Fechar
Dicas

O Help Responde: Saindo da Guanidina para a Progressiva, Luzes e Crescimento.

Mudança de Química

Hoje é dia de Help Responde! Antes do iniciar a dúvida de hoje, queria convidar você que está com sua dúvida a enviá-la para que seja respondida também. É só enviar seu problema para o e-mail helpdoscabelos@gmail.com com o assunto “O Help Responde”. Todos os e-mails recebidos serão respondidos nessa tag. Estou fazendo isso porque não dou conta de responder todos os e-mails e dúvidas que recebo diariamente. Infelizmente, não tenho tempo para me dedicar inteiramente ao blog, pois não trabalho apenas com ele. Me dói bastante não poder atender cada um de vocês, mas acho que essa Tag aborda problemas que podem estar sendo vividos por várias pessoas. Aproveitem esse espaço!

Agora vamos ao problema de hoje enviado pela Jordana Paiva:

“Olá, sou de Salvador-BA e soube do seu blog após uma reportagem no Bem Estar, achei super interessante por que eu também não aguento ver um produtinho pra alisar ou hidratar que eu compro logo. Bom, usava guanidina, que deixava meu cabelo uó, aspecto de alisado mesmo, hoje uso somente a progressiva, que no salão que eu vou elas chamam de selante, quando cresce a raiz ele não cresce tão crespo de como na época que usava o relaxamento, tá melhor que antes. Bom uso shampoo, condicionador e hidratação para cabelos de progressiva, e cauterizo (em casa) de 15 em 15 dias. O que eu gostaria de fazer era luzes, a única química que dou é a progressiva (de 2 em 2 meses). Será que mesmo com todo esse cuidado, se eu der as luzes vou ter corte químico? E sendo que meu cabelo parece que não cresce. E ele é assim, quando ajeito a raiz, as pontas ficam feias, quando ajeito as pontas, a raiz já ta toda enrolada. Heeeeeeeeeeeeeeelp!! hahaha

 Beijão!”

Muito bem, Jordana, não sei a quanto tempo você parou com a guanidina e iniciou com a progressiva, mas acredito que o tempo não seja tão longo a ponto de toda a guanidina ter saído dos seus fios. Isso porque alisamento com guanidina é definitivo, só o cabelo que vai crescendo é livre dele. Diante disso, todo o cuidado é pouco na hora de fazer luzes porque o descolorante e a guanidina não são compatíveis. Sei que pode aparecer várias pessoas que já misturaram essas duas químicas e os cabelos continuam na cabeça, mas é sempre um cabelo com alta porosidade e complicado de tratar. Preste atenção a isso.

Porém, se seu cabelo hoje for totalmente livre de guanidina, é possível sim dar luzes. Faça um bom teste me mecha antes para ver a resistência do seu cabelo, até para saber até que tom ele vai abrir. Não abra mão disso jamais.

Para a boa manutenção dos fios, eu indico seguir o Cronograma Capilar, com ênfase em Nutrição e Reconstrução, que é o que o cabelo quimicamente tratado necessita. Não sei quantas lavagens você faz por semana, mas é necessária, no mínimo, duas lavagens para se ter êxito com o Cronograma. Três lavagens é o ideal, mas nem mesmo eu consigo fazer assim todas as semanas por causa do meu trabalho e mesmo com duas tenho bons resultados. Isso não te impede também de lavar mais de 2 ou três vezes, apenas indiquei um parâmetro mínimo, no entanto, acho desnecessário tratar um cabelo mais de três vezes na semana, pois temos que dar um tempo para o cabelo absorver o que foi dado a ele. E também não é bom lavar muito um cabelo tratado quimicamente.

Se você ainda não leu, te indico muito esse post sobre crescimento: Cabelo Longo: É só deixar crescer?

Jordana, espero ter conseguido te ajudar e caso ainda reste alguma dúvida é só enviar, ok? Obrigada pela participação!

Então, cabeletes, vocês tem mais alguma dica para a Jordana? Deixem o help de vocês nos comentários para ela.

Bjo e até a próxima!

Tags Dicas do HelpDúvidasO Help Responde

42 Comentários

  1. Olá meninas.. luzes em cabelo com alisamento definitivo da medo mesmo. Eu tenho definitiva (acho que é tioglicolato) e resolvi pintar de escuro, mesmo sendo tinta escura ressecou bastante. Como a Di já disse: sempre o teste de mecha.

