Fechar
Dicas

O Help Responde: Cabelo alisado com hidróxido e manutenção

cabeloalisadohidroxido

Estamos de volta com mais um O Help Responde e hoje a dúvida é Marilene Santos. Vamos lá?

Lavo os meu cabelos quimicamente tratados (faço relaxamento a base de sódio) 2 vezes na semana e noto que quando passo o shampoo (com sulfato sempre) eles ficam bem ressecados. Aí eu notei que estou sempre usando shampoo Reconstrutor tipo o da Loreal quimicamente tratados(aquele de supermercado mesmo). Será que é isso que deixa os meus cabelos tão ressecados? Que tipo de shampoo devo usar para lavar os cabelos normalmente, quando não vamos fazer nenhum tratamento especial, só lavar e condicionar e só? Da pra me dar umas dicas de shampoo? Nunca usei um sem sulfato, será que são melhores? Obrigada!
Eu adorei a pergunta da Marilene, porque retrata muito bem a rotina de pessoas que alisam os fios, mas ficam perdidas na hora de fazer a manutenção em casa. Gosto mais ainda porque eu já fiz alisamento com Hidróxido ha anos-luz e sei exatamente quanto ressecado o cabelo fica, fiz até uma série de post chamado: Diário do Cabelo Quimicamente Tratado e no capítulo 2 eu abordo o caso do hidróxido confiram aqui.

Observando o caso da Marilene, eu identifiquei duas coisas: Ela faz uso apenas de shampoo e condicionador em sua rotina, porque acha mais prático, só que não está funcionando porque o cabelo dela fica ressecado. O segundo ponto é o uso de produtos de supermercados, porém voltados para cabelo com química. A terceira coisa é que me parece que a Marilene gostaria de continuar com essa rotina pela praticidade.

A resposta

Bom Marilene, um cabelo tratado com sódio já tende a um ressecamento extremo, pois trata-se de uma química agressiva aos fios e de alto pH, não é com qualquer combo de shampoo e condicionador que você vai conseguir que eles fiquem macios. Seu cabelo vai sempre pedir mais, porque ele sempre vai precisar de mais.

O primeiro passo para a solução do seu problemas é identificar o quando você quer investir na saúde dos seus fios. O ideal mesmo seria você seguir o Cronograma Capilar para manter os fios sempre saudáveis. Essa seria  solução perfeita.

Mas como eu vi que você gosta de algo mais prático (embora seja possível ser prática e seguir o cronograma), tenho algumas sugestões que você pode seguir:

Sim, use um shampoo sem sulfatos. Isso porque eles agridem menos os fios e hoje em dia tem para todos os bolsos. Indico muito os shampoos: OroArgan da Bioderm, OroArgan Monoi da Bioderm (sim, são duas versões da mesma marca) e o  Matrix Delicate Care.

O ideal mesmo seria você deixar o condicionador de lado e usar uma máscara rápida no lugar dele. Existem vários tipos que agem em apenas 3 minutos e você pode se jogar no banho mesmo, dentre elas: Hidratação Instantânea OroArgan da Bioderm, Nutrição Celular da Acquaflora, Wella Pro Séries, Hidratação da Head & Shoulders, Pantene Fusão da Natureza… Todas elas estão em uma faixa de preço legal e tem boa rentabilidade. Se você não vai seguir um cronograma, é importante sempre estar trocando de máscara quando ela acabar.

Se quiser continuar apenas com shampoo e condicionador, o melhor é optar por marcas profissionais, porque são produtos de alta performance que irão ter uma quantidade de ativos que vão, de fato, fazer a diferença nos seus cabelos. Ótimos condicionadores que podem substituir máscaras que eu já usei foram: Condicionador Force Relax da Loreal, Condicionador Smooth Down da Redken, Condicionador All Soft Redken e Restorative Conditioner Avlon.

Eu poderia escrever páginas sobre dicas, mas acho que, por enquanto, essas vão acender uma luz em suas dúvidas, Marilene. Essa é a intenção.

Querendo saber mais sobre o Cronograma, é só ler as postagens que eu fiz aqui: Cronograma Capilar, Cronograma Capilar – Atualização, além também de enviar uma solicitação para o Grupo Cronograma Capilar no Facebook, onde além de mim há vários moderadores e membros sempre dispostos a ajudar.

 Gostaram do Help de hoje? Aguém tem alguma dica a acrescentar para a Marilene?
Bjos!
Tags AlisamentoDicas do HelpO Help Responde

28 Comentários

  1. olá! tenho 2 perguntinhas em qual fase entra do cronograma capilar entra os repositores de massa (AMO o da amend e uso sempre) e o que vc acha desse botox capilar redutor de volume, vc já ouvi falar? Bjs amo seu blog e sigo sempre.

    1. Luciana,

      Se for o azul, entra na Fase R, se for o vermelho eu encaixaria como Reparação, que é uma R também, só que mais fraca que a gente alterna com uma mais poower, sabe?
      Sobre o Botox, só ouvi falar do da Lola e é apenas mais um tipo de escova progressiva.

      BjO!

