Fechar
minha dúvida sobre cabelo

Olá, cabelete!

Eu fiz um post lá na Fan Page do Facebook do Help pedindo as pessoas que tivessem alguma dúvida sobre cabelos que deixassem a sua pergunta nos comentários, pois essa semana eu quero fazer posts aqui no blog TODOS OS DIAS respondendo cada perguntinha.

Primeiramente, eu quero agradecer a todas que participaram! Foram várias perguntas que eu tenho certeza que irão esclarecer as dúvidas de muita gente. E o melhor é que eu irei responder a todas!  Então vamos a dúvida de hoje?

1

Essa é uma dúvida bem recorrente quando se fala de cabelo, afinal, uma das piores coisas que pode acontecer com o nosso cabelo é ele perder a sua elasticidade natural. Mas, para responder a essa questão, eu preciso falar rapidamente sobre a estrutura do nosso fio capilar. Vamos lá, rapidinho?

Estrutura do cabelo

Resumidamente, o fio é composto por 3 camadas:

fio1

Médula: É a parte central do fio, mas ninguém descobriu sua utilidade ainda.

Córtex: É a parte do meio. Entre tantas outras importantes atribuições, o córtex é o responsável pela elasticidade do nosso cabelo.

Cutícula: As cutículas são as camadas que revestem o fio capilar. A média de camada de cutícula em cada fio é de 5 a 12. É a cutícula que tem a missão de manter a integridade do nosso cabelo, além de conferir brilho e sedosidade.

Outro aspecto importante que devemos saber é que a formação do cabelo se dá em estruturas chamadas folículos pilosos que se encontram em nosso couro cabeludo. Toda uma atividade química ocorre dentro desses folículos para que o resultado seja a fibra capilar. Então, depois que a fibra capilar é formada, o nosso organismo não é mais capaz de fazer nenhuma alteração em sua estrutura. Sendo assim, quando o nosso cabelo fica elástico devido ao uso de químicas, o que podemos fazer é recorrer aos nossos amados cosméticos. E quando se fala em produtos capilares: Minha nossa! Há uma diversidade de opções no mercado!

E aí, o cabelo volta a ser totalmente saudável ou não?

Eu já testei vários produtos, afinal, o meu cabelo já esteve no pó. Investi alto em produtos profissionais e importados, mas também apostei nos baratinhos. Entre altos e baixos, a resposta é a seguinte: Não, o cabelo não se recupera 100 %.

Por que não é possível recuperar o cabelo totalmente?   #xatiada

Os cosméticos que tem a proposta de reparar a fibra capilar, que chamamos de Reconstrutores, Reparadores, Restauradores e Repositores de Massa, na verdade, tentam imitar a matéria original no nosso cabelo, fixando-se na fibra elástica para trazer mais resistência. Uns conseguem fazer isso com maior eficácia e outros não, vai depender da tecnologia aplicada no cosmético e da afinidade de cada componente com a matéria do fio.

Porém, o tratamento cosmético vai embora com as lavagens e se você não continuar tratando o cabelo danificado, ele vai voltar a ficar elástico novamente, pois, por mais tecnológico que seja os componentes dos cosméticos, eles não conseguem recriar com perfeição a matéria capilar.

Mas a parte boa disso tudo é que o cabelo elástico ainda dá para ser gerenciado. É possível conviver com ele de forma digna, desde que o tratamento seja constante. O cuidado vai do shampoo até o finalizador. E aí vai de você escolher como fazer isso, no salão, em casa, com técnicas como o Cronograma Capilar, são várias as opções.

Agora, se o cabelo estiver emborrachado, aí não tem mais jeito, afinal, toda a estrutura da fibra capilar foi destruída virando uma massa sem forma. Já deixou até de ser cabelo e, infelizmente, o jeito é cortar essas partes super danificadas e focar no que tem jeito. É duro de aceitar? Logicamente. Mas, é o caminho mais fácil. Você pode optar por tratar, esperar crescer, mas isso vai demorar muito mais e o resultado não será um cabelo 100% recuperado.

Então, você gostou do post de hoje? Eu procurei ser o mais esclarecedor e simples possível. Tudo isso para que você possa entender que não adianta jogar química no cabelo sem pensar no amanhã. Embora um novo fio sempre esteja pronto para crescer, a parte danificada não se renova. E você sabe quanto tempo um cabelo que sai do nosso couro cabeludo demora para chegar ao ombro? Até quatro anos! Eu acho que é muito tempo, e você? Bem melhor tratar corretamente da nossa cabeleira!

Para você que deseja ter as suas dúvidas capilares esclarecidas, curta a fan page do Help dos Cabelos no facebook! Em breve eu farei um novo post onde você poderá deixar as suas dúvidas a fim de que eu responda.

