Fechar
Dicas

pH dos produtos capilares: Quanto menor, melhor?

cabelos-saudaveis-em-casa23

Se tem um ditado muito bom é o que diz: Tudo em excesso, faz mal. Hoje teremos o “Momento puxão de orelha” nas cabeletes! (brincadeira!!) kkk

Na verdade, ando preocupada com o comportamento de algumas pessoas quando o assunto se refere ao pH dos produtos capilares. Está todo mundo tão preocupado em verificar se o pH de tal coisa é baixo ou não que não se dão conta de que o pH baixo também não é saudável para os cabelos. Então se você acha que quanto menor for o pH de uma máscara, condicionador e leave-in, melhor isso será para o cabelo, saiba que isso não é verdade.

Qual o pH ideal para os produtos capilares?

Para responder isso, temos que saber o pH do fio do cabelo, e ele gira em torno de 4,5 e 5,5. Com isso concluímos que se um produto tem o pH até 5,0 ele não vai dilatar nossa cutícula, na verdade vai ajudá-la a se manter saudável.

Então porque existem produtos com o pH tão baixo?

Produtos altamente Acidos (“produtos ácidos” é como são chamados os produtos com o pH baixo), mais precisamente os Acidificantes, foram feitos para ajudar a regular o pH dos cabelos que passam por processos químicos, pois esses cabelos chegam a um pH tão alto em um processo químico que é preciso usar um produto com o pH baixo para que o cabelo consiga restabelecer seu pH natural que está entre 4,5 e 5,5. Para quem quem deseja entender um pouco mais sobre como o  pH dos produtos interagem entre si, indico a leitura do post Conversando sobre a Ação do pH nos cabelos, onde expliquei tudo direitinho.

Como um produto de baixo pH vai danificar os meus fios?

Acontece o seguinte: mesmo que você use todos os dias um produto com pH 2,5 ou até 2,0, seu cabelo nunca vai ter um pH menor que o 4,5 porque esse é o pH dele. Não dá para mudar o pH das coisas. Tanto é que se o cabelo ficar muito tempo com o pH desregulado (acima de 5,5, por exemplo), ele vai perder matéria e vai se deteriorando. Da mesma forma, o uso contínuo de produtos com o pH baixo demais, pode causar danos aos fios, pois ele irá contrair em excesso a cutícula, fazendo com que elas inchem e rompam. É pura física. Tudo tem um parâmetro e passar dele tanto para mais, tanto para menos é prejudicial.

Devo parar de usar condicionador em todas as lavagens, então?

Não precisa parar de dar aquela selada final com condicionador, pois ele tem um pH ideal para isso, selando os fios na medida certa. Mas quanto ao uso diário de acidificantes que tem o pH muito baixo, eu já não sou a favor, pois esses produtos não foram feitos para uso contínuo.

Espero ter ajudado! Qualquer duvida é só gritar por um help!

Bjo!

Tags Dicas do Help

57 Comentários

  1. Ufaaaaaaa, caraca finalmente!!!!

    Diiii, nossa quando comecei a ler o post parecia que vc tinha entrado na minha cabeça: pensei outro dia nisso, gente pra que tanta fissuração em produtos com ph baixo? isso é realmente bom para os fios??? Tá aí, vc veio com as respostas.

    Concordo plenamente com suas colocações e ouso dizer que se o cabelo não sofre químicas (como o meu atualmente) não é necessária toda essa neurose com ph, pois é como vc disse, o fio mantém o ph dele, natural. Tanto é verdade, que só tenho usado cosméticos verdes e o ph deles é sempre neutro. Não sinto qualquer problema com o fio após o uso por 3 meses só de produtos assim. E vou além, a sensação de liberdade é indescritível, pois ter menos uma preocupação na vida (me preocupar com ph, neutralizador, etc e tal), não tem preço mesmo!

