Fechar
Coloração

Cabelos Brancos e Progressiva: Devo colorir ou tonalizar?

Escova Progressiva e Cabelos Brancos- O melhor é colorir ou tonalizar-

Quando nascem os primeiros fios brancos a maioria de nós mulheres já começamos a nos preocupar: Devo cobrir os fios indesejados ou não? E se for cobrir, devo fazer isso com coloração mesmo ou com um tonalizante?  Ai meu Deus, são tantas as dúvidas!  Se isso já não bastasse, nós também fazemos escova progressiva e todo mundo que faz EP sabe que a palavra de ordem é: Não vamos usar nada que tire a nossa EP ou diminua o seu efeito!  Então qual seria a melhor opção para quem usa progressiva na hora de acabar com os fios brancos: a coloração permanente ou um tonalizante? Se você quer tirar essa dúvida, vem comigo!

Escova Progressiva + cabelos brancos + Diana Lee

Em março desse ano (2016) completaram-se quatro anos que eu uso apenas escova progressiva para alisar o meu cabelo. Depois que eu tive um corte químico com o tioglicolato de amônia eu tinha duas opções: parar de usar qualquer química para alisar o meu cabelo ou usar algum tipo de escova progressiva. Sim, eu poderia optar por guanidina ou hidróxido de sódio também fazendo uma transição química, mas eu não considerei essas opções.

Leia também:

Troca de Base Quuímica: Quando fazer?

Diário do Cabelo Quimicamente Tratado – Parte 01

Os Tipos de Alisamentos

Como eu sofri o corte químico em casa, eu não queria mais saber de me aventurar nessas coisas sozinha ou com a ajuda da minha irmã. Para piorar, eu não tinha grana suficiente para pagar a um bom profissional para fazer esse procedimento em mim, por isso já sofri corte químico também na mão de vários “profissionais” pouco competentes. Um bom serviço é caro e eu entendo que tem que ser assim, pois requer dedicação, bons materiais e tempo do profissional cabeleireiro, mas esse valor não é todo mundo que consegue pagar e naquela época eu não podia, então parti para a EP.

A escova Progressiva e a Coloração Permanente

A escova progressiva é um tipo de química ácida. Ela tem um pH muito baixo, forçando o realinhamento da cutícula, isso vai na contramão da maioria das químicas atuais, que tem um pH alcalino como a coloração. As colorações do mercado tem um pH arredondado em 10,0. Se a gente considerar que o pH do nosso cabelo está entre 4,5 e 5,5 dá para perceber o dano que o cabelo irá sofrer. Imagine isso aliado ao ato de dilatar e depois fechar as cutículas várias vezes em um ano?

Temos que levar em consideração também nesse caso que, o processo de dilatar (abrir) as cutículas não acontece de forma suave, como se fossemos apenas abrir uma porta e depois fechá-la sem que ocorra danos. O processo de dilatação muitas vezes corroe as cutículas e sempre causa danos. É por isso que quanto mais química você faz, mais danificado o seu cabelo fica.

Quando eu usava a coloração junto com a progressiva eu sentia três coisas:

  • A porosidade era bem difícil de ser revertida;
  • A quebra do meu cabelo aumentava;
  • O liso obtido pela progressiva não era tão liso.

Devido a tudo isso que falei, resolvi tentar usar apenas tonalizante e ver no que essa experiência iria dar.

O Tonalizante e a Escova Progressiva

O tonalizante não contém amônia, o que já diminui o seu pH. Em contrapartida, ele não tem o poder clareador que a coloração tem. Ele pode ser usado para cobrir os fios brancos mantendo a cor natural do seu cabelo ou clarear até dois tons.  Como ele age na parte mais externa dos fios, é mais fácil de desbotar na hora de retocar a progressiva, por isso é aconselhável sempre fazer a EP primeiro e depois tonalizar.

Leia também:

Cabelos Brancos: Vale a pena tonalizar?

O primeiro tonalizante que eu usei assim que decidi ficar só na EP foi o Color Touch  Plus da Wella e depois usei o Color Touch normal. Todos os dois foram bastante eficazes no meu cabelo, pois cobriram bem os fios brancos. Um ponto negativo que muitas pessoas podem não gostar em tonalizantes é que os fios brancos ficam mais claros que os fios com pigmentos, parecendo reflexos. Eu particularmente amo esse efeito, mas se você quiser evitá-lo vai ter que usar um tom mais próximo da cor do seu cabelo.

