Fechar
tipos de alisamento

Vamos falar um pouco sobre alisamentos? A maiorias das mulheres brasileiras já fizeram ou pensam em alisar o cabelo de alguma forma. Umas optam por escova e chapinhas, outras por químicas temporárias como as escovas progressivas e redutores de volume, mas a grande maioria opta mesmo pelos alisamentos definitivos e tradicionais. Muitas pessoas também chamas os alisamentos definitivos como “química limpa”. Não sei se concordo com esse termo, já que acho que não existe uma química suja quando se fala de cabelo e sim de alisamentos diferentes.

Os alisamentos definitivos se dividem basicamente em dois grandes grupos: Família do Tio e Família dos Hidróxidos.

tiozada

A Família do TioTioglicolato de amôniaTioglicolato de Monoetanolamina, Tiolactato, Tiometacrilato.

Pesquisei bastante sobre a diferença entre cada ativo alisante da família tio, mas sinceramente não cheguei a conclusão nenhuma. O que sei mesmo é que todos eles são compatíveis entre si.

O pH desse tipo de alisamento é de 9,0 a 9,5 e deve ser neutralizado sempre. Diferentemente do que muita gente pensa, para obter a forma lisa com esses produtos não basta apenas esperar o tempo exato, enxaguar e neutralizar. Tem toda uma técnica e cuidado e para o cabelo fixar na forma lisa tem que finalizar com escova e chapinha.

Já usei Tioglicolato por anos e sempre foi a minha base preferida, mesmo sofrendo vários cortes químicos com eles. Hoje em dia não faço mais seu uso.

Tipos de Cabelos que alisam satisfatoriamente com alisantes “tio”: Cabelos ondulados, cabelos coloridos e que fazem uso de escova progressiva.

*Nunca deixe de fazer o teste de mecha antes de alisar com esses produtos.

guni

Família dos Hidróxidos: Guanidina, Lítio e Sódio.

Esses três tipos de alisamentos são compatíveis entre si, mas cada um tem uma característica diferente:

Guanidina: É indicado para cabelos crespos e finos. É um dos alisantes mais usados;

Lítio: É indicado para cabelos crespos e resistente, mas tem um tempo de ação mais demorado. Pode causar queimadura no couro cabeludo;

Hidróxido de Sódio: Também indicado para cabelos crespos e resistente, é um dos alisantes que mais alisa mesmo o fio, mas também o que mais agride. Pode causar queimaduras no couro cabeludo.

O pH dos alisante a base de hidróxidos vão de 13 a 14, por isso deve ser manuseado com cuidado e, de preferência, por um profissional. Eu já usei o sódio e era praticamente aplicar e tirar do cabelo. Já sofri corte químico com ele também. Nunca usei sozinha, sempre usei em salão, mas mesmo assim tive problemas, fora que eu sempre saía com feridinhas na cabeça a cada retoque. Geralmente é usado um shampoo neutralizante no final do alisamento para a completa remoção dos resíduos e estabilização do pH dos fios.

*Nunca deixe de fazer o teste de mecha antes de alisar com esses produtos.

Conclusões Finais

Bom, o mais importante é saber que os tios e os hidróxidos não são compatíveis. Se você já alisou o cabelo com Guanidina a pouco tempo e está com vontade de usar tioglicolato, é melhor esquecer. Essas químicas só saem dos fios cortando, ou seja, só a raiz crescida é quem vai estar livre.

Outra coisa muito importante: Uma vez alisado o cabelo com Hidróxidos ou Tio, não é necessário aplicar o produto no comprimento dos fios na hora do retoque. Pode parecer óbvio, mas conheço muita gente que sempre passava o alisante no cabelo inteiro, quando deveria retocar apenas a raiz.

Bom, espero ter ajudado com alguma dúvida. rsrsr

Bjos!

Tags Dicas do Help

57 Comentários

    1. Bruna,

      Você tem que ver qual é o tipo do seu fio e se tem alguma química.
      Tipo assim: Se tiver química só resta o tio.
      Se não tiver, vai depender se o seu cabelo é ondulado, crespo, resistente… Depois diso vem a escolha do grau de força.
      É realmente uma complicação.
      BjO!

  1. Di, achei que faltou falar da compatibilidade com colorações e descolorações… Não adianta a pessoa não ter química, optar pela guanidina (que alisa mais que o tio, fato, e depois querer usar coloração com ox maior do que 20 volumes… Porque, né, pontes de dissulfetos são uma coisa tensa!)…

    Beijos

  2. Fiz uso da guanidina por muito tempo, o liso ficava perfeito, mas em consequência, saia com feridas no couro cabeludo e percebi que as pontas do cabelo ficaram muito quebradiças, então,dei o tempo necessário e comecei fazer o uso do x tenso da lóreal, estou gostando bastante,dura cerca de 3 meses no máximo,não tem cheiro ruim e não machuca.

  3. Muito interessante o post. Pois depois que tive o corte quimico, já estou a 5 meses sem passar nenhuma quimica. Minha raiz está meeeeega alta rs. Eu usava o tio, mas estou com medo de passar ele. Será que se eu fizer a progressiva dá pelo menos um jeito? Qual a progressiva que você usa? Beijo!

