Fechar
Química Capilar

7 fatos importantes que você deve saber ANTES de fazer escova progressiva

7-fatos-sobre-escova-progressiva

Apesar do crescimento da aceitação de nossos cabelos e da adesão em massa da transição capilar que estamos vivendo, o fato é que o número de pessoas que usam escova progressiva para alisar os fios ainda é grande. E eu sou uma dessas pessoas.

Acredito que quem alisa ainda hoje é por uma questão de gosto pessoal mesmo, já que não vivemos mais a ditadura do liso (graças a Deus).

Tirando todo aquele estigma da fumaça e do formol das primeiras progressivas, a tecnologia na cosmética para esse tipo de produto tem evoluído bastante. Hoje em dia a fumaça não arde mais e sai em menor concentração.

É claro que as opções são as mais variadas possíveis: Escova com três passos, escova de passo único, com enxágue, sem enxágue, com tempo de pausa, escova progressiva de chuveiro e por aí vai.

Preferências à parte, existem algumas coisas que devem ser ditas para você que, de repente, está querendo entrar no mundo das escovas progressivas, ou até mesmo se está apenas pesquisando por simples curiosidade. Se você pensa em começar a usar escova progressiva, saiba que:

1. A prancha usada na aplicação é muito importante.

O que ativa o produto que alisa na escova progressiva é o calor e, de preferência, uma temperatura alta e constante. As convencionais pranchas de cerâmica não tem toda essa potência, por isso foram lançadas as pranchas com placas de titânio, que suportam altas temperaturas (até 230 °C) e mais, mantém a temperatura sempre constante. Isso faz com que o alisamento seja mais efetivo e uniforme.

Leia também: Minha nova prancha: Nano Titanium by Salles Pro

2. Ás vezes, a progressiva pode não alisar 100% de primeira.

Em cabelos muito crespos (o meu caso, por exemplo), pode ser necessária mais de uma aplicação para atingir o 100% liso. Se a chapinha correta não for usada, pode ser que demore ainda mais.

Leia também: Retoque de Progressiva: Como eu faço.

3.  Se você quiser parar, a parte alisada do seu cabelo não vai voltar a ser o que era antes.

Eu me lembro que as primeiras progressivas que eu usei eram temporárias, ou seja, iam saindo com o passar do tempo. Hoje em dia quase todas tem um efeito definitivo.

Parece besteira o que eu estou dizendo, mas recebo vários comentários de pessoas usando shampoo antirresíduos na tentativa de retirar a progressiva, ou até usando produtos para modelar cachos na tentativa de ter o cabelo encaracolado de volta. Desculpe, mas isso não vai acontecer. 🙁

Lembre-se de que eu estou falando da parte do cabelo que recebeu produto e não do cabelo que ainda irá crescer.

4. Usar escova progressiva e alisamento é uma mistura perigosa.

Alisar o cabelo com qualquer base química (tioglicolato de amônia, Guanidina, Hidróxido…) e usar escova progressiva não é proibido, mas trata-se de uma união instável. Geralmente dá certo por um tempo e, de repente, não dá mais.  O desgaste da fibra é grande e uma hora ou outra o cabelo começa a quebrar.

 5. Adeus ao platinado!

Sabe qual o primeiro critério para uma candidata a loira platina ser desqualificada para essa transformação? Ter usado escova progressiva no cabelo!

Isso é um consenso entre todos os cabeleireiros colorimetristas: Chegar ao fundo de clareamento 9, que é o ideal para atingir o loiro platinado é praticamente impossível em cabelos progressivados. Isso porque a película criada pela progressiva no fio interfere na ação do pó descolorante, aumentando muito o tempo da abertura de tons, daí o cabelo acaba não resistindo a espera sem que emborrache ou quebre bastante.

6. Seu cabelo irá desbotar.

Por causa dos ácidos contidos nas progressivas e das altas temperaturas pelas quais o seu cabelo irá passar, haverá a oxidação de alguns pigmentos do seu cabelo (natural ou sintético) ou seja, o desbotamento é um fato real. É claro que o seu cabelo pode desbotar mais ou menos dependendo do produto e de quantas pranchadas são realizadas.

7. O seu cabelo NECESSITA de tratamento constante.

A primeira coisa que uma pessoa ouve ao fazer progressiva é que o cabelo dela não irá absorver mais nada, então todo o tratamento realizado na verdade irá ralo abaixo.

Vou te contar uma coisa: Ai de mim se, nesses 5 anos eu não tratasse o meu cabelo!

O cabelo progressivado acaba absorvendo menos tratamento por causa da película que ela faz nos fios, mas ele estará longe de não absorver nada.

Na verdade, o que você tem que fazer é tratar o seu cabelo muito mais, a fim de que o cabelo não enfraqueça, já que ele absorve pouco.