    Um beijo enormeeee

    1. Fefa,

      Amiga é verdade, e esse assunto ainda tem mais pano para a manga, como o caso: porque existe linhas em que o pH da máscara é 4 e o do leave-in é 5? Acho que inteligente como você é, já chegou a conclusão do porque.
      Ai que amostrada com essa liberdade capilar! Para mim esse cuidado todo é terapêutico, assim como sei o bem que a sua vida orgânica está te fazendo. *-*
      Depois quero uma ajudinha no post que farei sobre a diferença entre sulfate free e orgânicos.

      BjO!

  2. Diana muito legal o post! Eu mesmo comprei acidificante e evito usar com intervalo inferior a 15 dias!
    E só uso condicionador quando sinto necessidade mesmo!

    P.S. acho que em um parágrafo vc confundiu e escreveu “produtos alcalinos é como são chamados os produtos com o pH baixo”, na verdade esses são produtos ácidos né? Produtos alcalinos tem pH alto….

    1. Carol,

      Você está corretíssima, eu que troquei as bolas, mas já corrigi. Eita cabeça. kkkkk
      Sobre o acidificante, eu mesmo só uso o meu na pós coloração já que parei de usar tio. E raramente selo com condicionador, porque nem sempre sinto a necessidade.

      BjO!

  3. Muito explicativo o post.
    Tudo em excesso com certeza faz mal.
    Uso acidificante apenas em algumas lavagens após minha química com sódio só pra regular e voltar ao meu ph natural.
    Infelizmente, tem meninas usando acidificante como condicionador comum e outras como se fosse água.
    Acho que às vezes falta bom senso de ao receber uma nova informação, saber como ela pode te ajudar ou se usada de um modo incorreto, como pode te prejudicar.
    Muito bom vc estar fazer posts mais frequentes.

    bjo

  4. Nossa fiquei preocupada. Será q tenho q diminuir a quantidade de vezes q uso minha paixão mascara de mandioca da haskell, ela tem ph 3,5? Uso ela sem condiocionar.Fefa cadê o vitamina de banana?

  5. Meninaaas voltei! kkk

    Tati Absolut, queridaaaa beijo de saudade. Olha, nem me pergunte…vive saindo do ar…ele está parado, paramos com ele e quem sabe um dia voltamos com outra coisa, mas vive sendo excluído (não por mim) e vivo recuperando e ele não fica quieto. Vamos lá pq sou brasileira e não desisto nunca. rs.

    Diiiiiii, como assim ajuda? neeeem precisa perguntar, só dizer o que, onde e como e claaaaarooooo que sim, ajudo, escrevo…super empolgada a pessoa. Topo! kkkkk beijos

    ps.: é fase da empolgação (fiquei rindo do amostrada) kkkk

  6. Oi Diana, td bem? To com uma dúvida: meu cabelo é liso, virgem, eu uso um condicionador de gengibre da Inoar, e está escrito “ph 2.5 a 3.0”, sendo assim poderá fazer mal ao meu cabelo insistir em um ph tão baixo? Pode acontecer oq vc falou de “causar danos aos fios, pois ele irá contrair em excesso a cutícula, fazendo com que elas inchem e rompam” ? Fiquei super em dúvida agora pq eu só comprei esse condicionador pq vendia junto com o shampoo e é indicado pra cabelos oleosos, isso foi no início do ano, e como vem 1 Litro tem condicionador pra até o fim do ano (tenho pouco cabelo), eu nunca sinto que meu cabelo fica totalmente hidratado, nem muito macio ao usá-lo (isso pq batizei com bepantol), será que pode ser algum efeito do baixo ph ou o produto que não é tão hidratante mesmo? Agradeço a atenção, bjinho 😉

    1. Janaina,

      O pH de shampoo para cabelos oleosos sempre é um pouco alto, então é necessário usar um condicionador mais ácido para selar as cutículas. Pode ficar tranquila que os dois casa bem.
      Sobre a falta de maciez, eu mesma acho que condicionadores para cabelos oleosos não são muito emolientes, deve ser por isso que vc não sente tanta maciez.

      Bjo!

