

    O q vc acha dos cremes da Jequití? Tem alguma dupla de shampoo e condicionador pra indicar\???

    bj!

    1. Li,

      Eu sei como é, também amo máscaras, mas passei a investir em bons condicionadores que as vezes tem um efeito muito parecido com o das máscaras.
      Nunca usei nada da Jequiti, por isso nem posso indicar.

      BjO!

  13. Li,eu vou comentar pq sou enxerida mesmo…kkkkkk,olha Jequiti eu não sei,mas vão aí dicas de duplas shampoo+ condicionador que ficaram bem bacanas:Nutra da NPPE(o verdinho,tem versão pequena com preço mais amigável),Bain de terre(maracujá,ou de coco com mamão)e uma bem cara,mas muito amor Redken Smooth (juro que nem vai sentir falta da mascara).Di,não é que a Berber me amou? Obrigadão,de novo!!

    1. Se for para indicar marcas tops:

      Shampoo Liss Ultime+ Condicionador Smooth Down da Redken;
      Shampoo + Condicionador – Colortherapie Delicate Care da Matrix.

      Que bom que a Beber te amou, Alê. Acho que a Inner me amou tb. kkkk

      Bjo!

  14. Diana.

    Estou usando o shampoo bomba a um mês e meio e meu cabelo cresceu muitoooo!
    To na tentativa de deixar o cabelo no pé, rs

    Vou ter que relaxar meu cabelo com guanidina com apenas um mês e meio, ele ta bem hidratado e fiz uma blindagem antes da quimica. Você acha que ele pode quebrar??

    Adoro o blog, beijos 🙂

  15. O problema do meu cabelo não é nem demorar para crescer, mas é que ele quebra demais! Eu faço duas vezes por semana escova+chapinha, hidrato uma vez por semana também com absolut repair, duas vezes no mês uso queratina, mas ainda não é o necessário. Preciso de uma mascara ou shampoo, sei lá, que ajude ele a ficar mais resistente e não quebra fácil.. Ou até submeter a esse cronograma rs. Tem alguma sugestão?
    Bjoo

    1. Kaaath,

      Amiga,acho que você está precisando doar emoliência aos seus fios. E se possível diminuir essa usada da chapinha para apenas uma vez na semana. É capaz de você se surpreender ao ver como vai se virar bem sem ela.

      BjO!

  16. O problema do meu cabelo não é nem demorar para crescer, mas é que ele quebra demais! Eu faço duas vezes por semana escova+chapinha, hidrato uma vez por semana também com absolut repair, duas vezes no mês uso queratina, mas ainda não é o necessário. Preciso de uma mascara ou shampoo, sei lá, que ajude ele a ficar mais resistente e não quebra fácil.. Ou até submeter a esse cronograma rs. Tem alguma sugestão?
    Bjoo

    Esqueci de mencionar como ele é, rs. Ele é tipo o seu cabelo crespo/cacheado, fiz uma progressiva no final do ano passado, desde então nunca mais ele viu química. Minha raiz tá enorme, mas como ele costumava cair muito e agora não ta mais, eu to com medo de fazer alguma química nele e ele voltar a cair como antes. O problema que quero resolver agora é a quebra mesmo!

  17. Oi, Diana!
    Adorei o seu site! Cheio de dicas para cabelos quimicamente tratados. É tudo o que eu precisava, pois prefiro tratar meus cabelos em casa… sinto que eles evoluem mais comigo, do que qualquer outro profissional que dificilmente entende como funciona uma cabelo carregado de químicas.
    Estou com uma hiper dúvida, minha raiz está gritando.rs Não sei se faço uma boa progressiva ou faço um relaxamento da Salon Line – hidróxido. Meu cabelo é super crespo, mas é fininho e sensível. Estou a 4 meses sem fazer relaxamento. Se a sugestão for por uma progressiva me indica uma que seja boa, compatível com cabelos com químicas, que deixa mesmo lisinho sem formol. O que você me indica ?
    Ah pf dá uma forcinha para o meu blog se puder? Estou começando a compartilhar no meu blog as minhas diquinhas para acelerar o crescimento do cabelo.

    http://segredinhosdasmeninas.blogspot.com.br/

    Obrigada, desde já!

    Bjks!

    1. Jully,

      Nossa que duvida cruel. Infelizmente eu não posso te dizer o que fazer, isso depende muito do diagnóstico dos fios. Mas olha, em cabelos crespos como os nossos (mesmo finos) a EP não alisa totalmente como um alisante não. Tem ter ver isso, pois não recomendo fazer EP, se arrepender e depois aplicar alisante por cima e quebrar.
      Tem um vídeo onde eu falo as EP que eu uso, dá uma busca no blog.

      BjO!

  18. Oi, amei o blog!!! Parabéns *-*
    Tenho uma dúvida, qual o intervalo de tempo ideal para retocar raiz com tioglicolato?
    Já faz anos que aliso meu cabelo tioglicolato, porém há uns 2 anos percebi que meu cabelo na parte frontal ficou bem rala e perdi um pouco de cabelo, o que eu faço? O cabelo em si está ótimo, está hidratado, inteiro, porém pouco, perdi bastante cabelo em comparação com o tanto que eu tinha :/ Bjinhos!!

    1. Paola,

      Essa pausa depende muito do tipo de cabelo. Há pessoas que tem a raiz mais crespa (como eu) e precisam de um intervalo mais curto entre 2 a 3 meses. Outras pessoas tem uma raiz mais maleável e aguentam de 6 a 8 meses antes de retocar.

      BjO!

  19. Eu e minha irma gemea,beatriz,queremos ter o cabelo ate um pouco acima do quadril e vamos fazer relaxamento,nao para alisar o cabelo,so para abaixar o volume…Tomara que fique lindo!!

  20. Tenho 44 anos, cabelo crespo que nunca na vida tinha passado do ombro, mas, depois q consegui abandonar o tioglicolato é a quanidina, está crescendo sem parar, compridao. Buscando outras alternativas.

  21. Oi,
    É verdade que a máscara de mandioca da Haskell faz o cabelo crescer?
    Fui a cabeleireira pedi a ela que cortasse meu cabelo igual o da cantora Pitty(clipe de SETEVIDAS), meu cabelo estava nas costas e agora veio parar na altura dos ombros o que faço para ele crescer depressa?
    Ahh, ficar ansiosa porque o cabelo não cresce atrapalha o desenvolvimento dele?

Comenta, cabelete ;)