  2. Oi Di e Marilene. Nossa, cuidar de cabelo quimicamente tratado é uma tarefa árdua, talvez seja melhor mesmo trocar o condicionador por uma mascara de ação rápida, ou investir em um potão qd tiver uma promo bafhonica, ou quem sabe um leave in ou oleo de uso profissional ameniza o ressecamento.Bjs

  3. Diana,

    Você acredita que eu tenho um arsenal de produtos no meu armário? De bio extratus até esse da Avlon (o kit). Mas eu só gosto de usar esses produtos quando vou fazer uma hidratação semanal (as vezes quinzenal)! Vou comprar o shampoo sulfato free da Bioderm e vou experimentar pra ver o que acontece.

    Obrigada.

  4. Bom dia Di.

    Meu cabelo tem tioglicolato de sódio e acho que não tem como usar só shampoo e cond. Acho que se lava 02 vezes por semana, pelo menos uma tem que ter máscaras.
    Bj.

  5. Diana por favor me salve!
    Eu fazia relaxamento com TIO, ai cansei dos cachos INDEFINIDOS e me joguei na EP!
    Porém só a EP deixa a minha raiz crespa, e meu cabelo fica um liso com cara de alisado por causa da raiz.
    Gostaria de saber, se eu fizer o relaxamento na raiz e depois a EP vai detonar muito meu cabelo?
    O que vc faz pra disfarçar sua raiz??

    AMO SEU BLOG DESDE O PRIMEIRO POS!

    vc é mara! BJOOOO

    1. Jessica,

      Seria bom refazer a EP na raiz, ela as vezes é mais difícil de alisar mesmo.
      Tenho minhas reservas quando a relaxamento por cima de EP e recomendo um teste de mecha imediatamente.

      BjO!

  6. Di. Eu vi no seu post sobre as progressivas que você usa, que uma é a base de acido glioxílico. Você sabia que esse ácido quando submetido ao calor se transforma em formol? Depois dessas informações eu resolvi optar por tio ou guanidina. Só que eu não conheço nenhuma. Elas são permanentes, né? Como um relaxamento? Você conhece wellastrate ou x-tenso pra me indicar alguma? Beijos

    1. Ana,

      Eu já sei dessa história, mas não ligo para esse fato. Já usei outras químicas e para mim a EP foi a melhor.
      Conheço Wellastrate e X-Tenso, são alisantes a base de tioglicolato de amônia e de ótima qualidade. Com eles é possível fazer alisamento, relaxamento e permanente.
      Já a guanidina é um alisante, muito usado em cabelo crespos. Só não gosto muito dela, porque é incompatível com amônia e eu tenho sempre que colorir meus cabelos devido aos fios brancos.

      BjO!

  7. Diana,

    Hoje eu usei o shampoo Intensive Restorative da Avlon e a máscara. Então nesse caso eu fiz uma Reconstrução não foi? O próximo passo então seria fazer uma hidratação ou uma nutrição?

    1. Marilene,

      A Restorative está mais para reparação, que na verdade mistura um pouco de R com N, sabe?
      Se você comprar tiver uma queratina líquida para turbinar ela e assim poder fazer dela uma R, seria ideal.
      O próximo passo poderia ser H, depois N e aí volta a ser R.

      Bjo!

  8. Diana,

    Ja fiz varios tipos de progressivas, inteligentes e relaxamento no meu cabelo. E confesso que nunca tratei.

    Agora to desesperada com pontas finas e duras… e cabelo sem vida…quase nao tenho mais cabelo

    Ja sei que preciso de um reconstrutor, mas que antes de usar ele devo hidratar e nutrir.

    Minhas duvidas sao:

    1: Fazendo o tratamento certinho as pontas se recuperam ou o unico jeito é cortar?

    2: vc indica fazer hidrataçao, nutricao e reconstruçao separados ou o kit da extreme up é melhor pra isso?

    Obigada!

    1. Victoria,

      Não posso te dizer que as pontas se recuperam totalmente, mas elas ficam MUITO melhores, sabe? Tenta fazer umectação nelas que ajuda muito também.

      Sobre o Extreme Up, ele é para a fase de reocnstrução, então não te exime de usar no mínimo uma máscara de nutrição para repor a umidade dos fios.

      BjO!

  9. Eu acho que ela poderia deixar um pouco de lado o condicionador e usar a Recharging Mask da linha Midollo di Bamboo da Alfaparf, ela tem uma ação bio reconstrutora do extrato de Bambu, associado com os nano-complexos de oligo-elementos e Proteínas Hidrolisadas que garantem o reparo total e completo da estrutura do cabelo. Também possui ingredientes para melhorar a estrutura capilar que são lançados através de agentes especiais que carregam os mesmos apenas para as áreas necessitadas.

  10. Uso hidróxido há cerca de 10 anos, sempre sofro corte químico, sempre quis sair/trocar, mas considero minha raiz bem crespa, fico com medo das outras coisas não alisarem satisfatoriamente e nem sei como fazer a transição, vc tem algum post sobre transição? Vc recomenda sair do hidroxido e ir pro quê?

    1. Thayanne,

      O Hidróxido geralmente é usado para alisar fios resistentes, mas pode ser que não seja o seu caso. Não é sempre que o cabeleireiro faz um bom diagnóstico. Eu mesma já usei e sofria muito. Hoje em dia o meu cabelo alisa apenas com EP, ou seja, ele é tão resistente assim. Não tenho ainda nenhum post sobre transição, mas eu não posso te indicar exatamente qual a melhor mudança pq isso requer saber um histórico maior sobre o cabelo.

      Obrigada pelo comentário.

      Bjos!

Comenta, cabelete ;)