Fechar
tinta ou tonalizante

Há pouco tempo eu dei uma pausa na coloração e estou camuflando os meus cabelos brancos apenas com tonalizante, mais especificamente, com o Color Touch da Wella.

Já fiz resenha da versão Color Touch Plus aqui e da Versão Color Touch tradicional aqui.

Comparando as duas versões, eu não notei diferença na cobertura dos meus cabelos brancos nem do brilho que o Color Touch deixa. Talvez quem tenha mais cabelos brancos do que eu possa notar, embora eu tenha uma quantidade bem significativa de fios brancos que só faz crescer (triste).

Mas voltando a nossa perguntinha: Será que vale mesmo trocar tinta por tonalizante? A resposta é que depende. Eu optei pela troca por dois motivos:

1 – Faço escova progressiva;

2 – Não faço questão de alterar muito a cor atual dos meus fios.

A verdade é que usando coloração permanente que tem amônia e um pH alto, eu via minha EP indo pelo ralo. O retoque tinha que ser no intervalo entre 30 – 45 dias, que é quando os branquinhos saltam na minha raiz. Tudo bem que eu posso optar por retocar apenas a raiz branca crescida, mas quem alisa os fios sabe o trabalho que dá domar raiz, imagina se a gente usa algo que deixa ela rebelde como a tinta?

Quando comecei a usar tonalizante achei desvantajoso inicialmente, pois trata-se de uma coloração que vai saindo com as lavagens e a gente acaba tendo que sempre aplicar no cabelo inteiro. Mas, no geral, a agressão aos fios é menor e a cobertura dos brancos dura esse intervalo de 30-45. No final acabo tenho um resultado semelhante ao da coloração permanente, porém com menos dano.

Logicamente que com o tempo a raiz do meu cabelo vai ficar mais escura do que o comprimento, que é um pouco mais claro. Mas terei duas opções:

1 – Depois de uns seis meses apenas tonalizando, esperar o retoque e usar dekapcolor. Depois usar coloração permanente para igualar a cor da raiz com o comprimento. Depois disso fico mais seis meses tonalizando;

2 – Usar sempre um tonalizante mais escuro que o comprimento dos meus fios para que a cor fique igual, já que tonalizante não clareia muito os fios.

Então, em geral, eu acho satisfatório substituir coloração permanente por tonalizante. E vocês, Cabeletes, como fazem com os cabelos brancos?

Bjo!

Tags color touchcolor touch plusColoração

34 Comentários

  1. Diana,
    Quando você diz: “A verdade é que usando coloração permanente que tem amônia e um pH alto, eu via minha EP indo pelo ralo.” Isso vale também para quem faz definitiva com amônia?
    Eu tenho muitos cabelos brancos, há anos uso color touch, mas tá chegando a um ponto em que não dá mais para mascarar, até porque uso color touch vermelho e larga demais, além de não fixar a cor.
    Bjo,
    GiKa

  2. Gente, eu estava optando pelos tonalizantes também. Dai descobri que tem tinta sem amônia e é permanente.
    Solução dos meus problemas com os brancos. Tenho desde dos 14 anos e agora aos 25 anos… são 11 anos acumulando branquinhos.

    Usei a coloração sem amônia da Revlon ColorSilk e aprovei. Custa 12 reais aqui em Recife.

    Usei também a nova coloração sem amônia da Garnier, Olia. Parece ser boa também, mas deu um pouco de ressecamento nas pontas, mas pode ter sido que meu cabelo não estava num dia bom. O preço dessa é 19, 90.

    A coloração é permanente e não agride tanto os fios. Não tem cheiro de amônia e cobre super bem os brancos.

    Minha mãe tem 100% dos cabelos brancos e juro que cobre tudo. Pintando bem pintado, deixando a tinta bem espalhada e usando cores sem ser fantasia.
    Na Revlon, a cor da minha mãe é 51. É como se fosse 60 da Olia da Garnier. A revlon tem uma numeração e cores diferentes, tenham atenção.