Com o tonalizante eu percebi algumas coisas: 

  • A porosidade é mais rapidamente revertida;
  • O cabelo fica mais brilhante;
  • A escova progressiva fica intacta;
  • As pontas do cabelo não sofrem tanto.
Conclusões

Se você, além de fazer escova progressiva e querer cobrir os fios brancos, deseja também um tom de cabelo mais claro ou diferente, você vai ter que usar coloração e muitas vezes até usar descolorante para atingir o tom desejado. Saiba que, nesse caso, a manutenção desse conjunto de químicas é maior por isso é preciso agir sempre com cuidado ao aplicar e/ou reaplicar cada química.

Agora, se você faz EP mas tem uns fios brancos e deseja apenas cobri-los em um tom igual ou próximo a do seu cabelo natural, você poderá optar pelo tonalizante que vai agredir menos o seu cabelo e vai ser bem mais fácil cuidar.

E antes que me perguntem, atualmente eu uso a escova progressiva Nectar Princess Premium e alterno entre os tonalizantes Casting Creme Gloss e o Keraton Demi Color da Kert.

Gostaram do post, cabeletes? Então comentem! Aproveitem também e deixem sugestões do que vocês querem ver aqui no blog!

Bjos! 😉

Tags Escova Progressivatonalizante

30 Comentários

  1. Diana, PELAMORDEDEUS, faz um post sobre o passo a passo do seu retoque de progressiva.

    Se der muito trabalho pra fazer video, faz com foto 🙂

    Eu to implorando porque também uso ep, meu cabelo natural é bem parecido com o seu, mas não fica tão lisinho assim. Preciso do teus toques de guru. PRECISO SABER COMOFAS ESSA ESCOVA LISÍSSIMA!

    Beijos da seguidora assídua!

  2. Adorei o post, muito bem explicado. Ultimamente é assim que venho cuidando dos meus cabelos, EP e tonalizante. Tudo de bom pra você.

  3. Muito bom. Ainda não sofro com fios brancos (29 anos, espero q dure mais ?), mas gostei de já saber quais as opções pra mim que faço progressiva também.
    Sobre posts futuros, já pedi justamente o de progressiva, e outro que queria pedir também é um post de seus produtos preferidos do momento. Máscaras, shampoo, leave in…bjinhos, fique com Deus

    1. Oi, Caroline.

      Ai que inveja de quem não tem fios brancos! kkk
      Obrigada pelas sugestões, mais posts abordando o mundo da EP virão e mostrarei sim os meus favoritos. Vai se surpreender que ta tudo bem simples ultimamente. Bjos!

  4. Di,

    Por sofrer de queda capilar androgenetica, não posso fazer coloração com oxidante. Meus primeiros fios brancos apareceram agora que estou com 40 anos. A melhor opção para mim é Natucor com banho de brilho.funciona bem no meu caso. Deixo meus cabelos castanho médio com fundo de cor marrom chocolate.

  5. Di, em relação ao Color Touch o q vc acha do Demi Color?
    Nunca fui de tonalizante nao (até pra “tonalizar” as luzes costumo usar tinta com amonia) pq sempre acho a duracao ruim (já usei o Color Touch e nao amei…)
    Seu cabelo está mesmo numa fase fantastica! Fico encantada com todas as fotos q vejo!
    Beijos guria

  6. O casting resseca muito meu cabelo, acontece com vc também ? Você retoca a progressiva a cada 2 meses e depois tonaliza o cabelo ? Faz isso tudo sozinha em casa ?

      1. Apoio a Valéria, que comentou lá em cima. Grava o retoque da progressiva pra nós, please. ?
        Eu comprei a néctar princess de tanto ouvir vc falar e ainda não usei pq tô esperando minha chapinha nanotitanium chegar, que já vi você dizer ser um baita segredo no resultado, então resolvi investir. Mas a progressiva que eu estava usando (exohair) não alisava tantoo e ficava umas marcas ( meu cabelo é um pouco menos crespo que o seu, só que é bem cacheado e volumoso na raiz e tem fio grosso), fora que tenho restos de tioglicolato no comprimento, uns 10 dedos ainda. ?
        Queria ver todos os seus segredinhos também! Se possível, faz mais essa gentileza pra nós ?☺??
        Bjos

  7. Marido é dois anos mais novo e tem o cabelo cheio de brancos, já eu nao tenho nem unzinho pra contar história (28 anos), e olha q vou é achar bom ter brancos pq vai me.evitar os danos da descoloração hehe! Mas se for como a minha mae isso nao vai acontecer antes de mais de 40 de jeito nenhum…

    1. Sapateia na cara da sociedade, Esther. kkkk.
      Mas sabe que tem mesmo o lado bom? Já que eu tenho mesmo os fios brancos, fico torcendo para eles se multiplicarem de forma que eu atinja o tom chocolate sem esforços. Bjos!

