Fechar
bem-o-mal

Muito se foi falado sobre escova progressiva esses últimos tempos, e mais ainda quando o Fantástico fez uma matéria bem polêmica sobre o assunto. Eu não iria me posicionar sobre isso, mas acho que é meio errado não dar a minha opinião, afinal, meu blog é sobre cabelos e sou usuária de EP.

A maior causa da polêmica é o tal do formol, que todas nós sabemos que é proibido em cosméticos em concentrações acima de 0,02% . O formol é amplamente usado como conservante, mas em concentrações elevadas causa complicações a nossa saúde. Porém,em uma concentração de 0,02%, o formol é incapaz de alisar os fios, diante disso muitas marcas adulteravam seus produtos, muitos profissionais cabeleireiros também faziam seus próprios batismos de formol nos produtos a fim de que resultasse em algo que promovesse um liso eficaz. Mas a medida em que isso foi acontecendo, as complicações já previstas pelo uso irregular do formol começaram a aparecer.

Essa situação ficou ainda mais agravante quando as marcas começaram a disfarçar a coisa, substituindo o formol por algo semelhante ou pior, na intenção de camuflar o mal que estava escondido dentro dos potinhos.

A Carla do post Eu amo Cabelo fez uma sequência de posts ótimos sobre esse assunto e que eu acho super válida a leitura para aqueles que estão se decidindo que caminho capilar querem tomar. Confere aqui.

o-bem-e-o-mal-das-compras-coletivas

Depois de muita polêmica, o formol foi sendo abandonado pelas empresas que atualmente estão lançando mão de outra substância: O Ácido Glioxílico.

Segundo estudos científicos, o Ácido Glioxílico também pode liberar formol quando aquecido em temperaturas acima de 500 °C, porém sabemos que as chapinhas mais comuns atingem, no máximo, 230 °C. Aí você pode pensar como eu e dizer: “Ah, mas a chapinha é passada tantas vezes no cabelo que vai que atinja os 500 °C”! Porém, cabelete, se um cabelo for submetido a uma temperatura igual ou maior que 350 °C, ele derrete, o que não vai dar nem tempo do formol surgir. Fora isso , a temperatura de 500 °C é apenas uma das condições necessárias para que o ácido glioxílico libere formol.

good

A minha opinião final é que qualquer química utilizada de forma incorreta pode trazer malefícios para a saúde. Tudo que é químico pode reagir em contato com a nossa pele, e é por isso que devemos respeitar os níveis seguros de uso de cada substância.

Das escovas progressivas que eu já usei, em nenhuma era necessário usar máscaras e etc durante a aplicação. Nenhuma fez meus olhos arderem ou me causaram algum tipo de reação. E a que eu uso atualmente até é enxaguada antes da escova, o que minimiza mais ainda a fumaça que é gerada devido ao fato de estarmos evaporando os produtos nos fios com o auxílio de secador e chapinha.

Eu não acho que temos que pagar um alto preço em nome da beleza, acho que tudo deve ser feito com segurança, com testes de sensibilidade,  teste de mecha. Com produtos feitos por marcas responsáveis, e não apenas mais uma que se lançou para vender uma Escova Progressiva.  Eu mesma morro de medo de EP de caixinha, de marcas que o único produto que tem é uma EP.

Eu já usei tioglicolato de amônia, já usei sódio, mas nenhum me deu um resultado como a Escova progressiva. E não estou falando em alisamento apenas, pois meu cabelo nunca alisou totalmente com as substâncias denominadas limpas e nem com progressiva. Mas hoje tenho um cabelo com mais movimento,  mais fácil de modelar e do jeito que eu gosto. Aprendi a respeitar limites, a não me lançar em aventuras capilares cujo resultado é difícil de saber. Diferentemente do que muitos dizem de quem usa EP, os meus cabelos respondem muito bem aos tratamentos que eu uso nele e aí de mim se eu for nessa conversa de usar apenas um shampoo sem sal e ser feliz porque a EP faz o resto.

Bom, é isso. Não vou acusar ninguém, não vou defender bandeira de ninguém. Apenas falei sobre o meu ponto de vista.

Bjos!