Esteja ciente de que a escova progressiva não é um tratamento e sim uma química e por isso ela requer uma manutenção constante a fim de preservar a fibra capilar.

Leia também: Testei: Shampoo que alisa – Benouver

Agora que você já está por dentro dos principais efeitos colaterais das escovas progressivas, cabe a você decidir pelo sim ou pelo não. Mas saiba que para qualquer coisa que você quiser fazer com o seu cabelo, o cuidado é sempre muito importante. Até mesmo se a sua opção for manter o cabelo natural.

Bjos!

Tags DicasEscova Progressiva

12 Comentários

  1. Amo q vc bate na tecla de q progressiva é Química e nao tratamento! Quer usar ótimo, acho o efeito lindo, mas faça isso como opção de quimica.
    Tentei usar a fronha de cetim, mas achei q a pele não respira (durmo sobre um lado do rosto) e nao conseguia dormir…
    Sério q continua na saga pra ir clareando? Espero q consiga Di!!!! Profissional BOM é taaaaoooo difícil (e taaaooo caro) q pra dar só uma clareada de 1 tom só ou 2 eu realmente acho melhor vc continuar sozinha…
    Beijos guria

    1. Pois é, é sempre importante ressaltar esse ponto sobre EP, pois muitas delas ainda são vendidas como um tratamento.
      Sobre a fronha, eu também durmo da mesma forma que você e fico de boa, é algo pessoal mesmo.
      Bjo!

  2. Oi Diana,sempre te acompanho.?
    Parece meio óbvio o que vou perguntar ,mas so pra constatar :
    – Nao e normal sempre aparecer no chão cabelos quebrados quando penteamos ne? ?

    Á um ano larguei o relaxamento e venho seguindo com tratamentos e mascaras boas e importadas;escovando sempre uma ou duas vezes o cabelo por semana.Contudo,infelizmente,sempre vejo cabelo quebrando quando penteio e olha que faço isso com muito cuidado.
    Me da muuuita dó !
    Vi que a absolut repair tem o poder de interromper a quebra,mas nao aconteceu comigo
    Antes de cortar seu cabelo long bob,ou seja,quando ainda havia resquícios da outra quimica seu cabelo tb nao parava a quebrar ?

    1. Nossa, essa nova absolut não cumpre mais a função, é uma pena. A quebra não é normal, mas acontece muito. O mais indicado é não ficar muito tempo sem lavar o cabelo e tentar seguir o protocolo de tratamento de acordo com a porosidade dos fios. Os nossos tendem a ter baixa porosidade por causa do selamento da cutícula, então é mais difícil da água penetrar, ficando o interior da fibra mais rígido e quebrando. Eu fiz o post da porosidade, tenta seguir as instruções para cabelos com baixa porosidade e depois de conta.

      Bjo!

  3. Diana boa tarde. amooo seu blog. Eu sou adepta da progressiva, através do seu blog agora estou usando a da Nectar princess. Também faço uso de tonalizante. Eu uso o da alfaparf alta moda. Quero saber quanto tempo depois da progressiva eu posso passar o tonalizante no cabelo? E se tenho que fazer um tratamento específico nos fios antes da tonalização? Apesar de sempre tratar os meu fios, estou em duvida se devo fazer um tratamento mais caprichado antes da tonalização. Bjos.

    1. Oi, Aline.

      Eu espero uma semana para tonalizar e tem sido bem tranquilo. Se liga mais no pós, já que nesses primeiros dias o pré não será muito eficaz, por causa do recente selamento provocado pela aplicação da EP.

  4. Eu comprei a inoar keratim afro. Oq acha dela? Eu comprei pq é mais barata e mas simples de passar, mas não tenho cabelo crespo é só ondulado, aí andei dando uma olhada em resenhas na internet (após ter comprado já) e vi vários posts falando que exclusivo para a cabelo crespo. Tô com medo de passar. Será que tem problema

  5. Eu comprei a inoar keratim afro. Oq acha dela? Eu comprei pq é mais barata e mas simples de passar, mas não tenho cabelo crespo( é só ondulado). Quando chegou fui dar uma olhada em resenhas pra aprender a passar, aí vi vários posts falando que exclusivo para a cabelo crespo. Tô com medo de passar e meu cabelo cair (tomei anestesia geral e meu cabelo caiu demais agora que está recuperando e tô traumatizada). Será que tem problemais?

    1. Oi, Aninha. Eu já usei a Afro Keratin e ela não é tão forte não. Atente para as pranchadas, não pranche muito. Cabelo afros são mais finos, por isso essa EP também tem ativos reconstrutores para minimizar a agressão da escova/prancha.

Comenta, cabelete ;)