Fechar
Diversos

Transição capilar: Do Liso ao cacheado – Por Alessandra Lima

DSCF3601-1024×921

Hoje eu venho falar de um assunto que muitas meninas me pedem, mas que eu não posso ser de muita ajuda já que nunca fiz nem pretendo fazer transição capilar. Maaaaas, a Alê, minha amiga cabelete que algumas de vocês já devem conhecer por aqui ,resolveu que queria ver como o cabelo dela seria se ela o deixasse natural e o tratasse certinho. Isso porque já fazia tempo que a Alê alisa e/ou escovava os fios e a lembrança do cabelo natural dela não era das melhores, pois na época em que ela o cultivou sem químicas não tinhas os cuidados que hoje tem com fios. Olha só o resultado:

Diante disso, eu convidei a Alê para contar o segredo para nós, bora conferir!

_________________________________________________________________________________

antes-e-depois-ale-1024x798

Olá, eu voltei ao Help para contar sobre minha mudança para cabelos naturais. Quando decidi passar por essa transição capilar eu procurei por dicas nos blogs voltados para o publico cacheado, mas o tipo de cabelo delas era bem diferente do meu, o meu é um 2C (ondulado e grosso), e também descobri que muitas eram adeptas a rotinas onde existiam vários produtos considerados proibidos. Bom, eu tenho um monte de produtos que adoro e que não se encaixam na rotina de restrição de silicones, sulfatos e petrolatos. O que fazer? Pra mim não foi um dilema, continuei usando o que eu tinha.

produtos-da-ale-1024x720

Raramente faço aquele esquema de lavar apenas com condicionador (co-wash), por que isso me faz ficar com cachos murchos, acho que co wash só funciona bem para as adeptas das restrições capilares, mas essa é minha opinião.

Quanto ao uso de sulfatos, não me incomoda. Mas  fotografando os produtos que tenho, descobri que já estou quase 100% sulfate free, todos shampoos que tenho, limpam bem, são cheirosos e não me resseca a cabeleira e preparam o cabelo para receber tratamentos.

A toalhinha que uso para enxugar meu cabelo é uma dessas que vem em caixinha para bebes, da Cremer, me acostumei com elas que não largo mais! E o pente (eu sempre uso pente) é o da macadâmia natural oil, um de dentes bem largos (aliás, eu realizei o sonho de ter este pente que eu carinhosamente chamo de “dentão”). Para estilizar os fios eu faço “fitagem”, que é semelhante a enluvar os fios com creme de pentear, e soltar a mecha entre os dedos, e depois amassar e pronto! Nesse vídeo aqui mostra bem como é essa técnica.

E então meninas, curiosas a respeito de algum desses produtinhos que fotografei? Se a resposta for sim, basta pedir, que eu tento resenhar eles, com as devidas composições e efeito nos fios, se bem que, muitos deles já foram resenhados aqui no Help, como os Sublime Oil da Matrix, Macadamia Natural Oil, Anti Age da Amend, Lumino Contrast da Loreal, a opinião da Di é super confiável, aliás, muitas das minhas aquisições saíram de resenhas aqui do Help. 

Ps: Se você está a fim de se livrar da química, mas está sem coragem para encarar a tesoura, vai escovando, disfarçando a parte crescida, e um dia em que esteja num desses em que estamos decididas a mudar(toda a mulher tem estes dias) vá a um salão  e diga: pode cortar, tira toda a parte com química. Depois da primeira tesourada não dá para voltar atrás mesmo, então já foi, cabelo cresce. E tomara que o meu cresça logo!kkkkkkkkkkkkk

Bjos e até mais!

_______________________________________________________________________________

Ai, gente!, Será que só eu amei esse novo look da Alê? Que cachos lindos, heim?! Aproveitem que a Alê se disponibilizou para esclarecer dúvidas de quem está passando pelo processo. É só deixar nos comentários que quem sabe role um post só de esclarecimento de dúvidas?

Bjos!

Tags CachosDevaTransição Capilar

40 Comentários

  1. Estou bem nesse momento de transição. Parei de usar relaxamento há um ano e meio, mas ainda uso progressiva e pretendo continuar usando. Mas com a progressiva da Néctar, meu cabelo fica levemente ondulado, então está metade assim e metade esticado, por conta de alisamento e formol. Haja paciência pra esperar crescer. Também não tenho coragem de cortar, kkk.

  2. Passei 5 meses em transição mas não consegui aguentar. As duas texturas estavam me matando, estava muito feio e eu não tive coragem de cortar. Acabei mudando a base química e voltei pro alisamento. Mas admiro demais quem tem a coragem de cortar e deixar natural. Se esse novo alisamento não der certo já me decidi a cortar curtinho e voltar a ser natural. Meu cabelo é 3C/4A.

    Beijo

  3. nossa muito melhor agora. Não adianta, o melhor cabelo é aquele com o qual nascemos. A escravidão de ficar alisando o cabelo é terrível. Será que as pessoas de 20 e poucos anos acham mesmo que o cabelo vai continuar sendo o mesmo daqui a 20 anos com tantos processos de alisamento, progressiva e outras químicas. As pessoas só pensam no hj e esquece que a ditadura do alisamento é um processo que começou a meados dos anos 2000, ou seja ngm sabe os resultados disso no futuro. Eu tb alisava meu cabelo, mas sempre soube que combino com cabelos enrolados pois tenho o rosto redondo e alisando meu cabelo, o rosto ficava estranho. Hj, quando me olho no espelho gosto do que vejo. Diana tenho certeza que vc deve combinar mais com seu cabelos naturais e percebo que talvez vc não veja os resultados esperados nos produtos que vc testa justamente pelo tanto de química que seu cabelo se encontra. Acredite, vc consegue, não se prenda a convenções sociais, se aceite como vc é!!bjs

  4. Que bom que voltou a postar + que 1 vez por mês! eu estou passando pela transição inversa? do cacheado p/ a progressiva c/ algumas dicas do blog e de outros que que acabei conhecendo através deste.