Tags Escova ProgressivaFalando Sobre

81 Comentários

  1. Complicado…mesmo em temperatura menor os gases são emitidos por causa do calor, em pequenas quantidades mas isso vai direto para o organismo tanto da cliente quanto do profissional e não adianta só máscaras. O cabelo lisinho todas felizes, mas e depois? com o decorrer dos anos? o formol e todos seus derivados são cancerígenos. Eu não uso, nunca fiz nenhum procedimento desse tipo e fico preocupada com conhecidos que fazem!!
    Beijos!!

    1. Marilene,

      A questão é puramente química. No caso do ácido glioxílico, se ele não atingir os 500 °C e em condições específicas ele não vai liberar formol e proporção nenhuma.
      Mas não pense que sou a favor de procedimentos que submetem a vida humana a riscos. Bom, mas cada um tem a sua opinião, conceitos e pré conceitos, não é?

      Bjo!

  2. Ah, é assunto muito polemico mesmo. Acredito que cada pessoa deve escolher a melhor maneira de tratar seus fios,e deve pensar bem pois a maioria das químicas não sai na lavagem, e qd saem deixam suas mudanças, eu fui usuária do tio glicolato por 9 anos e fui feliz…hahahah,resolvi mudar, agora to encaracolada ou escovada, mas é um teste que quero fazer comigo, tenho vontade de saber como meu cabelo vai ficar natural BEM tratado, pq eu só fui cuidar dele depois da química,antes era só shampoo condicionador e olhe lá….to esperando crescer,se crescer e eu não gostar adivinha?? Volto para o tio e se gostasse de Ep era sem dó. Beijos Di (escrevi um livro)

    1. Alê,

      Pois é, acho que cada um deve ser feliz com o que se dá melhor. Seja escolhendo ficar totalmente natural ou montada na química. Tirando esses procedimentos que poem as nossas vidas em perigo, acho que não tem o porque do preconceito. Eu vou ficar com a minha EP, porque é melhor para mim.
      Como está indo sua transição para cabelo free? Pra mim vc já não tivesse parte com química mais.

      Bjos!

      1. Não tenho mais nenhuma pontinha de química,mas o cabelão ainda não está do tamanho desejado. :), vamos ver como vai ficar comprido e cacheado…risos…

  3. Olá Diana td bem? Queria saber aa respeito do acidificante da Le clique. O uso dele é após o shampoo e antes da máscara? Digo pq o ph dele é 3.5 mais alto do que do da k-pro( que é de 2,5), tenho uma mascara de hidrtação que o ph é 3.5, por isso minha dúvida. Se for o mesmo procedimento do da K-pro vou comprar o da le clique, já que na minha cidade o pote de 1 litro custa 75 reais. Mt mais em conta que o da K-pro que custa 50 reais por 250 gramas. Beijos e seu blog é maravilhoso!

    1. Jessíca,

      É para ser usado antes da máscara sim. Mas olha…passei anos com o da Le Clique, mas estou achando o K pro melhor, deixa com mais maciez e brilho. Mas se o da Le Cliqué compensar mais para você é uma ótima opção também.

      Bjos!

  4. Açucar , faz mal , refrigerante faz mal , sal faz mal , carnes tem hormonios etc , conservantes tbm dão cancer . e ai progressiva não é feita todo dia , mas muitas outras coisas que fazem mais mal do que o formol são consumidas diariamente . não desconfiaram que a materia foi paga especialmente para beneficiar outras empresas . Puro golpe para manipular a opiniao do povo .

    1. Soraia,

      Eu não quero aqui tirar a autoridade de um cientista, pesquisador e etc, mas as pessoas tem que saber até onde a coisa é manipulação e onde não é. Vejo muito preconceito em cima de EP, que é até justificável, mas tipo, eu uso e não vou me esconder por causa disso,pois comigo vem dado muito certo. Graças a Deus não passei por nenhum episódio pavoroso com EP, acho que vai mesmo da pessoa e do quanto ela está disposta pela beleza. Eu não aceitaria ficar dentro de uma sala fechada com uma máscara na boca e uma toalha molhada no rosto. Quem admite isso também tem parcela de culpa na coisa.

