Fechar
minha dúvida sobre cabelo

Olá, Cabelete!

Essa semana de posts respondendo perguntas continua com tudo! Sem muita demora, vamos ao tema de hoje? A pergunta é a seguinte:

2

A situação é bem comum: Assim que você faz o alisamento, o cabelo fica totalmente incrível, mas basta passar um pouco de tempo para que a raiz cresça e então você começa a notar que a parte crescida do seu cabelo não tem apenas a textura diferente, mas também é bastante ressecada em comparação com a parte alisada.

Esse cenário é bem comum em pessoas de cabelos crespos e isso não acontece apenas porque você alisou os seus fios seja com progressiva ou qualquer alisamento químico. Isso faz parte da rotina de muita gente que faz a transição também, até mesmo depois de fazerem o Big Chop, que é quanto se realiza um corte para a retirada de toda a parte alisada do cabelo, há esse momento de estranheza do cabelo.

Porque isso acontece?

Isso pode acontecer por vários motivos, mas o mais comum é que o sebo capilar, a oleosidade natural do nosso cabelo, não está conseguindo deslizar entre os fios, por isso eles ficam bem mais ressecados nesse primeiro momento.

Outro motivo, é que o alisamento tenha diminuído a capacidade de produção de óleos das glândulas sebáceas do couro cabeludo.  Você sabe por que é indicado pelos profissionais Dermatologistas, Tricologistas e Cabeleireiros que devemos respeitar um centímetro de raiz na aplicação de qualquer química? É justamente para prevenir que isso ocorra.

Uma vez que isso está acontecendo, o que você pode fazer para amenizar essa situação?

A solução é se dedicar ao tratamento do couro cabeludo com tônicos e óleos vegetais. Uma boa umectação com óleo de coco ajuda muito na saúde do couro cabeludo, mesmo que você não goste de usá-lo no cabelo inteiro, vale a pena realizar uma boa massagem pelo menos uma vez na semana. Adquirindo esse hábito, você irá favorecer a saúde do couro cabeludo além de estimular os folículos pilosos. Ganho duplo!

Leia também: Óleo de coco nos cabelos? Tudo o que precisamos saber sobre ele

Os tônicos são outra ótima pedida, pois, aliado a uma boa massagem, também estimulam o couro cabeludo aliviando o estresse causado por químicas.

Leia também: 10 dicas para acelerar o crescimento do cabelo de forma natural

Outra medida importante a ser tomada, é fazer o uso de shampoos mais suaves. Mesmo entre os shampoos transparentes, há as versões menos agressivas, geralmente indicadas para o uso diário.

Evite também o uso de shampoo antirresíduos, pois ele acaba praticamente com toda a rotina de cuidados que você teve. Mas se você precisar usar o AR, evite concentrar a espuma na raiz.

A verdade sobre o shampoo antirresíduos é que o seu alvo não é raiz do cabelo, pois a sua função é a retirada de excesso de produtos do fio, como sprays, óleos e leave-ins, coisa que a gente não aplica na raiz, ou pelo menos não deveríamos.

Bom, eu espero muito ter ajudado a esclarecer a dúvida da Cleide, que pode ser a mesma que a sua! Se identificou? Então conta para mim nos comentários. Não esqueça de curtir a fan Page do Help dos Cabelos no Facebook e de me seguir no Instagram @dianaleehelp!

Bjos e até a próxima!

Tags Diana Lee RespondeÓleo de cocoRessecamento

15 Comentários

  1. As umectações deixam não só o cabelo mais tratado na raiz como também mais baixinho. Ótimas naquele período onde a raiz já está grande demais mas ainda não é hora de retocar! Vivo banhada em óleo hahahaha

  2. De alisamento nao entendo nada, rs… Mas um costume péssimo meu é nunca usar tônicos, meu crescimento é ultra lento e eu deveria tentar, mas essa disciplina eu nunca tive…
    Ja shampoo AR q todo mundo abomina eu uso regularmente a cada 2 ou 3 semanas (seguido dos outros passos dp kpak) tenho outro AR q é o 1st lather e ambos sao delicados e tem pHs lindos, entao nem sofro hehe.
    Beijos, Di

    1. Eu não gosto de AR, mas acho que você necessita sim, já usa vários finalizadores. Eu uso, no máximo, uma vez por mês bem diluído!
      E sobre tônicos, é chatinho, mas funciona muito a saúde do couro.

      Bjos!

  3. Ah, soh ficou estranho meu comentário sobre o Moroccanoil, acho ele leve no cabelo úmido, como finalizador entretanto realmente vale o zum zum zum, é de longe o melhor sem nem comentários!
    Um dia serei uma pessoa melhor e cuidarei mais do couro! Ai, amo AR (mas no dia a dia soh shampoo extra suave).

Comenta, cabelete ;)