    Aproveitando o espaço: como já disse, tenho definitiva e fiz selagem, estou querendo voltar pra definitiva….devo esperar os 03 meses de intervalo ou apenas 02 já bastam?

    1. Ligia,

      É sempre complicado conciliar duas químicas fortes como um alisamento e uma descoloração, porque elas mexem demais na estrutura do cabelo para alcançar seus objetivos.
      Sobre fazer a definitiva depois da selagem, o correto seriam três meses, mas se apertar a vontade, faz o teste da mecha antes de se jogar.
      BjO!

  2. Olha eu aqui-de HD novo-Me atualizei e vi vc no bem estar,Vc é PO DE RO SA! Cabelo lindo D+, sobre tonicos, usei um bio extratus de jaborandi,tem cheiro de planta amassada e o pilexil na epoca do meu desastre capilar, hum, a inner vc ja sabe minha opinião…kkkkkk, e mudando o assunto, olha Jordana,todo cuidado é pouco, qd tentei ficar loira percebi q meu fio afinou(sem saude) e minhas mechas partiram inteiras, e eu tb tinha tioglicolato nos fios, se for mesmo iluminar a cabeleira fique atenta no salão mesmo,controle junto com o profissional o tempo,pergunte como os fios estão reagindo,peça dicas para a manutenção etc.. bjs Di!!

  3. Dianna, já q o post é sobre dúvida queria tirar uma bem pequena que vem me intrigando há algum tempo: se a hidrataçã possui geralmente ingredientes como plantas e coisas assim, porque vc classifica a máscara da pantene fusão da natureza como nutrição? ela dá esse resultado no seu cabelo? Obrigada! E gostei da idéia de um lugar só para as duvidas das leitoras!

    1. Oi, Amanda GR.

      Em mim a Fusão da Natureza dá um efeito de nutrição mesmo, não é a das mais power, mas funciona. Mas bem feita a sua observação de que nela não contém óleo e sim extratos de frutas.
      Fico feliz que tenha gostado do espaço.

      Bjo!

  4. si marquei o teste de mecha pra terça feira…..nem parece que fiz selagem, o cabelo ta cheio de frizz (ou cabelos novos como me disseram) e molhado da pra perceber a diferença entre o liso e o ondulado/sem definição.

  5. Oi Di, tenho uma super dúvida! Fazia relaxamento com guanidina da Avlon a cada 4 meses, fiz meu último relaxamento em janeiro desse ano, mas como as pontas sempre estavam feias e eu quero que o meu cabelo cresça, decidi parar e encontrar uma outra química que dome pelo menos minha raiz. Fiz há um mês a progressiva da Amend sem formol. Queria saber o que vc acha dessa progressiva e qual alternativa vc indica? Bjos

    1. Fernanda,

      Eu nunca usei essa progressiva da Amend, mas li relatos de gente que amou, outras odiaram, enfim, para todos os que fazem EP eu aconselho ter uma máscara neutralizante universal em casa, porque se algo der errado, ela está lá para socorrer. Continue cuidado do cabelo, porque EP é uma química como qualquer outra e necessita de cuidados.

      BjO!

  6. Oi Diana
    Acompanho seu blog há pouco mais de um mês, passei a testar suas dicas e posso te dizer que to muuuuuuuuitooooooo feliz com o meu cabelo graças a vc. Comecei a alternar máscaras de H,N e R (tudo isso só com produtos semi profissionais e de supermercado, por enquanto) e a fazer umectação com oleo de coco e de ricino! Adorando o Resultado!
    As quimicas que uso no cabelo são: Tintura frequentemente e relaxamento com tio as vezes ( a ultima vez foi em abril desse ano)… Mas a minha dúvida é sobre um assunto que eu acredito que vc não tenha muita intimidade : mega hair! Sei que estraga, o cabelo quebra se não cuidar direito, mas eu tenho que apelar porque meu cabelo não cresce de jeito nenhum e eu amo cabelão grandão =/ Quais as suas impressões sobre essa tecnica?
    E vc acha q vale continuar investindo no cronograma capilar nos cabelos com mega?
    Obrigada desde já e mais obrigada ainda por esse blog! Bjos

    1. Bruna,

      Eu acho que você deve continuar a fazer o crono com o mega sim, afinal, você vai querer seus cabelos sempre bonitos, não é?
      Sobre o Mega, eu acho válido, mas tem que saber que quando tira ele tem que cortar quase todo o tanto que cresceu, porque ele danifica as pontas. Mas se você quiser usar para passar uns tempos de cabelão, eu acho válido.