  8. Oi Diana, adorei que você voltou com o blog! Sou leitora antiga e comprei inclusive aquela escova da Nectar por sua causa…comigo não deu tão certo mas no cabelo de minha mãe fica ótimo! Ah ela também saiu das tinturas permanentes e foi pra color touch pq uma vez vi aqui no seu blog tb…o cabelo dela hj em dia é outro! Tu arrasa mulher! Bjs e obg! 😉

  9. Oi Diana! Amei o post! Eu realmente estava com essa dúvida… Usei Majirel e não cobriu os brancos… vou tentar usar essa q vc falou….Tb faço EP e meus cabelos estão muuuito duros… fora q toda vez q eu retoco raiz por causa dos terríveis brancos, sai tudo a EP… Acho q vou comprar essa progressiva q vc citou, já tentei tantas e quase nenhuma com sucesso… com o tempo o cabelo vai ficando feio… tipo endurecendo o fio….
    Bjos e parabéns pelo post, muito esclarecedor…

  10. Di, eu não fazia ideia que a coloração tinha um ph tão alto! To pintando o meu cabelo depois de descolorir, e agora entendi porque ele fica tão poroso depois da tinta! Ainda bem que com uma R e uma umectação com azeite ele volta ao normal.

  11. Oie!! Adorei que vc voltou!! Sou leitora antiga, e sempre te acompanho!!

    Além do retoque da progressiva, iria amar ver um vídeo de vc mostrando como tonaliza o cabelo vc mesma, em casa!! É uma sugestão para os próximos vídeos!!

    Obrigada!! Bjao!!

  12. Oi! amei o post! Tenho uma dúvida. Você tonaliza seu cabelo quanto tempo depois de fazer a escova progressiva? Tem uma semana que fiz a minha e to querendo tonalizar mas não sei se tenho que esperar mais.

    Beijo!

  13. Oi Diana!
    Sei que o post é antigo, mas estava com algumas dúvidas já faz um tempo e achei pertinente colocar neste post.
    Faço definitiva no salão de 6 em 6 meses aproximadamente (sim, aguento, não tem jeito, falta grana =/) e tenho o mesmo problemas dos fios brancos fora de controle… Será que o tonalizante se comportaria do mesmo jeito que na EP?
    E já falando nisso, eu penso muito em mudar pra EP. Aliso com tio há mais de 5 anos e já sofri um corte químico. Mas meu maior porém é o valor fazer com que eu faça poucos retoques e tenha que lidar com uma raiz revoltada por muito tempo…. Fico desconfiada com a EP por causa da química em si (veja bem, acompanhava a Carla, do Eu amo cabelo e partilho muitas das opiniões dela, rs) não ser permitida pela anvisa. Também acho meio inexplicável esse lance do ph baixo alinhar a fibra… Isso não significaria que voltando ao ph normal o alisamento vai embora? Sei lá… em matéria de EP sou leiga e não confio em nada =/

    Desculpe se escrevi demais!

    Beijoooos

    1. Oi, Sacha.

      Com certeza, o tonalizante é menos agressivo para quem faz definitiva também.
      Sobre EP, eu também tinha essas mesmas reservas que você tem, pois eu também acompanhava o blog da Carla e concordava demais com ela. Até hoje concordo, porém, eu testei a EP e vi que no meu cabelo o uso dela era mais benéfico e continua sendo mesmo depois de 4 anos usando. Tudo vai da manutenção.
      Sobre a ação das EPs, alguns estudos já apontam que ela penetra sim nos fios modificando a sua estrutura. Ainda há poucos estudos sobre como exatamente seria essa ação, mas não há como negar que o pH é mesmo baixo, afinal o cabelo fica selado e a penetração de ativos diminui. Nem tudo é perfeito em nenhuma química, eu sofri vários CQ com tioglicolato e com hidróxido de sódio e percebi que químicas alcalinas não dão certo comigo.

      Bjos!

Comenta, cabelete ;)