Fechar
Cabelos Brancos-

Eu tenho cabelos brancos desde os meus 16 anos, pelo que eu me lembre. Claro que, nessa idade, os brancos eram apenas alguns fios perdidos no meio do meu cabelo. Mas, na medida em que o tempo foi passando, os fios brancos aumentaram.

Eu passei um tempo não dando muita importância para os meus branquelinhos, até que, a partir dos 20 anos, não dava mais para fingir que eu não estava vendo eles ali no topo da minha cabeça. Deixo claro que os fios brancos me incomodavam. Tem gente que assume e é feliz, o que não é o meu caso. Mas também não chego a ser intolerante com eles, chego a ficar dois meses sem fazer o retoque e eles ficam lá na minha cabeça para todo mundo ver.

Os anos foram passando e eu aprendi várias coisas sobre como cobrir bem os cabelos brancos. Alguma dessas técnicas eu acabei de aprender e precisava compartilhar com vocês. Vamos lá?

Lave e seque o cabelo antes da coloração

Essa lavagem deve ser feita com um shampoo suave e você não deve esfregar o couro cabeludo. É aquela limpeza mais por cima mesmo, só para tirar um pouco da sujeira do cabelo, o que vai melhorar a fixação de pigmentos nos cabelos brancos. Seque o cabelo com o secador antes de aplicar a coloração, isso também vai ajudar na cobertura dos brancos.

Cores Base

coresbases
Cores Base
Misturar o tom escolhido com uma cor base

Se você deseja cobrir os fios brancos, deve misturar um pigmento puro com a cor que você deseja. Nós podemos identificar os pigmentos puros nas prateleiras das lojas/ supermercados/ farmácias como as caixinhas com numeração fechada. Por exemplo 1.0, 2.0, 3.0 … Ás vezes a numeração não vem acompanhada do zero, ou então não tem o ponto antes do zero, às vezes em vez do ponto é uma barra mas trata-se da mesma coisa. Misture tudo meio a meio. Se precisa de 1 tubo de coloração para cobrir o seu cabelo, então você deve usar metade do tubo da cor desejada + metade do tubo da cor base.

Cor Desejada (1)

Misture a cor desejada com um tom da série de reflexos dourados da mesma altura da cor que você deseja

Quando eu uso o termo “altura” estou me referindo à casa de pigmento em que o tom desejado está. Por exemplo, a cor base 6.0 é definida com esse nome porque é esse o tom natural da altura 6. Dentro da altura 6 você vai encontrar variações como: 6.3, 6.66, 6,7. Todos esses tons tem como base o 6. O que vem depois do ponto é chamado de reflexo. O tom 6,77 já não é mais um tom puro e sim uma cor com um reflexo artificial. Essa cor não existe naturalmente em nosso cabelo, é uma cor criada pela cosmética.

A série de reflexos dourados é definida pelo final 3. O tom dourado da casa 6 é o 6.3, assim como o da casa  5 é o 5.3 e assim por diante. Preste bastante atenção para não confundir a altura 3 como o reflexo dourado. O reflexo é sempre o número que vem depois do ponto ou da barra na caixinha da coloração. A mistura também deve ser feita meio a meio.

Mix de 3 tons

Ás vezes, você pode tentar cobrir os fios brancos misturando a cor escolhida com o tom dourado mas ainda assim os fios brancos podem mostrar uma certa transparência. Nesse caso, o ideal é misturar da cor desejada + a cor base + o tom dourado. A mistura deve ser feita sempre em partes iguais, o mesmo tanto que você usar de um tom deve usar de outro.

Cor desejada

Pré Pigmentação

A pré pigmentação consiste em aplicar um pouco de tinta misturada com água no cabelo e secar essa mistura no fio. Daí então você aplica o tom de tinta desejado com a sua respectiva ox.  Mas há uma regra a ser respeitada: A cor tem que ser um tom mais claro que o desejado. Por exemplo, você deseja colorir o cabelo com o tom 5.7. Nesse caso, o melhor tom para fazer a pré pigmentação seria o tom 5.3. Ele é mais claro que o tom desejado e é da série de reflexos dourada, que já vimos é a melhor para cobrir os brancos.

Não lave o cabelo após a coloração

Depois do tempo da pausa em que a coloração age, apenas enxágue bem os fios e parta para o tratamento com uma máscara restauradora, de preferência. Eu gosto muito de usar um acidificante assim que eu tiro a coloração, pois ele restaura o pH do cabelo. Logo após eu uso uma máscara reparadora ou nutritiva. Deixo para reconstruir só na próxima lavagem.

Leia também: Acidificante: como usar?

Bom, cabeletes, acho que esse post ficou bem completo quanto as técnicas básicas para a cobertura perfeita dos cabelos brancos. É claro que ainda vão restar algumas situações que não foram contempladas no post, mas a gente vai esclarecendo na medida em que as dúvidas surgirem.

Gostou do post? Então comenta! Não me deixem falando sozinha, heim!

Bjos!