      BjO!

  7. Ai gente, quase surtei quando vi meu apelo aqui. hahaha
    Fui no meu salão na semana passada, e a profissional que faz a progressiva (que elas chamam de selante) em mim, disse que seria possível fazer as luzes, por que era compatível, e ainda bem que não fiz naquele dia, por que realmente dei a última guanidina em fevereiro desse ano, e comecei a dar a progressiva em abril, então como você disse que ainda tem sim os restos da guanidina. Então deixei pra lá. Sendo que eu to cuidando tanto do meu cabelo, seguindo suas dicas, que minhas amigas estão dizendo que se não me conhecesse dizia que meu cabelo era liso, de tão bem cuidado que ele está. Então, não vou arriscar né? hahahaha Obrigada de coração por responder… e vou sim seguir o cronograma capilar (eu lavo 2 vezes na semana, normal)
    Super beeeeeeeeijo!!

    1. Jordana,

      Ai que lindo seu cabelo liso natural. *-*
      Sabe que estou numa situação parecida com a sua? Meu cabelo está ótimo e eu querendo estragar tudo com ombré só pra voltar a ter muito trabalho (porque sempre tem um trabalhinho rotineiro)?

      Bjo!

    2. Olá Jordana

      Boa tarde!
      Utilizo a guanidina há muitos anos e também penso em mudar para a progressiva (selante)…vc sabe qual produto sua cabelereira utiliza?
      Sei que este post é de 2013..mas você ainda continua usando o selante e o cabelo esta com o aspecto bonito?
      Obrigada!!

  8. Nossa,entendo bem a Jornada..eu aliso meu cabelo com Salon Line guanidina..quando o cabelo está escovado,ele é uma coisa..fica até com aspecto bonito (dizem rs)..mas quando está molhado,é aquele aspecto alisado,e nunca consigo usar os cabelos molhados porque sempre estão sem forma..nem liso nem cacheado..

    Eu não sei se o problema é a falta de uma boa manutenção,ou se o problema é o relaxamento.A aplicação dele sempre é bem feita,mas o cabelo natural fica com um aspecto estranho.Não quero ser refém do secador e da chapinha sempre,do tipo lindo com escova e horrível se vc precisar ir na praia .

  9. Eu não consigo ficar sem relaxar ele para mudar,não tenho paciência para isso.E não tenho coragem de cortar.Então comecei o cronograma capilar há 2 semanas e espero que dê bons rescultados. Porque ter que esperar meses para mudar de quimica seria um baita sacrifício e meu cabelo sempre quebra quando demoro muito para relaxar ele,porque força na hora de escovar..

    Existe alguma progressiva/selagem,que pessoas que alisam o cabelo como eu podem usar?Talvez se eu fizer isso aguente esperar o prazo para trocar de quimica. Eu tenho medo dessas selagens,porque muitas dizem não ter formol e sempre tem um componente similar ao formol na composição..

  10. Olá Diana … Nem me lembro mais quanto tempo acompanho seu blog e adoro :))
    Como a Jordana, eu também usei guanidina por muitos anos e agora resolvi relaxar com o sódio (fraco), já fiz 2 relaxamentos e já senti meu cabelo muito diferente! Não sei se você pode me ajudar, mais gostaria de saber se o sódio foi uma ótima escolha?! Quem me indicou foi minha nova cabeleireira (depois de anos,troquei também a cabeleireira) … Agora minha duvida é Sódio ou Progressiva?? O que você me indica? Beijos

    1. Mariana,

      Quem vai dizer qual a melhor química para você é você mesma observando o balanço, o brilho e a saúde dos seus fios. Pelo visto você está curtido o momento Sódio e olha, as químicas permanentes tem o lado bom da gente só precisar retocar a raiz. EP vai saindo e temos que refazer tudo de novo, o que é um saco.
      Aconselho que recorra a EP apenas quando não estiver mais satisfeita com os outros alisamentos a ponto de não querer usa-los mais, já que acho a mistura de EP com alisante meio perigosa.