  7. Boa noite Diane ,tudo bem?

    Primeiramente quero lhe dar os parabéns pelo Blog e pela boa vontade em nos ajudar..eu iniciei o cronograma capilar tem 2 semanas.Como lavo o cabelo apenas 1 vez por semana,fiz 2 hidratações e agora iniciaria a nutrição.Eu pretendo relaxar meu cabelo essa semana,então gostaria de saber se após o relaxamento devo fazer uma hidratação,uma nutrição(dando continuidade ao cronograma)..ou eu devo partir para a reconstrução de uma vez?Uso Salon Line Guanidina,meu cabelo não está quebrando nem nada,parece estar forte pelo meno..então o que voçe acha?

    Abraços !

    1. Grazielle,

      Eu recomendo fazer R antes e depois do relaxamento e depois voltar ao crono normal. Vê se consegue lavar o cabelo pelo menos duas vezes na semana, os resultados são bem melhores.

      BjO!

  8. Desculpa flor escrevi seu nome errado no meu primeiro post hahaha..

    Bom Diana,tenho outra dúvida..eu tenho muitaa dificuldade em saber de qual etapa do cronograma capilar meu cabelo mais necessita..muita mesmo..se eu te mandar uma foto do meu cabelo voçe conseguiria me ajudar a identificar se ele precisa mais de uma hidratação,nutrição ou reconstrução?Desde já agradeço 🙂

    1. Grazielle,

      Por que você não faz o cronograma inteiro em vez de uma fase apenas?
      As vezes as pessoas comentam que gostam mais de uma fase, mas isso não quer dizer que elas devem focar apenas naquela.
      Mas querendo mandar a foto, eu olho.

      Bjo!

  9. Bom, Di, você sabe que não abro mão de condicionar ao fim do tratamento de jeito nenhum, né?! Mas acidificante só após descoloração ou algum tonalizante ou em dias em que usei antirresíduos e depois senti necessidade…
    E para ter certeza do pH eu faço o cálculo em todas as lavagens (#neurótica)… Tenho, ultimamente, optado por usar até mesmo shampoos que informem o pH (Detanling, Eucerin, Energizing do kit Chihtsai…)… Só não me incomodo com o ph dos leave ins, para ser honesta…
    Pode até parecer paranóia, mas só quem já viu o quão fino meu cabelo é naturalmente pode entender o que as luzes fazem com ele… Não exagero no acidificante, mas exagero sim nos cuidados, que nunca vi alguém maníaco por tratamento ter cortes químicos muito severos…

    Fefa, que interessante sua nova “filosofia de vida”! (Posso falar assim, com essa expressão tão batida?!). Acho linda a proposta de cosméticos mais naturais, mas confesso que os evito justamente devido ao medo do seu pH…

    Mas verdade, medo do uso indiscriminado de cosméticos excessivamente ácidos (reza a lenda que o pH muito baixo desss escovas da modo também é muito prejudicial, quando feitas com muita freqüência…)…

    Di, a Tati Absolut pode ficar tranqüila se ela usa também o shampoo da Haskel (pH 5.5). porque ele acaba se complementando com a máscara (5,5 + 3,5 =9 e 9:2 = 4,5!!!!!!!!) e se ela usar outro (a maioria tem pH ainda maior que isso) aí sim que não tem muitas chances de ser ácido demais…

    Jurava que o Vitamina não tava mais no ar, já que nunca consigo acessar! Kkkkkkk Que chato isso, hein?!

    Beijos, meninas

    PS: estou me preparando para ficar ainda mais loira (fiz luzes no cabelo todo, mesmo o já processado há 4 meses e nem lembrei de contar – e vou fazer isso de novo por esses dias!!))). O cabeleireiro era um doce, super honesto (até me falou para não comprar oExtreme Up da Italian, já que ele acho que o KPak que eu já uso muito mais potente… Amo quem não tenta empurrar produto desnecessário) (Isso que ele trabalha com Italian)…
    Mas vou fazer as luzes em casa, porque ele não me deixou tão loira como eu havia ficado (home made) no ano passado! Me desejem sorte!

    1. Esther,

      Já eu raramente condiciono! hahaah
      Nossa, como você é certinha, menina!Eu não chego a tanto, mas acho super válido! Só você sabe o quando seu fio necessita e que toda a atenção que puder dar é bem vinda.

