Fechar
Dicas

10 dicas para acelerar o crescimento do cabelo de forma natural

10 dicas para o crescimento rápido do cabelo

Agora que eu estou na vibe do #projetorapunzel, resolvi pesquisar mais sobre o crescimento capilar e o que podemos fazer para dar aquela esticada no comprimento das nossas madeixas. Nessa jornada, descobri que o mais simples quase sempre é o mais eficaz. A gente peca muito nas pequenas coisas do nosso dia a dia com relação ao nosso cabelo. E falo a gente porque eu mesma sei de muitas coisas e não as aplico em minha rotina. Sim, eu sei que nem tudo o que a gente sabe que faz bem é prático, mas é possível adaptar uma coisa ou outra.

Para acabar com o comodismo, separei 10 dicas para nos ajudar a ter o cabelo longo, não tanto quanto o da Rapunzel, mas pelo menos um pouco maior. Serve o cabelo da princesa Jasmine? #risos

01. Comece a fazer de uso de um tônico capilar

Os tônicos capilares são fórmulas práticas e rápidas para estimular o desenvolvimento dos fios. Há várias opções de tônicos no mercado e eu até já fiz resenha de alguns deles aqui confiram:

Resenha: Tônico para Fortalecimento dos Cabelos – Gota Dourada

Resenha: Loção Fortificante Arginina Resist X3 -Elseve LOreal

Tônicos e Massagem Capilar

Mas também temos a opção de fazer o nosso tônico em casa e livrar-nos dos conservantes e componentes indesejáveis dos industrializados. Eu não sou vegana nem contra conservantes (apesar de muita coisa que a gente usa fazer mal sim), mas quando se trata de couro cabeludo eu estou buscando sempre a versão natural das coisas. O meu couro tem agradecido.

Separei uma receitinha de tônico bem simples de reproduzir, olhem só:

tônico Caseiro

Você pode até achar um pouco estranho utilizar plantas como a urtiga e a cavalinha, mas elas têm propriedades antibactericidas e antifúngicas, além de desobstruir o couro cabeludo.

Atenção: Tome o cuidado de usar luvas para manusear a urtiga, pois ela causa irritação em contato com a pele.  Não se preocupe, depois de cozida ela perderá esse efeito.

2. Carinho que faz bem: faça massagens no couro cabeludo

Massagear o couro cabeludo estimula os folículos pilosos (lugar onde o cabelo é produzido) além de relaxar o couro. A aplicação do shampoo na hora da lavagem é um excelente momento para você começar a prática desse hábito. Faça a massagem em movimentos circulares com as pontas dos dedos de 3 a 5 minutos sempre que lavar o cabelo. Não se esqueça de fechar a torneira do chuveiro ao fazer isso. #ajudeonossoplaneta

3. Penteie os seus cabelos todas as noites com um pente de dentes largos ou uma escova de cerdas macias.

Essa dica parece boba, mas não a subestime! Pentear ou escovar os cabelos é outra forma de estimular o couro cabeludo. Preste atenção na escolha das ferramentas que devem ser: pentes de dentes largos (dê preferência a pentes de madeira) e escova com cerdas bem macias. Pentear os cabelos todas as noites antes de dormir tira o stress no couro cabeludo e desobstrui os poros da sujeira que se acumula na nossa cabeça.

Para turbinar essa dica, penteie os fios de cabeça para baixo. Ficar de cabeça para baixo por alguns minutos vai melhorar a circulação do sangue para o couro cabeludo.

No entanto, se o seu cabelo estiver danificado ou você for cacheada, pula essa dica, pois isso causará a quebra nos frios fragilizados e acaba não valendo à pena.

4. Deixe o seu couro cabeludo respirar: Que tal fazer um detox mensal no cabelo?

Detox é um termo utilizado para limpeza profunda. Nos cabelos, trata-se do uso de produtos que esfoliam o couro cabeludo retirando as células mortas, o que vai permitir que o couro respire melhor. No detox geralmente também é feita a limpeza dos fios, mas atenção: Não é porque a limpeza é profunda que deve ser abrasiva. Vou linkar algumas resenhas de produtos detox para vocês escolherem:

Resenha: Máscara Esfoliante Capilar Controle Extremo – Séotres

Resenha: Detox Cadiveu

Se você não tem como investir em um detox agora e gosta de dica caseira, segue um detox ótimo e fácil de reproduzir em casa:

DETOX CAPILAR CASEIROSUPER FÁCIL!
5. Fazer um penteado de vez em quando estimula o crescimento dos fios.

A pressão exercida por penteados como trança, coque e rabo de cavalo pode ser usada ao seu favor para ajudar no crescimento do cabelo. Mas cuidado, nada de prender os fios com elásticos fortes ou fazer coques e rabos de cavalo muito altos, pois você não quer o efeito totalmente contrário.  Dê preferência a acessórios feitos de meia para prender o cabelo, pois eles prendem sem quebrar os fios e sem fazer muita pressão.

6. Para cada cabelo há uma sentença: literalmente.

A retardação do crescimento do cabelo pode ter diversos fatores, mas a quebra capilar é um dos principais vilões para o cabelo das mulheres. Se você faz o uso de alguma química para modificar os seus fios vai perceber isso com mais facilidade do que quem tem cabelos virgens. Um cabelo quebradiço não ganha comprimento, pois só fios saudáveis conseguem sobreviver a longa trajetória que é sair do bulbo capilar e chegar na cintura.

