Fechar
Dicas

Dicas para manter os fios domados do inverno

domarfios

Diferentemente de muitas pessoas, eu gosto do inverno. Me sinto muito mais motivada quando o clima está mais ameno. Aqui no nordeste a gente não passa aquele friozão, mas chove bastante nessa época (mais precisamente no Recife e Região Metropolitana). Gostando ou não, o inverno tem o poder de fazer o cabelo armar, convoca todos os frizz possíveis para aparecer e se você tem o cabelo quimicamente tratado precisando de um retoque de alisamento da raiz, aí é que a coisa piora de vez.

Hoje darei umas diquinhas que uso e que pode te ajudar nesse momento.

lavagem

Se você pensa que um shampoo não interfere no tratamento final dos fios, provavelmente você nunca usou um shampoo bom. E quando digo bom, não quero dizer que seja caro e sim um shampoo que vai além daquela limpeza básica.

Para os dias chuvosos e de alta umidade, é muito bom usar um shampoo com apelo anti frizz, pois eles já ajudam a disciplinar os fios, além de não ressecar muito os cabelo. Isso porque se você usar um shampoo muito detergente e os fios ficarem secos, eles vão tender a sugar toda a água do ambiente e isso vai provocar aquele efeito armado e cabelo sem alinhamento.

Tem resenha dos Shampoo Liss Ultime da Loreal aqui e do Shampoo Óleo de Argan da Tutanat aqui.

nutirok

A nutrição é a melhor aliada quando queremos manter os fios alinhados, isso porque ela promove um revestimento lipídico e muitas contém silicones que protegem o cabelo da umidade. Se você não hidrata todo os dias, existem também ótimos condicionadores que geralmente vem com a proposta Lissage, Smooth ou disciplinante, um exemplo bom é esse da antiga linha Smooth Down da Redken. Já se a sua escolha for máscaras, escolha uma a base de óleos, pois elas tem o poder maior de blindagem dos fios, como essa da linha Macadâmia Oil Premium da Inoar que resenhei aqui.

finaliza

Na tentativa de domar os fios, você poder dispensar um bom shampoo e até uma boa máscara, mas NUNCA deixe de usar um bom finalizador. São eles os principais responsáveis por segurar os fios, até porque eles não precisam de enxágue, ficam agindo o tempo todo ali no cabelo até a próxima lavagem. Os melhores para esse caso são os com proposta disciplinante e Smooth, como o Detangling Cream da antiga linha Smooth Down da Redken. O defrizante Creme Gloss da Charming também é perfeito para esses momento, já fiz resenha dele aqui. Outro ótimo que não está nessa foto, mas seria um bom meio termo em questão de preço, é o Divine Cream da Alfaparf que eu resenhei aqui. E não esqueça: o leave-in pode até ser caro, mas vai durar, no mínimo, um ano com você, o que faz valer o investimento.

argan

Os finalizadores a base de argan chegaram para ficar nas nossas vidas, e o melhor de tudo é que eles são multi uso. Eu os considero o produto mais democrático, pois se sua máscara de tratamento não for boa, é só usar ele para turbinar. Se o seu leave-in não for bom, você pode misturar umas gotinhas de óleo da hora da aplicação, ou até mesmo dispensar o leave-in e usar apenas o óleo (é tão bom quanto!). Já tem resenha do Argan Oil Light da Inoar aqui, os demais prometo resenhar em breve.

spray

Agora se você quer uma solução bem rapidinha e eficaz, e não tem os fios muito oleosos, se joga nos sprays de brilho! Eu faço isso muitas vezes e dá super certo, principalmente quando há aquela mudança repentina no tempo que uma hora estava com um super sol e de repente  desaba um super temporal. O segredo é sempre borrifar ele de longe nos fios, para não pesar nem deixar os fios grudando. Tenho usado muito esse da linha Sleek da Tutanat, mas já fiz resenhas de outros ótimos como o da linha Macadamia Oil Premium da Inoar aqui e o Ativador de Brilho Cristal Repair da Néctar aqui. E tem os da linha Charming que são super elogiados,tem até uma resenha antigona no spray rosa aqui.

Então, gente a dica está dada. Logicamente, você não precisa usar todos esses produtos em conjunto, ok? Tendo apenas um ou dois tipos de produtos dessa lista você já vai se dar bem nesse inverno.

Bjo!