Tags cabelos brancoscolorimetriaDicas do Helpfios brancos

44 Comentários

  1. Blergh, meu comentário no post passado nao foi… q dó!
    Como assim usar um subtom dourado ajuda a cobrir os brancos?! Chocada aqui pq nao tinha ideia (o restante ja conhecia), só achei q vc poderia ter falado da tal mordaçagem, da ql ninguem nunca fala…
    O bom desse tipo de post é q mtas mulheres de fios brancos precisam, já q cobri-los é dificílimo (os da minha mãe sao ultra resistentes)
    Beijos

    1. Esther,

      Sim, essa do reflexo dourado também foi novidade para mim, mas ouvi de um super colorista essa dica.

      Eu até pensei em falar na mordaçagem, mas quando a pesquisei cheguei a conclusão de que não funciona por causa dos princípios mesmo de dilatação da cutícula. Aplicar um agente ácido como ox e secá-lo nos fios antes de aplicar a coloração acaba atrapalhando mais do que ajudando, já que os brancos precisam de uma dilatação maior para uma melhor fixação de pigmento. É tipo selar para depois dilatar, sendo que o selamento pré química só é benéfico se for para dar reforço (de força mesmo) para a cutícula, coisa que a ox não vai fazer.

      Bjos!

  2. Quanto à mordaçagem concordo com você Diana,já tentei em casa algumas vezes e não fez nem cócegas.Agora,não lavar o cabelo com shampoo depois da tinta ,não!Meu couro cabeludo coça só em pensar!E até no salão a lavagem é feita,não tem como pular.E,por falar em salão,ultimamente tenho alterado as aplicações em casa e com profissional e não tem como negar que a do salão fica melhor – meu cabelo todo já nasce branco então os retoques tem que ser feitos constantemente,é uma mão de obra daquelas!Mas gostei demais destas dicas sobre os tons,normalmente uso 6.0+6.7 e tem dado certo,talvez para ficar mais marrom tenho que mudar a cor “fantasia”,né?

    1. Eliana,

      Com certeza o cabelo feito no salão fica melhor, até porque os profissionais analisam os fios e fazem a mistura correta para cobrir que vai muito além do que essas dicas. Sobre não lavar, eu faço e sinto sim melhor fixação dos pigmentos e comecei a fazer justamente por indicação de alguns cabeleireiros e coloristas. É claro que vai da sensibilidade da pessoa, se for com tinta o couro coça bastante mesmo, nem todo mundo pode adotar essa prática infelizmente. 🙁

      Bjos!

  3. Aeeeee! Amei saber a resposta sobre mordacagem pq mta gente indica, mas nunca testei na mamãe (soh a pre pigmentação, mas ela nao viu diferença, talvez pq – mesmo aos 53 anos – ela nao tenha tantos brancos, eles sao poucos até, apenas dificeis demais de cobrir…
    Acho q nao vejo a hora de ter brancos, q todo mundo diz serem resistentes e mais espessos (q sonho nao ter mais esse cabelo finíssimo parecendo de bebê e ultra quebradiço) (pelo menos nas minhas fantasias, na prática talvez eu deteste ne?!)
    Beijos amada

    1. Pois é, a mordaçagem é sempre lembrada porque muita gente já usou, mas a maioria fica nessa de que não viu lá muita coisa. Sobre a Pré Pigmentação,pode variar mesmo o resultado.
      Menina, não fala isso não! kkk! Olha, eu não vejo muita diferença de textura nos meus e sim de cor mesmo. Nem acho ele mais grossos, mas realmente ouço relatos do tipo. O que eu queria era que todos eles ficassem brancos, pois é bem trabalhoso cobrir os brancos e deixá-los no mesmo tom do cabelo pigmentado.

      Bjos!

  4. Oi Diana! Seu post foi maravilhoso para esclarecer muitas dúvidas! Tb não lavo depois que pinto depois que li nas instruções da embalagem para fazer dessa forma e sinto que dura muito mais para retocar. Minha única dúvida foi sobre esse acidificante. Nunca ouvi falar, que produto é esse? Onde compra e como usá-lo? Ele serve pra que exatamente? Fiquei curiosa! Obrigada!!!

  5. Aprendi demais com esse post hj, sempre apliquei a tinta com cabelo seco, mas só pq é bem mais fácil identificar os brancos…hehehe Obrigada, bjos!

  6. muito bom saber de tudo isso, Diana! quando meus branquinhos derem o ar da graça já sei que dicas usar. Vou passar pra minha mãe também, que pinta o cabelos. bjos

  7. Olá Diana,achei muito bom o post, pois tirou algumas dúvidas que eu tinha.
    Assim como vc, tbm uso progressiva mas sempre fico em dúvidas sobre qual shampoo é mais adequado para quem faz ep, por favor me dê umas dicas de shampoos que vc usa e gosta.
    Bjs.

    1. Rejane,

      Até 9.0 gera uma cobertura de brancos, acima disso, falta pigmentos na coloração. Se o seu cabelo está com transparência, quer dizer que está usando uma tinta mais clara que o seu cabelo e ela não está revelando corretamente a cor e sim um pouco mais escura, então os fios ficam transparente, pois como ele não tinha pigmento, absorve a cor mais fielmente.

