Fechar
Dicas

Três químicas no cabelo é seguro?

3q

Nós mulheres vivemos um eterno dilema com os nossos cabelos, parece que nunca chegamos aonde queríamos e, ás vezes, quando chegamos, outras vontades aparecem.

Mexer no cabelo vicia, mas acho que tudo é permitido desde que sejam respeitados os limites.

Quem tem o cabelo crespo, como o meu, por muitas vezes lança mão de três químicas em busca do cabelo ideal: Alisamento, Coloração e Progressiva. Mas será que é seguro pra nós fazermos essa combinação? Eu digo que não.

Dizer que não é seguro, não é dizer que é impossível. Eu mesma já fiz uso dessas três químicas, mas não posso dizer que o meu cabelo era saudável nesse tempo. As chances de acontecer um Desastre Capilar entre a aplicação de uma ou de outra é enorme.

O que acontece é que cada química dessa altera o pH dos nossos fios. O alisamento e a coloração tem o pH alcalino, ou seja, é um pH alto que dilata as cutículas dos fios. A escova progressiva tem o pH ácido, que sela as cutículas dos fios, mas em contrapartida, há uma alta oxidação no cabelo devido ao calor necessário no seu procedimento. Todos os três procedimentos causam, além do benefício que queremos, um malefício. Imagina então a combinação dos três? E se junta escova e chapinha regularmente no combo?

Quem me acompanha sabe que o meu cabelo é crespo e tenho cabelos brancos precoces. Como prefiro o meu cabelo liso, tenho que fazer uso de alguma química para isso. Também não quero ficar com o cabelo estilo teia de aranha, logo, tenho que usar coloração também. Aí vem outro dilema…

Progressiva nenhuma alisa 100% um cabelo crespo, ou pelo menos não alisa por muito tempo. Então meninas de cabelos crespos que querem um lisão duradouro não vão se satisfazer apenas com ela.

Meus fios são de espessura média a fina e por causa disso não aguenta o tempo necessário que o alisante necessita para que ele alise perfeitamente. Antes disso ele derrete.

Na primeira vez que decidi usar a combinação de apenas duas químicas, eu escolhi Coloração e Alisamento com Tioglicolato. Fiquei assim por um bom tempo, mas o tio ressecava MUITO o meu cabelo e ele não tinha tanto movimento. Usava chapinha pelo menos duas vezes na semana e ainda cismava que minha raiz só com alisante fica meio altinha.

Depois que sofri o corte químico resolvi ficar com a dupla Coloração e Progressiva. Embora meu cabelo não fique com um liso permanente, eu percebi que essa dupla proporcionou mais movimentos aos meus fios. E ainda me livrei da chapinha. Isso conferiu bem mais saúde aos meus fios e gostei tanto que não pretendo voltar ao alisamento.

Vale ressaltar que não estou exaltando uma química em vez de outra, estou dizendo que você deve pesar os benefício e os malefícios e escolher o que vai ser melhor para o seu cabelo. O cabelo pode seguir com três químicas por algum tempo, mas ele não vai aguentar muito.

Um cabelo bonito é um cabelo saudável, seja qual for a química que você use. Se o seu cabelo está liso, mas tem as pontas arrebentadas, pontinhos brancos e você mesmo usando três químicas não se livra de secador e chapinha, tem algo errado aí, cabelete!

Beijos!

Tags Dicas do Help

33 Comentários

  1. Diana, também passo por esse dilema. uso só sódio no cabelo, mas mesmo hidratando e etc e tal o cabelo fica ressecado e com as pontas feias demais. Tava pensando em deixar o relaxamento e passar para progressiva mas morro de medo do formol. De quanto em quanto tempo vc faz a progressiva? O dúvida cruel rs. Bjs

    1. Karina,

      Você faz acidificação no pós química? Vai ver você só precisa disso para se manter feliz com o hidróxido.
      Eu faço com intervalo de dois meses e meio a 3 meses. O certo é aguentar os três meses, mas nem sempre consigo. rrsr

      BjO!

  2. Comecei a fazer desde o último relaxamento,comprei o acidificante K Pro. mas a parte que tá detonada só cortando e tratando mesmo.Fazia progressiva na franja junto com o relaxamento e deu um estrago feio nela. Por falar em sódio, li aqui que não precisa neutralizar, é verdade mesmo? Mas posso passar neutralizante por via das dúvidas ? Bjs

    1. Karina,

      Geralmente, o alisamento com hidróxido é finalizado com algum produto reconstrutor e estabilizador de pH, não é um neutralizante. Embora hajam os Neutralizante universais que dizem também neutralizar hidróxidos.
      Então não faz mal usar neutralizante não, desde que ele também neutralize hidróxido, senão não faz muito sentido.

      Bjo!