  5. Só acho que deveriam mostrar os links destes estudos científicos que afirmam que o formol é liberado acima de 500ºC. Porque vejo tanta gente sem qualificação e sem ao menos indicar estes estudos dando pareceres de profissionais da área que fica cada vez mais difícil saber o que é real e o que é imaginário. Mas já que não vamos mostrar artigos científicos eu também li alguns que falam que o ácido glioxílico “por si só” também faz mal a saúde, e agora?? Opinião todo mundo tem, agora assim como os químicos que são pagos por grandes empresas de cosméticos darem seu parecer pouco me importa quando eu vejo Tricologistas, médicos e químicos renomados falando sobre o total prejuízo que isto tudo pode causar ao ser humano. Desculpa Diane, mas isto não é uma questão de conceitos ou pré, isto é realidade o que é muito diferente de você fazer sua resenha falando que gosta ou não de tal produto. Abraços

  6. Oi Diana, eu concordo com vc com relação as EPS, eu faço relaxamento com Hidróxido de sódio e a duas semanas resolvi fazer uma progressiva, fiz nunca cabeleireira que confio.
    Amei o resultado.
    Tbm fiquei com medo por falarem que o cabelo não absorvia mais nenhum produto, etc…mas meus cremes continuam tendo o mesmo resultado que tinham antes.

  7. Oi Diana!
    Acho que vc colocou o dedo na ferida de muita gente com este post viu! Essa questão é muito polêmica, e tem defensoras ferrenhas em ambos os lados.
    Eu uso tio desde os 12 anos e, se encontrasse uma progressiva que deixasse um liso mais natural, faria sim. O que me falta é paciência pra ficar experimentando, além do quê, um kit profissional é caro, e esta não é minha prioridade no momento. Cada uma faz do cabelo o que bem entende, o importante é estar consciente e se sentir bem. Não defendo nem meto o pau em nada, sou bem informada, leio, procuro saber e faço minhas escolhas. Pra falar a verdade, até sobre o formol tenho minhas dúvidas se é tão vilão quanto pintam. Estudantes de medicina e afins têm contato diário e “íntimo” com dito cujo e ainda não ouvi falar que os casos de câncer entre eles sejam maiores. Sem falar em outras coisas potencialmente cancerígenas com as quais lidamos diariamente (como outra pessoa falou aí em cima). Nou sou química pra falar com propriedade sobre nada disso, o que eu sei é o que usei até hoje EM MIM e deu certo ou não.
    Um beijo!

  8. Olá.

    Eu acho que se for usar química no cabelo,pelo menos use uma que resolva seu problema de uma vez.Realmente não adianta..relaxamentos não dão o liso desejado e ainda por cima deixa o cabelo com aparência horrível quando ele está molhado.Eu queria mudar para uma progressiva,você pode me indicar a que você usa e tem dado bons resultados como você disse no vídeo?

    Eu tenho que aguardar um período pra usar ?Tem uns 3 meses que não relaxo meu cabelo,uso salon line guanidina

  9. Não tem como dizer se faz mal ou não para a saúde porque o uso de EPs é recente..pode não fazer mal agora,mas quem garante que não fará mal para a nossa saúde daqui 10,20 anos?É um risco que corremos em nome da beleza e do bem -estar que queremos ter..
    Eu quero mudar para uma progressiva,mas é tanta marca e tanto cabeleireiro que só quer roubar o dinheiro do cliente sem se preocupar com a saúde..onde eu moro não encontro cabeleireiros confiáveis,só querem vender o serviço mesmo.Gostaria que vc me indicasse a que usa para eu verificar se encontro algum cabeleireiro que use esse produto,ou se eu posso fazer o processo em casa

  10. Bem Diana, depois de ler esse post pensei, pensei e tomei a decisão: vou fazer EP sim, e escolhi a G Hair da Inoar. Já deixei minhas considerações no comentário anterior, então queria tirar uma dúvida com vc:
    Devo tonalizar antes ou depois da progressiva: (eu uso Color Touch). Desde já, obrigada!

  11. Olá! Sigo o seu blog há algum tempo e adoro os seus textos, gostaria de saber oque fazer no cabelo ( em termos de Cronograma Capilar) antes de uma EP somente na franja?