    A Hematologista da minha mãe recomendou tinta sem amônia também porque a amônia acaba com a imunidade da mulher.
    Fica a dica, meninas.

    Beijos

    1. Lilian,

      Que ótima alternativa! Sabe que as vezes eu esqueço da existência desses tipos de tinta? Tenho que testar! Da próxima vez que eu for ao centro eu verei essa da Revlon que você falou.

      BjO!

      1. Faz isso mesmo, compra Revlon! Agora dá uma olhada na coloração e não pelo número 51 é castanho claro mas fica louro escuro 60 nas outras tintas.

        Por enquanto, meu voto é da Revlon ao invés da Olia. Mas irei testar mais vezes para ver qual a melhor nos meus cabelos rebeldes brancos.

  3. Uso tonalizante da alfa parf é otimo ,tenho EP, dá tudo certo. A Garnier lançou um tonalizantr de coloração permanente, minha mãe experimentou e gostou,sem amõnia é uma boa opção. bjs

  4. Olha só….eu já tinha visto a Olia no supermercado,quer dizer que é boa heim….eu uso tonalizante in shine da Matrix pq pelo menos para mim é “zero” ressecamento, e dá ate um brilho bonito no cabelo. bjs Di

  5. Adorei a Olia. Agora vou experimentar o tonalizante Richesse, que foi indicado por uma menina do grupo Cronograma Capilar
    Depois conto o que cobriu melhor os danadinhos dos fios brancos

  6. Os meus cabelos brancos já estão me incomodando já faz um tempo e estava sempre adiado a coloração deles pois faço o uso de alisamento, mas resolvi experimentar a tintura sem amonia da Amend. Nos primeiros dias ficam ótimos (claro com uma boa hidratação), mas com poucos dias já estavam lá novamente os meus branquinho! Não durou nem 15 dias!

    1. Aninha,

      Nossa, que chato! Mas as vezes os brancos são mesmo resistentes, sabe? Para melhor fixação você deve usar algumas técnicas como a pré- pigmentação e a mistura de cor fantasia com cor base.

      Bjo!

  7. Tambem optei por tonalizante, pois meu cabelo ressecava em extremo…apenas misturo um pouco de tons, tipo: um pouco mais claro e um pouquinho do escuro(louro).

  8. ola Diana ! gostaria de saber de vx, qual o shampoo para lavar os cabelos pra quem tonalizar de preto? tem algum com preço acessivel ou algum de mercado que seja bom? grata
    pela atenção!!

  9. Boa tarde Diana! Como vai?
    Li muitas coisas no seu blog, e confesso que AMEI todas as dicas que vc dá.
    Acabei encontrando ele, pois estava pesquisando sobre queda de cabelo 🙁
    Não um simples queda, uma QUEDA de penhasco. Meu cabelo ta caindo horrores, de mechas, tufos…em tds os momentos.
    Preciso de umas dicas, please!!!
    Olha, há 4 meses atras eu fiz uma progressiva (nunca havia feito). E não acho que a queda piorou com isso não. Eu tenho 29 (quase 30) anos, e MUITOS cabelos brancos. Devo ter uns 80% da cabeça 🙁 triste realidade.
    Já usei a tinta Italy, e era mt boa. Mas mudei pra Imedia. Tenho que tingir quase que semanalmente, pois uma mecha bem na frente da cabeça me obriga a isso. Já que a estética não fica nada legal.
    Sobre shampoo, tenho usado da natura, a linha SOU, lavando o cabelo dia sim, dia não. Gostei bastante, mas tb não acho que melhorou ou piorou a queda.
    Uso um leaving do O Boticario, e varios óleos de reparação, tudo na medida certa. As vzs uso o da Alfaparf, aquele azul, e gosto mt do resultado e do cheirinho. Raramente tenho usado secador, já que meus cabelos estão domados, ai como já está saindo o efeito da progressiva, assumi ele mais cheinho. Mas não muito 🙂
    Aí, li no seu blog sobre o tonalizante da Color Touch, e vou procurar pra comprar ainda nessa semana, e fazer o teste, já que acredito que ele agrida menos o couro cabeludo. Qual acidificante vc usa após a coloração, e qual o motivo? Perguntinha de leiga no assunto 😛
    Você pode indicar mais alguma coisa que possa mudar essa triste realidade? 😀 Por favor?!

