Fechar
SOS Capilar

Ressecamento pós coloração: aprenda a combater em 3 passos!

minha dúvida sobre cabelo (1)

Olá, Cabelete!

Eu estou adorando essa semana de perguntas e respostas aqui no blog, e você? Eu espero poder fazer isso mais vezes por aqui, desde que cada leitora esteja gostando desse formato. É claro que outros posts virão, mas não tem maneira melhor de ajudar do que tirando aquela dúvida do dia a dia, não acha? Só dessa forma é que podemos aprender cada vez mais a cuidar dos nossos cabelos!

A pergunta de hoje é uma das minhas preferidas, pois é algo que eu vivo. Como eu tenho fios brancos, tenho que fazer o uso de tonalizante mensalmente, e, às vezes, também me aventuro em coloração. Mudar a cor do nosso cabelo é algo incrível, nos deixa com a auto estima elevada, eu adoro! Mas aí vem a pergunta da leitora:

4

A dúvida é pertinente, pois nós não queremos apenas uma cor bonita no cabelo, mas que ele também esteja bem tratado. Essas duas coisas devem andar de mãos dadas.

O segredo para lidar bem com qualquer tipo de química é saber como fazer um pré e pós química. Acertando nos dois, o resultado será sucesso sempre. Mas como fazer isso quando usamos coloração?

Passo 1:  Pré Química

Mesmo que você tenha o cabelo virgem, é interessante fazer uma pré química, já que o nosso cabelo também sofre agressões de elementos naturais como sol, vento, baixa umidade do ar, além do ato de pentear os fios.

Nesse caso, uma hidratação mais básica já resolve, pois o cabelo virgem estará precisando de pouca coisa, geralmente uma reposição de água e de lubrificação já basta.

Agora, se você vive de retoque em retoque como eu e quer obter sempre o melhor resultado, o seu ritual pré química já vai ser mais intenso. Aqui vale usar repositores de massa, plástica de fios (não é química, só o tratamento, se for alisante ou redutor de volume, não use nessa fase), kits SOS, máscaras super potentes, batismo de máscara com queratina líquida. Use o produto mais potente  que você tiver.

Eu costumo usar minhas reconstruções do coração Repair Rescue da Bonacure ou o kit Max Beauty Help.

Quando fazer? Na lavagem anterior a aplicação da sua coloração.

Passo 2: Acidificação 

Enxaguou a tinta do cabelo? É a hora de começar o tratamento pós coloração. Nesse momento, o cabelo está super poroso e não vai ser apenas com uma máscara que ele irá fazê-lo voltar ao normal. É por isso que pessoas que fazem o uso constante de coloração devem ter sempre em mãos um acidificante.

Leia Também: Acidificante: como usar?

A função do acidificante é iniciar o processo de estabilização do pH do cabelo, que foi elevado para cerca de 10,0 pela coloração. Ele vem antes da máscara de tratamento, pois é necessário trazer o pH do cabelo para níveis próximos do normal, o que irá possibilitar a ação efetiva da máscara de tratamento.

Use o acidificante como na descrição da embalagem, e, caso o cabelo ainda esteja muito áspero, repita a aplicação. Eu fazia muito isso quando usava alisamento com tioglicolato + coloração, pois a porosidade do meu cabelo ia até o teto e uma aplicação apenas não adiantava. Outra opção, se o seu cabelo estiver muito áspero, é pausar o acidificante por 15 minutos.

Várias marcas tem um acidificante em sua linha de produtos, mas, na falta, ele pode ser substituído pelo bom e velho vinagre de maçã. O ideal é misturar 2 colheres de vinagre de maçã em um condicionador e aplicar nos fios por 15 minutos. Caso o cabelo ainda esteja áspero, repita a aplicação.

Passada a aplicação do acidificante, iremos usar uma máscara de tratamento NutriReparadora, composta por aminoácidos e alguns óleos.