Bjos e até breve!

Tags cabelo emborrachadoCorte QuímicoDiana Lee Respondefios quebradiços

19 Comentários

  1. Oi! passei por cabelo ruim na transição capilar e já estou no final e voltando ao natural, usei bastante produtos caros/baratos pra tentar salvar, tem que ter paciência, parabéns pelo post e seu site que ajuda bastante nas informações…bjus

  2. Di, minha dúvida é justamente o contrário: como a gente faz pra recuperar um cabelo sem elasticidade nenhuma?
    Tenho feito cronograma há dois meses, investi em hidratações e nutrições potentes e fugi da queratina, que tende a enrijecer mais. Ainda assim, meu cabelo é seco que só, e quebra só de olharem meio torto pra ele. Larguei chapinha e progressiva, tenho feito só o creme alisante da lola (a base de ácidos) a cada dois meses pra facilitar um pouco a escova no cabelo cacheado até ele crescer bem pra ficar todo natural. Ainda dá pra recuperar ou não? Se sim, com quais produtos?

  3. Di, por mais inacreditável q seja o único cabelo q eu realmente vi emborrachado ao vivo (da minha cunhada, o q nao quebrou a 10 cm da raiz emborrachou todo) se recuperou, acredita?! Ela nao cortou muuiito nao (mas tirou a pior parte lógico), e ainda assim o q sobrou do emborrachamento original nao parece pessimo nao! Ela teve choque químico de EP com descoloração e realmente achei q o cabelo tah recuperado (foi ha 2 anos e sim, ela tem ainda boa parte do q sobrou da destruição da época). E olha q ela nem trata mto (tem cabelo muito oleoso) e nem usa nada profissional (a unica coisa q usou foi a Repair Rescue q dei a ela na época e comprei outra pra mim depois).
    Nao acho q qlqr cabelo se recupere, mas invejo mto cabelos quase lisos (tipo o dela) q sao naturalmente oleosos, sabe?! Acho q cabelo naturalmente oleoso se recupera mais facil neh?!
    Aaamoo esse blog, meu Deus!

    1. Oi, Esther.

      Nossa, eu nunca vi um cabelo no pó se recuperar totalmente, mas a maioria do que eu conheço são aqueles fios mais finos e que é comprovado que são mais frágeis mesmo. Acho que é mais difícil destruir esse tipo de cabelo que sempre tem uma proteção natural.
      Mas não vamos espalhar muito não senão as pessoas irão achar que é o normal. Eu já fiz besteira com o meu e sim, ele se recuperou visualmente, mas 100% é outra coisa.

      Bjos!

  4. Sim esse tipo de coisa eh soh pra cabelo mto forte naturalmente tipo o da Joice vc viu q ela recuperou o dela? ?
    Nao serve para 99,99% da população, o meu por exemplo, mesmo nunca tendo emborrachado vive com eterna tricorrexis nas pontas mesmo cortando a cada 3 meses! Por isso q invejo hehe.
    Beijos

    1. Oi, Esther.

      O cabelo da Joice é muito lindo. Realmente ela recuperou, mas é como eu falei, não é 100%
      Na verdade ela consegue gerenciá-lo com louvor, você viu o combo que ela faz para secar e deixar as pontas bonitas daquele jeito? É a isso a que eu me refiro, não é que o cabelo vai ficar parecendo um pó, vai ficar legal, mas a manutenção tem que ser hard, pois ele já não é um cabelo saudável.
      Bjos!

  5. Ahhh sim, com isso eu convivo diariamente, pq mesmo nao tendo chegado a emborrachar a vida com platinado eh essa:shampoo suave + tratamento POTENTE + finalização impecável TODA VEZ Q LAVA, nao tem outro jeito pra mim…

  6. Parabéns pelo post… suas ideias são sempre inspiradoras!
    Estou iniciando um negócio sobre cabelos em sociedade com uma amiga minha cabelereira… quem quiser dar uma conferida na página no Face, tem umas dicas que ela escreveu em um e-book que estamos distribuindo.
    🙂

  7. Boa tarde,

    Eu não cheguei a ter corte químico mais tive uma quebra de 80% dos fios e como tenho o cabelo bem fininho e liso, ficou bem aparente…
    As pontas não teve jeito tive que cortar 4 dedos…então descobri um reconstrutor eleito 14 vezes consecutivas o melhor do mundo.
    Eu usei o reconstrutor JOICO K PAK RECONSTRUTOR MOLECULAR, o preço é salgadinho em torno de 200,00 uma bisnaga de 150 ml, pra mim durou 4 meses, e milagroso, maravilhoso meu cabelo se recuperou muito rápido e ficou com outro aspecto

Comenta, cabelete ;)