  12. Oi Diana, bom dia!
    Eu uso tioglicolato há mais de 10 anos, mas meus cabelos mudaram depois da gravidez e adquiriram um volume incontrolável. Decidi-me por comprar uma escova que tem liberação da Anvisa, mas é a base de formol. Vc acha que corro algum risco? Pois a marca é confiável (Inoar) e não tem nenhuma chance de ser “batizado” e ter mais formol que o liberado, uma vez que o produto foi comprado em uma loja confiável.
    Vc acha também que meus cabelos ficarão “blindados”, não penetrando nenhum tratamento? Fiquei com medo depois de ler seu post. Obrigada

    Jacqueline

    1. Jacqueline,

      Não sei qual das escovas da Inoar você comprou, mas olha, esse negócio do cabelo ficar blindado não existe! Talvez nos primeiros dias ele fiquei mesmo um tanto impermeável, mas depois ele fica normal, aceitando qualquer coisa que você venha aplicar depois.

      Bjos!

  13. Eu fiz a turmalina, que tem formol, e n gostei, semanas depois meu cabelo estava do mesmo jeito. Ele e ondulado e volumoso. E ainda ficou muuuito poroso. N curti mesmo. Mas depois de uns meses fiz a definitiva x-tenso e adorei. So que o meu cabelo cresceu, ja se passou quase um ano, e queria retocar, mas o retoque é quase o valor de uma escova completa. Ai me informaram que a tal escova Botox serviria para o meu cabelo. Mas alguns dizem que ela tem formol, outros dizem que não, dizem que e melhor, dizem que cai o cabelo e eu tenho muito medo de arriscar. Afinal, sabe me dizer se ela tem ou não formol? Uma amiga comprou o creme em uma feira de estetica e estou afim de experimentar, pedindo p uma profissional aplicar. Poderia me tirar essa duvida? Bjuss

  14. Oi Diana! Seu blog é muito legal, estou adorando. Nunca usei química, minha raiz é lisa e o comprimento um puco ondulado, mas meu cabelo é muito seco e está danificado e poroso. Descobrir os blogs e o cronograma tem me ajudado muito. Pela condição dos meus fios sei que preciso melhorar na fase da nutrição, gostaria que você resenhasse a máscara OIL BLENDING da Vult! Vi e fiquei super afim de comprar, mas gostaria de uma opinião mais a fundo, não encontrei resenhas dela por aí. Ah, e ela não tem óleo mineral \o/ … abração.

  15. Prejudicial ou não a saúde conheço um punhado de meninas que não abrem mão do uso do formol, faça bem ou faça mal. Particularmente acho que existem uma infinidade de produtos no mercado que não fazem mal a saúde e nos deixam lindas sem a necessidade de riscos se usarmos o principal produto que é a auto estima e nos gostarmos como somos podemos passar pura e simplesmente água que nosso cabelo ficará lindo. Beijos

  16. Oi flor,
    queria saber se é obrigatório usar o terceiro passo ou só no segundo já pode parar se a pessoa quiser ?
    Beijos, adorei o vídeo.

    PS: Isso é sobre a EP Néctar Princess Premium

  17. Oi, Diana, tudo bem?
    É a minha primeira vez no seu blog e eu apenas estou ~in love~ com absolutamente tudo aqui. Eu gosto muito de cuidar dos meus cabelos e essa semana eu pintei pela primeira vez, então… meio que “mãe de primeira viagem”, pq meu cabelo é tipo um filho pra mim, dá trabalho igual! KKKKKKKKKKK
    Enfim.
    Sobre as EP eu nunca fiz (eu faço é a escova de gel, já ouviu falar? É perfeita para os meus cabelos ♥) e a minha cabeleireira também não faz e não indica e toda vez que uma cliente insiste em fazer, ela diz “não” e que procure outra profissional. Ela é bem sistemática com essas coisas, digamos, polêmicas.

    Eu li os comentários das meninas. Diana, eu vou ser bem sincera, a única coisa que eu sei de EP é que tem formol. SÓ ISSO, ou seja, sou totalmente leiga no assunto.
    Lendo seu post, percebi que é a quantidade do formol que deve ser usada, certo? Os 0,02%?
    É tipo aquela perguntinha popular “Sabe qual a diferença do remédio para o veneno? É a dose.” Foi isso que eu entendi, mas posso estar enganada. :3

    Não sou fã do Fantástico (na verdade, quase não assisto TV), mas isso de ser manipulação ou não, eu não duvido. Mas foi o que você disse “as pessoas tem que saber até onde a coisa é manipulação e onde não é”.