Se você faz uso de alguma química, procure fazer a manutenção correta com produtos voltados para o estado atual do seu cabelo. Por exemplo, se você tem cabelos crespos, mas fez uso de algum alisamento,use produtos para cabelos alisados quimicamente e não para cabelos lisos naturais. Os produtos para cabelos lisos quimicamente irão repor a massa capilar perdida no processo químico para que o seu cabelo fique saudável.

7.  Evite ao máximo o uso de químicas.

As químicas são ótimas aliadas para dar a forma que queremos ao nosso cabelo, mas para isso ela submete os fios a uma condição bastante delicada. Claro que há químicas menos agressivas como tonalizantes que não dilatam muito as cutículas do cabelo, mas se você faz descoloração, você vai ter quase assassinado o seu fio, pois nesse procedimento é necessário fazer a retirada de muita matéria do cabelo. Lembre –se, a matéria que repomos no cabelo com produtos nunca será tão boa quanto a matéria natural dele.

Você pode fazer todas essas coisas, mas o ideal seria esperar o cabelo crescer antes, com toda a atenção que ele merece aí depois você o modela coma química que desejar.

8. Dê um banho de água fria no seu cabelo!

Se não puder trocar totalmente a água quente do banho na hora de lavar os cabelos, tente ao menos fazer um último enxague com água fria. A água fria irá ajudar a selas as cutículas do cabelo, promovendo um resultado de maior maciez e brilho. De qualquer forma, prefira água no mínimo morna, pois a água quente vai tornar os cabelos sem brilho e quebradiços com o passar do tempo.

9. Faça do óleo de rícino o seu melhor amigo.

O óleo de rícino é o número um quando se pensa em estimular o cabelo a crescer.Os ácidos graxos do óleo de rícino, quando aplicados diretamente no couro cabeludo combinado com massagens o estimula juntamente com os folículos pilosos para que o cabelo cresça mais rápido, encorpado e forte. O bom é que ele é muito fácil de achar em farmácias e na maioria das vezes custa menos de R$ 3,00.

10. Abuse dos tratamentos noturnos
sleep

A noite é o momento ideal para cuidar do couro cabeludo, pois ele vai estar mais relaxado e livre da interação do sol e do vento. Fazer uma umectação com o óleo de rícino à noite só trará benefícios ao seu cabelo. Se não gostar de usar o óleo de rícino sozinho, você pode adicionar gotas de óleo essencial de lavanda. O óleo de lavanda ajuda também o nosso corpo a relaxar e trás uma experiência ótima no sono.

Notaram como as dicas são fáceis e muitas delas a gente pode por em ação agora mesmo? Então não vamos perder tempo, vamos tirar do atraso esse tal de #projetorapunzel.

Gostaram das dicas? Então, não deixem de comentar as suas experiências com o uso delas e fique à vontade para fazer sugestões e para tirar alguma dúvida que possa surgir. 😉

Tags crescimentoDetoxDicas do HelpProjeto Rapunzeltônico

16 Comentários

  1. Outra coisa, Diana. Esse blog está mais excelente que nunca. Tanto em conteúdo, quanto edição. Muito massa. Adorei o novo esquema de pontuação de resenha. Tem tudo pra decolar ?? desejo muito sucesso mesmo

    1. Oi, Tatist.

      É alguma configuração do novo tema que está ocultando, estou trabalhando para resolver isso.
      E quanto ao Projeto Rapunzel, eu vou continuar com a EP e o tonalizante de sempre.

      Bjos!

      1. Olá Diana,

        Bom que está de volta. Adoro suas dicas. 

        Tive corte químico no cabelo mais já faz um tempo, depois que ocorreu isso meu cabelo não é mais o mesmo. Faço o cronograma capilar melhorar mais depois voltar a cair e ultimamente está sem vida e caindo muito, já tem uns seis meses que não aplico nem produto químico.
        O que posso fazer para melhorar? Como sua dica já estou usando o óleo de rícino.

        obrigada!!!!
        bjsss

        1. Neide,

          Recomendo fazer uma Reconstrução Ácida nos deus fios para começar a estabilizar o pH do cabelo.
          Aqui na coluna do blog clique na categoria SOS Capilar. Tem ótimas dicas para esse seu tipo de problema.

          Bjos!

  2. Vivo o dilema contrário, meu cabelo cresce muuuuito rápido e não é só o da cabeça. E a minha região é muito quente e não consigo ter cabelo grande pq me dá muita coceira. . Cortei o cabelo em dezembro na altura do queixo e hj já está no meio das costas. Adorei as dicas, pois meu cabelo é muito grosso e tenho bastante cabelo.. daí vem minha necessidade pra cuidar deles, pq dá muito trabalho.

  3. Olá acabei de conhecer seu blog e estou adorando!! Meu cabelo é cacheado e tem a raiz oleosa, há um tempo atrás eu fiz tecnica de no poo mas acabou me dando caspa por eu ter essa raiz oleosa. Quero que ele cresça mais rápido mas que não traga danos ou não faça brotar caspas de novo kkkk o que você me indicaria?

Comenta, cabelete ;)