  8. Minha querida. Eu fico desesperada quando vejo que os fios brancos da raiz do meu cabelo ficam embaçados. Uso normal Color perfect 7/0 e comprei a 6/0 qual devo aplicar na raiz? Qual e a mais escura. tomo muito cuidado para nao manchar o resto dos fios dos meu cabelos meio curtos(chanel) Claro que vou ao salao. mas noto que tambem nao conseguem cobrir total a raiz. ai faço em casa. Me recomendaram um preto azulado na raiz. depois eu uso o de costume 7/0 da color Perfect- Tenho duvidas me ensina o b, a, bá pelo amor de Deus amiga. Estou desempregada e tenho que fazer em casa mesmo. te agradeço por uma ajuda . Grata Suely

    Nota- voce falou sobre agua oxigenada que na Raiz nao precisa junto com a tinta e isto mesmo? Desculpe minhas confusoes.

  9. Meus cabelos estavam vermelhos..porém não quis mais essa cor..coloquei um castanho medio 4.0 ficou escuro mas com reflexos vermelhos.colega tenho uns brancos que me encomodam muito..Mas só em cima que aparecem quando vai saindo a tinta..qual a cor misturada com esse castanho cobre os brancospor favor me ajude..

    1. Oi, Esse problema do tom avermelhado é comum em cabelo escuros e quando tem uma tinta vermelha por baixo é ainda pior. Mas o que neutraliza o vermelho é um reflexo final .7. Faça uma mistura na mesma proporção de 4,0 + 4,7 . Bjos!

  10. Diana,
    Valeu pela dica…Eu estava usando tinta base,misturada com tinta com reflexos cinza(9.1) e ox de 30….Tudo errado!!! E olha que já li vários post sobre cabelos brancos ,mais muitos não esclarecem nada.
    Finalmente,depois de anos sofrendo com tanta tintura,vim através de vc ,descobrir o modo correto…. Dá certinho essa mistura de cor base com cor fantasia com dourado.
    Comecei usando a 9.0 com a 8.73, e ox de 20 vol .cobriu super bem o branco….Agora vou tentar a 9.0 com a 9.3. ox 20 pois quero um louro mais claro..( espero que dê certo)
    Obrigado!!!!!

  11. Olá, Passo tonalizante 6.0 nos meus cabelos, mas ele fica com um tom acobreado que não gosto. Meus cabelos são castanho escuros. Já me disseram que se eu passasse o 6.1 não ficaria assim. Como posso resolver esse problema? E o 6.1 cobriria os brancos?

  12. Diana, achei o tonalizante da color touch 6/71 Loiro Escuro marrom acinzentado. Meu cabelo está com o tom 6.0 e como falei anteriormente, no sol ele fica bem acobreado. Como ficará meu cabelo se passar esse tonalizante em todo o cabelo? Obrigada!

  13. Amei essa pre pigmentação foi tudo! Meus brancos sao muito resistentes vou fazer.
    Uso a tinta da color perfect 9/0 e 8/1 e As vezes 9/0 e 8/0
    A maioria das vezes 8/0 e 9/1 estou notando que está ficando muito amarelado vc teria alguma sugestão para ficar menos?
    Obg

  14. eu uso RICHESSE LOREAL, não gosto que fique preto o cabelo, tem o tom base 6 e 6.0 o mesmo tom um mais escuro que o outro, qual seria a numeração do reflexo? obrigada

  15. Olá Diana,

    Uso há 2 anos o 6.0 com 6603 tenho o cabelo castanho escuro, fica legal, mais gosto de ter mechas para dar uma iluminada, como estou querendo dar um tempo de mechas queria deixar o cabelo um pouco mais claro, comprei o 7.0 e vou misturar com o 6603 que cor vai ficar? O que vc acha ficará bom? Queria um cabelo mais marron porém tem que cobrir os brancos, não gosto de transparência, o que me indicaria?
    Obrigada!
    Bjos.

  16. Oi Dianna, tenho cabelo branco apenas na têmpora, e gosto de castanhos natural. Qual cor devo passar na têmpora e no comprimento dos cabelos, para que fique num tom só?

    1. Gisele,

      O mais seguro é você primeiro comparar os tons castanhos com o seu para ver a cor mais próxima a do seu cabelo. Depois você irá misturar um tipo da cor base com o tom .3. Por exemplo, se o seu cabelo for 4,0, você irá misturar 4,0 + 4,3.

      Bjo!

  17. Olá Diana.

    Gostei de suas dicas.
    Sou ruiva, tb também tive cabelos brancos muito cedo, e estou com dificuldade em cobri-los.
    Tenho usado a seguinte mistura: 1/2 medida da 8.0, 1/2 da 8.3, para 1 medida da 8.4 (todas da Yellow), pois desejo ficar como tom 8.43 (louro cobre dourado). Mas a cobertura dos brancos nem sempre é satisfatória.
    Estou querendo clarear um pouco, mudo tudo para 9, ou mantenho a cor base, ou seja, a 8.0? O que você acha?

    Desde já, agradeço.

Comenta, cabelete ;)