    Eu gostei bastante do seu post, de verdade, como você disse ao final, é o seu ponto de vista, sem pesquisas científicas, embasando apenas em acontecimentos pessoais (é isso mesmo?), mas parece que alguns não entendem isso, infelizmente.

    Agora, você ganhou mais uma leitora assídua que visitará sempre seu blog. ♥

    Beijinhos, Di.
    http://www.november92.com

  18. Oi Diana, gostaria de uma ajuda sua sobre o creme Rigen azul, estou pensando em comprar, pois pretendo alisar meu cabelo e como ele é fino e se quebra facilmente tenho que preparar ele antes da química. Minha dúvida é a seguinte, meu cabelo é crespo mas é muito oleoso na raiz e seco nas pontas, esse creme ira servir? qual a frequência ideal pra o uso? Você me aconselha a usá-lo? Obrigada, um ótimo ano novo pra você! Beijos!

  19. Olá Diana, li seu post e gostei de seu comentário sobre o assunto, como todo blog que preza o assunto chave do blog deve se colocar sempre assuntos deste tipo no blog. É uma questão bem complicada, mesmo conhecendo o assunto a fundo, mas o que sempre acho é que se você procura um bom profissional e além disso confere todos os produtos que vão ser utilizados não haverá erro e o que sempre digo as minhas colegas “sempre desconfiem de cabeleireiros que cobram super baratos para o alisamento”, digo isso pois muitas vezes o barato sai caro.
    Mas é isso, lá no meu blog também falo sobre esse tema: http://cabeloseoutrosnegocios.wordpress.com/2013/11/05/duvidas-sobre-o-alisamento-2/

    Abraços!

  20. Oii meninas,
    estava lendo o post e resolvi me manifestar..Não sou contra nem a favor das químicas, cada um sabe o que quer para o seu cabelo, mas acho que boa parte do resultado da química depende do pós procedimento, os cuidados diários e o investimento no tratamento. Usar produtos especiais, como este são essenciais para um bom resultado.

    Beijos

  21. O problema não são os produtos mas sim a pessoa, ou seja, muitos querem pagar muito barato em algo que não é o recomendado, enquanto outros querem fazer os seus próprios produtos, muito perigoso! Tem q confiar em um profissional de verdade, que não faça ainda promessas impossíveis..

  22. Olá Diana! quero que vc tire uma duvida minha, começei a passar progressiva a pouco tempo e não fiquei muito satisfeita com o resultado, gostaria de saber si posso passar o alisante e a progressiva junto ??

  23. Olá Diana! Eu usava alisante Salon Line e parei por que meu cabelo estava quebrando muito, e resolvi passar a progressiva a pouco tempo e não gostei muito do resultado. Será que eu posso passar um alisante e depois a progressiva? qual alisante vc me recomendaria ?

    1. Yasmim,

      Eu não posso te indicar um alisante, até porque parei de usar ha um tempo e não sei se passar um por cima da EP seria uma boa ideia. Mesmo que não pretenda fazer com um profissional, o ideal seria você pelo menos fazer uma avaliação do seu cabelo, a fim de evitar danos.

      Bjos.

  24. Oi, eu uso guanidina há seis anos, mas estou dois meses sem fazer nada no cabelo, meu cabelo é crespo e estou pensando em fazer progressiva e tenho medo, estou tentando decidir enquanto isso meu cabelo está crespo e feio. \minha irmã me disse que quando fazemos progressiva as cutículas se fecham e as hidratações e e qualquer outro tratamento não funciona mais pois não penetra mais, é isso que está me fazendo quase desistir da progressiva pq faço cronograma capilar. Isso é verdade mesmo?