  3. Ai as químicas!!1 eu confesso que tenho medo de misturar…vc sabe (e as meninas que lêem comentários tbm, ei cadê vcs cabeletes???) que já fiz EP (inclusive uma tal marroquina), na época ficava seladinho, mas com menos ondas…mas não coloria…agora preciso disfarçar os branquinhos, aí prefiro usar só coloração mesmo (ainda mais mechas que resseca que é uma beleza, a textura do fio fica seca…ai ai kkk), não arrisco misturar. Não sou corajosa, uso uma só pra não dar erro…=D

    Eu gosto do seu cabelo como está!!! rs

    Bjs

  4. Pois é diana, eu mesma fiz uso das três no mesmo dia e os meus cabelos não aguentaram, na hora ficou lindo né… nem percebi que esta prestes a me arrepender de ter pago 150,00.
    no dia seguinte percebi meus cabelos caindo da raiz… ouxii? o que aconteceu? resolvi pegar e ver o desastre, é ele enchicletou! puxei um fio e ele vinha todo retraído sabe?
    por que eu não sabia exatamente o que eu estava fazendo nos meus cabelos. tá aí a importância de cuidar dos cabelos corretamente!
    beijos!

    http://www.garotadachapinha.blogspot.com.br

  5. Eu tenho cabelos finos, muito crespos e a única química que tenho é alisamento com sódio.
    Eu faço crono desde de outubro e tenho visto muitas melhoras no meu cabelo, mas infelizmente em janeiro perdi uma mecha grande e inteira do meu cabelo por um erro da cabelereira. Depois disso, comecei a pensar em fazer EP mas fico com medo de trocar e dar errado.

    1. Deise,

      Na dúvida, continue com bastante crono e com o hidróxido. Seja mais chata com o cabeleireiro, fique perguntando se está na hora e etc, porque muitas vezes eles nos deixam lá de molho e um minuto a mais pode ser fatal para as nossas madeixas.

      BjO!

  6. Misturar essas químicas não dá mesmo e no mesmo dia, nem pensar. É para matar.
    Antes eu usava tioglicolato, escova progressiva com formol e tintura com amônia.

    Meu cabelo é um Highlander.

    Hoje, deixei de usar tioglicolato, tou usando escova progressiva sem formol e tintura sem amônia. Pense como meu cabelo respirou, está caindo bem menos e com mais volume. Cara de natural.

    Mas para as meninas que não podem deixar de usar alisamento, eu aconselho respeitar pausas de no mínimo 15 dias. E tentar trocar os produtos de escova progressiva e tintura sem amônia ou tonalizante mesmo.

    Beijos

    1. Liliane,

      respeitar a pausa é mesmo fundamental! Embora mesmo assim eu acho que tem um jeito de eliminar ao menos uma química e ficar com 3.
      Sabe que sinto o mesmo que você com o meu: um cabelo com cara de natural! E isso para mim é o que sempre quis, mas não sabia como conseguir.

      Bjo!

    2. Olá Diana,

      Gostei muito do blog! Sobre o usar 3 químicas, concordo com o que você disse! Fiz 2 químicas e hoje tenho que tomar mais cuidado do que só 1. Faço DEFINITIVA de amônia e gosto muitooooo! Liso perfeito! Mais é uma química, ou seja, como qualquer química tenho sempre que trata-los mais. Vi em alguns cometário se falando de PROGRESSIVA SEM FORMOL. Infelizmente não existe progressiva sem formol. As progressivas com ÁCIDOS OU AMINOÁCIDOS e a sensação do momento, mas fica um alerta pra quem não sabe. ESCOVA PROGRESSIVA DE AMINOÁCIDOS, O AMINOÁCIDOS SE TRANSFORMA EM FORMAL. Outro alerta que faço, a CISTEÍNA OU CARBOCISTEÍNA É AMINOÁCIDO! Não estou fazendo apologia que isso e melhor ou aquilo. Pra mim a Amônia me deixou satisfeita, mas não se enganem TODA PROGRESSIVA TEM FORMOL OU SE TRANSFORMA EM FORMOL. Todas mesmo! Já fui em vários salões e escutei isso. Já fiz escova de formal, de acido e definitiva de amônia. Escolhe a de amônia! Mais cada cabelo e um cabelo! Pense muito, busquem muito informação antes de acharem que tal produto e perfeito! Abraços

  7. Diana,

    Faço relaxamento com hidróxido na raiz, e vivo de escova, mas resolvi parar (cabelo super quebradiço, pontinhos brancos =/, e tem 5 meses que não faço relaxamento) e estou à caça de uma progressiva boa, que ajude a raiz!
    Qual progressiva você está usando? Tá ajudando a dar uma boa abaixada/alisada na raiz? Qual o ativo? Já ouviu falar da G-Hair da Inoar? Me ajuuda!
    Beeeijos!

  8. Quando vc lava deixa secar naturalmente ou escova ele sempre após as lavagens?

    O meu é cacheado mas devido ao volume vivo de rabo de cavalo, as vezes penso em viver de escovinha outras penso em relaxar mas não quero, na verdade queria que ele ficasse “dos meus sonhos” como num passe de mágica kkkkkk!!!