  4. Olá Diana, recentemente tive um corte químico com o tio, estou tratando a cabeleira, mas, ele tem vida própria ai já viu, bom, estou esperando sua resenha com os produtos Bed Head vermelho, o ressurreição, por favor não demore.

  5. Oie Diana,

    Já visitei seu blog outras vezes mas fiquei um tempo sem acessar, estava de ferias e vi você no programa bem estar gostei muito de ver você lá. Parabens. Preciso de um help ou dicas de como começar, meu cabelo ta sem vida, vinha fazendo definitiva no cabelo a algum tempo, cai na besteira de fazer luzes, ai ficou quebrado, coloquei em cima tintura preta, meu cabelo ta caindo muito quebrado e sem vida mesmo sabe, por favor me da umas dicas de como começar.

    Bjossss e antes de tudo muito obrigada

  6. Cabelete CDF se apresentando (adorei esse apelido Di!) Então, eu estava fazendo uma pesquisa pro meu blogzinho(clubedoscabelosbbb.blogspot.com.br) e encontrei uma pesquisa sobre como obter mais queratina no processo de remoção da mesma das penas de aves e os reagentes que arrancam a queratina das penas são: uréia, TRIOGLICOLATO ou bissulfito de sódio e LAURIL SULFATO DE SÒDIO. é claro que as concentrações usadas nas penas são enormes, mas me deixou bolada que as pessoas usem troglicolato para alisar e ele serve para desmontar a cadeia queratínica! Sem falar no nosso xampu de todo dia com lauril sulfato…

    Info importante!

    1. Oi, Amanda.

      Acho que já li algo a respeito no blog do Felipe sobre isso, mas assim… Tudo depende muito da concentração mesmo. Dizem que a diferença do remédio e do veneno está na dosagem. Ok, acho que LSS poderia ser abolido dos shampoos. O tio, a gente sabe que destrói mesmo o cabelo, podemos observar nos cortes químicos da vida. Enfim… Quero até voltar ao regime dos shampoos sem sulfato, mas não por isso, mas pelo meu couro cabeludo que não aguenta mais. Ele coça, descama… Aff.
      Em breve te faço usa visita, CDF do jeito que é o seu blog deve dar show!

      BjO!

  7. olá di.

    como já comentei aqui, uso o tio, tentei largar e não consegui, acho que (no meu cabelo) judia menos do que a selagem/progressiva.
    o ruim é a demora (tanto pra cabelo inteiro como pra retoque), você passa praticamente o dia td no salão.

    descobri que tenho que focar mais em reconstrução,pois depois que aumentei reconst. meu cabelo melhorou muito. se puder fazer um post sobre reconstrução com e sem queratina (dando exemplos por favor)e restauração/reparação ficarei muito grata.

    bj di.

  8. Bom dia Diana!!

    Meus cabelos são crespos e eu aliso somente com progressiva, não faço uso de nenhuma outra química nele. Porém não consigo deixá-los crescer, ele é muito fininho e sempre que passa do ombro as pontas ficam ralas e eu tenho que cortar.
    O que eu posso fazer para reverter isso?

    1. Jéssica,

      Se você só faz progressiva, o legal é evitar passar ela nas pontas a cada retoque, senão fica esse efeito mesmo. No mais, a manutenção com um produto próprio para as pontas é muito indicado também.

      BjO!

  9. Fala um pouquinho sobre o alisamento com as progressivas, as diferenças tipo, alisamento com císteina, acídos, com formol sem, essas coisas que eu não sei dizer só sei que uso progressivas para alisar parei com o tioglicolato por conta das descolorações hoje tento alisar somente com as progressivas sem formol o que esta sendo uma luta, 30 em 30 dias faço retoque no cabelo todo em casa, ta dando super certo mas não entendo dos principios ativos. bjs adorei o blog.

  10. Oi, Diana!

    Queria sugerir o mesmo que outra leitora sugeriu – um post com outros tipos de alisamento não definitivos. Eu tive um corte capilar com alguma escova que não sei de que era(só me falaram que era plástica dos fios) e fiquei quase um ano sem fazer nada. Minha dermatologista me indicou a de cabocisteína e gostei bastante, meu cabelo não caiu e ficou bom. Queria sabe sua opinião sobre esse tipo de escova e outras no blog. Beijos! Amo seu blog!

  11. Meninas, quero dividir com vocês uma experiencia incrível que estou tendo com o Liso Raízes da Fructis, pois meu cabelo além de estar muito mais liso, ele esta facilitando e muito a escovação, nem preciso mais fazer chapinha… Outro efeito MARAVILHOSO que venho notando em meus cabelos é o BRILHO, nossa como meus fios estão brilhando, meu cabelo esta cada dia mais HIDRATADO, LISO, SEM FRIZZ e com um BRILHO incomparável só com o LISO RAÍZES da FRUCTIS, adoro este blog e quis dividir um pouco da minha experiencia com vocês, afinal, dica boa assim temos mais é que espalhar!!!!