  25. Diana você podia fazer um post falando que a progressiva não blinda os fios e trazendo alguns artigos que comprovem. Sou adepta ao óleos vegetais e nessa de acreditar que os fios estavam blindados parti pro Tio e meu cabelo esta podre, to com saudade da minha EP que não fazia nada disso :((

    http://www.chicaformosa.com

  26. Oi Diana! Seu blog foi um achado para mim! Já fiz de tudo um pouco nos meus cabelos, e os coitados resistiram bravamente, não sei como!

    Eu faço escova (escova mesmo, não progressiva) uma a duas vezes por semana, estou resistindo para não fazer quimica, mas minha raiz é muuuuito crespa e isso me irrita demais. O que me segura para não fazer nada, é que eu tenho muitos cabelos brancos e pinto a cada 20 dias, pq eles são muito resistentes á tinta. Meu medo é aplicar uma quimica e sofrer um corte quimico ( sei que vc passou por isso tempos atrás, eu tb já passei e sei que é uma experiencia terrivel).
    Bom tudo isso para uma perguntinha: quando vc vai fazer a sua progressiva, vc pinta seus cabelos antes ou depois? E qual o intervalo de tempo entre a quimica e a tintura?
    Nas verdade foram duas perguntinhas, kkkk!
    Beijinhos!

  27. Oiii! Estou na procura de uma progressiva pro meu cabelo, que alise mesmo. Tem alguma pra me indicar? Qual você usa? Já ouviu falar em uma de Macaúba? Beijos

  28. Ei Diana! Estou encantada com seu blog! Parabéns! É muita informação mas estou devorando e logo estarei atualizada com suas dicas! Eu faço progressiva há uns 8 anos e já usei vários produtos diferentes, a última foi a plástica dos fios da cadiveu! Agora queria usar alguma que não alizasse meu cabelo! Embora eu faça só na raiz, meu cabelo está escorrido, com as pontas esticadas sabe?. Queria uma progressiva que realmente fosse saindo do cabelo, que não alterasse tanto a estrutura. Conhece alguma?

  29. Eu concordo com tudo que foi dito. Agora, qualquer dermatologista vai dizer que, melhorar a saúde do cabelo, química alisante nenhuma tem capacidade. E sabe-se lá se, a longo prazo, isso não vai gerar danos ao couro cabeludo?

  30. Primeiramente adorei seu site, muitas informações importantes, muito bom mesmo.
    Agora uma duvida, eu usei relachamento da salon Aline lithium, mas meu cabelo não ficou legal, ficou fraco, poroso então comprei o S.O.s. da Gllendex de queratina hidrolizada e consegui recuperar meu cabelo, agora comprei uma escova de botox organi da plâncton, acho que assim que escreve rs. O que vc acha?

  31. olá Diana, tudo bem?
    Há uns 5 ou 6 anos eu usei a Inoar Escova Progressiva Argan Oil System Sem Formol por um período de aproximadamente 2 anos, o intervalo entre uma aplicação e outra era de uns 4 ou 5 meses, meu cabelo tinha tintura, sempre respondeu bem a tratamentos, ao uso de máscaras, era perfeito, cachos bem abertos, soltinhos e brilhosos, eu deixei de usar por conta das noticias de que poderia fazer mal a longo prazo, etc, etc……..hoje faço luzes, meus fios perderam a forma e apesar de possuir bons produtos profissionais, meus cabelos são ressecados e sem forma, ficam legais apenas quando escovo, coisa que odeio, estou pensando seriamente em voltar a usar a Inoar Escova Progressiva Argan Oil System Sem Formol , incluisive até comprei, falta só chegar rrss
    qual a sua opinião? gostaria muito que pudesse me orientar
    meus cabelos são finos, com luzes, cacheados, mas devidos as luzes não tem mais definição, o que gostava na época que usava era a abertura dos cachos, secava um pouquinho a franja com secador e o resto amassava com as mãos e secava ao natural, ficava lindo!!

  32. Olá linda! tudo bem? Espero que sim. Primeiro quero te parabenizar pelo blog,gostei bastante, você escreve bem. Segundo quero saber se vc ainda faz progressiva e se sim, se vc ainda usa aquela máscara pra tirar o cheiro. Se vc não usa mais, eu gostaria de saber pq parou. Obrigada desde já e fica com Deus! Saiba que seu blog é Mara! Vou sempre vir visitar. Beijos

Comenta, cabelete ;)