Tags Dicas do Helpinverno

20 Comentários

  1. Oi Di! Ótimo post! Vc conhece o shampoo Darling? Eu usava ele na minha infância e tinha um cheiro inbatível! Ele saiu do mercado uma época, e agora fiquei sabendo que ele voltou repaginado, vi resenha dele em vários blog! Que tal resenhar pra gente? bjs

  2. oi Diana. Leio o seu blog há pouco tempo, mas estou lendo os post antigos tb e queria que você me explicasse como vc faz o seu coque depois da escova com o elástico de telefone (tb não sei o nome), porque eu acho que se eu fizer esse coque depois que lavo meu cabelo vai ficar sem friz. meu cabelo fica muito feio conforme seca, parece que absorve toda a umidade do ambiente! Obrigada!

    1. Amanda,

      O faço o coque depois que seco o cabelo. Vou torcendo os fios com cuidado e faço um coque. Ultimamente tenho prendido com uma piranha de plástico, pois marca menos que o elástico de telefone.

      Bjo!

  3. oiii Diiiiiiiii,

    Menina, ando tão indígena da floresta que fico meio zonza com essas opções convencionais! kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Mas falando sério…desses que vc citou, gostava do shampoo loreal, nutria bem…o detangling muito bom, modela sem pesar, realmente ajuda no inverno. Eu nunca abusei dos silicones, pq sempre pesaram muito no meu cabelo, hj estou vivendo incrivelmente sem eles…mas acho que eles dão um up quando falamos de umidade…ultimamente o meu finalizador tem sido o óleo de pracaxi, que intercalo com o de linhaça e estou gostando tanto que sempre me pergunto como pude viver sem eles? kkkkkk

    Beijooooo sua metida!

  4. Diana, estou com uma dúvida, li todas as suas resenhas sobre o SOS da VitaDerm, mas fiquei confusa em relação a chapinha.
    Tive um corte quimico com a descoloração, meu cabelo que era bem compridinho está joãozinho e caindo… Mas enfim, a chapinha pode ser normal ou tem alguma especifica? Ou você recomenda outro tratamento?

    1. Didi,

      A chapinha pode ser qualquer uma dessas de cerâmica e nem precisa esquentar muito. Se o seu cabelo estiver caindo muito, recomendo iniciar com reposição de massa, pois cabelo muito fraco não aguenta o processo de cauterização.

      Bjo!

  5. Diiiiiii (metida siiiim, é até global agora essa minha amiga mais famosa! rs):

    É verdade. O óleo de pracaxi é vida. rs. Confesso que quando li em alguns lugares que ele seria uma espécie de silicone vegetal e natural, não dei muito crédito, sabe? Mas comprei pq pensei, não custa experimentar, já que o linhaça não resolveu meus problemas. Daí comecei a usar e não quero outra vida. Não acho o cheiro ruim (vc sabe que sou chata com isso) é cheiro de óleo normal, ele tem uma coloração clarinha (tipo óleo de soja de cozinha, sabe?) – só que ele é mais consistente, a consistência eu poderia dizer que lembra mais o azeite (caraca, ótimas comparações, kkk). Bem, eu uso como se fosse realmente um reparador, algumas (duas/três gotinhas), espalho beeem na mão e aí aplico nas pontas e o finalzinho em cima da cabeça, onde ficam meus frizz nojentos. rs…super deu certo e aposentei todos os outros reparadores, pq esse não acumula e deixa os fios bem brilhosos. Mas nada de abusar, no primeiro dia taquei um monte ficou uó, nem conseguia mexer o cabelo! rs.

    Inclusive o óleo de pracaxi tem outro benefício, ele é ótimo clareador de manchas. Estou aplicando no marido, e ele tem gostado muito, viu que faz tanto efeito que agora até pede, acredita??? rs. A credibilidade assim só aumenta. Rainha Oleosa, essa sou eu. kkkkkk

    Escrevi muito, quem conseguiu ler até aqui, receba meu beijo e gratidão. kkkkkkkkkk Go Cabeletes!!!

    1. Fefa,

      Ah, só porque meus cabelos vão ser globais eu sou metida? hahaha

      Me interessei por esse óleo, já que você amou tanto. Quem sabe perco a preguiça de me jogar no site Sabão e Glicerina. Acho que óleo é para ser aplicado em pouca quantidade mesmo, senão vai pesar, ainda mais esses puros, neh. Sei que não conseguirei me aposentar do uso de outros finalizadores (nem quero, kkk), mas é sempre bom testar novas coisas. 😛

      Bjo!

  6. Você falou sobre o Divine Cream da linha Nutriseduction da Alfaparf, e eu uso e recomendo, ele é maravilhoso! Na verdade eu uso a linha toda pois tenho os cabelos bem secos, e essa linha restaura o equilíbrio hídrico nos cabelos secos. Ela tem fórmulas de nutrição que fornecem a dose ideal de umidade e proteínas essencias para os cabelos secos ou muito secos, principalmente nas pontas.

Comenta, cabelete ;)