Atenção: Não use a sua máscara Power reconstrutora agora, embora pareça, esse não é o momento.

Passo 3: Pós Química

Chegou o dia da primeira lavagem pós química? Agora o seu cabelo já está preparado para receber uma boa carga proteica. Então, essa é a hora de você usar a máscara de reconstrução mais potente que você tiver na sua casa. Você pode, inclusive, repetir o uso do mesmo produto do pós química fechando assim o ciclo de regeneração dos fios.

Eu sei que parece ser difícil, mas basta seguir esse passo a passo que o ressecamento pós coloração vai embora. Por mais tentada que você fique, não pule as etapas. A  dedicação é a melhor amiga dos bons resultados!

Eu espero MUITO que você tenha gostado desse post, pois aqui eu separei as dicas que eu já testei e realmente funcionam. Me contem o que acharam e se tem algum truque que você indicaria!

Bjos e até mais!

Tags Diana Lee Responde

12 Comentários

  1. To amaaandoo essa serie!
    Na lavagem seguinte à descoloração faco reconstrução ácida (4 passos da joico, e repito sempre, mas sou viciada em R q vc sabe), e depoia intercalo só com N (soh volto a fazer H simples semanas depois, qndo sinto o cabelo “recuperado”.
    Entao, ateh na foto maior a aparência do cabelo eh boa, raras vezes na vida vi um platinado com a cara tao boa, serio, mas nao adianta, eh um fio q estara pra sempre na UTI, acho q após ter cabelo de uma descoloração só (qndo este crescer e eu retocar só a raiz), tenho certeza d q sera mais saudável pq descolorido so uma vez o cabelo sofre taaaooo menos, o meu eu redescoloria por cima toda vez?. Os pontinhos brancos eu corto quase todo dia q acho um, tenho tesoura, ai qndo vejo algum vou e corto soh aquela ponta!!!! Sobre a finalização, pra cachear: condicionador de Argan q mencionei (achei a melhor coisa ateh agora) + leave in com proteção térmica e solar (pode ser BioExtratus) (as vezes por baixo de tudo uso antes o defrizante do rmc azul) + óleo de argan altamoda (amor eterno) + oleo de coco (tudo numa quantidade enooorme). Pra escovar: Brush de queratina da Truss (soh nao na raiz) + Smoother da lanza (o balm, aquele gelzinho laranjado) (no cabelo todo e usando muuuiitooo) + oleo de argan da Inoar (acho o Moroccanoil tradicional leve demais pra mim o Macadamia Natural tbm, mas o Orofluido curto tbm, entre todos sou mil vezes mais o Inoar q é pesado, uso bastante se tudo e só entao parto pra secagem. Depois de seco soh uso mais oleo no day after, e agora mais de um mes depois nao tenho sentidi necessidade do RD, mas nos primeiros 15 dias usei sempre.
    Beijos

  2. Oi,Diana! Seguinte, fiz luzes em junho e meu cabelo ficou super seco e quebrado, pois ele é bem fino. Daí nesta semana a cabeleireira pintou e está horrível. Tanto cor quanto textura! Encomendei o kit absolute repair e tb tenho óleo de côco natural em casa. O que vc me sugere fazer? Absolute Repair é máscara de nutrição ou reconstrução? Por favor,me dê uma luz! !! Bj

    1. Oi, Márcia!

      O kit absolut será ótimo, ele conta com umas proteínas que ajudam bastante contra a porosidade. Tente fazer umectação com o óleo de coco, de preferência, overnight (dormir com o óleo).
      Tenha também uma máscara mais comum para o uso diário.

  3. Di, eu resolvi esse problema de ressecamento pós coloração fazendo uma umectação com azeite na segunda lavagem. Ele fecha completamente ascutículas que ainda não estava fechadas, alémde doar a oleosidade perdida na coloração.Fica a dica.

Comenta, cabelete ;)