      TAti, olha aí as contas da Esther. Pode continuar se jogando na sua Haskell. 😉

      Esther, dedinhos cruzados para a sua mudança, vai dar tudo certo (sei que vc vai estar monitorando)!!

      BjO!

  10. muito bom post Di muitos não entendem e acabam fazendo o errado deixando de condicionar e se preocupando com pH em tudo muito esclarecedor \o/

  11. Excelente post! O alerta fica pra quem acho que apenas o ph recupera os fios. Eu uso uma mascara de ph 3 quando vou fazer uso de anti-residuo na queratinização.Por isso que gosto de vc Di, sempre preocupada em esclarecer, alumiar os caminhos obscuros…kkkkk

  12. olá di, muito interessante essa matéria sobre ph….eu sempre penso em baixar o ph do cabelo.

    di, hoje fiz o teste de mecha pra retocar a definitiva. o cabelo passou (graças a deus) e fiz meu retoque.acabei cortando boa parte do cabelo, já que tava bem ressecado. agora ta um chanel meio desconectado, eu gostei muito.
    a cabeleleira disse que essa “selagem” era uma progressiva que já tinha saído, por isso o cabelo tava com cara de ressecado. ela deixou o produto do alisamento bem menos tempo do que antes, pq disse que o cabelo tava fragilizado. agora é hidratar bastante!

    bjs!

  13. Oi Di! Eu não goso de usar acidificante não,só qd passo tonalizante, e olhe lá,o meu acidificante está cheinho…eu implico é com a agua da minha cidade, o cloro q usam para fazer o tratamento da agua sabe,tem dias q da pra sentir o cheiro? Mas fazer o que…mascaras de ph um pouco mais baixo-pode ser sensação-me parece que fazem o cabelo brilhar um pouco mais.Bjs.

    1. Alê,

      Um pH um tiquinho baixo ajuda, até porque é balanceado com o shampoo, o alerta é para gente usando coisas com pH abaixo de 3 diariamente, sabe? Você é uma menina certinha. kkk

      Bjo!

  14. Obrigada pelas dicas :)..tentarei lavar meu cabelo 2 vezes por semana..em relação ao PH,como relaxo meu cabelo com Salon Line Guanidina,qual seria o ph ideal dos meu shampoo?
    Vi em um post antigo que vc havia relaxado seu cabelo com Salon Line mais teve um resultado um tanto desastroso.Atualmente vc faz algum tipo de relaxamento ou faz progressiva?Você recomenda que eu continue relaxando com o Salon Line ou acha que é melhor eu mudar?Abraços !

  15. Desculpe,lendo melhor seu post vi as resposta para minha pergunta sobre o ph para cabelos que passam por processos químicos.. rsrsrss
    Bom,como eu lavo o cabelo apenas uma vez por semana(e passarei a lavar 2 vezes por semana como vc recomendou),então posso usar apenas shampoos e condicionadores com PH baixo,uma vez que não lavarei o cabelo todos os dias ?

  16. Meninas vocês são uns xuxuzinhos!! kkk muito obrigado pela ajuda. Esther acredita que nunca pensei deste jeito, achava q o meu cabelo ia ficar com o ph do último produto q usasse, nem pensei em considerar o ph do cabelo e dos demais produtos, #aiqueburra. kkkk Mas agora vou me jogar legal na mandioquinha #amoooo, uma pena ainda não ter o xampu pra fazer parzinho. Esther tô torcendo por ti, depois manda noticias e foto do cabelo.
    Oh Fefa volta com o vitamina era tão legal!
    bjs

  17. Esther, sua diva linda!
    Menina, sabe que gostei da sua definição? “filosofia de vida” kkkk, mas sério, acaba sendo isso mesmo, pq sempre deixei claro que tudo começou com alimentação, aí veio exercícios físicos regulares e os cosméticos foram apenas o complemento de um todo…segredo: estou até aprendendo saboaria e aromaterapia, tamanha a paixão que isso despertou em mim! – imagina usar um shampoo feito por mim? rs…olha, eu demorei na transição, mas hj me adaptei a algumas marcas da área green rs, e confesso que não tenho me preocupado muito com ph, o foco é mais umectação dos fios…e é claro, menos químicas – aí que está o ponto que concordo com vc e Di, pois luzes e demais tratamentos demandam preocupações maiores isso é verdade…rs…

    Mas me encontrei e obrigadaaaa mesmo!