      Bjo!

  11. Olá Diana
    Eu fiz progressiva a três meses atrás, será que posso usar guanidina? A guanidina é compatível com a escova progressiva. A que eu fiz é aquela com 2% de formol, não alisa muito.
    Amei seu blog.

  12. Olá Diana,
    num cabelo sem quimica, que quero alisar, o que é melhor? Não sei qual tipo de quimica usar. Queria fazer em casa. O que vc indica?
    Bjo!

  13. Olá Diana!

    Uso guanidina e geralmente o pessoal faz um espanto enorme sobre ela, mas gostaria de usar algo a mais no cabelo, mas sempre fico com medo de alguma coisa dá errado. A minha visinha usa selagem com formol, no dela ficou lindo.

    Você me indica alguma coisa? Que não dê tanto medo em usar?

  14. amanha faz 2 meses da ultima vez que passei guanidina no meu cabelo parei pois acho q o resultado não dura muito e queria saber se você me indica fazer escova progressiva será que não vai cair pelo tempo ser pouco ou posso fazer sem medo ele esta com a raiz crespa (que é o meu cabelo natural: crespo) e as pontas mais ou menos por que na verdade 2 meses faz que eu passei na raiz nas pontas faz um tempinho maior a cabeleireira ficou com medo de passa pensando que podia cair por que tava liso devido a guanidina que eu avia passado um tempo atras então oque você acha posso fazer escova progressiva sem medo?
    Desde jah obrigada *-*

  15. ola .tenho uma cliente que faz um mes que ela passou um relaxamento no cabelo e tem guanidina .e ela quer fazer uma selagem ..queri saber se posso fazer agora ou nao? obrigada bjs

  16. Olá, uso progressiva de carbocisteína( perolas de caviar wind care) a 1 ano + ou – mas o resultado não esta muito satisfatório, meu cabelo e afro raiz crespa enroladinha quando nasce, estou pensando em mudar de química( pois acho que a progressiva tbm e uma química) quero saber o que seria melhor para o meu tipo de cabelo pois gosto da raiz bem baixa e alisada q possa fazer chapinha pelo menos uma vez na semana ou estourando ou duas vezes quando lavar e que não deixe o cabelo com aspecto de alisado, se possível me de uma orientação para eu começar a pesquisar antes de fazer qualquer coisa, parei com a química e só vou fazer algo em dezembro, obrigada bjks

  17. Olá!
    Faz aproximadamente 15 anos que uso relaxamento na raiz do meu cabelo de 4 em 4 meses. De uns 8 anos pra cá tenho usado guanidina….Nos últimos 4 anos tenho usado a marca VITA A. Porém tenho percebido que meu cabelo parece não se adaptar mais…..tem apresentado pontos de quebra e caimento….ele está muito mastigado na raiz que vem crescendo (a última vez que apliquei foi em abril de 2014) e também tenho achado um pouco elástico….. Meu cabelo era cacheado, porém os cachos praticamente não existem mais.
    Gostaria de sair da guanidina e tentar um relaxamento menos agressivo e mais natural, pois a guanidina tem deixado meus cabelos um pouco “duro” e sem vida. Como proceder? Pensei em ficar sem usar química pelo menos 1 ano e ver se voltaria ao que era antes. E nesse intervalo ficar escovando 1 vez por semana ou a cada 15 dias, cortando as pontas e hidratando com frequência (incluindo cauterização). Será que consigo deixar de usar química de vez?
    Uso a linha Luna System (xampu, condicionador, leav-in, hidratação)

  18. Olá Diana! Meu cabelo hoje é totalmente cacheado. Em outubro/2015 fiz o super relaxante no salão beleza natural e gostaria de saber quanto tempo tenho que aguardar para fazer escova progressiva. Acredito que o super relaxante seja a base de guanidina.
    Beijos

    1. Daniele,

      Você tem que fazer o teste de mecha para saber se vai haver choque de química, afinal não temos certeza do que leva o relaxante natural que você usou.

      Obrigada pelo comentário.

      Bjos!

  19. Eu uso guanidina no.meu cabelo e percebo.que ele esta crescendo mais, gostaria de saber usando a progressiva zap no meu cabelo, posso.continuar a usar a guanidina na raiz crescida? Será que pode haver corte químico entre as duas? Bjs

Comenta, cabelete ;)