Fechar
DicasSOS Capilar

O Help Responde: Cabelo emborrachado, neutralização, alisar duas vezes no mesmo dia…

O HELP RESPONDE

Hoje eu vou, finalmente, inaugurar a seção O Help Responde, que será de respostas aqueles comentários e dúvidas mais extensos e recorrentes aqui no blog. Acho isso interessante, porque muitas vezes a dúvida e uma pessoa é a dúvida de várias. Antes de tudo quero ressaltar que as dicas que eu passo são baseadas em experiências próprias e que eu não sou a dona da verdade, ok, gente? Minha intenção é ajudar de acordo com o que eu sei, e quem segue o blog sabe que já passei por várias crises capilares. hahah.

A questão de hoje foi feita pela Simone e é bastante interessante, vamos lá?

Oi! Sofri na mão de um cabeleireiro louco no inicio do mês, um crime! Ele fez um alisamento de tio e uma coloração juntos e como se não bastasse o alisamento não ficou perfeito e ele repetiu no mesmo dia!!! Bem, eu não sabia de nada disso. Agora, depois de pesquisar horrores eh que eu posso “descrever” o crime. Nem tenho certeza que ele usou o tio, mas desconfio (eu já fazia esse procedimento e precisava de um retoque, mas acho que ele passou no cabelo todo). Também acho que ele passou a coloração junto com o neutralizador e não deixou tempo suficiente, ou seja, não neutralizou o tio. Bem, acho que foi isso que ele fez.
Já pesquisei horrores na internet (não faco mais nada da vida…), mas ainda tenho algumas duvidas:
1) Se o alisamento não foi “neutralizado” na hora, ele continua seu processo para sempre? (Pergunto isso porque quando sai do cabeleireiro meu cabelo estava perfeito e desde então, a cada lavagem, vejo que está mais elástico e destruído – pior, conforme o tempo passa…)
2) A gente pode “neutralizar” o alisamento 3 semanas depois que foi feito? (fico pensando se o alisamento ainda está agindo e “comendo” meu cabelo por dentro, deixando mais e mais elástico…)
3) Você disse que não dá para recuperar o cabelo elástico completamente, só para melhorar. Isso quer dizer que essa loucura da hora de lavar/tratar (deprê e desespero total)vai durar para sempre, até a parte danificada crescer e ser cortada, ou ele volta a ter uma forma normal, “desemborrachada”?
Agradeco antecipadamente pois eu era uma desconhecedora de todo e qualquer procedimento químico e agora estou mais inteirada por causa do seu trabalho. Nunca mais vou deixar nenhum irresponsável acabar com a minha vida!
Muito bem, Simone. Infelizmente, casos de desastres capilares em salões são bastante recorrentes. Eu já sofri (mais de uma vez), conheço pessoas próximas que sofreram e recebo muitos relatos a esse respeito. Sinceramente eu acho que não é todo profissional que sabe mexer com química, tanto é que deveria ter um tipo de especialização que envolvesse profundamente não apenas a aplicação, mas um diagnóstico completo (e sem pressa), pois cada caso é um caso.

Agora vamos as respostas das dúvidas:

Resposta 1: A neutralização do cabelo pode ser feita em qualquer momento, pois enquanto a química não for neutralizada, ela vai estar agindo nos fios. As vezes é necessário mais de uma aplicação para que a neutralização seja feita com sucesso, mas o processo químico depois de neutralizado (na hora ou depois) para sim, não fica agindo para sempre.

Resposta 2: Como eu disse acima, enquanto não for neutralizada, a química fica agindo.  Pode ser que não esteja mais alisando, mas está provocando dilatação das cutículas, retirando a umidade e etc. Então, se você acha que o cabelo precisa de neutralização: corre lá e faz (e rápido).

Resposta 3: Eu já tive cabelo emborrachado várias vezes e posso te dizer que depois que emborracha, o cabelo não volta a ser como antes, tipo, aquele cabelo virgem que não precisa de muito cuidado. A aparência do cabelo pode melhorar sim, mas é um cabelo que vai necessitar de cuidados sempre, até que um dia essa parte seja cortada (aparando as pontas normalmente até que um dia saia tudo, fazendo um corte mais radical, etc…). Mas existe outro porém também: Existem níveis de emborrachamento dos fios. Há emborrachamentos leves, onde o fio não está totalmente acabado, mas necessitando de SOS e uma manutenção adequada, acontecia muito com as minhas pontas no tempo em que eu alisava com tio. Mas há também aquele emborrachamento em que os fios praticamente se desmancha, esse não tem jeito, depois de seco vai ficar espigado e sempre que você molhar vai sentir algo estranho, esse tipo só cortando mesmo, porque esse fio não tem condições de absorver mais nada.

Bom, por hoje é só! Espero que tenha ajudado a esclarecer não apenas as dúvidas da Simone, mas a de muitas outras pessoas que estão passando pelo mesmo caso.

Quer enviar uma pergunta também? Envie um e-mail para helpdoscabelos@gmail.com . No assunto escreve: O Help Responde.

Bjos! 

Tags O Help Responde

27 Comentários

  1. realmente química é algo muito complicado que requer especialização profunda e diagnostico preciso dos cabelos de quem for executar… eu fiz o curso e tal mas tudo é fazer teste de mecha e antes conversar com a cliente para ver seu histórico de químicas e procedimentos anteriores… nunca faça em casa procure profissional qualificado sempre!

