Fechar
SOS Capilar

O que vem antes: O condicionador ou a máscara de tratamento?

minha dúvida sobre cabelo

Olá, Cabeletes!

Quem aqui gosta de comprar uma linha completa de produtos? Incluindo shampoo, condicionador, máscara de tratamento, leave-in e, às vezes, até um reparador de pontas?

Eu confesso que não sou dessas. Os itens que eu mais compro são shampoo e máscaras, é MUITO raro eu comprar um condicionador mas, para quem adota essa prática, surge a seguinte dúvida enviada pela leitora através da nossa fan page no facebook:

3

Primeiramente, agradeço a minha amiga Bianca Sales por estar sempre presente lá na fan Page, muito obrigada! Ela é blogueira e minha colega de trabalho de todos os dias. O blog dela tem várias dicas de beleza e também cobre vários eventos legais aqui em Goiânia. Clica no blog dela e visitem: Blog Bianca Sales.

A função de cada um

Agora, antes de responder a essa pergunta, vamos pensar um pouco sobre a função de cada produto:

Condicionador: Apesar de muitos condicionadores apresentarem a proposta de hidratar e tratar os fios, a função real deles é equilibrar o pH do cabelo, que foi anteriormente alterado pelo shampoo, o que a gente chama de selamento de cutículas.

Máscara de Tratamento: As máscaras já são um tipo de produto mais elaborado, pois a sua função é realmente tratar o fio capilar. Dependendo da sua proposta, elas podem repor água, nutrição e ainda reparar o nosso cabelo. Apesar dessas características, o pH das máscaras de tratamento nem sempre são selantes.

Diante dessas informações, o ideal é sempre aplicar a máscara logo após o shampoo, pois dessa forma ela poderá penetrar melhor no cabelo e fazer o tratamento proposto pelo produto que você escolheu. O condicionador poderá vir depois, caso o pH dele seja menor que o da máscara ou caso você perceba que apenas usando a máscara os fios ainda não ficaram seladinhos (deslizando com facilidade).

Um adendo: E quando é indicado usar o condicionador primeiro na embalagem do produto?

Embora a regra geral seja usar o condicionador depois da máscara, algumas marcas como Pantene, Tressemme, Elseve indicam que as suas ampolas sejam aplicadas depois do uso do shampoo e do condicionador. Será que está errado? Não, porque a função desse tipo ampola não é penetrar no fio e sim agir na cutícula. Dessa forma, uma pré estabilização do pH do cabelo com o condicionador pode até ajudar na fixação da ampola nas cutículas, reforçando a sua ação.

Então, eu espero ter esclarecido essa dúvida. Estou amando esse Diana Lee responde e vocês? Olha o blog se movimentando, gente!

Bjos e até a próxima!

Tags Diana Lee Responde

8 Comentários

  1. Mimimi! Escrevi um livro (novidade) , mas resumindo, prefiro usar uma segunda máscara (normalmente a Moiatute Recovery pq ela encera o tanto q o cacheado sequissimo necessita) a condicionar, soh tenho de condicionador esse 04, o de Argan da Haskel (q uso como leave in pra deixar cacheado), o Absolut e o Moisture Recovery (q eh absolutamente fantástico). Ahh, e o Inner Deep Moisturizing conditioner (q ainda não usei).
    O platinado vai daquele jeito: morro de amor, mas custa um rio de dinheiro e nem assim para 100% d quebrar (e corto a cada 3 meses certinho), mas mesmo assim ele eh macio e ateh q brilha… A tricorrexis se instalou forever, nao importa o q eu faça… mas nao vou sair dele nao, amo assim mesmo, mas como nao me incomodo com raiz retoque soh a cada 6 meses (e meu cabelo tem crescimento lento, entrei no Imecap, se conseguir usar certo e funcionar te conto).
    Beijos amada

    1. Esther.

      Pela foto, embora pequena, nem parece que você tem tricorrexe, pois o seu cabelo está com a aparência MUITO saudável. O importante mesmo é estar feliz, pois dá dó se desfazer de um platinado depois de tanto sufoco e dinheiro gasto, neh?
      Mas o que colabora é que você já era loira e conta com um lindo arsenal.
      Uma pena os cachinhos terem ido embora 🙁
      Bjos!

    1. Oi, Denise.

      Shampoos e condicionadores das linhas: Cavalo Forte Haskell, Força com Pimenta Bioextratus, Sev7en Knut. Essas linhas tem produto com o pH bem balanceado, e melhor, está informado em suas embalagens. 😉

Comenta, cabelete ;)