Fechar
SOS Capilar

Porosidade Capilar: descubra como cuidar corretamente do seu cabelo!

porisade-capilar

Quando a palavra porosidade  é citada, o que te vem a cabeça? Provavelmente, você irá pensar em um cabelo danificado, que não absorve bem os tratamentos, um cabelo que precisa de cuidado constante.

Por muito tempo foi nisso que nós acreditamos. O máximo que também aprendíamos era sobre os níveis de porosidade: Alta, média e baixa.

Mas você sabia que todo o cabelo é poroso? Isso mesmo, todo o cabelo, virgem ou quimicamente tratado, de alguma forma é poroso.

O QUE É POROSIDADE?

 A porosidade é a capacidade do cabelo de absorver a umidade e mantê-la dentro de si.

Em outras palavras, a porosidade indica como o cabelo recebe os tratamentos aplicados nele e por quanto tempo o tratamento fica dentro dos fios.

É preciso entender que a porosidade não é apenas uma circunstância, mas uma característica de cada cabelo, na maioria das vezes definida geneticamente. Mas é claro que o uso de química pode acabar alterando a disposição da cutícula de um cabelo processado quimicamente.

O nível de porosidade de cada cabelo é definido pelo posicionamento da cutícula, como você pode observar na imagem abaixo:

niveis-de-porosidade

Sendo assim, naturalmente existem pessoas com cabelos com baixa porosidade, média porosidade e alta porosidade. E para cada um desses tipos de cabelos há uma forma adequada de tratamento.

É por isso que um produto pode ser bom para mim e não ser bom para você, pois pode ser que os nossos cabelos não tenham o mesmo tipo de porosidade.

AS CARACTERÍSTICAS DE CADA NÍVEL DE POROSIDADE

 

CABELO COM BAIXA POROSIDADE: Esse tipo de fio retém pouco a umidade. Por ter as cutículas muito bem alinhadas, a penetração da umidade é mais difícil. A mesma dificuldade que a umidade tem em entrar no fio ela terá para sair.

Pode parecer algo bom ter um cabelo desse tipo, mas a baixa porosidade não impede o cabelo de ser ressecado ou frágil.

CABELO COM MÉDIA POROSIDADE: É o chamado cabelo normal. Ele recebe bem a umidade e também a deixa sair na medida certa, sendo assim uma troca bem equilibrada e benéfica para os fios.

CABELO COM ALTA POROSIDADE: Esse tipo de cabelo recebe bem a umidade, mas não consegue retê-la por muito tempo. Com a mesma facilidade que o tratamento entra, ele sai. Sendo assim, esse tipo de cabelo também é difícil de tratar, já que suas cutículas são muito dilatadas não conseguindo fixar os ativos dentro dele.

DESCUBRA QUAL O NÍVEL DE POROSIDADE DO SEU CABELO

 

Com essa descrição, você já deve ter se identificado com algum dos três níveis de porosidade, mas para descobrir qual é o seu tipo é necessário fazer um teste.

Em casa mesmo você pode fazer o teste do copo com água, mas preste atenção na forma correta de realizar esse teste de porosidade:

teste-de-porosidade

Para que o teste mostre um resultado mais próximo do real possível, ele deve ser feito com o cabelo extremamente limpo, por isso a lavagem com um shampoo antirresíduos é extremamente necessária.

Toda vez que você lava o cabelo cai alguns fios, correto? Então, separe eles e lave com um shampoo antirresídos. Isso faz com que não seja necessário você ter que lavar todo o seu cabelo para fazer o teste.

Deixe que o fio seque naturalmente. Só após isso você irá por o fio dentro do copo com água e aguardar o prazo de 30 minutos.

Pronto, após o prazo de observação, o resultado indicará qual o nível de porosidade do seu cabelo. A partir desse momento você irá perceber que será muito mais fácil cuidar dos seus fios da maneira correta.

.

PARA CADA CABELO, UMA SENTENÇA

 

Agora que você já sabe qual é o grau de porosidade do seu fio, é normal você querer saber a forma correta de trata-lo, certo?

Então preste bem atenção nas recomendações para o seu tipo de cabelo e comece a cuidar dele da forma correta a partir de hoje.

TRATAMENTO PARA FIOS COM BAIXA POROSIDADE

 

O cabelo com baixa porosidade necessita do auxílio do calor para poder absorver o tratamento que queremos aplicar nele. Por isso, o ideal é você lavar o cabelo com água morna antes da aplicação da máscara de tratamento.

Embora seja preciso utilizar água morna, preste bem atenção na temperatura da água para que em vez de ajudar ela não acabe por detonar os seus fios. Um pouquinho morna já é o suficiente.

O enxágue deve ser feito com água fria para promover os selamento da cutícula.

Apesar do calor ser benéfico no pré-tratamento, ele é totalmente dispensável na finalização do seu cabelo. Por isso, evite o exagero da chapinha e do secador.

Fazer o uso de um shampoo antirresíduos antes da aplicação de uma máscara de tratamento também melhora a absorção do tratamento.

O seu cabelo naturalmente não gosta muito de queratina nem de produtos muito reparadores. Normalmente ele fica endurecido.  Isso não quer dizer que você não deve usar esse tipo de produto, e sim que você deve moderar na frequência do uso deles.