  2. Olá! Parabéns pelo blog… gosto muito de suas postagens. Eu faço xtenso loreal e em um dos retoques o meu cabelo ficou assim. Não sei o que ocorreu, só sei que tive que cuidar muito para não ter corte químico. Como você disse, o cabelo não foi recuperado e fui cortando até sair a parte estragada. Não sou especialista, mas no meu caso os cuidados intensos foram para que ele não caísse. Fique com Deus, Diana. Abraços

  3. Diana, preciso de sua ajuda!
    Queria saber qual alisamento você faz, e a base de quê. Eu fiz EP com formol por 4 anos, mas no ultimo ano meu cabelo estava horrivel, porque ele estava muuuuuuuuito oleoso na raiz e extremamente seco e espigado nas pontas. Eu tentei fazer o cronograma nessa época mas nem consegui, porque era oleo demais em uma cabeça só. Eu lavava ele de manhã e a tarde já tava puro óleo. Só agora que eu tô com metade dele natural que eu tô conseguindo seguir o cronograma direitinho. Mas minha raiz é bem dificil de alisar. Eu faço escova nele agora, daqui 15 minutos já tá enrolada de novo. Além de ser muito trabalhoso. Quero fazer um alisamento novo, que não deixe o cabelo muito oleoso. Me ajuda? Vi umas fotos recentes do seu cabelo e ele está muito bonito e saudável. Parabéns

  4. Posso meter o bedelho, Di?

    Quando li que foi feita uma coloração “junto” com o neutralizante suspeitei que foi usado o Wellastrate (considerado por muitos melhor do que o X-Tenso) e uma das possibilidades com o Wellastrate é justamente usar o ColorTouch COMO NEUTRALIZANTE. Isso mesmo: não neutraliza! Aplica-se o tonalizante como se fosse um neutralizante e após a pausa e enxague a Wella garante que o cabelo está já neutralizado… Não sei se usaram na Simone exatamente o Wella (e nunca ouvi falar de outra linha que faça desse modo, mas talvez haja), mas talvez o açougueiro, digo cabeleireiro, tenha feito assim… Mas alisamento é complicado mesmo, mesmo, mesmo…
    Em todo caso não custa neutralizar (se já foi neutralizado e ficou ruim, ou as vezes nem foi) em casa, porque o seguro morreu de velho, né?!
    E boa sorte para a Simone! Cabelo muito danificado não tem conserto total, mas dá pra ir tratando e cortando e logo, logo vai ser um cabelo lindo, tenho certeza!!!!

    Beijos, pessoas!

    1. Esther,

      Sabe que pensei o mesmo que você sobre o caso da neutralização. Na bula do Colortouch diz que ele pode ser usado como neutralizante, mas conheço alguns profissionais que tem receio disse, e eu como usuária também tenho receio, sinceramente não confio em neutralizar apenas com a OX da tinta.

      Bjo!

  5. Di, nossa fiquei bem assustada quando vc disse que um cabelo emborrachado nunca volta a ser normal, tipo, vai sempre merecer cuidados, nunca tinha pensado nisso! Caraca, mais um motivo para os profissionais da área ter responsabilidade e cuidado, pois podem causar um dano como esse nos cabelos de uma pessoa!!! Fiquei em choque, sério! (coisas de uma inexperiente em químicas no cabelo! rs).

    1. Fefa,

      É aquela história: Cabelo não se regenera, mas tem como ser melhorado com tratamento. Mas aí o cuidado tem que ser contínuo. Por isso mesmo que a responsabilidade dos profissionais é grande, mas nem todos se dão conta, pois, neh, Cabelo Cresce e trata gera mais renda ainda pro salão.

      BjO!

  6. Boa noite Diana,

    Fiz uma selagem há quase dois anos, e acho que usaram química em meu cabelo, porque ele caiu bastante após a selagem. Meu cabelo é muito fino e não resistiu a essa selagem e ficou opaco, quebradiço e pesado. Posso usar neutralizante, mesmo depois de quase dois anos que fiz a química?

  7. Oiii tudo bem? Numa pesquisa na internet me deparei com o seu blog e amei as dicas que tem la….
    Mas será que vc poderia me ajudar em relação ao meu cabelinho??? Vou dar uma resumida pra vc entender…
    Pintei há vários anos meu cabelo de preto. So que esse ano resolvi tirar, passei Dekap color algumas vezes e puxei algumas luzes, mas acabou ficando laranja e eu não gostei. Ai pintei o cabelo de vermelho, um tipo Borgonha, só que tbm gostei e agora quero ir pro castanho médio. Uma pessoa me indicou passar a coloração 5.1 castanho acizentado. Pois bem, eu passei, e algumas partes escureceram só que ainda está avermelhado. Gostaria de saber se vc pode me ajudar a que coloração eu passo (ou se continuo com essa 5.1) pra continuar a tirar esse vermelho pra ficar no tom do castanho..
    Espero que possa me ajudar. Obrigada

  8. Oi diana vou explicar ligeirinho o disastre que fiz
    Passei hene no cabelo mas nao gostei e ĺogo que passei retirei, meses depois passei guanidina PRONTO corte quimico no desespero esqueci o neutralizante. FFa tres meses ele nao esta tao elastico mas ainda esta.Queria saber qual neutralizante me indica POR FAVOR ME AJIDA
    OBS: ja cortei um tanto pra da uma melhorada.aguardo anciossisima

  9. Boa noite! flor então no caso quando há corte químico no cabelo ;logo em seguida que neutraliza o cabelo ele para de dar corte corta o efeito do produto é isso?

    1. Elaine,

      O que vai parar é o efeito da química, mas o estrago continua. Dependendo do dano do cabelo, ele vai continuar quebrando, pois já está muito fraco e vai enfraquecendo mais a cada lavagem.

      Obrigada pelo comentário

      Bjos!

Comenta, cabelete ;)