Fechar
Dicas

10 DICAS IMPERDÍVEIS PARA DOMAR O FRIZZ DO SEU CABELO!

10-dicas-para-combater-o-frizz

Olá, Cabelete! Me diz aí, você sofre com frizz?

O não tão amado frizz (na verdade nada amado, você não acha?) pode surgir devido a diversos fatores. Em pessoas que tiveram os fios danificados, eles podem surgir devido a alta porosidade capilar, que impede o cabelo de absorver água e lipídeos, duas coisas que ajudam os fios a ficarem comportados.

O frizz também pode ocorrer devido a uma rotina capilar onde há muito atrito na fibra: Pentes plásticos, água quente do chuveiro, muito uso de secador, fronhas de algodão que sugam a umidade dos fios e por aí vai.

O frizz também pode ser causado pelo nascimento de vários fios novos ao mesmo tempo, ocasionado por muita perda de cabelo durante a gravidez ou até mesmo pelo estresse.

Seja pelo motivo que for, você não precisa ficar com o cabelo frizado! É por isso que eu trouxe 10 dicas que irão te ajudar a se livrar deles. 😉

Antes de continuar: Você prefere ver esse assunto em vídeo, então aperta o play abaixo:

Mas se você prefere texto escrito, então vamos nessa. Pronta para começar?

1. NÃO LAVE O SEU CABELO TODOS OS DIAS

nao-lave-todos-os-dias

Lavar os fios todos os dias não é legal, pois o nosso cabelo precisa da oleosidade natural para ficar hidratado e nutrido. Se você lavar o cabelo todos os dias, não vai dar tempo do óleo natural descer pelos fios, tratando assim a haste capilar. Tente lavar os fios, no mínimo, um dia sim e um dia não.

Resenha: Shampoo Brilho Vitaminado – Garnier Fructis

2. TRATE OS FIOS

trate-os-fios

Fazer uso de uma máscara de tratamento ao menos uma vez na semana é muito importante para repor hidratação, nutrição e também reparar a fibra capilar. Mesmo que o seu cabelo não seja processado quimicamente, o sol, o vento e os raios UV acabam maltratando os fios, que irão requisitar um pouco de cuidado para ficarem sempre bonitos e alinhados.

Resenhas: Deep Repair Masque Macadamia Natural Oil

                  Resenha: Shampoo, Máscara e Thermo – Vitamino Color Loreal

                  Resenha: Energético Capilar – Forever Liss

3. DÊ UM JATO DE ÁGUA FRIA NO SEU CABELO

jato-de-agua-fria

Se você não aguenta lavar o cabelo com água fria, que é a melhor para combater o frizz, faça um esforço para, ao menos, fazer um último enxágue com a água fria. Basta retirar o excesso de condicionador com a água morna e, um pouquinho antes de terminar, dar aquele “sustinho” de água fria no seu cabelo.

4. PROCURE NÃO PENTEAR O CABELO QUANDO ELE ESTIVER SECO

pentear-o-cabelo-seco

Embora pentear o cabelo seja bom para o couro cabeludo, fazer isso quando estamos com muito frizz só vai piorar essa situação.

5. NÃO ESFREGUE A TOALHA NA CABEÇA APÓS SAIR DO BANHO

esfregar-a-toalha

Esfregar a toalha na cabeça só irá aumentar o atrito entre os fios, além de não trazer benefício algum para o nosso cabelo. Retire a umidade cuidadosamente dos seus fios, com o menor atrito possível. O ideal mesmo seria fazer isso com uma toalha de algodão ou de microfibra.

6. USE SHAMPOO A SECO

shampoo-a-seco

Para dar conta de manter o cabelo sem lavar por um dia a mais, faça uso de shampoo a seco.

Esse tipo de produto suga a oleosidade presente no cabelo, retirando o aspecto ensebado do cabelo, o que vai possibilitar mais um dia sem lavar.

Mas atenção: Não use o shampoo a seco por mais de um dia seguido. Muita sujeira no couro cabeludo pode acabar enfraquecendo a raiz dos fios.

Resenha:  Refresh Modela + Trata – Tutanat (Shampoo a Seco)

7. NÃO ESQUEÇA DA PROTEÇÃO TÉRMICA

protecao-termica

Se você precisar secar os fios, lembre-se de usar um protetor térmico, pois esse tipo de produto irá proteger o cabelo da agressão do calor, preservando a fibra e também a hidratação do cabelo.

Resenha:  Protetor Térmico 44 Iron Guard – CHI

8. JATO DE AR FRIO DO SECADOR

jato-de-ar-frio

Ao finalizar a secagem do seu cabelo, altere a função do secador para o jato de ar frio e use no seu cabelo por alguns segundos. Isso irá ajudar a diminuir a estática dos fios, um dos fatores que causam o frizz.

9. SE LIGA NA FINALIZAÇÃO

creme-de-pentear

Se ao finalizar o seu cabelo, houver algum frizz, uma ótima dica é você pegar um pouco de creme para pentear, leave-in ou até mesmo uma pomada modeladora e passar por cima do cabelo. Só tome o cuidado com a quantidade que deve ser bem pouca.

10. HORA DO HAISPRAY

hairspray1

Mas se você não gosta de finalizar com creme, a décima e última dica é usar um pouco de spray fixador de pentado nas partes onde há os indesejáveis cabelinhos em pé.

Você pode aplicar diretamente no topo da cabeça e arrumar o frizz com as mãos ou poderá usar um pincel limpo de maquiagem, aplicando um pouco de hairpray e assentando os fios um a um.

Eu espero que você tenha gostado das dicas e que as use em seu dia a dia. Claro que há outras causas para o frizz e com isso outras soluções, mas essas são as dicas básicas que acabem servindo para 80% dos casos.

Não se esqueça de me contar se você já faz uso dessas dicas no seu dia a dia nos comentários. Eu estou te esperando!

Bjos!

Tags frizz

2 Comentários

  1. Os únicos hábitos ruins q tenho são a toalha e a fronha convencionais mesmo, mas nao consigo abandonar… Super tenho frizz e já tinha (muiiitoo) desde adolescente de fios virgens, pq meu cabelo é absurdamente seco, poucas vezes na vida vi um cabelo taaaooo seco naturalmente, então ja viu…
    Sabe q nao devo mesmo ter cutículas?! Hehe! Nao q isso me incomode, pq amo demais esse loiro hehe!
    Beijos guria!
    Sim, vc tah cada dia mais linda!

    1. A fronha foi a melhor coisa que eu fiz, me adaptei super bem e resolveu os cabelinhos na testa que às vezes dava nó, por causa da desidratação.
      Mudando de assunto, continuo descolorindo o cabelo bem aos poucos para realizar o sonho chocolate, mas é a passos tão lentos que nem sei quando chegarei lá. Mas teve uma mecha mais próxima a nuca que sofreu mais descoloração que o resto e pense em um lugar para o cabelo dar nó. kkk Sinto até vontade de desistir, porque é tão diferente das outras partes não afetadas.
      Mas é a tal auto aplicação… Talvez um profissional BOM resolva logo o meu problema, mas tenho receio.
      Bjos!

Comenta, cabelete ;)