    Bjus

    1. Suh,

      Eu sempre seco os cabelos, mas sem aquela disciplina de escova. Seco puxando do meu jeito com a escova e no fim faço um coque.
      Você não está sozinha nessa de querer o cabelo dos sonhos sem esforço, se algumas pessoas podem, porque a gente não? Injusto! kkk

      Bjo!

  9. Di,adorei esse post!
    É bom mesmo dar um alerta na galera sobre químicas múltiplas.
    Eu não consigo deixar de usar coloração, pq adoro mudar de cor.. e com o cabelo curto, eu acabo sempre querendo dar uma alisada, pq meu cabelo é grosso e volumoso, e ele acaba sempre crescendo pra cima… tenho que confessar, que as progressivas que mais gostei foram as com formol. Essa última que fiz da Blue gold eu tbm gostei, mas não fica tãoooo lisinho qto o formol, infelizmente..rs
    bjks
    http://www.clubedocabeloecia.com.br

  10. Olá Di

    Tenho definitiva e tinha retocado a raiz; e 02 meses depois resolvi pintar. Na hora ficou bom, mas depois resecou mto mu cabelo, principalmente as pontas. Apareceu um monte de quebradinhos (tipo frizz). Me arrependi mto.
    Em fevereiro a raiz já havia crescido um pouco e fiz uma selagem. Por enquanto o cabelo ta bom.Vou tentar trocar a definitiva pela selagem e a tintura por tonalizante.

    Meu cabelo está castanho e tem umas mechas claras, srá q o kert chocolate vai cobrir?

    Tem algum tonalizante pra indicar?

    Aquela tinta sem amônia da Amend é tonalizante??

    Bj!

  11. AMEEEEEEEEEEEEEI esse seu blog. Isso porque geralmente encontro blogs muito bons mas quem escreve sempre tem o cabelo “bom”, daí nunca sei se o que elas usam nos cabelos daria o mesmo resultado. Finalmente achei uma blogueira que tenha um cabelo similar ao meu e que resenha bem, o que me faz arriscar mais em meio a esses produtos.
    O que você usa pra manutenção dos fios?

  12. Oi Diana Tudo bem ? você já ouviu falar em defrisagem gradativa ? tem uma que eu tô com vontade de comprar é da Exxa Marroquina, na embalagem fala que é de cisteina, será que realmente não tem formol ? se souber ou se vc já ouviu alguma coisa dela vc me fala. Tô sempre te acompanhando, adooooro. beijos

  13. Eu acredito que antes e depois de qualquer química é sempre necessário realizar uma restauração e /ou cauterização no cabelo com produtos de qualidade. Utilizo a linha Midollo di Bamboo em minhas clientes que ficam muito satisfeitas com o resultado. A linha Midollo de Bamboo da Alfaparf, possui extratos botânicos do miolo de bamboo associados às proteínas hidrolisadas em altíssimo percentual, e preciosos óleos minerais que alcançam as partes mais profundas do cabelo garantindo uma reparação nas três dimensões da estrutura:
    Os danos são reparados;
    A coesão entre a cutícula e a camada interna do fio é restabelecida;
    A superfície capilar é reforçada para um perfeito cabelo com elasticidade e um brilho fantástico.
    Com essa linha até os cabelos nas piores condições retornam a um ótimo estado, ficam fortes e brilhantes com resultados imediatamente vísiveis desde a primeira aplicação.

  14. oi Diana, gostaria muito da sua opinião. eu estava tentando fica loira, porem ñ aguentei pois é muito caro ficar loira e ter muito tempo para cuidar dos cabelos. resumindo minha saga do loiro
    tirei o loiro e ganhei cabelos quebrados, elásticos,e resseco (mas agora ele esta bem melhor).
    meu cabelo é liso, porem é volumoso estou querendo me livra do secador e estava pensando em passa o tio da sfera ou a escola inteligente da aroma do campo, mas estou com medo de dá corte quimico no meu cabelo o que vc acha? por favor me ajuda bja

    1. Karina,

      Eu não faria a inteligente da Aroma do Campo. Não faça, por favor.
      Já usei e ela deixa o cabelo parecendo uma vassoura, sem forma e esticada.
      Faça o teste da mecha com o tio para ver no que dá, mas se ainda houver descolorante no cabelo é melhor ter paciência e ir escovando até sair tudo.

      BJo!

  15. Oi Diana,
    adorei o seu blog.
    Faz uns 3 meses que não uso o alisante da Niely Gold e a minha raiz ja cresceu 4 dedos, estou pensando em fazer uma EP, mas to com medo, meu cabelo ta muito ressecados, arrepiado, parece que enfiei o dedo na tomada.
    Eu queria uma indicação de uma EP que não comprometa o meu cabelo.Gente não aguento mais, to muito bruxa.
    Bjss. 🙂

    1. Juliana,

      Antes de fazer qualquer EP o cabelo tem que estar tratado senão ele vai quebrar com o tempo.
      Algumas EP que eu já usei e indico são: Escova Livre da Le Clique, Afro Keratin da Inoar e Néctar Princess Premium da Néctar do Brasil (que é a que estou usando atualmente).

      BjO!

Comenta, cabelete ;)