    Desde já agradeço!! Super legal seu blog, estarei sempre por aqui! Beijoos

    1. Aline,

      Como você colore os fios semanalmente, isso pode ter ocasionado a quebra deles, porque tinta é um química. Pelo que eu vi, você já ouviu falar sobre acidificante e pra mim esse tipo de produto é indispensável para quem tinge os fios. Eu já usei três: pH balancer da Le Cliqué, pH balancer K pro e o pós shampoo da linha Queravit da Bio Extratus. Ultimamente estou usando esse da Bio Extratus e tem me servido muito bem e é uma opção mais barata.
      Invista também em uma boa máscara reparadora para usar após a coloração, acho que essa mudança de hábito vai melhorar e muito a saúde dos seus fios.

      Bjos.

  10. Boa tarde.
    Usei uma vez em uma amiga um produto que no final, os cabelos brancos ficam como reflexos. Ficou lindo! Vocês podem me ajudar, dando dicas de produtos que ao final do tingimento, deixa os cabelos brancos assim??

  11. Olá , boa noite!
    Gostei muito de suas dicas. Também sofro com fios brancos, sem sucesso com as tinturas. Duram no máximo duas semanas, e já tenho que retocar a raiz. E agora tenho sentido muita coceira no couro cabeludo pós a tintura, é como se eu tivesse de piolho. Principalmente os tons mais vermelhos da Garnier, e o do Maxton
    coça menos. Me deram a dica de sempre usar o louro escuro e o chocolate por exemplo, pois o louro escuro ajuda cobrir os fios brancos, essa informação procede?
    Obrigada! BJS

  12. Dica para coloração durar mais tempo: tinja os cabelos na lua cheia, neste periodo eles já cresceram o que deveriam crescer no mês, ganha-se 15 dias até a lua nova. A partir da lua crescente a velocidade aumenta até a próxima lua cheia.

  13. Olá estava fazendo uma pesquisa e achei seu site, to amando as dicas.
    Olha me tira uma duúvida, minha irma está com uns seis dedos para baixo o cabelo com resto de tinta na tonalidade louro claro e a parte crescida quase 100% branco, ela está impaciente querendo que o cabelo cresça logo, enquanto isso não acontece, sugeriram ela descolorir a parte abaixo. Será que da para usar tonalizante enquanto o resto do cabelo fica totalmente sem tinta??
    eu queria que o cabelo dela ficasse todo branco para dar luzes invertidas, o que vc acha?
    grata, carmme

  14. Olá, TB procuro algum tonalisante q dê efeito luzes nos brancos…
    Antigamente existia um produto, profissional, tipo rinsagem, Color Touch…era liquido, tinha o acaju acobreado q dava efeito luzes nos brancos, não agredia os fios além de dar brilho!
    Pq tiram esses “coringas” do mercado?

  15. Adorei as dicas, parabéns. Li alguns comentários e estou querendo mudar para um tonalizante mais barato pois uso diarichesse da loreal, cobre perfeito os brancos é só pelo preço mesmo pois aqui no Rio Grande do Norte está custando 55,00 como tenho que retocar a cada 15 dias então fica muito caro para mim. A color touch é mais barato porém é menor ela é só 40 grs e a richesse é 80 grs da para duas vezes e se o cabelo for pouca da mais, ufff que duvida.

  16. Olá amiga, li os comentários
    e me interessei pois gostaria de saber que tipo de shampoo eu poderia estar usando pra cobrir esse brancos sem vergonha. rsrsr

Comenta, cabelete ;)