      1. Olá Diana, li sua resenha, e posso dizer que no meu cabelo e nos cabelos das minhas amigas o Liso Raízes tem dado um resultado excelente! Estamos amando,estou pensando em adiar a minha progressiva, o meu cabelo e o das minhas amigas não são crespos, são cacheados e com bastante volume e esta muito melhor desde que começamos a utiliza-lo.

        Um Grande Beijo Diana 🙂

  12. O alisamento com a linha da Yellow Form é um processo de redução da ondulação nos cabelos por diferentes graus, em função do grau de ondulação natural das mechas, do produto utilizado e do tempo de aplicação.
    Mais detalhadamente, a sequência de tal processo ocorre da seguinte forma: abertura das escamas (depois da ação de um produto alcalino) e amaciamento da estrutura interna do cabelo – mais especificadamente, as ligações de enxofre – por meio do princípio ativo (Hidróxido de Sódio).
    O alisamento Yellow é um processo de transformação do cabelo através de produtos profissionais específicos, e sendo utilizados somente por professionais.

  13. Nossa não sabia que existia vários tipos de alisantes assim, sei que faz 6 anos que aliso os meus cabelos mas nunca queimei o coro cabeludo graças a Deus! corte químico foi só uma vez e em uma pequena mecha quase não se notava, nas primeiras vezes quando alisava sentia um cheiro forte e os meu olhos ardia, hj que mudei de cabeleireiro não sinto nada, o produto que ela usa é bem cheiroso e deixa meu fios bem lisinhos e bem natural td mundo se admira pensa que é liso naturais rsrsrsrsrsrs.

  14. olá Diana ! Eu sempre alisei meu cabelo com o salon line ( guanidina ) no meu cabelo e minhas pontas só ficava com as pontas ressecadas e quebradiças e ele não crescia só diminuía, eu já estou 3 meses sem usar o produto. Gostaria de saber se eu posso trocar o salon line pela progressiva ?

  15. Relaxo o meu cabelo com lítio e o resultado não é satisfatório. O cabelo continuou com a raiz crespa e dura apenas uns 15 dias. Antes eu usava sódio, mas meu cabelo começou a cair muito.
    Gostaria de saber se é possível voltar para o hidróxido de sódio ou trocar para a guanidina para a raiz ficar mais lisa e por mais tempo.

    1. Fernanda,

      O Sódio é compatível com Lítio. E os dois são compatíveis com guanidina, mas indico tratar bem os fios antes de mudança e fazer o teste da mecha para a sua segurança, porque as vezes, mesmo sendo compatível o cabelo está fragilizado e não aguenta.

      Bjos.

  16. Olá, gostaria de saber a duração do alisante de tioglicolato e se posso passar nos cabelos loiros descoloridos e se após o uso do alisante de tioglicolato eu posso continuar clareando os cabelos normalmente. obrigada, ótimo blog!

  17. ola, help please…..Tenho cabelo liso mas ele e muito volumoso, só fica bonito depois de escova e chapinha, kkkk sempre estou mudando de cor e a 2 meses atras fiz mechas loiras, mas não gostei muito então já pintei os cabelos de novo, comprei um alisante suave tio ORIGEM NOW, mas ele fala que nao pode passar em cabelo tingido sera que vc pode me ajudar e me mindicar algum que eu possa usar ou evo usar esse assim mesmo?
    desdejaagradeco
    adorei suas dicas.

    1. Luciana,

      Muito cuidado, pois você descoloriu o cabelo e mesmo escurecendo depois a fibra capilar já foi alterada. Não aconselho o uso do tio, mas, em todo o caso, faça um teste de mecha antes de tudo.

  18. E os riscos do tio? Minha cabeleireira usou esse, mas quando li que o outro tipo poderia causar queimaduras eu fiquei assustada. Quais cuidados eu devo cobrar do profissional e, claro, o que pode indicar que ele cometeu algum erro, por menor que seja? A pergunta parece óbvia mas gostaria da sua opinião.

    1. Acho que eu citei que ele tem seus riscos sim, tanto é que eu nem uso mais. A maioria dos cabeleireiros já são até cientes de que o tio, mesmo bem aplicado, causa quebra nos fios. Mas acho que todas as químicas requerem um cuidado desde a aplicação até a manutenção.
      O que deve ser exigido sempre é um teste de mecha e resistência. O de mecha pra ver se o cabelo aguenta e o de resistência define o tempo que o cabelo aguenta. Nem todo mundo vai fazer isso.
      Outros fatores também são necessários como a aplicação correta, técnicas para o alisamento, mas essas coisas é o profissional que deve saber.

  19. Di, HELP ME!
    eu passei pela transição,3 anos sem quimica, antes fazia uso da guanidina da salon line, agora decidi voltar pra quimica pela praticidade, mas fiquei em duvida entre a guanidina e o tio. OBS: guanidina dava uma ressecada nas madeixas, mas eu amava o resultado. cabelo super liso. e ah, meu cabelo é ondulado e fino. Vou esperar sua resposta e procurar a respeito, ja faz um mes que utilizei o botox da lolla e não gostei nadinha.

Comenta, cabelete ;)