Uma máscara boa para cabelos com baixa porosidade deve conter: Água, glicerina, óleo de coco, proteína da seda, proteína do trigo e proteínas hidrolisadas. Não é preciso buscar tudo em um produto só, mas dê preferência aos que contenham esses ativos.

Evite o uso de petroquímicos e silicones insolúveis, pois eles causam acúmulo nos fios, o que não ajuda em nada no tratamento do seu cabelo.

Atenção: O uso de máscara de tratamento para o seu tipo de cabelo deve ser contínuo, para que ele não enfraqueça e quebre. Vai lavar? Trate! Procure seguir isso sempre que puder.

TRATAMENTO PARA FIOS COM MÉDIA POROSIDADE

 

O seu cabelo é do tipo bem resolvido. Você fornece as coisas e ele aceita.

Você pode fazer o uso semanal ou quinzenal de uma máscara de tratamento para mantê-lo sempre saudável, afinal todos estamos exposto a agressão do sol, calor, umidade e etc.

TRATAMENTO PARA CABELOS COM ALTA POROSIDADE

 

O seu cabelo precisa de tratamento contínuo e, de preferência, em todas as etapas. Desde o shampoo até o finalizador.

Como o seu cabelo não consegue fixar o tratamento dentro de si, é necessário que você tome medidas com a finalidade de tratar e selar as cutículas.

Fazer uso de acidificante é muito benéfico para ajudar na fixação dos tratamentos. Use-os sempre antes de aplicar a máscara, pois ele vai regular o pH do seu fio, maximizando assim a retenção da umidade em seu cabelo.

Leia também: Acidificante: como usar?

O seu cabelo ama proteína, tudo que tiver queratina hidrolisada, proteína do trigo hidrolisada, proteína do arroz hidrolisada, quinoa hidrolisada e também aminoácidos.

Use produtos reparadores na frequência que você observar ser mais adequada. Inicialmente, o seu cabelo poderá necessitar do uso frequente de produtos reconstrutores, mas a tendência é essa necessidade diminuir, na medida em que você trata os fios.

Para você também vale a máxima: Lavou, tratou.

O calor não é amigo do seu cabelo nem para iniciar o tratamento, muito menos na finalização. Evite o quando puder.

Da mesma forma, o shampoo antirresíduos não deve fazer parte da sua rotina. Se precisar usar, espace bem a frequência. Uma vez por mês já é mais que o necessário.

Esteja ciente de que, quanto mais químicas você usar, mais alta a será a porosidade do seu cabelo. Evite.

Embora usar óleos umectantes seja bom, use-os como um pré-shampoo ou após o tratamento pra funcionar como selante. Experimente as manteigas vegetais para finalizar juntamente com os seus produtos para estilizar os fios.

O seu cabelo tem sede de: Proteínas (como eu já citei), aloe vera (babosa) e óleo de azeite.

Atenção: Tente excluir petroquímicos e silicones insolúveis da sua rotina capilar, isso fará com que você não precise usar shampoos agressivos e nem antirresíduos com muita frequência.

COMO ENCONTRAR PRODUTOS PARA O MEU TIPO DE CABELO?

 

Depois de saber qual o nível de porosidade das suas madeixas e como cuidá-las, fica a dúvida sobre como identificar esses produtos na prateleira, não é mesmo?

Bom, não tem outro jeito, você irá precisar ler muito rótulos no início, pois apenas assim você poderá distinguir o que vai ser bom ou não para tratar dos seus fios.

Mas esse post já está longo demais, por isso, se você quiser dicas de produtos para o seu tipo de cabelo, deixe nos comentários que eu faço um post com as minhas indicações.

Bjos!

Tags porosidade

10 Comentários

  1. Diana vc é um amor!!!
    muito obrigada pelo post maravilhoso! bem explicativo e direto, mara =D
    sou sua fã <3
    ah, eu quero com toda certeza as suas indicações XD
    muito obrigada mais uma vez.
    :*

  2. Nem preciso diZer o tamanho da porosidade de um cabelo tão descolorido qnto o meu neh?! Hihi
    Post Mara, Di.
    PS: q liiinnndaaaa sua foto nova de perfil do gravatar!!!

  3. Oi, Diana!!! Tudo bem???
    Caso não tenha o shampoo antirresíduos, pode lavar os fios de cabelo com shampoo transparente, por exemplo, o shampoo Brilho Extremo da Pantene???

  4. Olá Diana Lee, bom dia! Eu estou completamente c os meus cabelos ultra porosos e gostaria muito de suas indicações de como tratar. Meus cabel9s não recebem nada e alem disso, nada fixa, como explica mt bem. O q eu faço??? Me ajude??? URGENTE!!!! BJKSSS E ADOREI SEUS VIDEOS E JÁ ME INCREVI NO CANAL!

    1. Oi, Viviane.

      Como eu falei no post, o cabelo poroso precisa de muita reposição de massa. Mas você precisa estabilizar o pH dos seus fios e um excelente produto para isso é um bom acidificante. Indico o da Kpro que eu uso e é muito bom.
      Faça um cronograma mais focado em reconstrução e nutrição, depois você poderá incluir H e diminuir a R para não sobrecarregar os fios.
      Bjos!

Comenta, cabelete ;)