  18. Por isso que eu sempre recomendo para cabelos danificados a Real Cream PH4 da linha Salone Legendary Collection da Alfaparf, é uma máscara reestruturante com base ácida (pH 4) com ceramidas e Proteínas do Leite que melhoram visivelmente a estrutura capilar danificada. Proteínas do Trigo tornam os cabelos suaves e consistentes.

  19. ps.: Tati absolut, vc é uma linda, só vc pra gostar de minhas doideiras, mas em breve (talvez não tão breve assim) preparo surpresas pimentísticas pra vcs…não conto pq o segredo da malagueta é aguçar, certo? kkkkk

    beijooooooooooo suas lindas!

  20. Mas é importante q o condicionador tenha sempre o ph menor q o do xampu né?Pergunto isso pq ganhei uma amostra de xampu e condicionador da keune p cabelos coloridos e o ph dos dois é 6,0.Depois do xampu o cabelo tava até macio, pois o xampu é muito hidratante, depois que passei o condicionador não senti o cabelo selado, macio sabe?

  21. E se o ph do condicionador e do creme de pentear de uma linha para cabelos coloridos for 3 e for usado em cabelos virgens, porém, volumosos, tem algum problema?

    Li, em alguns artigos, que mascaras nutritivas e creme de pentear com ph baixo ajuda controlar o volume do cabelo.

  22. Olá.
    Tudo bem?
    Pesquisando na net descobri seu site e amei. Vou contar minha história. Depois de um cirurgia complicada meu cabelo começou a cair e estava muito seco, então o meu cabeleireiro fez uma cauterização. Meu cabelo não melhorou, então resolvi cortar e ele fez novamente a cauterização e o cabelo ficou ainda pior. Cortei mais um pouco para tentar retirar as pontas secas e não adiantou. Resumindo, estou com pouco cabelo, todo ressecado e quebrando todo. Por favor, me ajude.
    Parabéns pelo site. Ele é ótimo.
    Um abraço
    Telma

  23. Oi querida,

    Estava pesquisando sobre isso e cheguei aqui… O PH do xampu antiressíduos não é muito alto, são poucos que tem um PH mais alto, que realmente deve abrir ainda mais a cutícula. Na realidade, os antiressíduos tem mesmo uma concentração maior de surfactantes. Todo xampu abre um pouquinho as cutículas, o citado, pela maior concentração de detergente, abre bem mais!

    E para quê vou querer abrir minhas cutículas, se não vou fazer descoloração, coloração ou alisamento? E se a hidratação entra no cabelo bem pequena, nanopartículas! Não usarei mais antirresíduos! Só serve para química ou para alcalinizar e imediatamente passar um acidificante!

    Agora uma grande DÚVIDA:O antirresíduos da Joico, por exemplo, tem PH 4,5, fiquei sem entender, pois é um ph muito baixo para utilizar um acidicante depois! Sabe dizer se o ph é esse mesmo?

    O ph alto ou baixo demais ressecam o cabelo!

    1. Cristina,

      Mais do que pelo tamanho das moléculas presentes na hidratação, há a questão da afinidade. Alguns componentes possuem maior ou menor afinidade com a queratina natural do nosso cabelo. Esse é o caso da Joico, a queratina que eles usam é muito semelhante a do nosso cabelo, logo, não é preciso uma dilatação intensa da cutícula.

      Bjos.

  24. oi.tudo bem?então eu gosaria de saber o que faço pra manter por mais tempo as mechas escuras sem desbotar.. sera q usar shampoo com ph baixo ajuda?obrigada querida e espero sua resposta..

  25. Oi Diana eu fiz relaxamento com guanerdina e agora estou passando por corte quimico e ja fiz reconstrução. E não estou conseguindo recuperar o meu cabelo.agora qual marca de shampoo e condicionador devo usar ?

Comenta, cabelete ;)