  5. Nossaaaaaaaaaa!!!

    Acreditem, foi uma reação super sincera e feliz que tive ao ver esses cachinhos tão brilhosos, está um cabelo de menina, de princesinha, de Miss!!! sério mesmo que coisa mais lindadessimunduuuuuu!!! ahaha

    Primeiro que renovou e iluminou o rosto deixando aquele ar de menina sapeca, que é uma característica inerente a Alê. Parabéns Alê, sei o quanto uma transição tem seus momentos difíceis (aqui vc fez igualzim novela, só contou a parte boa rs) e que em tantas horas pensamos em desistir, mas persistir dá nisso aí ó, um exemplo pra galeraaaaa!!! Para nossa alegria, Alê cacheada!

    Um beijo nas duas, saudades de vcs, daqui, de tudo, mesmo.

    #abalouParis e adjacências com seu look puro luxo, poder e sedução, #globofilmaquiplease. ahahaha beijoooo enormeeee

  6. Olá meninas, gostaria de umas dicas, pois ando com vontade mesmo de cortar os fios no estilo joãozinho!!! Sqn, tenho o rosto bolachudo….meus fios são mt secos(faço luzes) e indefinidos. Há mais ou menos dois anos do uma m….de progressiva, que não mudou em nada, só maltratou meus fios e sua tonalidade agora puxa para dourados. Sigo o cronograma, mas meus fios estão lisos na frente e com um volume absurdo atrás; sem contar as marcas que não saem!!!! Tenho bons produtos, mas estou completamente perdida no que usar e como usar. Acredito que muitas meninas tenham os mesmos problemas, meu cabelo se encaixaria no plano de transição capilar?! Lembrando que meus fios não são ondulados, nem totalmente lisos, ficaram simplesmente indefinidos…..
    Obrigada e muitas beijocas, adoro o blog!!!!!

  7. Ave Maria, que cabelo lindo esse da Alê, imagino quando estiver grande!
    Infelizmente, eu sou do time da Diana: nunca vou fzr transição, pois meu cabelo não é ondulado, nem cacheado, muito menos liso. É só uma grande farofa seca que não respondeu nem a meses de cronograma.
    Bjs!

  8. Acho bonito cabelos cacheados. O meu era assim na infância. Infelizmente com o passar do tempo foi perdendo a forma, e hoje ele é liso (vai entender, nunca alisei!). Parabéns pelo post! 🙂

    Obs.: A Ale é minha prima! Rs… 😉

  9. olá, eu estou passando por transição capilar, desde 2011 que eu uso progressiva,já tem dois meses que eu não uso mas. cortei os meus cabelos até o ombro. algumas partes já voltou os cachos as outras não!! eu queria umas dicas, pra quem está passando pelo esse processo. bjss

  10. Por favor, sempre tive cacheado, já fiz progressiva, voltei pro natural, e estou amando cada vez mais meus cachos, gostaria de saber qual o estilo do meu cacheado, porque tem muitos, obg. estou adorando o blog.

  11. Olá,estou com 1 ano e 2 meses de transição,e vou conseguir,temos que ter muita motivação neste momento ,por que é muito difícil tratar dos cabelos nesta fase.

  12. Olá pessoal, estou na transição há 7 meses (UhuuL). Me sinto mal às vezes pq eu cortei o cabelo bem curtinho em agosto e cortei denovo em setembro, então já sabem né?! Tem dias que eles estão incontroláveis, mas não me arrependo. Pretendo cortar no natal novamente. Os cachinhos estão lindos, mas a parte lisa é um horror (cabelo morto). Toda sexta eu escovo o cabelo p a auto estima levantar kkkk então é isso aí: Química nunca mais. Jájá os cachos dominam tudo. Não tenham medo da tesoura. E cabelo cresce. Beijos.

  13. Olá pessoal, estou na transição há 7 meses (UhuuL). Me sinto mal às vezes pq eu cortei o cabelo bem curtinho em agosto e cortei denovo em setembro, então já sabem né?! Tem dias que eles estão incontroláveis, mas não me arrependo. Pretendo cortar no natal novamente. Os cachinhos estão lindos, mas a parte lisa é um horror (cabelo morto). Toda sexta eu escovo o cabelo p a auto estima levantar kkkk então é isso aí: Química nunca mais. Jájá os cachos dominam tudo. Não tenham medo da tesoura. E cabelo cresce. Beijos ;**

  14. Oii, Estou decidida a deixar o cabelo natural!! Meu cabelo ja é cacheado, sempre foi. Mas comecei a frequentar o instituto Beleza natural (que de natural não tem nada) e de certa forma eles utilizam um tipo de quimica, mas agora decidi parar de frequentar e deixar natural. Mas quando fico muito tempo sem ir dar a química lá, a raiz fica feia, e parece inchada, não sei. Gostaria de dicas para hidratar, lavar, pentear até conseguir deixar ele todo natural, mas não quero cortar ele todo, vou cortando aos poucos até sair toda a química. Pode me dar algumas dicas? De produtos tb. Obrigada, Bjs

  15. adoro seu blog muitas dicas legais !!! E o seu cabelo esta lindo e gostaria de saber qual progressiva voce esta usando no momento ? Dianna lee me responda

Comenta, cabelete ;)